Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Maio de 2024, as 12:53:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mesa Boogie Nomad 100  (Lida 6659 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #15 : 10 de Maio de 2017, as 16:19:31 »

Antes de fazer algo drástico, por que você não tenta isolar o sinal do áudio em pontos específicos do amplificador? Com alguns cuidados você consegue ouvir logo o que sai da etapa inversora e consegue diagnosticar se tem algo errado em diversas situações, como ganho, etc.. pelo menos, claro, falando da integridade do sinal da guitarra. Seria mais uma coisa pra você conseguir isolar melhor o problema e pensar melhor antes de recorrer à inversora externa.

Concordo.

Quanto mais circuitos você adiciona mais chances de problemas ocorrerem, inclusive problemas extras aos que você já tem.

Se você tem esse osciloscópio, está na hora de utilizar. Você pode colocar as pontas, sem medo, no circuito da Grade de Controle das 6L6, para medir o funcionamento da inversora, (utilize as pontas de teste em acoplamento AC, para não alterar a tensão de Bias das 6L6). E na saída do falante, para ver como está a etapa de potência. Cuidado apenas com as tensões mais altas como as das Placas e da Screen. O que você vai procurar é o ponto onde se inicia a oscilação.

Será melhor se você tiver ai um gerador de sinais, conectado ao Return.

Agora tenho uma dúvida.
Além de aumentar o ganho, o que poderia acontecer se eu abrir a realimentação que é feita pelo resistor de 39K que vem da saída para o inversor?

Não acontece nada pior. Talvez até elimine a oscilação. E se isso acontecer é sinal que alguma válvula de saída está fora dos padrões, e apresentando um ganho excessivo. É difícil, mas já vi equipamentos nessas condições.

O bias em -54v não é bom, mas é mais seguro que em -30v, pelo menos não avermelha nenhuma placa.

 Guitarrista
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 10 de Maio de 2017, as 17:47:53 »

Testar um pré solid state ligado diretamente ao power seria uma opção? Assim, se o problema ser resolvido, você sabe que ele está no inversor. Se ele persistir, ou é no power ou na fonte.
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #17 : 10 de Maio de 2017, as 18:05:20 »

Testar um pré solid state ligado diretamente ao power seria uma opção? Assim, se o problema ser resolvido, você sabe que ele está no inversor. Se ele persistir, ou é no power ou na fonte.

Na realidade eu não tenho como conectar nada direto no power. o jack de "return" deste amplificador leva o sinal pra a entrada do inversor.
Teria que pegar um inversor externo e colocar as saídas dele no power. Mais complicado mas é uma alternativa.


Será melhor se você tiver ai um gerador de sinais, conectado ao Return.
Utilizo um Boss RC-3 para esse fim. Já tenho um wav 1kHz e um sweep de 20Hz a 20kHz carregados nele.


E ainda sobre o osciloscópio, vou montar um divisor resistivo com garras jacaré e resistores de 4M e 1M, assim posso fazer medidas em alta tensão sem comprometer o funcionamento do circuito.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 10 de Maio de 2017, as 18:25:18 »

E ainda sobre o osciloscópio, vou montar um divisor resistivo com garras jacaré e resistores de 4M e 1M, assim posso fazer medidas em alta tensão sem comprometer o funcionamento do circuito.

Mas lembre-se que ao montar um divisor resistivo com altas resistências, ao colocar as pontas de prova (seja osciloscópio ou multímetro), você vai ter um erro maior nas medições. Pelo menos deixe as pontas em 10x (quando vai ter 10M ohms de resistência de entrada - aí o 1M ohms vai ficar em paralelo com 10M ohms, virando 909kohms. Se usar a ponta de prova em 1x, o divisor fica 4M e 0,5M.  Agora se for só pra visualizar as formas de onda, sem se preocupar com os valores, não tem muita importância.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #19 : 11 de Maio de 2017, as 01:21:04 »

Obrigado por lembrar disso xformer. Realmente a ideia é ver a forma de onda e frequência.

Consegui fazer um teste hoje, seguem a novas informações:
- A tensão da rede era 127.6Vac (para 500Vdc nos capacitores da entrada)
- O defeito ocorre se eu colocar um sinal direto pelo return do loop.
- Fiz um bypass no loop e joguei o sinal do canal 1 direto no inversor (volume do canal 1 no master, v4 removida). O defeito também acontece.

O mais curioso desta vez foi tentar medir o sinal na entrada.
Olhando o sinal nos pinos 2 e 6 da V1, ou na V4 quando usando o loop, o sinal aparece alterado.

Hoje tive pouco tempo na bancada, talvez amanhã tenha um pouco mais.

Obrigado a todos pelo apoio até agora!
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, as 15:42:50 por mkslwsk » Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #20 : 15 de Maio de 2017, as 15:48:19 »

Boa tarde a todos.
Hoje chegaram o Variac e os novos capacitores para a fonte.

Vou começar o "debug" do zero, como se o equipamento acabasse de ter chegado para reparo, para evitar ficar dando voltas como já foi sugerido anteriormente.

Conforme for avançando vou registrando aqui o progresso e eventuais dúvidas.
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #21 : 30 de Maio de 2017, as 13:13:26 »

Boa tarde a todos.
Para não deixar o tópico sem um fim vou reportar o que fiz e como terminou.

Até este ponto eu já havia feito o reparo da fonte de alimentação (capacitores e trilha rompida).
Comecei do zero o debug e fui isolando cada etapa para ter certeza se havia ou não algum problema.

Quando chegava no inversor de fase, algo não parecia correto.
Na dúvida, troquei os 2 resistores de placa (100k e 82k) que apresentavam marcas de queimado (quando o resistor começa a queimar, mas não queima). As medidas de resistência estavam Ok, mas já troquei para ter certeza.
Os 2 capacitores que acoplam o inversor de fase na parte de potência (47n) também foram substituídos pois apresentavam trincas. Novamente as medidas estavam Ok mas visualmente não pareciam 100%.
Ainda com estas correções o defeito persistiu.

Segui para a placa de potência.
Ao remover a placa do chassis notei que uma das pontas do transformador de saída estava quase solta. o cabo tem cerca de 10~15 fios e apenas 2 estavam ainda presos a solda.
Aproveitei este momento para testar um outro transformador de saída que eu possuo para ter certeza que não havia qualquer problema com o original, o defeito persistiu.

Ressoldei o transformador de saída original, troquei todos os resistores dos Screens que também estavam visualmente com marcas de queimados apesar das medidas de resistência estarem Ok, e coloquei novamente o capacitor original (33uF 500V) que segura a tensão dos Screens.

A partir deste momento o limiar de volume no qual a oscilação aparece passou a ser bem mais alto.

Este amplificador possui uma chave 60W/100W que abre o circuito do cátodo de duas das quatro 6L6, e com a chave na posição 60W ele não apresentou mais o problema.
Com a chave na posição 100W a oscilação aparecia a partir de um determinado volume menor do que chegou em 60W.

Fechei o gabinete e levei o amplificador para o estúdio ontem.
Toquei por cerca de 2h com uma 4x12 com a chave em 100W e com bastante volume sem qualquer problema.
Deixei o amplificador para que o dono use bastante e veja se algum dos problemas que haviam nele voltam a ocorrer ou não.

A dúvida que fica agora é: Será que a oscilação pode ser decorrente da interação do amplificador com a minha carga? (dummy load feito com resistência de chuveiro, com uma saída atenuada para ligar um falante)

De qualquer forma quero novamente agradecer ao apoio de todos.
Obrigado
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal