Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 01:55:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estrago em Valvulado Handmade  (Lida 19828 vezes)
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« : 04 de Abril de 2013, as 20:57:51 »

Ola pessoal.

recebi hoje um valvuladinho handmade adquirido em uma troca, então, vamos por partes:

Ele veio sem nenhuma indicação de nada, nem de entrada, saida, nem de VOLTAGEM, ai mora o problema, eu, muito cabaço, ao invés de perguntar pro ex dono, meti ele logo no 220v, ai ele deu uma faísca nessa caneca cinza ao lado das valvulas:


e a valvula da frente, uma 6v4 ameaçou acender, mais logo apagou, ela não esta toda preta, acabei não ligando mais, nem em 110v, um resistor que vai nessa "caneca" esta torrado:


aqui seguem mais fotos do amplificador, bem simples por sinal, não saiu fumaça, não estourou nada e nem cheira queimado, mais to com medo de ligar e queimar mais alguma coisa.

mais fotos dele:





por onde começo a verificar??
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #1 : 04 de Abril de 2013, as 21:32:55 »

Cara, que bagunça esse circuito, hein! _

Tem alguma chave seletora de voltagm ligada ao primário do transformador de força, não? Confira a tensão desse transformador.

Essa "caneca" deve ser algum capacitor de filtro, se o transformador de força for apenas 110V, ao aplicar 220V, a tensão naquele ponto deu um pulo gigante.
EU começaria tirando esse capacitor, junto com o resistor nele, e tentaria descobrir qual seu valor e voltagem, bem como o valor e a potência do resistor (deve ser 5W), e substitui-los.

Daí ligaria em 110V pra ver se ele pega normal...

Claro que, antes de tudo, não custa nada dar uma geral nele, ver se tem algum componente danificado, válvula trincada...

Confere se o fusível não queimou também...
Na verdade, era pra ter um fusível protegendo o transformador de força, pra caso alguém fizesse o que você fez...
Não sei como não queimou o transformador de força...
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #2 : 04 de Abril de 2013, as 21:39:49 »

Bagunça, imagina  Huh? Huh? hahahahaha.
 O transformador esta só com a saida 110v ligada, o 220v não.
 o resistor parece ser marron, o meio rosa(onde queimou) e laranja, será que é de 12w??
vou tirar a caneca, vai ser o mais dificil.
somente a 6v4, que me parece ser a retificadora, esta escura, mais não me pareceu ter queimado.
fusivel só tem o suporte, bem gambiarrado, tem uma malha do out pendurada por ali.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #3 : 04 de Abril de 2013, as 21:43:30 »

As vezes queimou o transformador também...
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #4 : 04 de Abril de 2013, as 21:59:49 »

será que se ligar em 110v agora da sinal? ou é melhor trocar o resistor primeiro?
esse capacitor vai ser dificil descobrir qual é...

o transformador é um willkason 6,3v 3a, não cheira queimado e a entrada esta setada em 125v
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, as 22:07:31 por AlexandreGunner » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #5 : 04 de Abril de 2013, as 22:27:43 »

será que se ligar em 110v agora da sinal? ou é melhor trocar o resistor primeiro?
esse capacitor vai ser dificil descobrir qual é...

o transformador é um willkason 6,3v 3a, não cheira queimado e a entrada esta setada em 125v

Não! Troque os componentes queimados primeiro.

Esse resistor ja devia estar queimado antes de você ligar, pois para ficar do jeito que esta ele sairia fumaça.

Dificil o transformador ter queimado, da uma conferida no fusivel. Para testar o transformador retire as valvulas
e com o multimetro em AC veja quantos volts esta dando os filamentos.
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #6 : 04 de Abril de 2013, as 22:30:14 »

será que se ligar em 110v agora da sinal? ou é melhor trocar o resistor primeiro?
esse capacitor vai ser dificil descobrir qual é...

o transformador é um willkason 6,3v 3a, não cheira queimado e a entrada esta setada em 125v

Não! Troque os componentes queimados primeiro.

Esse resistor ja devia estar queimado antes de você ligar, pois para ficar do jeito que esta ele sairia fumaça.

Dificil o transformador ter queimado, da uma conferida no fusivel. Para testar o transformador retire as valvulas
e com o multimetro em AC veja quantos volts esta dando os filamentos.


Não tem fusivel  Batendo Cabeça

Tiro todas as valvulas e meço todas?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 04 de Abril de 2013, as 22:54:05 »

Se eu fosse você, começaria fazendo um bom seguro de vida. Pode me colocar como beneficiário.

Não é brincadeira. As tensões presentes num circuito valvulado são suficientes para matar uma pessoa.

Não entenda isso como uma crítica destrutiva, mas este amplificador tem TUDO para dar errado na mão de um handmaker experiente, agora imagine para você, que parece não ter muita experiência com valvulados.

 
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #8 : 04 de Abril de 2013, as 22:56:46 »

Não tenho pouco não, tenho é nenhuma, mais testar acho que rola, ja fiz muita eletrica residencial, cuidado eu tenho.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 04 de Abril de 2013, as 23:01:50 »

Só uma coisa esse valvulado ai não é handmade! Quer dizer até é... porque foi feito com as mãos afinal de contas ora bolas mas, eu quiz dizer que não no sentido que a palavra "handmade" tem hoje em dia. Na epoca de montagem desse amp. ai era normal esse tipo de montagem aqui no país.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 04 de Abril de 2013, as 23:10:30 »

Eu comecaria verificando os transformadores, mas desligados do circuito...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #11 : 04 de Abril de 2013, as 23:14:15 »

Boa Kem.
Então ele é um antigo valvulado, interessante Bossman, será que existe algum esquema?

problema, é não ter um tecnico de confiança que trabalhe com valvulado, e ate mesmo som antigo, ate vou procurar, mais hoje é dificil aqui na minha cidade.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 04 de Abril de 2013, as 23:37:31 »

Quando envolve risco de queima ou dano, é muito simples testar o aparelho ou o transformador.
Basta usar a lâmpada em serie.
Muito útil, simples e eficaz.
Pode dar curto que não danifica nada.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 05 de Abril de 2013, as 00:30:10 »

3 hipoteses.
1a o transformador queimou.
2a foram 220v na entrada de 110v, a saída alta deve ter ido a uns 500v e esse capacitor deve ser no máximo de 350v, ele deve ter torrado e fechado curto, o que protegeu o resto do sistema
3a o transformador não queimou, o capacitor não fechou e todas as válvulas queimaram.

Agora ligar 220v em um amp 110v sem nenhum tipo de proteção(nem fusível o bicho tem), foi alto risco de vida dependendo do contato do usuário.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 05 de Abril de 2013, as 00:57:25 »

Pra saber se existe esquema primeiramente precisamos descobrir a marca e possivelmente o modelo dele.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal