Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 13:40:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AX84 Firefly - Vamos comprar a placa!!!  (Lida 29283 vezes)
rafammbass
Visitante
« : 10 de Setembro de 2010, as 20:56:45 »

Estive olhando esse ampli que sempre quis construir e agora tomei coragem.

Vi o post no site antigo: http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&catid=14&id=50366

Me animei ainda mais pela placa que achei na internet. Alguém pode converter isso para PDF ou melhor, indicar alguém que faça essa placa do jeito que ela está?

Site: http://web.me.com/calhoun/Site/Firefly_PCB.html

Placa: http://homepage.mac.com/calhoun/.Public/Firefly%20Rev%208.pcb

Abs!

Pessoal, vamos mandar fazer a placa! Quanto mais gente, melhor! PREÇOS: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1105.msg16950#msg16950
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, as 20:42:47 por rafammbass » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 14 de Setembro de 2010, as 15:13:13 »

Olá Pessoal!

Adorei esse amplificador! Idéia ótima! Só recomendo uma modificação mínima. A 12AU7 funciona bem como válvula de saída, mas a 12BH7 é feita para isso. A pinagem é a mesma da 12AU7 e a corrente de placa também, mas a 12AU7 suporta uma dissipação de apenas 1W a 12BH7 pode suportar 3W por triodo! Apenas precisa mudar o resistor R13 para 470R para ajustar o bias para -10,8V. Com isso pode ser até que se consiga um pouquinho mais de potência, mas o mais importante é usar uma válvula mais adequada para a função. A 12AU7 irá enfraquecer muito rápido em uma situação de saída. O preço delas no mercado também não é muito diferente. Alteração indolor!  Grin

Seguem as fichas técnicas:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/010/e/ECC82.pdf
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/093/1/12BH7A.pdf

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafammbass
Visitante
« Responder #2 : 14 de Setembro de 2010, as 18:22:23 »

Boa Eduardo!

Vou mandar fazer a placa nessa semana!

Abs!
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #3 : 14 de Setembro de 2010, as 18:52:19 »

fiquei com vontade de montar esse amp!
mas não tenho experiencia nenhuma com valvulado  Sad
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 14 de Setembro de 2010, as 19:54:35 »

fiquei com vontade de montar esse amp!
mas não tenho experiencia nenhuma com valvulado  Sad

Olha que ótima oportunidade para aprender! Um amplificador de baixo custo, sem complicação e com o layout pronto!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafammbass
Visitante
« Responder #5 : 14 de Setembro de 2010, as 20:02:41 »

É isso aí Chris, com esse não tem desculpa. NEM COM O IALL!

Desse aqui vou postar passo a passo. Abs!
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #6 : 14 de Setembro de 2010, as 20:24:00 »

o problema é passou de 12v já da tremedeira  Cheesy
se bem que já "fucei" um monte meu v-twin
não sei se chega nos 200v
mas só sei que tomei choque de um capacitor
que minha mão parecia que tinha ficado com vida própria  Cheesy
ao$ pouco$ vou criando coragem
abraço!

[edit]
retirei o pdf porque não tinha percebido que era "dual layer"
e tava faltando o top.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, as 20:46:49 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #7 : 14 de Setembro de 2010, as 21:55:37 »

(...) "mas a 12AU7 suporta uma dissipação de apenas 1W" (...)

correção: ela suporta 2,75w por triodo.

e uma dica de outros modelos de válvula que também podem ser usadom com bons resultados são 6BQ7 e 6BZ7. ambas suportam até 2w de dissipação por triodo, e o ganho é parecido com o de uma 12AY7.

eu tô usando uma 6BZ7 como saída SE aqui e ficou muito bom na minha opinião (circuito ainda em protoboard... eu sei, sou maluco de montar isso em protoboard, mas tomo os cuidados necessários, uso trilhas bem separadas e deixei um daqueles indicadores "olho de boi" ligado na HV pra mostrar se está carregado. e até agora num tomei choque nenhum).
ainda monto ela em PP pra ver como fica.

bom, vou continuar acompanhando esse tópico pra ver como fica o seu Firefly Smiley te desejo sorte!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 14 de Setembro de 2010, as 23:24:23 »

Tem razão, Blackcorvo. A 12AU7 suporta 2,75W de dissipação. Mesmo assim continuo recomendando a 12BH7 por ser uma válvula pensada para ser saída.

O uso da 6BQ7/6BZ7 é possível, mas como a pinagem, ganho e curvas são muito diferentes da 12AU7, seria necessário modificar demais o projeto. Com a 12BH7 basta trocar o resistor R13.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 16 de Setembro de 2010, as 01:15:53 »

Tem razão, Blackcorvo. A 12AU7 suporta 2,75W de dissipação. Mesmo assim continuo recomendando a 12BH7 por ser uma válvula pensada para ser saída.

O uso da 6BQ7/6BZ7 é possível, mas como a pinagem, ganho e curvas são muito diferentes da 12AU7, seria necessário modificar demais o projeto. Com a 12BH7 basta trocar o resistor R13.

Abraços

Eduardo

hehe, nem adianta falar que é complicado porque sou teimoso =P e vai ser bom tentar projetar o circuito, assim aprendo como funciona direitinho, pois só tenho uma idéia beeeeem vaga sobre circuitos de saída.

[atualização] Bom, montei o firefly com uma 12AX7 e a 6BZ7 na saída. demorou até achar um resistor de catodo que desse certo, pois o amp ficava apitando. então comecei a mecher no resistor de catodo da saída, começando com 1k por segurança, e fui diminuindo aos poucos até chegar a 100R, e eu medi 3,1v nele (31mA passando por ele, ou seja, mais ou menos 15mA por triodo), e também mudei os resistores de catodo do preamp (3k c/ cap de 22uF no primeiro estágio, e 4k7 sem cap no segundo estágio).

Ah, e eu usei um resistor de 220k no lugar do de 330k, pois não tenho esse valor aqui...

pelo que deu pra perceber (já era de noite quando terminei), ficou um amp muito limpinho e com um som bem interessante no woofer de 10" que usei pra testar.

ainda vou "fuçar" nele um pouco, e se eu conseguir melhores resultados eu posto aqui. não analisei as curvas da 6BZ7 nem nada assim, mesmo porque não sei interpretar isso direito, e mesmo que soubesse não as encontrei, mas procurei respeitar a corrente máxima de catodo e máxima dissipação de placa.
caso alguém tenha uma sugestão do que mais eu possa fazer no circuito, qualquer informação seria muito bem-vinda!
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, as 00:20:24 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 21 de Setembro de 2010, as 22:39:05 »

Olá Blackcorvo

As curvas da 6BZ7 estão aqui:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/093/6/6BZ7.pdf

De fato ela não é muito adequada para a função. Com um resistor de catodo tão baixo, a auto-inversão do circuito não vai funcionar direito. Precisaria ser uma válvula que operasse com uns 7V no catodo pelo menos.

O apito significa que o amplificador está instável e com 15mA por triodo você está com uma dissipação de placa de mais de 3W por triodo. A 6BZ7 suporta no máximo 2W. Nesse regime ela vai pedir água bem rápido.

Você usou o 125A da Harmond na saída?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fovb
Visitante
« Responder #11 : 21 de Setembro de 2010, as 22:46:32 »

Eduardo, parabens!!! Você ja virou moderador dos valvulados? Que bom Bravo

Voltando ao topico, cuidado com o que você indica pro corvo, porque ele vai querer testar esse trem na minha loja e vai botar fogo em tudo lá,  Cheesy Cheesy Cheesy

Mais uma vez, meus parabéns.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #12 : 22 de Setembro de 2010, as 03:12:39 »

Eduardo, parabens!!! Você ja virou moderador dos valvulados? Que bom Bravo

Voltando ao topico, cuidado com o que você indica pro corvo, porque ele vai querer testar esse trem na minha loja e vai botar fogo em tudo lá,  Cheesy Cheesy Cheesy

Mais uma vez, meus parabéns.

que isso... eu testo 1000 vezes antes de chegar a um resultado final definitivo.

e o que consegui até agora foi muito interessante. to usando um LED no catodo, pra polarizar o primeiro estágio com a 12AX7, e o segundo só usei um resistor mesmo. pra grade de "entrada" da 6BZ7, usei um resistor de 82K, e pros catodos usei um resistor de 270R, com 3,55V sobre ele (pela matemática, deu uns 13,5mA passando por ele, o que seriam 6,75mA por triodo).

o som me agradou, principalmente o som sujo quando empurrado por um SHO. Agora só falta eu arranjar um falante pequeno, pois quero montar ele como aqueles rádios valvulados "capelinha", que eu ADORO!
E quero que seja o mais portátil o possível, e possa ser também usado como head pra uma caixa maior (por isso penso em adicionar uma saída com uma chave seletora de impedâncias).

Enfim, tô satisfeito com o projeto até o momento... mas me veio a idéia de um dia conseguir um par de 10DE7's pra montar esse amp. Deve ficar bom. Enfim, esse é pra mais tarde Smiley
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 22 de Setembro de 2010, as 07:07:01 »

Olá Pessoal

De fato fiquei surpreso com a honra! Para um iniciante eu cheguei longe!

O bom de se ter uma loja de material eletrônico é poder fazer esses testes meio malucos! Eu também tenho uma!

Um combo capelinha vai ficar bem interessante!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 22 de Setembro de 2010, as 07:36:35 »


De fato fiquei surpreso com a honra! Para um iniciante eu cheguei longe!


Gosto de pensar que as pessoas devam ter seus méritos reconhecidos.

Pena que no caso do Eduardo, ou qualquer outra pessoa que vire moderador, este reconhecimento se torne mais um fardo que um elogio - ou seja, um elogio indireto que o premiou com uma responsabilidade ou chateação.

Peço a todos que ajudem o Eduardo em sua "tarefa" de moderação. Afinal, é melhor aproveitar ele em sua "experiência" do que na habilidade de manter a casa em ordem.

Bem vindo Eduardo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal