Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 16:09:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 22   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate correção  (Lida 152792 vezes)
pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #30 : 27 de Fevereiro de 2011, as 14:36:25 »

Muito bom o layout cara, só falta alguém testar agora Grin

Dúvidas:

2sc 1849 -> BC547,2n5088, 2n3904?
2n5452 -> 2sk30, tem outros?

e esse LM741, tem algum subtituto?
posso usar o 2sk168 no lugar do 2n5452?


Mensagem Mesclada
botando a placa pra corroer... Roll Eyes
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, as 16:06:22 por pavuna » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #31 : 27 de Fevereiro de 2011, as 17:21:20 »

Galera, peço desculpas, de fato cometi um erro com o transistor.
O original do projeto é o 2N 5952, e em algumas versoes, talvez devido a epoca em que foi produzido ele usou o 2N 5953, que é semelhante, nao sei o que foi, acho que confundi na hora de fazer a lista de peças.
Mas observem que em uma imagem que esta no PDF com a disposicao dos terminais apareçe 2N 5952.


Fovb muito grato pela explanaçao, nao tinha percebido que coloquei 2n 5459.


nuclear assault o SW é o que o amigo Adiel falou, serve para anular o efeito, o fio sw vai para a chave e o outro terminal da chave vai para a massa, ou aterramento, é a mesma coisa, cada um usa um termo.
Pode ser ignorado esta conexao, principalmente ser for usado "True by pass".


Deef182 o FET, pode ser usado um de uso geral, alem do 2sk 30 tem o 2sk 118, 2sk 117, nao é critico. pode experimentar outros, mas deve observar a inversao dos terminais.

Quanto ao LM741 é um CI muito comum e facil de achar, em loja de componentes eletronicos é como sorvete em sorveteria...

Pode usar tranquilo o TL071 como o amigo Adiel falou.
Como o TL071 é um operacional com entrada J-FET, dara uma dinamica a mais.
Para este, temos uPC741, uA741,CA741, KA741, NJM741, JRC741, etc...

Pavuna o 2SK 168 é um FET para RF, ele poderia ficar bom para uma pre-amplificaçao. Vc pode experimentar um outro FET para uso geral.



O arquivo ja esta corrigido.
Registrado

nuclear assault
Visitante
« Responder #32 : 27 de Fevereiro de 2011, as 20:09:55 »

TL072 tenho de monte, pode ir no lugar do 071?
Registrado
Ed_gein
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #33 : 27 de Fevereiro de 2011, as 20:16:23 »

GrAmorin primeiro obrigado pela contribuíção!
Você montou o pedal? Te agradou?
Como os outros colegas também não achei um noise gate razoavel ainda...
Aguardo seus comentários
Abraço
Registrado

Live together, die alone...
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #34 : 27 de Fevereiro de 2011, as 21:44:04 »

TL072 tenho de monte, pode ir no lugar do 071?

Não pode.  O TL072 é duplo, e o TL071 é simples, como um 741.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #35 : 27 de Fevereiro de 2011, as 23:35:59 »

GrAmorin primeiro obrigado pela contribuíção!
Você montou o pedal? Te agradou?
Como os outros colegas também não achei um noise gate razoavel ainda...
Aguardo seus comentários
Abraço



Ed_gein, nao montei este pedal ainda, mas pretendo para fazer alguns testes.
Eu postei ele porque muitos montam e nao funciona, creio eu que o motivo dele nao funcionar direito seja a forma que é colocado o trasistor FET na placa, ja que o desenho do Tonepad tem 2 versoes e cada versao usa  um FET diferente se for observado.

Fiz o layout baseado no pedal que tenho, que é original.

Sobre o funcionamento, é um "gate" simples, eu diria que ele é moderado, na posiçao dele.


Algumas pessoas chegam a confundir o Noise Gate com Noise Supressor.
Certo que isso seria como comparar um overdriver com um distortion.
Sao meio parecidos no que faz, mas tem diferenças.

O Noise Gate corta o som quando o sinal vai acabando-diminuindo, por exemplo o funcionamento é mais

ou menos assim:

Vc toca uma nota, enquanto ela soa vai diminuindo a intensidade, quando a intensidade fica bem fraca

o noise corta o sinal, como se fosse um mute. Vc ajusta a sensibilidade do noise conforme a

nescessidade.
Desta forma quando o som da nota acaba nao aparece aquele ruido de fundo que é tipico quando usa

varios pedais e pedais de driver.

De minha opiniao é muito util e quase indispensavel para uma gravaçao.

Ja o Noise Supressor, elimina os ruidos que acompanha o sinal, mais ou menos como se fosse um equalizador mas age com os ruidos.

O circuito e funcionamento de um Noise supressor é mais complexo, mas é possivel montar um tambem.
Ate tenho o cicuito esquematico de um que é considerado dos melhores.
Seu post foi util e agradeço, vou analisar o circuito deste e fazer um layout para ele em breve.

No mais, espero ter explicado o que voce queria saber, mas se ficou alguma duvida só perguntar.

Um forte abraço.


TL072 tenho de monte, pode ir no lugar do 071?

Nuclear, o que o amigo Adiel falou esta certo.
O TL 072 é um duplo operacional, tem pinagem diferente do 741 ou do TL071.
Vc pode usa-lo se reprojetar a placa e fazer o modificaçao da rota das trilhas.

Pretento futuramente fazer um layout para usar um 4558 ou TL072 ao inves de 2 741.

Se vc tiver pode usar um TL 061 ou TL 081.

Dependendo a localidade e loja, o 741 custa de 0,30 a menos de 1,00 real.
Registrado

Ed_gein
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #36 : 28 de Fevereiro de 2011, as 20:25:03 »

Ok GrAmorin, bem completa sua resposta, obrigado!
Sobre o supressor acho também interessantissimo e caso queira postar o layout na sessão de "Novos layouts" acredito que será bastante apreciado por todos.
Eu montei o Noise Gate DOD 230 e gostei, faz o que promete, mas a regulagem do pot em minha opinião não é lá muito precisa...
Quando você está tocando está tudo ok, se você parar por uns 30 minutos ao tocar novamente notará que o efeito Noise se alterou, mesmo sem tocar no pot...
Entendi o esquema original, mas como nunca toquei com ele fiquei curioso quanto a qualidade.
Grande abraço e novamente obrigado pelas respostas, foi bastante esclarecedor. Smiley
Registrado

Live together, die alone...
pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #37 : 28 de Fevereiro de 2011, as 22:24:17 »

ola GrAmorin, como vai, observei o layout e vi que la tem 2 diodos e na lista de componentes você colocou um zener de 5v1, o outro do layout seria outro zener ou um diodo tipo o 4148?
Registrado
arifrei
Visitante
« Responder #38 : 28 de Fevereiro de 2011, as 23:59:36 »

Essa duvida q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) ao diodo t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) me ocorreu...eqto não desfaz se a duvida...já fiz a placa e tinha todos os componentes só faltando os CIs...essa semana monto ele e posto os resultados .
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #39 : 01 de Março de 2011, as 00:42:20 »


...Eu montei o Noise Gate DOD 230 e gostei, faz o que promete, mas a regulagem do pot em minha opinião não é lá muito precisa...
Quando você está tocando está tudo ok, se você parar por uns 30 minutos ao tocar novamente notará que o efeito Noise se alterou, mesmo sem tocar no pot...


Ed_gein, isso pode ocorrer por dois motivos principais.
Um deles pode ser a fonte com a voltagem um pouco alta, experimente usar uma fonte estabilizada.
Isso pode acontecer porque ocorre um pequeno aquecimento em alguns componentes, ai avaria um pouco.

O segundo motivo, fica por conta do proprio potenciometro.
Tanto o aquecimento, ou questoes fisicas mesmo, pode fazer ele tem uma leve variaçao, onde ocorre este fato que voce menciona.
Se o potenciomentro for tipo "A" substitua por B.
Se ja for B, tente experimentar uma marca melhor, vc pode fazer um teste com trim-pot, para saber se dara certo, pois os trim-pots sao linear e boa estabilidade.


Pavuna
Arifrei
O diodo que faltou mençao, é um 1n4148, este esta localizado na parte de baixo na placa, ao lado do CI. A finalidade deste diodo é apenas proteger contra fonte invertida, pode ser eliminado do projeto.
O Zener é 5v1 e é o que esta localizado no meio, na parte mais para cima da placa.


Arifrei parabens pela placa, ficou otima.
Na hora da montagem, nao esqueca dos detalhes dos transistores que estao no pdf.
Boa sorte.

Registrado

arifrei
Visitante
« Responder #40 : 01 de Março de 2011, as 00:48:05 »

Obrigado Mr Gable...ops GrAmorin  ...só uma coisa...o pot é A ou B ??
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #41 : 01 de Março de 2011, as 01:38:09 »

O pot é B, 500K.
Qualquer outra duvia estamos aqui.
Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #42 : 01 de Março de 2011, as 13:38:39 »

terminei a montagem mas como eu estava ancioso para terminar, coloquei no lugar do "2n5952"  um j201,e fiz um teste com o Dr. booge, porem, não acabou com o " huuuum" deve de ter sido por causa do fet errado, amanhã vou ver se arrajo o fet certo. Cry
Registrado
arifrei
Visitante
« Responder #43 : 01 de Março de 2011, as 23:57:21 »

oi galera

  Acabei de montar o noise que o GrAmorin clonou e ele funciona perfeitamente, nem acreditei quando ele NÃO cortou o som da nota...e quando voce para de tocar ele corta todo e qualquer ruido...e eu estava usando um rampage bem barulhento...se voce deixa a nota soando ele ÑÃO corta a nota...só quando ela morre mesmo...ai ele corta o ruido...podem montar que é 10...o 1º layout de NG que funciona...eu posso falar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja montei 3...e nenhum funcionou...eu usei tudo o que pede no projeto...menos o 2sc1849 q substitui pelo 2N3904... os 10nF coloquei de poliester(0.01uF) e não coloquei nenhum eletrolitico...um problema que tive foi o tamanho da placa...furei a caixa, pintei...adesivei...mas na hora de acondicionar a placa nela não coube..portanto..cuidado  Huh?  fiquei P*** mas como o pedal funcionou e muito bem, compensou...e obrigado GrAmorin pelo trabalho...

















« Última modificação: 02 de Março de 2011, as 00:08:11 por arifrei » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #44 : 02 de Março de 2011, as 00:10:33 »

Parabens Arifrei magnifico seu trabalho final.
A ideia de usar soquetes nos transistores é maravilhosa, desta forma da para testar varios outros transistores com muita facilidade, sem ter que soldar e desoldar.
Registrado

Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 22   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal