Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 02:46:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SLO 100 - Diário de construção  (Lida 58198 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #135 : 10 de Outubro de 2013, as 20:10:09 »

Marcel, eu não sou a pessoa mais indicada para lhe responder isso com muita segurança, mas acho que os VTL são componentes prontos para uso e, imagino, atendem um monte de requisitos que os demais não atendem ou atendem parcialmente. Talvez fosse o caso de fazer comparações entre ambos.

O que é bem recomendado, tanto para o VTL como para LDR's em geral, e colocar uma garrinha jacaré no lide que está sendo soldado e não ubusar do tempo de soldagem, e já soube de lotes desse VTL mais comum com algumas  unidades bichadas desde a origem.

abração

Guilherme
Registrado
ricardo rk
Visitante
« Responder #136 : 10 de Outubro de 2013, as 21:43:19 »

Você deve estar usando os opto's VTL5C1, certo ? Compre logo uns três ou quatro de reserva...

Guilherme, os VTLs costumam dar muito problema? Se sim, qual o melhor optoisolador que você conhece? O que acha do "optoisolador handmade" usando LED e LDR normais, bem isolados com tubos termo-retráteis?

Abraços.

eu sempre faço assim nos meus amps. use led branco.
Registrado
rafanardelli
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


WWW
« Responder #137 : 11 de Outubro de 2013, as 01:14:38 »

Bom dia amigos ..

o Lance de se usar Led e LDR ou os caros VTLs tem aplicações específicas.
os VTLs são na verdade um Led e um LDR (jura?? ninguém sabia ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)
só que no caso dos VTLs o led é selecionado para que os mesmos tenham "curvas" de respostas parecidas.
eu aconselho o uso dos VTLs em circuitos onde essas "curvas" são usadas (pedais de compressores .. tremulos .. etc)
no caso de chaveamento puro e simples (como o caso de comutação de sinal - ou aqui especificamente o SLO) usem o Led + LDR
sem medo, economize dinheiro e tenha certeza que é o mesmo resultado.

Abração
Registrado

Rafael Nardelli -> rnardellicruz@gmail.com
Volta Redonda / RJ
Marcel.
Visitante
« Responder #138 : 11 de Outubro de 2013, as 14:33:44 »

Guilherme, a garra de jacaré que você fala seria pra dissipar o calor e não danificar o componente, né? Entendi...

Pois é, meus queridos.

Eu uso LED/LDR num amp meu e nunca tive problema. Mas sempre me pula essa pulguinha atrás da orelha (principalmente em se falando de amps do porte do SLO ou do Rectifier) do porquê de se pagar tão caro no VTL, quando se pode gastar quase nada com os LEDs/LDRs.

Mas também sempre fui muito assim, quando vejo uma coisa que é absurdamente mais barata, quando poderia ser muito mais cara (comparado com algo de "nome"), desconfio...

Mas, no fim das contas, sempre termino com a mesma opinião do rafanardelli, em relação aos chaveamentos... _
E o Rafa trabalha com o Pedrone, deve saber o que tá falando. Né, Rafa?? hehehehehe

Nevioooo, manda ele aqui pra Recife por alguns dias, pra eu sentir esse "Sound of the beast"!! hahahahahaha

Abraços, muchachos!
Registrado
rafanardelli
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


WWW
« Responder #139 : 11 de Outubro de 2013, as 22:37:57 »

Guilherme, a garra de jacaré que você fala seria pra dissipar o calor e não danificar o componente, né? Entendi...

Pois é, meus queridos.

Eu uso LED/LDR num amp meu e nunca tive problema. Mas sempre me pula essa pulguinha atrás da orelha (principalmente em se falando de amps do porte do SLO ou do Rectifier) do porquê de se pagar tão caro no VTL, quando se pode gastar quase nada com os LEDs/LDRs.

Mas também sempre fui muito assim, quando vejo uma coisa que é absurdamente mais barata, quando poderia ser muito mais cara (comparado com algo de "nome"), desconfio...

Mas, no fim das contas, sempre termino com a mesma opinião do rafanardelli, em relação aos chaveamentos... _
E o Rafa trabalha com o Pedrone, deve saber o que tá falando. Né, Rafa?? hehehehehe

Nevioooo, manda ele aqui pra Recife por alguns dias, pra eu sentir esse "Sound of the beast"!! hahahahahaha

Abraços, muchachos!

Grande Marcel.

já fiz testes .. vi isso na prática .. e fiquei feliz de compartilhar do seu apoio ..


Abração
Registrado

Rafael Nardelli -> rnardellicruz@gmail.com
Volta Redonda / RJ
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #140 : 12 de Outubro de 2013, as 08:59:45 »

Porque pagar mais caro pelos VTLs? Fácil!

- O custo alto dos VTL, no custo final de um amp de marca, eles contam pouco. Mas os fabricantes compram MUITO;
- As especificações dos VTLs são garantidas pelo fabricante, que em teoria, é sempre a mesma. Em uma produção industrial, isso faz toda a diferênça;
- lembre-se que os VTLs não são desenhado apenas para circuitos de alta impedância (válvulas) onde 1M ou 4M ohms são grandezas parecidas! 
- Alguém já reparou que LDR não possui marca ou modelo? tem os grandes, pequenos, minúsculos, vermelhos, brancos, mas nunca vi nenhum com número ou modelo, ou melhor datasheet (na verdade, já vi um datasheet chingling uma vez, mas foi só uma). Acho bem difícil comprá-los com características parecidas, embora a "cara" seja a mesma!

O problema deles queimarem realmente existe. Não digo que os VTLs sejam fracos, mas que eles não estão preparados para as pesadas mãos handmakers, isso eu digo. Mas o par LDR+Led tem suas mazelas também!

Por fim, alerto que se não houver algum tipo de compromisso da parte de quem monta, escolhendo o LDR e o led com carinho, isolando o conjunto da luz com cuidado e realizando testes adequados (para as condições de uso). Eu DUVIDO que alguém consiga algum resultado quem lembre  algum VTL! DUVIDO também que dois VTLs handmades sejam um igual ao outro!

O Mundo é assim, se você quer certezas você precisa ser mais crítico ou gastar mais dinheiro! Vamos falar mal com conhecimento de causa!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #141 : 12 de Outubro de 2013, as 14:31:50 »

Guilherme, a garra de jacaré que você fala seria pra dissipar o calor e não danificar o componente, né? Entendi...
Pois é, meus queridos.
Eu uso LED/LDR num amp meu e nunca tive problema. Mas sempre me pula essa pulguinha atrás da orelha (principalmente em se falando de amps do porte do SLO ou do Rectifier) do porquê de se pagar tão caro no VTL, quando se pode gastar quase nada com os LEDs/LDRs.
Mas também sempre fui muito assim, quando vejo uma coisa que é absurdamente mais barata, quando poderia ser muito mais cara (comparado com algo de "nome"), desconfio...
Mas, no fim das contas, sempre termino com a mesma opinião do rafanardelli, em relação aos chaveamentos... _
E o Rafa trabalha com o Pedrone, deve saber o que tá falando. Né, Rafa?? hehehehehe
Nevioooo, manda ele aqui pra Recife por alguns dias, pra eu sentir esse "Sound of the beast"!! hahahahahaha
Abraços, muchachos!
Grande Marcel.
já fiz testes .. vi isso na prática .. e fiquei feliz de compartilhar do seu apoio ..
Abração

 Rafael, era por isso que na Mg Music eram feitos aqueles testes com LDR+Led no osciloscópio que você tinha comentado, antes de instalar nos pedais para ver se os valores ficavam próximos e etc?
Abraço.
Registrado
rafanardelli
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


WWW
« Responder #142 : 12 de Outubro de 2013, as 15:01:19 »

Grande Cidão ..

os testes não eram em osciloscópio.

o que eu fazia era casar os LEDs com um circuito simples .. aumentava-se a tensão de vários led ao mesmo tempo .. e no "olhômetro" ia
vendo se o brilho dos led eram iguais .. enquanto uns estavam bem brilhantes .. outros nem sequer acendiam .. quando eu achava Leds digamos
"casados" eu montava o led + ldr com espaguete termo retrátil.. depois vinha outro teste que implica em medir a resistência do ldr com 3 voltagens diferentes e procurava os mais casados em seu resultado.

nesse caso específico, como o uso em pedais, eu aconselho o uso dos VTLs, para evitar essa trabalheira que ficar testando, medindo e casando tudo.

no caso de chaveamento simples (aberto ou fechado) pode usar os Led + LDR sem preocupação,

a melhor combinação que uso são Leds amarelos de alto brilho com ldr de 7 mm para chaveamento aberto ou fechado.

para uso em pedais aconselho os VTLs ou, na falta deles, led vermelho de alto brilho + LDR de 5 mm (mais o trabalho de casar e tal).

Abração



-----
Porque pagar mais caro pelos VTLs? Fácil!

- O custo alto dos VTL, no custo final de um amp de marca, eles contam pouco. Mas os fabricantes compram MUITO;
- As especificações dos VTLs são garantidas pelo fabricante, que em teoria, é sempre a mesma. Em uma produção industrial, isso faz toda a diferênça;
- lembre-se que os VTLs não são desenhado apenas para circuitos de alta impedância (válvulas) onde 1M ou 4M ohms são grandezas parecidas! 
- Alguém já reparou que LDR não possui marca ou modelo? tem os grandes, pequenos, minúsculos, vermelhos, brancos, mas nunca vi nenhum com número ou modelo, ou melhor datasheet (na verdade, já vi um datasheet chingling uma vez, mas foi só uma). Acho bem difícil comprá-los com características parecidas, embora a "cara" seja a mesma!

O problema deles queimarem realmente existe. Não digo que os VTLs sejam fracos, mas que eles não estão preparados para as pesadas mãos handmakers, isso eu digo. Mas o par LDR+Led tem suas mazelas também!

Por fim, alerto que se não houver algum tipo de compromisso da parte de quem monta, escolhendo o LDR e o led com carinho, isolando o conjunto da luz com cuidado e realizando testes adequados (para as condições de uso). Eu DUVIDO que alguém consiga algum resultado quem lembre  algum VTL! DUVIDO também que dois VTLs handmades sejam um igual ao outro!

O Mundo é assim, se você quer certezas você precisa ser mais crítico ou gastar mais dinheiro! Vamos falar mal com conhecimento de causa!

Apoiado .

Abraços mestre
« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, as 15:03:43 por rafanardelli » Registrado

Rafael Nardelli -> rnardellicruz@gmail.com
Volta Redonda / RJ
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #143 : 12 de Outubro de 2013, as 15:06:40 »

Grande Cidão ..
os testes não eram em osciloscópio.
o que eu fazia era casar os LEDs com um circuito simples .. aumentava-se a tensão de vários led ao mesmo tempo .. e no "olhômetro" ia
vendo se o brilho dos led eram iguais .. enquanto uns estavam bem brilhantes .. outros nem sequer acendiam .. quando eu achava Leds digamos
"casados" eu montava o led + ldr com espaguete termo retrátil.. depois vinha outro teste que implica em medir a resistência do ldr com 3 voltagens diferentes e procurava os mais casados em seu resultado.
nesse caso específico, como o uso em pedais, eu aconselho o uso dos VTLs, para evitar essa trabalheira que ficar testando, medindo e casando tudo.
no caso de chaveamento simples (aberto ou fechado) pode usar os Led + LDR sem preocupação,
a melhor combinação que uso são Leds amarelos de alto brilho com ldr de 7 mm para chaveamento aberto ou fechado.
para uso em pedais aconselho os VTLs ou, na falta deles, led vermelho de alto brilho + LDR de 5 mm (mais o trabalho de casar e tal).
Abração

 Legal, me confundi, aquela vez eu lembro de você comentando que media algo no osciloscópio Cheesy
O teste para ver se estão casados até que não é difícil, só é trabalhoso.
Obrigado pela dica.  Legal!
Abração.
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #144 : 14 de Outubro de 2013, as 00:53:11 »

Olá amigos, ainda não testei numa 4x12 pra fazer o video pois teve um problema no estudio que iria fazer e ai adiamos pra essa semana, acho que terça eu consigo!!

Valeu Guilherme, sempre com palavras de estimulo e sabedoria!!

Sobre as suas perguntas, a única que conseguirei responder no momento é que eu usei os VTL5C1 sim!! Vou seguir sua dica e já comprarei mais!!

Sobre as medidas, eu farei com precisão quando abrir o head pra tirar fotos para os amigos, vou tentar fazer o mais breve possível!!

Bossman meu amigo, é verdade, deveria ter feito isso, mas é que eu fiquei bastante tempo tentando, e eu estava(estou)precisando muito desse amp e deixei o espirito handmade um pouco de lado, na verdade dividi o exito, que em grande parte na verdade é do Pedrone!! Mas tentarei ser mais persistente, sempre fui, mas dessa vez não deu!

Valeu Marcelzão, vamos colocar os nosso bichinhos pra falarem alto!!

Grande abraço amigos!!



-----
Olá amigos, não consegui fazer um video pró mas está ai!! Câmera de celular!! Espero que gostem! Abração!!



http://www.youtube.com/watch?v=ms_F-sfBCdI
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, as 17:15:13 por nevio » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #145 : 16 de Outubro de 2013, as 08:36:59 »

Que show! Parabéns, Névio!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #146 : 16 de Outubro de 2013, as 10:27:11 »

Show cara, o névio super feliz no vídeo, Parabéns pela empreitada concluída! Guitarrista
Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #147 : 16 de Outubro de 2013, as 14:25:50 »

Excelente trabalho, Névio. 
Registrado
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #148 : 16 de Outubro de 2013, as 23:08:12 »

Parabéns..som irado!!!
Registrado
paulor
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 57

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1



« Responder #149 : 17 de Outubro de 2013, as 22:35:17 »

Muito bom cara, show  Cheesy
e aquele SLO 50? terminou? tava ficando muito show também!
Registrado
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal