Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 20:23:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Trainwreck Type-3 Master Volume  (Lida 5016 vezes)
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« : 01 de Maio de 2020, as 12:21:27 »

Alguém aqui já viu esse tipo de MV? Me pareceu ser de extrema facilidade de implementação, ele atua misturando os dois sinais que sai da inversora, cancelando o sinal na medida que a mistura vai subindo. Alguém já utilizou em algum projeto e saberia dizer como se comportou, principalmente se comparado aos outros tipos de PPIMV que existem? Me parece também que o Vox AC15c1 utiliza um esquema muito similar.




Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #1 : 01 de Maio de 2020, as 13:21:40 »

Mais um toroidal quadrado ? O que o "progetista" quis obter com essa "nova" configuração ?

Lembrei novamente do Crowhurst http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10045.msg179971#msg179971
« Última modificação: 01 de Maio de 2020, as 13:27:47 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #2 : 01 de Maio de 2020, as 13:54:41 »

Mais um toroidal quadrado ? O que o "progetista" quis obter com essa "nova" configuração ?

Lembrei novamente do Crowhurst http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10045.msg179971#msg179971

Fico aqui me perguntando se meu conhecimento é tão limitado assim para não conseguir entender o que o colega acima quis explanar (o que de fato é, por isso vim recorrer a esse fórum). Mas as minhas dúvidas em relação ao tópico permanecem, se você pudesse ser mais objetivo agradeceria muito.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #3 : 01 de Maio de 2020, as 14:19:56 »

Willian, na verdade nada de novo nesse master volume. Funciona como qualquer outro volume.
Ele tem algumas curiosidades, uma é que, se o estágio anterior, o phase inverter, estiver desbalanceado, o volume na saida pode não zerar.
Outra coisa é  que ele reduz a impedância da carga do inversor de fase. Um dos resultados disso é a mudança da resposta de frequência do filtro formado pelos capacitores de placa e o MV. Teoricamente com menor volume a resposta do estágio ficaria mais aguda. Também a carga para as valvulas do inversor de fase ficaria maior. O que afeta o ganho geral desse estágio.

Se isso tudo pode melhorar ou piorar o funcionamento, eu não sei. Também não sei o resultado disso em relação à vida útil das válvulas.  São  apenas constatações do que acontece com esse tipo de estagio
 
Angry
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #4 : 01 de Maio de 2020, as 14:29:25 »

Teoricamente com menor volume a resposta do estágio ficaria mais aguda. Também a carga para as valvulas do inversor de fase ficaria maior. O que afeta o ganho geral desse estágio

Então pode-se dizer que ele interfere no timbre do amplificador. Embarrassed
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #5 : 01 de Maio de 2020, as 14:51:55 »

Talvez sim, talvez não. O timbre é um conjunto de características, pode ser que o que altera não seja de relevância. Precisaria fazer e testar  para poder perceber, nesse quesito só trabalhei com controles de tonalidade do tipo Edge, que é o tipo que tem naquele ampli Vox. Mas master volume eu não testei.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #6 : 01 de Maio de 2020, as 17:22:04 »

O toroidal quadrado, que foi discutido aqui http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11676.msg192380;topicseen#new , supostamente era para ser uma descoberta genial que depois se verifica que é inadequada do ponto de vista industrial.

Esse controle de volume que foi mostrado nada tem de inovador; é só uma solução curiosa que funciona da mesma forma que um controle de volume normal, atuando em uma grade só. Com a desvantagem que pode não cortar completamente o volume se houver qualquer diferença entre os sinais fase e contra-fase.

Ou seja, uma solução que não resolve nada melhor do que a solução trivial e ainda introduz prováveis problemas. Como o próprio toroidal ( mas esse ao menos resolve um problema, à custa de criar vários outros ).
« Última modificação: 01 de Maio de 2020, as 17:23:57 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #7 : 01 de Maio de 2020, as 18:36:40 »

O toroidal quadrado, que foi discutido aqui http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11676.msg192380;topicseen#new , supostamente era para ser uma descoberta genial que depois se verifica que é inadequada do ponto de vista industrial.

Esse controle de volume que foi mostrado nada tem de inovador; é só uma solução curiosa que funciona da mesma forma que um controle de volume normal, atuando em uma grade só. Com a desvantagem que pode não cortar completamente o volume se houver qualquer diferença entre os sinais fase e contra-fase.

Ou seja, uma solução que não resolve nada melhor do que a solução trivial e ainda introduz prováveis problemas. Como o próprio toroidal ( mas esse ao menos resolve um problema, à custa de criar vários outros ).

Veja só como é melhor quando nos dispomos a ajudar em uma dúvida.

O ponto nem foi querer mostrar algo inovador, pois sei que não é. Queria apenas colher experiências de pessoas que por ventura tivessem testado o mesmo. O fato de poder não cortar totalmente o sinal, não vejo como falha grave, uma vez que, penso eu, a maioria das pessoas usa o MV para domar o pré, e não abaixar totalmente o volume, para isso sempre teremos os controles de volume nas entradas. Agora quanto as outras possíveis desvantagens que pode apresentar, me pergunto por qual motivo a Vox utilizou esse esquema, seria para cortar custos?

E confesso que o meu interesse nele foi pela facilidade da modificação, sendo que os demais requerem modificações maiores e mais cuidados. Para esse tenho todas as peças aqui, ou seja, um Pot de 1M e pedaços de fio.

-----
Fui ler o tópico do tal "Toroidal Quadrado". Me desculpe, mas não vejo em que ele se assemelha com a questão que eu levantei. Lá estavam discutindo, pelo que eu entendi, o fato de alguém estar querendo reinventar a roda (ou querendo deixar ela quadrada, no caso). Já a minha dúvida é em relação a algo que já existe, que jé foi utilizado em produtos de forma comercial, mas que eu não consegui encontrar material suficiente a respeito, e por isso vim aqui para colher experiências. Mas uma vez me desculpe, mas me parece que você, em um primeiro momento, encarou a questão com desdém.
« Última modificação: 01 de Maio de 2020, as 19:01:40 por HAL9000 » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 01 de Maio de 2020, as 19:01:42 »

Uma outra opção de master volume nessa posição seria essa aqui:
Nesse caso seria utilizado um potenciômetro duplo.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 01 de Maio de 2020, as 21:33:13 »

HAL9000,

não fique chateado com a resposta do nosso prezado A.sim, ele só ficou abismado com a criatividade da sugestão. Eu também fiquei. Quando a gente vê uma ideia dessas, que parecem simples geniais, é executado um procedimento automático na cabeça do engenheiro que nem sempre é muito racional. Eu também já dei opiniões bem "esquisitas" diante desta situação.

Esta solução é realmente algo bem duvidosa, não garante que o volume possa ser totalmente zerado por exemplo. Ela tenta somar na marra dois sinais invertidos na intenção de diminuí-los. A  não perfeita inversão  fase pode criar alguns comportamentos "diferentes". Eu não usaria esta solução. Como um amplificador valvulado costuma ser bem mais caro que seus equivalentes transistorizados, eu não arriscaria soluções criativas a menos que o resultado fosse bem mais garantido. O ganho não me parece compensar o risco.

A solução mais limpa é usar um potenciômetro duplo, como mostrado pelo kem, ou ainda tentar diminuir o volume na entrada da inversora.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #10 : 01 de Maio de 2020, as 22:29:06 »

HAL9000, não fique chateado com a resposta do nosso prezado A.sim, ele só ficou abismado com a criatividade da sugestão. Eu também fiquei.

Essa "solução" é conhecida há muito; ela é usada em amplificadores verticais de osciloscópios para limitar a excursão de tensão nos coletores de um estágio diferencial. A grande "vantagem" é que ela não perturba o funcionamento do estágio se o valor do resistor entre os coletores for alterado. Eu próprio usei essa topologia. Nada de novo sob o sol.

Já a solução do potenciômetro duplo é a pior de todas, pois as duas seções nunca são iguais e vão, em menor ou maior grau, destruir a simetria da operação das válvulas de saída. A melhor delas é deixar as coisas simples; usar um potenciômetro na grade da válvula inversora.
« Última modificação: 01 de Maio de 2020, as 22:39:27 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #11 : 02 de Maio de 2020, as 13:25:40 »

Já a solução do potenciômetro duplo é a pior de todas, pois as duas seções nunca são iguais e vão, em menor ou maior grau, destruir a simetria da operação das válvulas de saída. A melhor delas é deixar as coisas simples; usar um potenciômetro na grade da válvula inversora.

Então na sua opinião, todos os MV que atuam depois do estágio inversor são ineficientes?
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #12 : 16 de Agosto de 2020, as 07:52:35 »

Uma outra opção de master volume nessa posição seria essa aqui:
Nesse caso seria utilizado um potenciômetro duplo.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No caso de bias fixos seria necessário a conexão do pot na tensão negativa?
Ou tanto faz?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 16 de Agosto de 2020, as 17:38:12 »


No caso de bias fixos seria necessário a conexão do pot na tensão negativa?
Ou tanto faz?
Não. Sempre ao terra.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #14 : 16 de Agosto de 2020, as 20:12:52 »

Uma outra opção de master volume nessa posição seria essa aqui:
Nesse caso seria utilizado um potenciômetro duplo.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No caso de bias fixos seria necessário a conexão do pot na tensão negativa?
Ou tanto faz?

O bias fixo, que se subentende que terá tensão negativa para polarizar as válvulas de saída, não pode ficar com o MV ligado ao terra, à menos que haja mais um capacitor isolando os dois estágios em DC. Outra solução seria mesmo colocar o suposto "terra" do potenciômetro ligado sim no -B da tensão de bias, como você citou..
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal