Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 11:31:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [SUGESTÃO] Ideias para aperfeiçoamento do projeto Beavis Board  (Lida 4013 vezes)
alves.renan
Visitante
« : 28 de Fevereiro de 2015, as 21:10:43 »

Boa noite pessoal,

Sou novo no fórum, então nem sei se postei no lugar certa minha dúvida...

Acontece o seguinte. Faço engenharia eletrônica (8º período) e tenho um projeto de Iniciação Científica finalizado em que construí uma réplica do projeto OpenSource Beavis Board (módulo que permite teste do circuito de efeitos pra guitarra numa protoboard). Meu intuito era montar um Distortion Plus da MXR, então primeiro implementei esse projeto para me facilitar o teste dos componentes e tal. Fiz algumas modificações de acordo com minhas necessidades. Como por exemplo, não coloquei o regulador de tensão de alimentação que existe no projeto original. Segue a imagem do mesmo:



Agora quero montar um pedal de Fuzz, especificamente o fulltone 69. Vi no layout que ele é "positive grounded", devido aos transistores PNP, então a ligação "negative grounded" do meu módulo não funcionará para que possa testá-lo na protoboard. Assim, quero melhorar meu projeto (montar um novo!), em dois sentidos que gostaria da ajuda de vocês:

1º) Existe alguma forma, algum chaveamento que eu possa colocar, para alternar entre "positive" e "negative grounded", usando uma única entrada de alimentação 9V? Ou então é necessário mesmo ter dois jacks de alimentação, cada um com sua função?

2º) Quero montar um módulo o mais completo possível, que me permite construir e testar, sem restrições, qualquer pedal que queira montar. Acontece que não tenho muita experiência em montagem de pedais. O Distortion e agora o Fulltone 69 são os únicos, por enquanto. Vocês tem alguma sugestão do que mais eu possa colocar no módulo, que vai me servir lá na frente, ou vai me facilitar em alguma coisa? Qualquer coisa que pode ser necessária e que seria melhor eu já pensar agora....

Agradeço pessoal. Aguardo sugestões e a ajuda de vocês.

Abraços
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2015, as 21:53:00 »

Olá alves.renan, bem-vindo ao fórum.

Você não postou o circuito que existe dentro da caixa para que todos saibam, e que te digam o que pode ser feito.

Quanto ao pedal fuzz, com polaridade invertida, bem, aquilo é uma protoboad, então nada impede você de mudar a polaridade da fonte de alimentação para fazer o circuito funcionar. Se você tem dúvidas sobre isso, passe todas as informações que puder dentro do tópico, que quem puder vai ajudar.

Em eletrônica, desde que se saiba o que fazer, e como fazer, pode-se fazer de tudo

 Smiley
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:44:06 por Matec » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2015, as 23:21:31 »

alves.renan,

Como já disse o Matec, nada impede de usar uma fonte comum num pedal com "terra positivo"; é só observar que a maioria dos pedais assim, são alimentados com uma bateria de 9V comum, e não de -9V. 

A observação a ser feita é de não usar a mesma fonte para alimentar, pedais com "terra positivo" e "terra negativo" ao mesmo tempo.  Mas como é um "laboratório", e cada pedal será testado individualmente, é só observar a polaridade de cada que for usado em sua vez.

E quando for usar, mais de um por vez, o que tiver polaridade diferente, vai alimentado por bateria, e os outros, por fonte.  Isto caso não queira usar duas fontes, ou uma fonte simétrica, que neste caso de um "laboratório" seria ideal.
Registrado

alves.renan
Visitante
« Responder #3 : 01 de Março de 2015, as 00:46:55 »

Obrigado Matec e Alfredo.

Então, as ligações dentro do módulo seguem exatamente esse pdf, que foi o que me baseei.

http://madbeanpedals.com/tutorials/downloads/StandardWiring_MBP.pdf

A única diferença é que tenho uma chave ON-ON-ON para algum eventual chaveamento dentro do circuito do efeito que queira testar.

A minha dúvida em relação a esse lance de positive e negative grounded surgiu quando vi o layout do Fuzz 69. Esse é o arquivo:
http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_ff5_lo_b69.pdf

Nesse layout, me pareceu haverem diferenças nas ligações com os jacks P10 de input e output, em relação à minha ligação negative grounded (especificamente no RING). Então achei que não funcionaria montar o pedal do Fuzz simplesmente trocando o 9V pelo GND e vice-versa ha hora de alimentar e aterrar a placa do circuito. Estou errado?
Levando em consideração que meu módulo tem as ligações mostradas no PDF da MadBeanPedals, se eu só trocar o 9V pelo GND na hora de alimentar o circuito do Fuzz, ele vai funcionar normalmente?!



-----
Olhem o que encontrei no site da tonepad.
http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=82

A proposta parece ser essa mesmo: as ligações entre jack de alimentação e P10 continuam as mesmas e só muda no circuito do efeito, trocando 9V por GND.

Procede?
« Última modificação: 01 de Março de 2015, as 00:59:35 por alves.renan » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #4 : 01 de Março de 2015, as 11:59:42 »


A proposta parece ser essa mesmo: as ligações entre jack de alimentação e P10 continuam as mesmas e só muda no circuito do efeito, trocando 9V por GND.

Procede?

Sim procede. Mas existem variações desses circuitos, em que alguns tentam fazer com terra negativo. Tenha cuidado com isso.

Na minha opinião, é mais prático seguir esquemas do que layouts. Nos esquemas você verifica o modo de funcionamento do circuito, e se for o caso, pode fazer uma simulação para saber se o circuito "funciona". Layouts podem ser baseados em versões diversas do circuito, e ainda podem conter erros. Só depois de ter certeza que o layout segue determinado circuito é que se deve utilizá-lo.

Abraço
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #5 : 01 de Março de 2015, as 14:03:24 »

A respeito de obter -9v, você pode fazer um pequeno circuito inversor de voltagem usando o ICL7660S, ou MAX1044, entre a entrada 9v o borne de saída para protoboard.

Interessante também, seria ter, além de um inversor de voltagem, um duplicador de voltagem também acionada com uma chave SPST, assim você poderia testar alguns pedais de 9 a 18v.

Outra saída, é usar apenas uma bateria ligada num snap, e ligá-la direto na protoboard, botando o vermelho no GND e o preto no V+, isso seria, sem o uso da breakout box
Registrado
alves.renan
Visitante
« Responder #6 : 02 de Março de 2015, as 10:21:35 »

Obrigado Diego, Matec. Me iluminaram.
Estou pesquisando em cima das sugestões dadas. Em breve sei que terei mais dúvidas ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Uma coisa que não entendi, que o Alfredo disse. Que dizer que não posso ter um pedal negative grounded (um distortion, por exemplo) e um positive grounded (um fuzz) na pedalboard alimentados conjuntamente? Tipo alimentados por aquela fonte 1 spot que alimenta vários pedais simultâneos....
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #7 : 02 de Março de 2015, as 10:51:09 »


Uma coisa que não entendi, que o Alfredo disse. Que dizer que não posso ter um pedal negative grounded (um distortion, por exemplo) e um positive grounded (um fuzz) na pedalboard alimentados conjuntamente? Tipo alimentados por aquela fonte 1 spot que alimenta vários pedais simultâneos....

Isso! Se a referência dos pedais está ligada ao "-B" da fonte, e aparece um pedal com a referência ligada no "+B" , se você conectá-los, vai dar um curto na fonte.
Lembre-se que "GND", "Positivo", "Negativo", são só nomes que damos aos terminais da bateria, ou da fonte. GND não implica que vai ser sempre negativo.

 Smiley
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:43:02 por Matec » Registrado
alves.renan
Visitante
« Responder #8 : 02 de Março de 2015, as 11:24:44 »

Obrigado cara. Ficou claro pra mim isso agora! Grin

Mas ainda tem uma dúvida me matando aqui cara :/
O esquema do meu módulo é esse da MadBeanPedals (positive grounded):
http://madbeanpedals.com/tutorials/downloads/StandardWiring_MBP.pdf

Se eu for montar um Fuzz positive grounded com esse módulo que tenho, jogando esse 9V da placa PCB (mostrado no PDF) no terra do circuito e o GND na alimentação, vai funcionar?! É só isso?!



-----
Perdão, corrigindo, o esquema da MadBeanPedals é negative grounded.
« Última modificação: 02 de Março de 2015, as 11:33:14 por alves.renan » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #9 : 02 de Março de 2015, as 11:45:57 »

Talvez alguns detalhes tenham que ser alterados.

Parece que você não está utilizando o circuito de controle de tensão. Nesse caso isso facilita, pois aí não terá que alterar a polaridade dos terminais de saída desse circuito.


No  seu caso você terá que inverter os terminais da bateria/fonte para ground positivo; e também inverter os terminais do LED. Acho que é só isso.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 15:02:47 por Matec » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal