Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 11:51:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte Chaveada 9v 2.0A (Ajudem por favor)  (Lida 62849 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #75 : 30 de Novembro de 2011, as 11:55:58 »

Esse aparente "sopro" no microfone chama-se chiado, e é comum com o uso de fontes chaveadas em pedais de ganho, principalmente.  Eu ainda vou descobrir um jeito de filtrá-lo nas minhas, com chokes, resistores e capacitores.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #76 : 30 de Novembro de 2011, as 13:45:16 »

Tá fácil! Dentro das lâmpadas econômicas você vai achar um anelzinho de ferrite. Enrole 10 voltas de fio nele e bota um capacitor de 1uF depois. Tá feito um ótimo filtro para fonte chaveada.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
LucasSalles123
Visitante
« Responder #77 : 30 de Novembro de 2011, as 14:54:26 »

Galera, sei que eu já tô enchendo o saco, mas é a última dúvida, prometo! HAHAHA
É só uma explicação sobre um transformador 24+24, porque eu não achei em lugar nenhum.
Esses transformadores (9+9, 18+18, 24+24) tem duas saídas de 9, 18 e 24?
Aí eu poderia fazer duas placas iguais, porém com reguladores diferentes e usar um transformador só, do mesmo jeito que o cara fez nas fotos que eu postei antes, só que com duas voltagens diferentes, ao invés de 4, certo?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #78 : 30 de Novembro de 2011, as 16:44:13 »

Oi Lucas

Errado. O transformador X+X tem uma saída X+X e não duas saídas X. A forma de retificar usa os 3 fios que saem dele.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #79 : 01 de Dezembro de 2011, as 00:49:43 »

Sobre as fontes chaveadas:
Cada uma reage de uma forma.
Nem todas darão o mesmo sintoma que a outra.

Algumas da esse ruido parecido com vento, principalmente em pedais de ganho, como o Adiel mencionou.
Outras fontes deixa o som meio esquisito, e voce nem consegue identificar exatamente o que esta diferente.
Outras, o pedal perde os sons graves.
Outras o som fica um pouco sintetico.
Varios outros fatores acontece.
Algumas fontes podem ter mais do que um dos sintomas que mencionei.

Tem algumas que nao apresenta estes fatores, pelo menos nao perceptivel, ou camuflado.

JA usei uma fonte chaveada, e dava muito ruido.
Tenho uma fonte de 9V da Sony, modelo AC-950W, que atualmente, as vezes uso para testar alguns pedais.
Essa nao adiciona ruidos, mas acontece duas coisas.
1- Os graves ficam fracos.
2- Aparentemente ela nao adiciona ruidos, mas comparando com uma fonte comum, uma coisa é notada; com esta fonte tem aquele tipico ruido comum, semelhante a ruido de chuva, mas com a fonte com transformador, este ruido é quase nulo.

Uma outra coisa acontece com esta fonte, nao pode usar ela com os pedais mais antigos da Boss (fonte padrao ACA).
Se colocar ela em um destes pedais da Boss, queima o diodo que tem na entrada.

Sobre o transformador com varias saidas.
POde mandar fazer um transformador do tipo comum mesmo, mas com vaias saidas.
Nesse caso, tem 2 opcoes:
POde fazer enrolamentos separads para cada voltagem.
Ou fazer 1 enrolamento unico, com tomadas de cada voltagem desejada.

Um transformador assim custara menos que um toroidal.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #80 : 01 de Dezembro de 2011, as 04:41:09 »

Oi Pessoal

Nos meus estudos sobre fontes chaveadas, desmontei algumas e percebi uma coisa em comum entre elas. Todas vem com componentes faltando na placa. São componentes que não afetam o funcionamento, mas foram omitidos para baixar custo. Tiram coisas como o indutor de entrada, que funciona como filtro de linha, tiram fusível, termistor e capacitor de saída.

Como o grosso das fontes será usada em equipamento digital, tipo computador, câmera, celular, etc, a preocupação central é ter uma saída estável com riple baixo. O problema é que para áudio isso não é suficiente. Pode faltar dinâmica na fonte.

Por sorte isso pode ser melhorado com pouco esforço. Basta colocar depois da fonte um indutor de 100uH a 1mH (não é critico o valor) e depois dele um capacitor de 100uF a 1000uF. Não adianta fazer colocar o capacitor sem o indutor, ou o circuito da fonte irá encontrar uma forma de endurecer a saída. O indutor barra a componente de alta frequência da fonte e impede que ela "sinta" o que vem depois. O capacitor irá restaurar a dinâmica e ficará parecendo que se está usando uma fonte com tranformador.

Notem que o indutor deve ter capacidade de conduzir a corrente necessária para alimentar o que vem depois. Não adianta usar indudor de fio fino.

Também se pode usar vários indutores separador e criar um filtro para cada aparelho que vai ser ligado na fonte.

Um bom lugar para se conseguir indutores são as lâmpadas fluorescentes compactas (ditas econômicas). Se o indutor que vem nela não tiver fio grosso o bastante, é só desenrolar e refaze-lo com fio grosso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #81 : 01 de Dezembro de 2011, as 05:38:59 »

Pessoal andei lendo este forum e vi que estas fontes chaveadas não são muitoindicadas para pedais, a melhor opção mesmo é fazer uma com os projeto aqui do site(oque não é nnhum bicho de sete cabeças).
Fiz a minha e tive ruidos......o Alfredo Padrão me deu uma dicas importantes, continuei com alguns ruidos, fiz o humminator, melhorou mas não solucionou, foi qunado então veio uma luz e eu fui ver a blindagem da guitarra.
Como eu fiz a troca de um potenciometro de volume por um push pull para defasar o captador eu fiz a ligação certinha mas esqueci de aterra-lo na blindagem..........comi bola!!!!!!!!Depois de 5cm de fio soldado no corpo do potenciometro e aterrado os ruidos suiram.
A fonte alem de muito eficaz não sai caro fazer uma(digamos que compensa bastante).


Long live rock'n'roll
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #82 : 01 de Dezembro de 2011, as 10:23:46 »

É interessante fazer este experimento dito pelo Eduardo.
O principio de funcionamento das fontes chaveadas sao indenticos um das outras.
Mas é fato que uma ocasiona um sintoma, outra ocasiona outro sintoma e por ai vai...
O motivo disso pode ou deve ser exatamente o que o Eduardo disse no post, "falta alguns componentes".

Tem fontes que nao ocasionam tais empecilios.
Observe alguns equipamentos que usam fonte chaveada e nao tem estes empecilios.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #83 : 01 de Dezembro de 2011, as 10:36:56 »

Oi Amorin

Pois é! Todo televisor hoje tem fonte chaveada, e não ronca. Todo DVD tem fonte chaveada, e não ronca. 90% de todos os equipamentos com menos de 5 anos usam fonte chaveada e não estamos mergulhados numa ronqueira generalizada.

Acho que é perfeitamente possível usar fonte chaveada em pedais, contanto que seja uma completa, com todos os filtros necessários para barrar a componente de alta frequência e permitir transientes mais dinâmicos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #84 : 01 de Dezembro de 2011, as 11:07:51 »

Como mencionei em um post acima, tenho uma fonte que nao da ronco ou outros ruidos.
Porem, como disse tambem, ela apenas tem o ruido de fundo tipico, e "mata" os graves.

Como tem algumas lampadas eletronicas aqui na minha frente, que estao queimadas, vou fazer esse teste.

E concordo com as fontes bem projetadas.
Ja vi alguns equipamentos (de marca boa, e boa qualidade) para area musical  que usam fontes chaveadas, e nao tem ruidos.
Porem um amp que vi, embora nao tinha ruidos, tinha o caso dos graves suprimidos.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #85 : 01 de Dezembro de 2011, as 12:28:46 »

Oi Amorin

Isso me lembra o caso da "vaca vira-latas". Quando começou o processo de inseminação artificial de gado de leite no Brasil, as empresas que vendiam insumo diziam que se poderia tirar óvulos de uma vaca leiteira, implantar em várias vacas vira-latas e rapidamente criar um excelente plantel comprando apenas uma vaca boa e um monte de porcarias.

Vários produtores menos exclarecidos fizeram exatamente isso. Implantaram embriões de vaca holandeza em umas zebu subnutridas. No oitavo mês de gestação a vaca morria. O embrião ficava muito grande dentro dela e o processo todo ia pro beleleu.

Existem alguns detalhes nos processos que precisam ser entendidos antes de sair por aí metendo os pés pelas mãos. Vacas holandezas são animais grandes e podem ter crias grandes. Uma vaca pequena só pode ter crias pequenas.

No caso das fontes chaveadas, temos novamente o problema de tamanho. Quando tinhamos as fontes lineares com tranformadores, eramos obrigados a usar capacitores de 1000uf ou 2200uF para filtrar os 120Hz do retificador. Quanto mais baixa a frequência, maior o capacitor.

Daí vem o projetista de fontes, que vê apenas metade do problema e diz "como a frequência é alta, você pode usar um capacitor pequenininho e vai filtrar o riple"! É verdade! O embrião se desenvolve na vaca vira-latas, mas a mata no oitavo mês! O capacitor pequenininho filtra o riple, mas não responde aos transiêntes de baixa frequência que são necessários para dar os graves!

Para recuperar os graves, tem que voltar a usar os capacitores volumosos de 1000uF! Não precisa ser de 2200uF, mas só com 10uF não dá! Você pode implantar um embrião de holandeza numa vaca ruim de leite, mas tem que ter tamanho para tal!

Bom, depois de vários erros, os produtores de leite aprenderam a inseminar. Acho que as fontes chaveadas tem futuro, se não esquecermos o passado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #86 : 01 de Dezembro de 2011, as 12:32:58 »

Gostei muito da analogia rural, Eduardo.   Smiley
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #87 : 01 de Dezembro de 2011, as 13:07:28 »

Rock Rural!  Cheesy
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #88 : 01 de Dezembro de 2011, as 13:38:58 »

Me lembro que nesta fonte citada, ja coloquei um eletrolitico de 1000uF, e nao fez diferença.
Vou experimentar um de 2200uF ver no que da.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #89 : 01 de Dezembro de 2011, as 14:19:43 »

Oi Amorin

Tem que por um indutor antes do capacitor, senão não funciona.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal