Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 14:56:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Arranjo amplificador com 'efeito hifi'  (Lida 36162 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 03 de Abril de 2014, as 12:36:22 »

É que eu tenho uma pequena limitação técnica: a datasheet que eu tenho da PCL82 só tem o gráfico com Vscreen (Vg2) em 170V, logo só posso fazer projetos com Vscreen = 170V, ha ha ha.

Sem considerar a resistência do enrolamento, o ponto quiescente fica realmente um pouquinho acima da curva de máxima potência, mas eu estimei em pelo menos uns 150 ohms de resistência (perde uns 6 a 7V e já ajusta o ponto).



Juliano, as respostas para suas perguntas precisam de um capítulo inteiro de um curso, então é melhor dar uma estudada primeiro no material que estiver disponível por aí (ex. o curso que o Eduardo disponibilizou no site dele).  
Só pra não deixar sem um clareamento:
- A válvula (triodo ou pentodo) varia a corrente que ela conduz, de acordo com a tensão que varia na grade (mantida constante a tensão na placa e no screen se for pentodo).
- O resistor de catodo determina o ponto de repouso (corrente de placa) da válvula numa polarização que chamamos de automática.
- O resistor de placa serve para converter a variação de corrente em variação de tensão e serve de carga para estágios de pré amplificação. No gráfico acima, quando se coloca a reta de carga (azul) você vê que cada ponto da reta corresponde a uma tensão na placa da válvula de acordo com uma corrente de placa. Obviamente a tensão sobre a carga (resistor ou primário do transformador será o complemento da tensão de placa - ou seja a tensão da fonte menos esse valor).
- Sim precisa estudar e entender os gráficos com as curvas de transferência (o que tem Ia em função de Vg) e características de placa (esse acima, que mostra quanto vai ser Ia em função de Va e Vg).
- A "eficiência" que você citou, seria o ganho do estágio, ou seja, quanto varia a tensão na carga em função da variação na tensão da grade.
- Monte esse projeto e alimente com a fonte regulada que você pretende fazer.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 14:23:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #31 : 04 de Abril de 2014, as 12:08:33 »

meça a resistência do enrolamento primário

Deu 195 ohms, seguindo teus cálculos, será uma perda de 0.17W
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 04 de Abril de 2014, as 13:42:29 »

Deu 195 ohms, seguindo teus cálculos, será uma perda de 0.17W

Bom pelo menos deu abaixo dos 200 ohms que eu esperava.  Não conseguiu medir a bitola do fio (diâmetro) ?  Seria bom saber se o fio aguentaria a corrente que vai passar.

Em todo caso, se quiser montar o amplificador e ver se funciona, agora a bola tá contigo.  Se não funcionar, eu vou colocar a culpa no transformador e não nas minhas contas !!   Sarcasmo

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #33 : 04 de Abril de 2014, as 13:51:03 »

Eu não tenho um paquímetro (imagino que só um digital pra medir isso).
Mas deve aguentar, se não aguentar paciência.

Eu estou ainda dependendo de comprar um transformador de potência, ou montar uma chaveada (acho que o bilé aguenta, né?!)
Vou montar sim. Só estou me organizando pra executar o trabalho. Talvez na protoboard num primeiro momento.

Quando vocÊ mandou a mensagem eu estava concentrado, analisando o gráfico que você mandou com a curva de transferência, tentando entender a linha azul e encontrar o " ponto quiescente que fica um pouquinho acima da curva de máxima potência".

A curva de potência é a Wa, correto? Não consegui entender, onde nos ~170 volts no anodo e 45mA de corrente, está o "acima da curva de potência máxima"
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #34 : 04 de Abril de 2014, as 13:58:30 »

Não precisa ser paquímetro digital, pode ser só com escalas. Paquímetro digital é só pra quem não sabe usar as escalas (como relógio digital pra quem não sabe ver a hora nos relógios de ponteiros - tem muita criança e adulto que não sabe).

O Bilé não vai aguentar, a corrente necessária para o amplificador é muito maior.  

O ponto quiescente é o ponto que está na corrente de 45mA e tensão de 159V, veja que ele está um pouco à direita da curva hipérbole de máxima potência.  Como a resistência é de 195 ohms  (x 45mA = 8,8V) esse ponto deve ir mais pra esquerda, ficando do lado certo da hipérbole de máxima potência.

A escala horizontal do gráfico (essas não são as curvas de transferência - é outra) é a da tensão de anodo (placa) mas em relação ao catodo e não em relação ao terra.  Como no catodo vai ter 11V, eu plotei nos 159V  (170 - 11). Veja que agora também vai perder tensão no fio do primário, então os 159V serão descontados de 8,8V. Ou seja no anodo, em repouso vai ter uns 150V na verdade.

Essa aqui é a curva de transferência:


Nela se consegue ver também quanto vai ser a corrente na grade de screen. Eu tinha estimado em 6mA, mas por esse gráfico a corrente de screen vai ser 10mA. Como a corrente de placa é 45mA, a corrente no catodo será de 55mA (a soma das duas anteriores). Como queremos 11V no catodo, o resistor de catodo precisa ser de 11V/0,055A = 200 ohms, e não 220 ohms como eu tinha escrito antes.  Esse gráfico mostra como é a linearidade da amplificação, na verdade é uma curva ascendente, com trechos onde a linearidade é maior e trechos onde é bem curvo. A distorção ocorre quando o sinal passa a frequentar as partes curvas ou quando passa dos limites dela.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 14:28:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #35 : 04 de Abril de 2014, as 14:36:32 »

Dei uma pesquisada e acho que entendi como medir a bitola usando escalas.
Vou tentar, não sei se consigo acesso para ver aos fios 'por cima', sem precisar remover a fita de poliéster.

Caramba! Que aula!
Muito obrigado  Grin



-----
Fica assim então:

« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 16:11:46 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #36 : 04 de Abril de 2014, as 16:21:41 »

Dei uma pesquisada e acho que entendi como medir a bitola usando escalas.
Vou tentar, não sei se consigo acesso para ver aos fios 'por cima', sem precisar remover a fita de poliéster.

Caramba! Que aula!
Muito obrigado  Grin

-----
Fica assim então:



Ué! Cadê o resistor de polarização da grade da válvula de saída?  Huh?

Ah! Achei! Foi parar lá na grade do triodo!  Tongue

O resistor de 470k (R5) tem que ficar conectado, de um lado, entre a grade do pêntodo e o capacitor(C1) de 100nF, e do outro, à terra.

R2 também não é de 470kohms...

Abs  Legal!
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 16:23:15 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #37 : 04 de Abril de 2014, as 16:32:54 »

Coloca um capacitor de bypass pelo menos no pentodo...
Mude R2 para 1K, R5 para 10K e acrescente o resistor que o matec citou.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 16:35:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #38 : 04 de Abril de 2014, as 16:57:56 »


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #39 : 04 de Abril de 2014, as 17:11:15 »

Coloquei na grade do triodo um circuito que vi na internet, portanto, um pouco diferente da sugestão do Kem (R5 com 10k)
Coloquei a resistência da grade 2 no valor de 1k ohms, sugerida pelo Kem, porém, vi no em um datasheet da PCL82, com 170 volts na placa e sem resistência na grade 2. VSegue o datasheet (que vocês devem ter visto já):

PCL82 Datasheet

Segue o esquema alterado:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Coloquei o esquema que eu montei apenas para tirar algumas dúvidas, já que o xformer foi mais rápido e já mandou com os ajustes.
As diferenças, notei que ele não colocou a resistência na grade 2, como sugere o datasheet.

Na entrada grade do triodo, temos o mesmo potenciômetro e resistência (de polarização?) na grade. O potenciômetro do xformer de 100k, imagino que o valor é menor pois não existe a necessidade de se baixar tanto o sinal de entrada, já que a sensibilidade de entrada é alta (Sensibilidade na entrada 150mVrms). Correta essa afirmação?

A resistência na grade que eu coloquei é de 1M e no esquema do xformer, 470k. Essa resistência, ela altera a impedância de entrada, certo? No caso do meu esquema, temos uma impedância de entrada maior. Na prática, o que muda com 1M ou 470k?

Enfim, acho que o esquema no momento esta bem simples e objetivo. Numa segunda fase, seria colocar um feedback negativo pra entender na prática essa técnica.

UPDATE: Tem umas alterações na alimentação do triodo também, só não comentei essas diferenças.

Obrigado  Wink
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 17:13:01 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 04 de Abril de 2014, as 17:39:10 »

Esse capacitor de bypass no pentodo... de onde você tirou esse valor?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #41 : 04 de Abril de 2014, as 17:47:15 »

Esse capacitor de bypass no pentodo... de onde você tirou esse valor?

Eu tomei como base esse esquema. Mas imaginei que a adaptação não seria 100% compatível.
Vi que no esquema do xformer é 100u e não 100n. Na prática, qual seria a diferença?
Registrado

Juliano Oliveira
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #42 : 04 de Abril de 2014, as 18:02:55 »

Vi que no esquema do xformer é 100u e não 100n. Na prática, qual seria a diferença?

Na prática 100uF = 100000000nF. É a mesma diferença que existe entre um canudinho de refrigerante e um túnel na Imigrantes.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #43 : 04 de Abril de 2014, as 18:07:12 »

Quando digo diferença, digo, sonora, no comportamento do som e do equipamento, no sinal.
Registrado

Juliano Oliveira
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #44 : 04 de Abril de 2014, as 18:45:18 »

Tá, a função do capacitor de desacoplamento do catodo é dar escape à componente alternada do sinal. Com isso o potencial no catodo fica constante, pois a componente contínua é forçada a passar pelo resistor, causando queda de tensão, e a alternada passa ao lado sem afetar o bias. Sem o capacitor, há uma perda de ganho por realimentação negativa da queda de tensão provocada pela componente alternada sobre o resistor.

Bom, a ideia é que toda a banda de frequências consiga passar pelo capacitor. No entanto, as frequências mais baixas precisam de capacitores maiores. Se você usar um capacitor de 100nF no lugar do de 100uF, o amplificador vai soar agudo ou fanhoso.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal