Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 16:17:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ring Modulator  (Lida 1742 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 10 de Fevereiro de 2013, as 15:26:13 »

Adiel,

Conseguiu construir o ring modulator com o SG3402 ?

Rapaz, hoje inspecionei mais caixa na minha seção "achados e perdidos" e encontrei um otimo circuito de RM e, melhor ainda, uma plaqueta desse circuito montadinha, um ring modulator vintage  Smiley

Coloquei a plaqueta ao lado do circuito, note que utilizei letra-set diretamente no cobre e os componentes, no plano, seguem as orientações dos componentes desenhados. Veja aquí:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/rm_pci.JPG

Para maior clareza, tambem scaneei o circuito direto da revista:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ringmodulator.jpg

Uma dica importante: lembro-me que não consegui boa atenuação da portadora (carrier) com um trimpot comum, tipo botão. Como é possível ver na placa, tive que usar um multi-voltas. Depois foi tudo como planejado: a mais perfeita sintese eletronica de sons de sinos.

Engraçado é que o SG3402, embora produzido especificamente para os fabricantes de sintetizadores, pela Silicon General, praticamente não teve muito uso nessa área. Pelo menos eu nunca ví um circuito comercial com ele.

A Maestro e a Oberheim, entre outras, preferiam o SG1495 (four quadrant multiplier - balanced modulator).

Esse CI era usado em receptores de comunicaçoes em SSB (banda lateral unica) para supressão da portadora.

Caso você precise de alguma info, conte comigo.

abraçao

Guilherme


Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 10 de Fevereiro de 2013, as 17:16:30 »

Oi Guilherme, este é exatamente o circuito que pretendo montar, mas é parte de um sintetizador publicado na Popular Electronics nos anos 70.  Eu estive muito ocupado estudando por aqui, e nem tenho montado as encomendas que tenho, para ter uma ideia.  Estou aproveitando o carnaval para reformular um projeto de pesquisa que tenho que apresentar no mês que vem, inclusive, mas vou montar esse RM e outros projetos, aproveitando todo o presente que me enviou, em breve.  O trimpot multivoltas está vindo da China, também...

Eu montei um RM com um 1496, mas não deu certo, há muito tempo atrás.

Muito obrigado pela atenção!  Grande abraço!
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal