Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 02:57:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Queda de tensão para ligar LM3886 com transformador 33+33  (Lida 3497 vezes)
rafammbass
Visitante
« : 16 de Agosto de 2012, as 16:37:55 »

Senhores,
Desculpe a bagunça no outro tópico, mas resolvi abrir um pro meu problema em vez de atrapalhar o tópico do Hidamen.

É o seguinte: Estou com um Warm Music cujo circuito de amplificação foi pro saco. Abriu diversas trilha etc.
O pré ainda funciona e o transformador está ok, portanto queria dar uma sobrevida a este bichano colocando uma plaquinha de LM3886 do Biglouis nele.

O problema é que o transformador é 33+33, após a retificação e filtragem, tenho +-45Vdc. Isso excede o limite do LM3886.

Minha idéia é fazer a tensão cair 10V, mas não dá pra mexer no transformador.

Para isso eu imaginei colocar um resistor em cada rail.

Como o fusível do amplificador (para todo o circuito) é de 3A, considerei 3A como corrente máxima. Logo, se quero uma queda de 10V, um resistor de 3R3 bastaria, certo?

Sendo 3A a corrente máxima, e P=R*I*I, a potência máxima a ser dissipada seria de 30W.

Se eu colocar um resistor de fio de 25W 3R3 em cada rail, o que me parece economicamente viável (5 reais, cada) vou ter problemas com ele?

Muito obrigado pela ajuda.

Abs!

Rafa

-----
Será que alguém aquime recomanda um amplificador que aceite fonte simétrica de 45+45v?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, as 17:23:11 por rafammbass » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #1 : 17 de Agosto de 2012, as 00:59:38 »



Rafa

-----
Será que alguém aquime recomanda um amplificador que aceite fonte simétrica de 45+45v?

eu creio que esse seja uma boa opção.
http://construyasuvideorockola.com/downloads/transistor_mono.pdf

exatamente o que seu transformador tem, e um amp bem simples e até facil de se fazer.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #2 : 17 de Agosto de 2012, as 12:31:03 »

rafammbass

Tente esse, eu já montei e funciona perfeitamente.
http://www.4shared.com/rar/wYkHC_UD/Amp_100W_4R_com_TIP142_147.html

Abraço!
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 17 de Agosto de 2012, as 13:08:14 »

rafammbass

Tente esse, eu já montei e funciona perfeitamente.
http://www.4shared.com/rar/wYkHC_UD/Amp_100W_4R_com_TIP142_147.html

Abraço!
esse power é o mesmo que eu montei também com algumas modificações.



está tudo no tópico do meu amp de contra baixo.com o pdf.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.msg88739#msg88739
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 17 de Agosto de 2012, as 13:23:47 »

Senhores,
Minha idéia é fazer a tensão cair 10V, mas não dá pra mexer no transformador.

Para isso eu imaginei colocar um resistor em cada rail.

Como o fusível do amplificador (para todo o circuito) é de 3A, considerei 3A como corrente máxima. Logo, se quero uma queda de 10V, um resistor de 3R3 bastaria, certo?

Sendo 3A a corrente máxima, e P=R*I*I, a potência máxima a ser dissipada seria de 30W.

Se eu colocar um resistor de fio de 25W 3R3 em cada rail, o que me parece economicamente viável (5 reais, cada) vou ter problemas com ele?

Desperdiçar tamanha potência é realmente ruim. Sem falar que vai haver um aquecimento desnecessário do conjunto, além de um cheiro forte de watt no ar.

Recomendo você usar este transformador em outro projeto.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #5 : 17 de Agosto de 2012, as 14:02:35 »

Acho que a recomendação do Edyguitar é a melhor, pois você já têm um layout testado, e que realmente funciona.

E este assunto, de realizar queda de tensão em circuitos de potência, já foi amplamente discutido aqui no fórum, como você pode ver no post do Gamal, é um desperdício de potência.

Se você faz questão de usar um LM3886 no power, compre ou enrole o transformador para que tenha as características adequadas. Mas se não fizer questão... já tem duas sugestões de power. A ultima sugestão não é tão cara... você vai gastar uns R$30 nos componentes da placa (dissipador não incluso). Pois você gosta de fazer compras internacionais... na Tayda os capacitores é bem em conta!

Abraço!
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #6 : 17 de Agosto de 2012, as 23:02:19 »

Obrigado pelas respostas. Vou montar outro circuito com esse transformador então.

Uma pergunta, o LM3886 pode empurrar uma carga de 16Ω?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #7 : 18 de Agosto de 2012, as 12:20:22 »

Com base nos documentos que li não tem como concluir nem que sim nem que não... mas acredito que a dificuldade será saber quais a tensão e corrente necessária para utilizar uma carga de 16Ω.
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #8 : 26 de Agosto de 2012, as 13:15:17 »

Fala Pessoal!
Estou montando o LM3886 do Big Louis, mas estou com um probleminha.

O resistor de 10R/2W está fumaçando... Estou alimentando o circuito com os 35Vdc do transformador 24Vac.

Ainda não coloquei o indutor, por não ter o fio aqui. Será que é ele o problema?

Esse resistor depende da carga na saída? O problema é que eu não tenho idéia da carga da saída, mas como o amplificador tinha uma saída de speaker out, deve ser de 16R ou 8R...

Alguém pode me dar uma luz?

Obrigado!

Abraço!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #9 : 26 de Agosto de 2012, as 18:21:31 »

Meu amigo se este resistor for aquele que você usa com o fio enrolado nele, pode parar e arrumar o fio antes querer prosseguir com os testes.

Com relação a carga... no arquivo co C386 do Plautz que fala que a alimentação muda dependendo da carga, quanto ao resistor se me lembro bem é que ele tem que ser de 2W no mínimo.

E quando for ligar o power sempre ligue-o com o alto falante conectado, poi segundo um tópico que li aqui no fórum, o power com LM3886 pode queimar se trabalhar no vazio!

Abraço!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 27 de Agosto de 2012, as 14:04:53 »

Fala Pessoal!
O resistor de 10R/2W está fumaçando... Estou alimentando o circuito com os 35Vdc do transformador 24Vac.
Ainda não coloquei o indutor, por não ter o fio aqui. Será que é ele o problema?

Se você não enrolou o fio que constitui o indutor, é claro que é esse o problema! Pelo menos o problema que faz o resistor queimar!

Sem o indutor, o resistor faz parte da carga. Assim é capaz dele ter sido submetido a uns 15/20 Watts de potência!

Se não fizer uso do indutor, coloque um fio no lugar do resistor! Mas quer ficar na boa, enrola logo o indutor em volta de OUTRO resistor!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal