Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 01:32:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Les Paul de compensado e mdf, e agora?  (Lida 16837 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 30 de Novembro de 2016, as 19:27:42 »

Olá pessoal!

Resolvi criar este post, visando alertar os consumidores de instrumentos musicais em geral, especialmente os iniciantes e aqueles mais experientes que juntaram uma boa grana durante bastante tempo para comprar uma guitarra melhor.

Tempos atrás, comprei uma guitarra les paul, estava doido por uma les paul com braço colado e com um som razoável e que estivesse dentro do meu orçamento. Comprei a guitarra, lá estava ela, bem pesada, a madeira parecia ser boa, a construção estava muito boa, assim como acabamento e afinação, e amei o som dela, dentre várias les paul, incluindo uma epiphone que testei, ela tinha um som melhor, mais sustain e mais definido.

Pois bem, essa semana enjoei do visual dela, resolvi arrancar a tinta e o verniz, para deixar com um acabamento natural porém, com um tom meio café, tudo estava indo bem, até que...

O corpo da guitarra é de compensado com um belo tampo de MDF ou papelão, com uma folha bem fina de alguma madeira mais "bonitinha" por cima, o headstock tem uma emenda de fábrica bem no meio e algumas emendas onde junta o braço com o corpo.

Nessa altura, minha vontade era de pegar tudo e colocar fogo, invocando os deuses do metal e  amaldiçoando o fabricante, porém, fazer o que, o estrago já estava feito.

Vejam as fotos e tirem as suas conclusões, mas sabe o que é pior? ou melhor?

A guitarra realmente tem um som muito bom, vai entender, e não me entra na cabeça o trabalho que tiveram para realizar essa façanha e fazer ficar bom, sendo que seria muito mais rápido, fácil, fazer da forma como manda o figurino, sinceramente, não entendo.

http://www.4shared.com/photo/Eb_YjAWSba/001.html
http://www.4shared.com/photo/uevrQdifba/002.html
http://www.4shared.com/photo/ASO5KeItce/003.html
http://www.4shared.com/photo/gP5IYymxce/004.html
http://www.4shared.com/photo/3mRclvuDce/005.html
http://www.4shared.com/photo/zfPKO0Suce/006.html
http://www.4shared.com/photo/f9RfwffGce/007.html
http://www.4shared.com/photo/TfaPx-DWce/008.html
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 30 de Novembro de 2016, as 20:40:20 »

Mallermb,

Será que a descrição da guitarra fala a verdade sobre a madeira do corpo? 
Não sei se pode citar o nome do fabricante dela e modelo da mesma (penso que não seria legal por diversas questões).
Se não ferir as regras do Fórum, cite para nós.
Caso contrário, peço que me envie uma MP, pois estou quase com a mão em uma LP e prefiro uma de corpo sólido.
Obrigado
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 30 de Novembro de 2016, as 21:26:35 »

Mallermb,

Será que a descrição da guitarra fala a verdade sobre a madeira do corpo? 
Não sei se pode citar o nome do fabricante dela e modelo da mesma (penso que não seria legal por diversas questões).
Se não ferir as regras do Fórum, cite para nós.
Caso contrário, peço que me envie uma MP, pois estou quase com a mão em uma LP e prefiro uma de corpo sólido.
Obrigado

Na descrição, falava que o corpo era de basswood, pura mentira.

Também fiquei na dúvida sobre citar a marca aqui, te falo por MP.

O pior é que acabei de assistir alguns vídeos no youtube sobre guitarra de mdf, e para minha surpresa, uma guitarra les paul que eu estava de olho, tem o tampo de mdf também, outra marca, pesquisa lá no youtube.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2016, as 07:27:45 »

Mallermb sei que é uma decisão sua e a respeito antes de qualquer coisa, mas acho que seria importante informar a marca e modelo, pois isso é uma informação importante para evitar que mais pessoas caiam nessa cilada, pra mim não importa se ela é de madeira nobre ou MDF, o problema é a empresa agir de má fé, ou seja, mentir sobre a especificação do produto, o único proposito disse é enganar o consumidor e isso vai continuar acontecendo a menos que as pessoas denunciem.

Da mesma maneira que quando um produto é bom elogiamos, devemos desmascarar os picaretas, não precisa xingar nem nada, apenas relatar os fatos, que foi o que você fez até o momento.

Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2016, as 07:31:45 »

Nossa, que complicada a situação.. acho que a título de utilidade pública poderia mesmo indicar o fabricante... eu mesmo quero comprar uma Les Paul, mas provavelmente comprarei fora do Brasil...
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2016, as 07:40:08 »

Oi Mallermb,

Também concordo que o nome do fabricante deve ser dito, há lugar para todos os níveis de qualidade neste universo das guitarras, o que não deve existir é desinformação, portanto diga o nome sem medo pois esta é a parte chamada "informação" na sua narração, o resto é o relato do seu infortúnio de ter comprado algo que não era o que você queria, e para evitar que aconteça com outra pessoa, o nome da marca deve ser dito.

Valeu pelo report.

Abraço.


P.S.: Uma sugestão, captadores muito potentes, para metal moderno/extremo, "não dão a mínima" para a qualidade da madeira da guitarra, se você quer uma guitarra para metal, pinta ela da sua cor favorita, põe um par de captadores tipo dimarzio super distortion (uma réplica da malagoli) e a guitarra não será nenhum empecilho para tocar um Slaaaaaaayyyeeerrrrrrrr! Smiley
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, as 07:48:28 por Ferro_Velho » Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #6 : 01 de Dezembro de 2016, as 08:21:26 »

Cara, não é uma notícia muito boa, mas se você gostava muito do som dela, creio que não deveria se preocupar muito com isso. Se você quer dar uma aparência natural nela, você pode adquirir uma lâmina de madeira natural e colar nela, vai depender da cor e tipo de madeira que você quer, um amigo meu fez isso em um receiver antigo que era de madeira, a madeira estragou e ele fez isso, é a lâmina natural de madeira mesmo, fica muito bonito.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 01 de Dezembro de 2016, as 08:27:20 »

Mallermb sei que é uma decisão sua e a respeito antes de qualquer coisa, mas acho que seria importante informar a marca e modelo, pois isso é uma informação importante para evitar que mais pessoas caiam nessa cilada, pra mim não importa se ela é de madeira nobre ou MDF, o problema é a empresa agir de má fé, ou seja, mentir sobre a especificação do produto, o único proposito disse é enganar o consumidor e isso vai continuar acontecendo a menos que as pessoas denunciem.

Da mesma maneira que quando um produto é bom elogiamos, devemos desmascarar os picaretas, não precisa xingar nem nada, apenas relatar os fatos, que foi o que você fez até o momento.



ljulio, era uma Les Paul da Benson, pior que tem muitas a venda no mercado livre, inclusive alguns modelos bem caros de até r$2.000,00, quanto aos modelos caros já não sei dizer, nunca testei e nem sei se a madeira é de qualidade, eu não arriscaria mais.

-----
Nossa, que complicada a situação.. acho que a título de utilidade pública poderia mesmo indicar o fabricante... eu mesmo quero comprar uma Les Paul, mas provavelmente comprarei fora do Brasil...

stash, a marca é Benson, imagina minha cara de felicidade quando removi a tinta.

-----
Oi Mallermb,

Também concordo que o nome do fabricante deve ser dito, há lugar para todos os níveis de qualidade neste universo das guitarras, o que não deve existir é desinformação, portanto diga o nome sem medo pois esta é a parte chamada "informação" na sua narração, o resto é o relato do seu infortúnio de ter comprado algo que não era o que você queria, e para evitar que aconteça com outra pessoa, o nome da marca deve ser dito.

Valeu pelo report.

Abraço.


P.S.: Uma sugestão, captadores muito potentes, para metal moderno/extremo, "não dão a mínima" para a qualidade da madeira da guitarra, se você quer uma guitarra para metal, pinta ela da sua cor favorita, põe um par de captadores tipo dimarzio super distortion (uma réplica da malagoli) e a guitarra não será nenhum empecilho para tocar um Slaaaaaaayyyeeerrrrrrrr! Smiley

Ferro_Velho, a marca é Benson, pois é, pensei agora em comprar uma lâmina de maple ou algo parecido e colar por cima, os captadores dela são bons, sem marca mas são bons, pelo menos isso, mas sabe quando você se decepciona?

Tenho uma outra guitarra, uma Line 6 variax 500, modificada, ao qual foi instalado dois captadores humbuckers, sem o circuito original, apesar da emenda do corpo, e do piscinão no interior da guitarra, a madeira é sólida e a guitarra tem um excelente timbre, boa pegada e tudo mais, pensei em remover os captadores da Benson e colocar na variax.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #8 : 01 de Dezembro de 2016, as 08:29:53 »

O som é bom porque madeira não influencia o som, Maller, meu caro!

A ciência afirma isso. Existe até um estudo brasileiro comparando madeiras e não encontrando nenhuma diferença.

E pessoalmente, para mim o que mais afeta o som são, mais ou menos nesta ordem: captadores; cordas; setup (ação do braço, isso altera muito o som); dinâmica do músico (que não altera o timbre, mas possui em si uma sonoridade), etc. Pra não falar no resto todo do equipamento, que colore muito o som...

É claro que o anúncio precisa ser verdadeiro e é claro que guitarra é mais que apenas o som, também é acabamento, sofisticação no material utilizado, essas coisas contam e de fato terminam pesando na precificação do instrumento. O som não depender disso não é desculpa para se vender gato por lebre!

***

Mas se madeira não afeta, qual é a de baterem nessa tecla? Eu tenho uma teoria, ela é longa, e provavelmente controversa.

***

Entendo tua indignação afinal tu querias dar um acabamento legal nela, e encontrou essa surpresa desagradável. No teu lugar iria pela sugestão do colega, botar uns bons pickups de alto ganho e dar um acabamento opaco (não digo fosco e sim opaco, não-transparente).

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 01 de Dezembro de 2016, as 08:34:17 »

Cara, não é uma notícia muito boa, mas se você gostava muito do som dela, creio que não deveria se preocupar muito com isso. Se você quer dar uma aparência natural nela, você pode adquirir uma lâmina de madeira natural e colar nela, vai depender da cor e tipo de madeira que você quer, um amigo meu fez isso em um receiver antigo que era de madeira, a madeira estragou e ele fez isso, é a lâmina natural de madeira mesmo, fica muito bonito.

diego.fcs, pensei em fazer isso mesmo, comprar uma lâmina de maple, mas que dá uma raiva tremenda, isso dá.

-----
O som é bom porque madeira não influencia o som, Maller, meu caro!

A ciência afirma isso. Existe até um estudo brasileiro comparando madeiras e não encontrando nenhuma diferença.

E pessoalmente, para mim o que mais afeta o som são, mais ou menos nesta ordem: captadores; cordas; setup (ação do braço, isso altera muito o som); dinâmica do músico (que não altera o timbre, mas possui em si uma sonoridade), etc. Pra não falar no resto todo do equipamento, que colore muito o som...

É claro que o anúncio precisa ser verdadeiro e é claro que guitarra é mais que apenas o som, também é acabamento, sofisticação no material utilizado, essas coisas contam e de fato terminam pesando na precificação do instrumento. O som não depender disso não é desculpa para se vender gato por lebre!

***

Mas se madeira não afeta, qual é a de baterem nessa tecla? Eu tenho uma teoria, ela é longa, e provavelmente controversa.

***

Entendo tua indignação afinal tu querias dar um acabamento legal nela, e encontrou essa surpresa desagradável. No teu lugar iria pela sugestão do colega, botar uns bons pickups de alto ganho e dar um acabamento opaco (não digo fosco e sim opaco, não-transparente).



RafaS, sim concordo plenamente com você, afinal, eu gostei do som dela, quanto a durabilidade dessas madeiras já é outra história, só acho que deveriam dizer a verdade sobre as madeiras utilizadas, principalmente por que muitas marcas cobram bem caro por uma guitarra dizendo se tratar de madeira tal, quando na verdade é uma madeira qualquer e até papelão.

Já peguei guitarras de compensado e o maior problema era na ponte, quando os parafusos ou pivôs afrouxavam devido a má qualidade da madeira, era um sufoco tremendo e dinheiro jogado fora.

Vou comprar uma lâmina de maple ou algo parecido e colar por cima, superar o trauma e nunca mais cair nessa.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, as 08:41:20 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #10 : 01 de Dezembro de 2016, as 09:18:02 »

infelizmente estamos cheios de pilantragens Mallermb .... se o som te agrada, dê uma "garibada" no visual dela e seja feliz  Legal!
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #11 : 01 de Dezembro de 2016, as 09:30:18 »

Bons argumentos.

Se o som lhe agrada, fora claro o fato de você ter sido enganado e isso não se justifica, não se desespere.

É possível sim ter um bom instrumento com madeira "menos nobre". Grandes baterias são de compensado.

Resumindo, mete um primer em tudo, pinta de uma cor legal, captação boa, bem regulada, e seja feliz.

Dá pra escrever poesia em papel de pão e grandes besteiras em papel nobre.
Registrado

Salto - SP
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 01 de Dezembro de 2016, as 09:39:17 »

infelizmente estamos cheios de pilantragens Mallermb .... se o som te agrada, dê uma "garibada" no visual dela e seja feliz  Legal!

É o que farei, uma fina folha de maple ou outra madeira, anilina, verniz, knobs dourados e vamos que vamos.

-----
Bons argumentos.

Se o som lhe agrada, fora claro o fato de você ter sido enganado e isso não se justifica, não se desespere.

É possível sim ter um bom instrumento com madeira "menos nobre". Grandes baterias são de compensado.

Resumindo, mete um primer em tudo, pinta de uma cor legal, captação boa, bem regulada, e seja feliz.

Dá pra escrever poesia em papel de pão e grandes besteiras em papel nobre.

Incrivelmente o som é bom, ou meus ouvidos que já eram  Cheesy
Colocarei folha de maple ou outra madeira por cima, vai ficar legal, eu acho.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 01 de Dezembro de 2016, as 09:47:33 »

Ou seja: caiu na velha máxima "o que os olhos não vê coração não sente"

É muito ruim se sentir enganado (fato de ser descrito que era uma madeira, e não ser), mas provavelmente o preconceito, não deixaria muitos sequer testar uma guitarra de compensado ou mdf, onde os ouvidos já começariam distorcidos, e outros nem se atreveriam (ou mesmo aceitariam) colocar suas mãos em um instrumento assim.

Não estou defendendo o fato (gato por lebre), mas observando que se não tivesse retirado a tinta, certamente estaria satisfeito com sua guitarra.
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 01 de Dezembro de 2016, as 10:03:16 »

Estou de acordo que o fabricante/vendedor não deveria mentir ou omitir o material.

Mas sempre me pergunto se as pessoas que escolhem instrumentos pelo tipo de madeira escolhem móveis pelo timbre...

Taça tinta na guitarra e seja feliz.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal