Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 22:04:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de Amplificador para VIOLÃO?  (Lida 19399 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 05 de Agosto de 2010, as 01:25:08 »

Olá a todos;
Já estou a algum tempo a procura de um bom amplificador para Violão.  Não vejo muito na net, projetos específicos para violão.  Acho que o principal deva ser o "préamp" com pouca ou nenhuma "coloração", ou seja o mais "flat" possível, onde haja amplificação, mas sem modificação significativa do "timbre".
Então venho pedir ajuda de vocês, para que me indiquem um projeto ou link "handemade", ou "diy".

Agradeço antecipadamente, qualquer ajuda; assim como se o tópico estiver em local errado, me desculpem.

Um grande abraços a todos

Alfredo J. Santos - RJ
Registrado

igoraraujo
Visitante
« Responder #1 : 05 de Agosto de 2010, as 02:16:30 »

Fala Alfredo, t d (moderador, peço que me suspenda do fórum) bem?

Tenho aqui dois Warm Music  Roll Eyes é... mas devem ser bons rs
210 AC
112 AC

Segue anexo os esquemas.

Se tiver algum modelo em mente, dá um toque...


Abraço.


Edit: tenho um amplificador Prime A30-X pra violão e voz. Acho que a fábrica nem existe mais. É Made in Korea, mas tem um jeitinho de europeu... entrada 230V/50Hz...
O amplificador é maravilhoso!!! Timbre perfeito, equalização tem uma atuação muito boa (creio que ativa), reverb de mola, falante de 6 (ou 8 rs) 2 tweeters, etc... uso até com teclado e fica muito legal!!!
Se alguém tiver esquema, informações ou qualquer coisa que ajude a montar, por favor, disponibilize...
Quando eu puder (se eu conseguir) eu traço o esquema dele... e que Deus me ajude...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, as 02:22:23 por Igor Araujo Costa » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #2 : 05 de Agosto de 2010, as 10:41:46 »

opa,

Vc tem alguma razão especial para querer um preamp sem equalização?
Eu sugeriria justamente o contrário, um bom equalizador gráfico de 7 a 10 bandas e um paramétrico pelo menos para os médios, para funcionar como feedback killer.

Para a potência, CI como o LM3886 ou 7294. Os falantes são um caso à parte, pois o que serve bem para guitarra não é bom para violão e vice-versa. E precisa tweeter.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 05 de Agosto de 2010, as 11:10:32 »

Reforço as dicas aí do Maioli e só adicionaria que uma equalização comum de 3 bandas pode funcionar bem apenas adicionando um "notch filter" passivo (com controles de frequencia e atenuação) para atenuar a frequencia em que o violào pode vir a realimentar. A maioria dos violões elétricos hoje em dia já tem um pré com EQ de 3 ou 4 bandas, as vezes até com "swepable mids". Quanto mais alta fidelidade os estágios de amplificaçào apresentarem melhor!!! E para isso, como já foi dito, precisará de sonofletores que consigam ao menos reproduzir boa parte do espectro de áudio. Assim um mínimo de duas vias com divisor de frequencias passivo (até mesmo o cap no tweeter...) se fazem necessários.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, as 11:28:25 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 05 de Agosto de 2010, as 14:01:28 »

Olá a todos;
Muito obrigado pela atenção e respostas de todos.

Igor - Obrigado por disponibilizar os esquemas, eu já os tinha, e estou exatamente fazendo a parte do pré baseado no 210 AC, e vou modificar a parte do amplificador para um LM3886.
         Quem já tiver algo pronto, como placa de circuito impresso e poder disponibilizar, eu agradeceria muito.

maiole - Nenhuma razão especial, mas apenas desejo de que não haja muita diferença entre tocar o violão plugado ou não plugado no amplificador, a não ser a amplificação, para não ficar
            aquela sensação de que não é o mesmo instrumento.

Quero que entendam que não sou contra a equalização, apenas procurar deixar o timbre mais natural, sem tentar corrigir, já que seria algo de preferência pessoal, e não do instrumento.

Continuo aberto a outras opiniões,

Obrigado a todos

Abraços

Alfredo J. Santos - RJ
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 05 de Agosto de 2010, as 15:40:22 »

Rapaz, a questào é que, por melhor que seja o transdutor do violão, dificilmente ele irá reproduzir fielmente o som acústico do mesmo. Por isso implementa-se algum tipo de EQ como forma de correçào ou de procura por um timbre que agrade. Outro problema comum em instrumentos com caixa acústica como o violào é a "microfonia", principalmente nas frequencias médio-graves e nas graves. Duas formas comuns sào empregadas, conjuntas ou isoladas:
1 - Um tipo de "notch-filter" que possa ter a frequencia central e a quantidade de atenuaçào ajustáveis para "caçar" e "acalmar" a frequencia que teima em se realimentar.
2 - Um tampào de borracha na boca do violào. Hoje em dia encontrável comercialmente com bom acabamento.

Sào apenas idéias e sugestões... nào só para você, mas também para outros que tenham a mesma necessidade de amplificaçào de seu violào.

Boa sorte!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
maioli
Visitante
« Responder #6 : 05 de Agosto de 2010, as 16:34:28 »

Alex Frias tirou as palavras da minha boca, mas de um jeito muito mais polido e diplomático.

Eu diria que a melhor maneira de NÃO ter o som natural é NÃO ter equalização. Captador de violão requer forte atenuação dos médios e agudos para ficar "marromeno", palidamente imitando o som natural. Sem esse controle, fica muito longe do som verdadeiro do instrumento. Mas se por questão de conceito vc faz questão, pode usar um pedal equalizador por fora que também resolve.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 05 de Agosto de 2010, as 16:52:02 »

Imagine você, se uma conceituada compania de transdutores e prés para violões como a Fisher fabrica um modelador digital para chegar mais perto do som acústico do bicho, o Aura, como é difícil sem o uso de microfones de qualidade conseguir fazer aquele sonzào todo de um bom instrumento virar um sinal elétrico que faça justiça ao sinal mecânico que acaricia nossos ouvidos...

Caso o violào seja um lixo, tá valendo qualquer coisa...rs Sarcasmo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
igoraraujo
Visitante
« Responder #8 : 05 de Agosto de 2010, as 17:09:25 »

Você pode usar também um microfone na frente da boca do violão... com pouco volume... paralelo ao amp, claro... só pra dar um reforço...

Eu vou tentar fazer o trampo árduo de traçar o esquema da caixa que eu tenho aqui... que tem inclusive, o Notch Filter... só que acho que ele mata os graves demais =/

Vai dar trabalho... ela tem canal de voz independente... equalização independente, reverb independente  Shocked

Anexo, umas fotos dele...

*A foto do loop e saída pra fone está péssima rs então a foto ruim vocês vão saber o que é...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 05 de Agosto de 2010, as 18:30:36 »

O som que sai da boca do violào com certeza é o que tem mais enegia e prjeçào, mas em termos de timbre é o fim da picada. Além de ajudar o microfone a dar um belo de um "feedback". Bem, estou falando da luta que é microfonar um violào num palco, principalmente quando há aquele senhor atrás de uns tambores e pratos com uma baqueta em cada mào...rs Evitar colocar o som desse microfone nos monitores de palco ajuda um pouco.

Se o "Notch-Filter" simplesmente "mata" os graves como mencionado, nào foi projetado eficientemente. Pois ele deve ser ajustado na frequencia onde ocorre facilmente a realimentaçào e então atenuar apenas o suficiente para "aquietar a fera".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
igoraraujo
Visitante
« Responder #10 : 05 de Agosto de 2010, as 18:48:55 »

O som não fica horrível com o filtro ativado... não foi isso que quis dizer rs

Mas é uma perda muito grande, pra quem quer fidelidade no som...
Ele atua bem... mas não gosto desse filtro mesmo  Embarrassed

Com um pouco disso (abaixo), talvez resolva todos os problemas do mundo rs



Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 05 de Agosto de 2010, as 20:05:08 »

Melhora sim! Evil
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 05 de Agosto de 2010, as 21:52:17 »

Muito bom.
É isto que gosto dos foruns, aprendemos muito com o conhecimento, daqueles que gostam de ajudar.  Estou acompanhado e aprendedo.  Quero montar um aplificador para meu filho que está começando a gostar da coisa (violão).  Quando eu digo montar não é apenas pelo valor financeiro, mas pelo prazer de dizer "foi eu que fiz".   Trabalho com eletrônica,(Manutenção de áudio e vídeo), mas nada em específico com amplificadores para instrumentos musicais, no máximo uma ou outra caixa multi-uso usado em igrejas.

Alfredo J. Santos - RJ
Registrado

igoraraujo
Visitante
« Responder #13 : 05 de Agosto de 2010, as 22:14:19 »

Cade o pessoal mais extremo do grupo?

Será que agente não consegue projetar um desses?



Captação e preamp... eu voto que dá pra fazer um sim  Roll Eyes

Aquele blend é pra misturar o microfone com a captação do violão do violão (vulgo "balanço" hehe)...
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #14 : 05 de Agosto de 2010, as 22:51:19 »

Nem vamos falar em mic, que realmente é a melhor opção em termos de reprodução fiel do timbre acústico, mas é "pain in the ass" para gerenciar no palco se a aplicação não for em um teatro maravilhoso com um publico quietinho.

Mas por incrível que pareça, o melhor compromisso que achei por enquanto, entre fidelidade, feedback e preço, é o captador magnético. Se o quesito preço for desconsiderado, aí tem opções bem melhores..., como RMC, L.R. Baggs de contato e de microfone, etc...

Mas já que vc é técnico, o que é excelente, poderia pensar em um ou dois LA3600 no eq e um preamp qualquer como booster de sinal, somado ao CI de potência. Simples e eficaz. Para sofisticar, um preamp melhor com notch filter.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal