Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 03:13:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Simples Power 2W valvulado  (Lida 9259 vezes)
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #15 : 14 de Março de 2013, as 17:42:34 »

O que eu quiz dizer é que no mercado eu nunca vi um falante tão pequeno com tanta sensibilidade entende.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 14 de Março de 2013, as 18:46:47 »


e tem Falante de 2W com esse SPL todo?
desculpa cara, agora que eu percebi que era um exemplo, mancada.

O que eu quiz dizer é que no mercado eu nunca vi um falante tão pequeno com tanta sensibilidade entende.

Claro que  no meu exemplo, a caixa acústica ou o alto-falante teria que aguentar pelo menos os 50W. Eu NÂO exemplifiquei com alto-falante de 2W, mas estaria aplicando 2W no alto-falante de sensibilidade de 90dB. Assim 2W ou 50W que são fornecidos pelo amplificador seriam aplicados no mesmo alto-falante desde que ele aguente as duas potências.  Obviamente se aplicar 50W num alto-falante de 2W, ele torra.
Sensibilidade e potência suportada pelo alto-falante são duas coisas diferentes e uma não tem correlação com a outra.

O que é tanta sensibilidade ?

Veja esse site, tem diversos modelos pequenos nessa faixa de potência e sensibilidades diversas.
http://portable-speakers-review.toptenreviews.com/

Obs. na verdade, desse tamanho é tudo lixo... só serve pra ouvir jogo de futebol.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #17 : 14 de Março de 2013, as 21:40:21 »

Bom pessoal, vou meter as caras nesse amp, como primeiro valvulado acho que é um bom começo. tenho algumas dúvidas, o soquete pra essa valvula é de 8 pinos correto? na altana tem vários qual modelo eu posso usar?
Acho que rola de montar ele numa carcaça de uma fonte de pc e como o colega disse que dá pra montar tipo aranha, ponte de terminais fica mais bonitinho não (20T da estampex dá né)?!

o falante pra usar nele tem que ser de 4 ou de 8ohms?

abraço

-----
desculpa, eu vi no esquema o transformador informa 8  ohms
Pode usar o soquete mais barato. Só veja um que sirva pra sua montagem (fio ou PCB).
Mas esse amplificador aqui é só a seção do power. Não tem pré.
Se a ideia é montar um amplificador completo, monte o 100Buck, do qual esse power é derivado.
Se quer só um power pra testar seus prés ou montar com algum que ja esta pronto, ai serve perfeitamente.
O falante que você vai usar depende dos secundarios do transformador de saida. Se ele tiver saida de 8ohms, use falante de 8ohms.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #18 : 14 de Março de 2013, as 22:41:42 »

Meu intuito é espetar nele um mp3, ou o celular, a TV, PC, acho que ele serve né? pois as saídas das fontes de audio que descrevi já são amplificadas, mais dai vem a duvida? que falante usar nele, pode ser esse de tv mesmo? quero um falante de qualidade e baixo custo claro.

abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #19 : 14 de Março de 2013, as 23:08:38 »

Nessa configuração a 25L6 precisa de um sinal de 8V para ser excitada ao maximo (sem duplo sentido)...
Menos do que isso o volume vai ser baixo e mais do que isso vai distorcer...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 15 de Março de 2013, as 07:39:36 »

Oi Kem

Posso sugerir que você tente usar a UCL82/50BM8? Você pode usar os mesmos transformadores, conseguir a mesma potência e ganhar de brinde um tríodo pré-amplificador! Só com a 50L6, você vai precisar de uma entrada de 4V para ter algum sinal no alto-falante. Nenhum pré-amplificador vai te dar este nível de saída. Lembre que o nível de sinal em sistemas de home-theater nunca passa de 300mV.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gilbertgawan
Visitante
« Responder #21 : 15 de Março de 2013, as 10:57:21 »

A diferença é de 14dB e para calcular quantas vezes a pressão seria maior de 2 para 50W: 10^(14/20) = 5 vezes

xformer
Esse 20 é constante ?

90db pra uma caixa acho que é pouco. Normalmente os falantes convencionais tem em média 95, 98db... acho que o wizard da eminence tem 103 db.
Registrado
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #22 : 15 de Março de 2013, as 11:20:02 »

Meu intuito é espetar nele um mp3, ou o celular, a TV, PC, acho que ele serve né?

Não tenho lá muita experiência com amplificadores, mas para esses fins não seria melhor construir um amplificador com CI ao invés de Válvulas?

Falo isso porque imagino que para esses fins você quer um som mais fiel ao original, apenas aumentar o volume.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 15 de Março de 2013, as 11:50:48 »

Oi Kem

Posso sugerir que você tente usar a UCL82/50BM8? Você pode usar os mesmos transformadores, conseguir a mesma potência e ganhar de brinde um tríodo pré-amplificador! Só com a 50L6, você vai precisar de uma entrada de 4V para ter algum sinal no alto-falante. Nenhum pré-amplificador vai te dar este nível de saída. Lembre que o nível de sinal em sistemas de home-theater nunca passa de 300mV.

Abraços

Eduardo
Oi Eduardo, otima sugestão, ainda mais que eu tenho algumas UCL82 aqui...
Mas a ideia desse power surgiu mais com a intenção de ser ligados aos prés valvulados que o pessoal monta por aqui (Fender Twin, JCM800, etc).
Mas pra pré SS a UCL82 iria servir melhor mesmo.
Vou rascunhar o esquema e posto aqui (assim que sair da maternidade... Smiley )
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 15 de Março de 2013, as 11:58:35 »

A diferença é de 14dB e para calcular quantas vezes a pressão seria maior de 2 para 50W: 10^(14/20) = 5 vezes

xformer
Esse 20 é constante ?

90db pra uma caixa acho que é pouco. Normalmente os falantes convencionais tem em média 95, 98db... acho que o wizard da eminence tem 103 db.

Respondendo a pergunta sobre a fórmula, o 20 vem da fórmula   20 x log (Pressão/Pressão_referência)
como a diferença em dB é de 14, então:
14 = 20 x log (P/Pref)
 =>  14/20 = log (P/Pref)
 =>  P/Pref = 10^(14/20)
 => P/Pref = 5 (arredondado)

A fórmula para dBs para potências usa o valor 10 na fórmula:   10 x log (Pot/Pot_ref) no caso 10 x log (50/2) = 13,98  (arredondando para 14 dB)

O interessante é que aumentando a potência em 25 vezes ( de 2W para 50W), só conseguimos aumentar 5 vezes de pressão sonora. Então para aumentarmos em X vezes a pressão sonora, precisamos aplicar X ao quadrado de potência.

Já a fórmula para tensões usa o valor 20 na fórmula:  20 x log (V / Vref) a diferença é por causa da relação quadrática da potência com a tensão:
10 x log (Pot / Pot_ref) =>  10 x log ((V^2/R) / (VRef^2/R))  
eliminando-se o R do termo (no numerador e no denominador) temos:
10 x log (V^2/Vref^2)  ou   10 x log (V/Vref)^2   como a potência vai pra frente do logaritmo multiplicando, fica:
2 x 10 x log (V/Vref) = 20 x log (V/Vref)

Para lembrar, sempre que usar decibéis pra comparar grandeza potência, use o multiplicador 10, e sempre que for comparar grandeza de pressão (inclusive tensão elétrica que é como se fosse  pressão ou força eletromotriz) use o multiplicador 20.

Sobre a sensibilidade do falante, eu usei apenas um exemplo de um falante ou caixa de 90dB/W/m (para caixa até que tá razoável). Você vai achar caixas e falantes reais com diversos valores. Veja que caixas podem ter mais de um falante, o que aumenta a capacidade de gerar a pressão sonora mas reduz a sensibilidade da caixa como um todo pois o 1W tem que se dividir por vários falantes.
« Última modificação: 15 de Março de 2013, as 12:31:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gilbertgawan
Visitante
« Responder #25 : 15 de Março de 2013, as 13:09:47 »

Interessante essa formula. Nunca tinha visto e nem ao menos pesquisado sobre tal formula.

Obrigado xformer.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #26 : 17 de Março de 2013, as 10:51:14 »

Mas a ideia desse power surgiu mais com a intenção de ser ligados aos prés valvulados que o pessoal monta por aqui (Fender Twin, JCM800, etc.).

Exatamente este é o meu ponto. Nenhum pedal vai empurrar mais que 500mV, ou no máximo 1,2V, na entrada desse power que você propôs. É necessário um estágio pré-amplificador para aumentar o sinal para o nível necessário para a válvula. Não importa qual a aplicação que será usada, guitarra ou IPod. Sem um pré para elevar o nível do sinal para perto dos 4V, não vai sair nada.

Você vai conseguir fazer funcionar um amplificador com a UCL82 usando o mesmo transformador de força do 100Buck, se usar no circuito de filamento um resistor de redução. A UCL82 tem um filamento que gasta pouco.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal