Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 12:39:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender 5E1, o melhor circuito SE ?  (Lida 20257 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #45 : 17 de Julho de 2013, as 18:28:58 »

gubterra

Eu não teria dúvidas em trocar o transformador, se for o de força, por um com maior capacidade de corrente.
Se for o de saída eu mandaria para o conserto, com a recomendação de melhorar a isolação.
Dessa vez só saiu fumaça. Na próxima pode pegar fogo.
Abs
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #46 : 17 de Julho de 2013, as 18:36:23 »

Ola, sim é o de força.... um dos secundários.... eu estava no local então não chegou a pegar fogo nem pingar muito do verniz... mas não sei como o transformador se encontra por dentro agora...

Se eu soubesse que havia esta possibilidade de o transformador aquecer a ponto de derreter o verniz estando no stand-by, eu nem teria colocado(o stand by).....

Em funcionamento o transformador não aquecia além do normal esperado...  isso antes do ocorrido né... após o ocorrido ainda não liguei na tomada.....
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, as 18:38:49 por gubterra » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #47 : 17 de Julho de 2013, as 18:44:44 »

Pode ter sido um defeito na fabricação dessa peça. mas a partir de agora ela não é confiável. Eu não arriscaria...
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #48 : 17 de Julho de 2013, as 19:21:45 »



Ai voz pergunto, por que isso ocorreu?
Sub-dimensionamento


   E será que ainda posso utilizar este transformador se o mesmo continuar a apresentar as tensões corretas?

Claro que não! Reenrole  ele correndo!

Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #49 : 17 de Julho de 2013, as 19:24:13 »

Citar
Se eu soubesse que havia esta possibilidade de o transformador aquecer a ponto de derreter o verniz estando no stand-by, eu nem teria colocado(o stand by).....

Eu não tenho visto uma chave de stand-by nesse amplificador (e.g. o do esquema que o Guilherme postou na primeira página do tópico).  Onde você colocou essa chave de stand-by ?

O stand-by deveria desconectar o enrolamento de alta tensão, portanto diminuindo a exigência do transformador de força, que passa a fornecer somente para os filamentos (6,3V e 5V), ou seja deveria trabalhar mais frio com o stand-by ativado.  Mostre no esquema o que você fez.

Também é estranho a resina/verniz derreter com o  calor.  De onde veio esse transformador de força ?
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, as 19:25:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #50 : 17 de Julho de 2013, as 21:36:06 »

Ola amigos...

De fato o champ não tem stand by, eu copie do 18w do tundepots, ele desconecta a alta tensão depois de retificada, logo após o diodo, não deixando a tensão chegar até os capacitor capacitores...

Subdimensionamento creio que não, pois este transformador era para um 18w....

Em funcionamento tudo ok.... o problema foi ficar em stand-by por longo periodo e no sol pra ajudar.... durante esse periodo só os filamentos eram alimentados....

Começei a sentir um cheiro estranho, no começo parecia caju... dai cheirou queimado e saiu fumaça dos pingos de verniz que saiu do transformador, depois de desligar da tomada demorou muito para retornar a temperatura normal, ja que é cobre e deve ter aquecido bastante....

O fornecedor do transformador até então é mais do que confiável... tem outro transformador dele levando meu 18w e os outros amps transistorizados....  fabricados pela idate eletronica, comercializados pela compoesquema....

Re-enrrolar para mim não vai rolar...  Pelo lugar da onde pingou o verniz, pare que pingou de um secundário que não estava em uso, os 6.3v da retificdora EZ81 do projeto 18w, ou dos 6.3v dos filamentos... não parece que saiu da alta tensão, mas isso nao posso confirmar...

Se eu cometi um erro no stand-by por favor me corrijam... 

Obrigado pela atenção, abraço!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 17 de Julho de 2013, as 23:13:02 »

gubterra, esse transformador não é mais confiavel. Não arrisque sua vida.
Mas é estranho mesmo isso ter acontecido... será que a chave não esta com defeito?
De qualquer forma, poste um desenho do esquema que você usou pro stand-by...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #52 : 18 de Julho de 2013, as 01:38:15 »

O local aonde esse aparelho estava ligado tem tensões confiáveis?
Talvez tenha havido excesso de tensão na rede no período em que o ampli ficou ligado.

Outra coisa estranha! Pensando bem eu nunca vi verniz derreter. Quanto mais quente, mais ele seca.
O que seria? Papel manteiga, feito com manteiga mesmo?
Ou o transformador levou um banho de parafina? (Isso eu já vi. Bom contra a umidade, ótima receita para uma tocha).
Seria interessante descobrir esse mistério.
Isso pode ser sério.

Abs


 

Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal