Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 21:48:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montando um P1 da AX84  (Lida 22252 vezes)
fumaça
Visitante
« Responder #30 : 10 de Abril de 2013, as 19:38:32 »

Caramba! Voltei depois de quase 2 anos fora...
Já montei o Hi-Octane, de 7 W. Desmontei depois que parei de tocar guitarra. Então agora estou querendo montar o P1 também. Peguei os esquemáticos e estou tentando fazer de forma mais simples, vou ler a documentação para saber o que posso mudar nos estágios. Já mudei o controle tonal por um controle simples tipo Champ (aquele com bass-treb em um único potenciômetro). Também estou estudando modificar um pouco o bias das válvulas e os estágios de desacoplamento. Quando tiver um esquemático pronto, posto aqui para apreciação e uma geral do pessoal.
Da outro vaez que montei o HO, ficou um som legal, mas deixei cair e cagou tudo! Agora estou recuperando algumas coisas e achei os "Farrapos" enterrado em um monte de entulhos e animei para fazer esse P1  Palmas
Abraços
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #31 : 10 de Abril de 2013, as 20:02:57 »

fumaça, se já montou um HO, então basicamente você tem todas as peças para montar um P1...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #32 : 10 de Abril de 2013, as 22:16:14 »

fumaça, se já montou um HO, então basicamente você tem todas as peças para montar um P1...

Chega a ter componentes a mais neste caso. Agora tem que ver se estão em perfeitas condições de uso já que o HO levou uma queda.
Registrado
fumaça
Visitante
« Responder #33 : 15 de Abril de 2013, as 21:59:36 »

Olá pessoal! Fiz uns teste aqui e o que está com defeito:
Capacitores (com fuga, testado no multímetro)
Alguns resistores (abertos ou com resistência muito baixa)
2 sockets e 1 potenciômetro.

Optei pelo P1 pela simplicidade e pela similaridade com o HO. Queria mesmo era montar o Champ 5E3, maas fica pra próxima :0
Aliás, devo deixar um pequeno anúncio aqui, mas é espontâneo e honesto devido a alta qualidade do produto: O Hélcio da Valvestate faz uns transformadores ABSURDOS! Os mesmos caíram no chão, estão no tempo e continuam completamente operacionais! O de força, continua dando 195+195. E o de saída continua  com enrolamentos, indutância e resistência tudo em ordem! É absurdo pensar que o componente mais sensível (depois da válvula, é claro) está em perfeito funcionamento!
Voltando: Vou trocar os capacitores por 4 Sprage 16uf (Sei que o filtro não é o ideal, mas é o que tenho), os resistores vou comprar e o resto tenho na oficina de reserva. lembrando: vou trocar o tonestack por um dos modelos champ (pot+cap agudo+cap grave) que terá somente um controle simples de tonalidade e também devo abaixar um pouco a tensão do primeiro estágio de amplificação (algo em torno de 10% do valor original). Acho que vai dar um "ar mais ameno" ao pré.
Devo passar o esquemático atualizado por esses dias.
Abraços
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #34 : 28 de Abril de 2013, as 09:24:57 »

fumaça,

Também quero trocar o tone stack por um controle simples de tom com apenas um potenciômetro.

Tu poderia me passar o esquema e os valores que tu vai utilizar?

O Luis_RP me passou este esquema por MP. O que você acha?



-----
Tenho outra dúvida.

Meu transformador de força tem o tap central no secundário dos filamentos e vou usar daquelas lâmpadas piloto de 6.3V.
Para ligar ela basta conectar diretamente os fios dos filamentos (+3,15V e -3,15V) nos conectores do suporte?

~--- (+ 3,15V) --- Conector 1 do suporte
Tap central --- GND
~--- (- 3,15V) --- Conector 2 do suporte
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, as 12:50:01 por RicardoVasconcelos » Registrado
fumaça
Visitante
« Responder #35 : 29 de Abril de 2013, as 20:49:10 »

Ricardo,
Não tenho foto aqui, mas vou usar o tonestack dos modelos champs da Fender (cap menor ligado no sinal do estágio pré 1, ligado no pino 1 do pot, pino 2 ligado na saída para a válvula do power e cap maior ligado ao pino 3 do pot e aterrado). Quanto à lâmpada piloto, ela trabalha com 6V, então liga nos dois fios dos filamentos, mas cheque se o transformador aguenta os filamentos + a lâmpada. Também usarei essa ligação ou usarei um botão com luz embutida, ligada direto em AC. estou construindo bem aos poucos, e vou fazer a placa com madeira Smiley
Sabe aquelas madeiras de fundo de móveis (tipo MDF) com 5mm? Será minha placa... Descobri que posso furar, colocar ilhoses, fazer as ligações e ainda é mais flexível e resistente do que o acrílico. Também vou usar um tabuleiro de bolo quadrado de alumínio como "caixa" Smiley E vou embutir tudo em uma construção tipo champ, com falante de 8" embutido...
Prometo que mando fotos da construção. Ainda estou em planejamento e estou bastante ocupado para me dedicar mais ao projeto.
Abraços
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #36 : 29 de Abril de 2013, as 21:40:15 »

Para este P1 não estou sendo tão cuidadoso com a estética, mas para o próximo amplificador valvulado (que será um HO, tanto pelo fato de já ter os transformadores, como pela documentação existente), vou fazer utilizando placa universal para turrets, chassis, capacitores axiais e outras coisas que comprei este final de semana na tubes and more.
Nesse HO vou tentar fazer uma coisa mais bonitinha e com um padrão de qualidade estético mais aceitável, pois dessa forma quando você mostra pra alguém e esta pessoa gosta do som e da estética da coisa até rola um pedido ou outro.
Eu não tenho intenção de fazer pra vender, mas é meio natural que as pessoas próximas acabem pedindo algo. Isso já aconteceu com pedais e fontes, os meus amigos viram os meus, viram o preço nas lojas e optaram por me pedir pra montar pra eles. Sendo que eu gosto muito de executar os projetos e tocar mesmo fica em segundo plano, dai quando tem alguém pra bancar é melhor _.

Pode usar este MDF ai que vai ficar bom. Outro material que tu pode usar é uma placa de fibra de vidro onde tu coloca ele pra corroer toda no percloreto e coloca os ilhoes nela.

Eu vi num fórum gringo que realmente a lâmpada é ligada nos dois fios dos filamentos e que o tap central vai no GND, mas de toda forma queria validar isso aqui no handmades, pois sei quem são os caras que entendem. Quanto ao transformador eu acredito que ele aquente sim as duas válvulas e a lâmpada piloto, pois o secundário de 6.3V tem 2A.

Também não estou compressa nas minhas montagens, tenho levado bem de vagar, até porque estava com dificuldades quanto ao chassis.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #37 : 30 de Abril de 2013, as 09:54:17 »

Cuidado com placas de MDF, acrilico ou similares... elas pegam fogo...  Bufando
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #38 : 30 de Abril de 2013, as 22:32:57 »

Estou com uma certa dificuldade de encontrar chaves para usar no stand by que suportem a voltagem que sai no HT do transformador (pelo menos 300V). Então estive pensando se daria pra retirar esta chave do P1 de modo que ele ficaria igual o IALL 3.5.
As chaves do tipo alavanca que tenho encontrado tem escrito 120V (prefiro este tipo de chave pela facilidade de instalação só com um furo e por ficar mais vintage).

Causaria algum problema ligar o P1 na tomada sem ter a chave de stand by?

No esquema do Fender Champ que vejo pela net só tem a chave de On/Off mesmo, mas a retificação é feita com uma válvula e não sei se muda muito em relação a retificar com diodos (caso do P1).
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #39 : 30 de Abril de 2013, as 22:45:45 »

Ponha apenas a chave de força e seja feliz! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
a.sim
Visitante
« Responder #40 : 01 de Maio de 2013, as 11:14:13 »

Olá.

Use uma chave de força comum, mas interrompa sempre uma linha onde circula AC:

a) a conexão de ct do enrolamento de AT ao usar retificação em onda completa com 2 diodos, ou

b) uma das conexões do enrolamento de AT ao utlizar ponte de 4 diodos.

Nunca interrompa uma linha onde circula DC.

Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #41 : 01 de Maio de 2013, as 11:26:58 »

Olá.

Use uma chave de força comum, mas interrompa sempre uma linha onde circula AC:

a) a conexão de ct do enrolamento de AT ao usar retificação em onda completa com 2 diodos, ou

b) uma das conexões do enrolamento de AT ao utlizar ponte de 4 diodos.

Nunca interrompa uma linha onde circula DC.



Então no esquema do P1 a chave de stand by está interrompendo a linha onde circula DC? Ela fica após dos diodos
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #42 : 01 de Maio de 2013, as 11:39:29 »

Olá.

Se o diagrama é http://www.ax84.com/static/p1/AX84_P1_101004.pdf a posição indicada também pode.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #43 : 01 de Maio de 2013, as 11:44:01 »

Isso, o diagrama que estou usando é este ai mesmo.

Mas o corte da stand by num foi na parte DC?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #44 : 01 de Maio de 2013, as 12:01:37 »

A pergunta não era sobre usar apenas chave de força, sem Stand By?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal