Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 16:40:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pt909 İbanez Pcb?  (Lida 80668 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #105 : 04 de Setembro de 2013, as 04:52:27 »

Se o led aciona-desaciona normalmente, não tem nenhum problema no setor, tao menos com os CRs.
Mas veja uma coisa, a qual me fez perguntar sobre o led:
... Troquei o Q105 por um jumper.

Se neste momento estiver o jumper, este é o motivo do sinal permanecer com efeito mesmo quando desacionado.
Pode ser que houve algum equivoco em algum momento, esta indicação era para testar a opçao TBP.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #106 : 04 de Setembro de 2013, as 11:07:06 »

Se o led aciona-desaciona normalmente, não tem nenhum problema no setor, tao menos com os CRs.
Mas veja uma coisa, a qual me fez perguntar sobre o led:
... Troquei o Q105 por um jumper.

Se neste momento estiver o jumper, este é o motivo do sinal permanecer com efeito mesmo quando desacionado.
Pode ser que houve algum equivoco em algum momento, esta indicação era para testar a opçao TBP.

Ok, mas o jumper só foi colocado num momento para fazer algum teste. Depois voltei à configuração normal (com o transistor). Pode ser que o transistor esteja ruim Roll Eyes...  O problema é que não tenho outro 2SK44 agora. Vc conhece algum substituto para ele? eu não encontrei informação a respeito.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #107 : 04 de Setembro de 2013, as 11:22:50 »

2SK30, 2SK118, ou qualquer FET de uso geral serve.
Veja se a tensão muda no catodo do diodo que vai no terminal do meio do FET quando aciona-desaciona o efeito.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #108 : 04 de Setembro de 2013, as 11:32:44 »

Obrigado, Amorim.  Legal! Farei estes testes hoje à noite e postarei o resultado.

-----
Obrigado, Amorim.  Legal! Farei estes testes hoje à noite e postarei o resultado.
Como prometido, vai o relatório. Smiley

1 - Troquei o 2k4 para 1k4 (na verdade coloquei um 3k3 em paralelo, porque não tinha um 1k2). Resultado: o Feedback ficou mais evidente, tanto o trimpot quanto o pot passaram a funcionar.  Grin
2 - Troquei o transistor 2sK44 por um novo 2sk30. Resultado: o flip flop passou a ligar/desligar o efeito normalmente.  Grin Grin

Portanto, ambas as medidas foram positivas. Valeu, Amorim.  Palmas

Outras considerações. Depois de trocar o resistor e do transistor funcionar, retirei o 3k3 que estava em paralelo para ver se dava muita diferença. Dá. Realmente é mais perceptível a oscilação, mas mesmo com o 2k4 original o feedback passou a funcionar, embora discreto como o Amorim tinha dito que era sua característica. Fico na dúvida: mantenho a configuração original, mais light, ou deixo essa pequena mod para marcar mais intensamente a ação do feedback? Aceito opiniões. Azn

Bem... Só resta certificar a questão da velocidade e garantir a regulagem num osciloscópio (com alguém que entenda de regulagem com osciloscópio. Cheesy)
Enfim, seguimos a passos largos para classificar o projeto como testado e funcionando. Tamos quase lá.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, as 22:45:54 por Sergiodam » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #109 : 05 de Setembro de 2013, as 19:35:12 »

Você não testou o osciloscópio de PC que eu mandei?


Você pode trocar os valores dos componentes da área de controle do SPEED para se aproximar do PT9.
Basicamente R129 = 47K, R127 = 1.2k e inverter a posição dos capacitores C113 e C114 com os polos positivos para dentro. (Nomes de resistores e capacitores do service manual do PT909)




« Última modificação: 05 de Setembro de 2013, as 20:29:43 por felixmeirelles » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #110 : 05 de Setembro de 2013, as 22:24:06 »

Oi, Felix.
Acertou na mosca!  Palmas
A velocidade está resolvida. Parabéns e obrigado, mestre!

Quanto ao osciloscópio eu baixei e instalei, mas não consegui fazer funcionar.  Embarrassed Vou até tentar mais uma vez me acertar com ele, mas não sou muito otimista, não.

De qualquer modo, pode-se dizer que com estas últimas correções no esquema, está testado e aprovado. Quanto à qualidade do som, quando eu tiver ele bem reguladinho eu posto um demo pro pessoal julgar e tirar suas conclusões. Tenho a impressão que ele ficará bem legal.

Vou ver se arrumo um tempo para registrar as mods no esquema e fazer um novo layout com componentes e a lista de materiais pra disponibilizar. Quem sabe alguém se interessa em montar também.
No final das contas fiquei feliz de conseguirmos clonar este vovô. Grin

Abração e obrigado a todos que se envolveram e ajudaram no projeto.



Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #111 : 06 de Setembro de 2013, as 00:58:53 »

Valeu Sérgio!

Se liga, esse osciloscópio é muito bom, estou conseguindo usar de boa,
http://casa.accattatis.org:9090/Latest%20VA%20version/VA32.rar

Clica em capture scope, e pronto.

Abraço
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #112 : 06 de Setembro de 2013, as 11:42:00 »

Valeu, Felix. Instalando e funcionando. À noite vou fazer o teste com o pedal e tentar regular os trimpots.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #113 : 06 de Setembro de 2013, as 12:32:58 »

As regulagens devem ser feitas antes das mods, se não dará diferença sobre a amosra do manual de serviço.
Sobre as mods, a mais brusca na velocidade é a redução do valor dos capacitores.
Os resistores são mais sutis, são responsáveis pela velocidade máxima, valores menores deixa mais rápido.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #114 : 06 de Setembro de 2013, as 12:41:32 »

Faz sentido... Huh?  Oh, vida!... Vou ter que desfazer as mods todas para osciloscopar o treco... Batendo Cabeça

Quanto aos capacitores eletrolíticos, eles só foram invertidos, conforme constava de outro manual da Ibanez. Os valores permaneceram.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, as 12:44:45 por Sergiodam » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #115 : 06 de Setembro de 2013, as 12:52:12 »

O que poderá dar mais diferença sera o ajuste de feedback, mas talvez nem seja tanto.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #116 : 06 de Setembro de 2013, as 14:29:47 »

Não querendo ser um sonhador - mas já sendo  Roll Eyes - quem sabe o esquemático não esteja errado mesmo e que o certo sejam as mods que fizemos? Já vi várias postagens em diferentes tópicos em que são apontados erros nos desenhos. Daí eu penso em ser viável tentar a regulagem assim como está. E se não forem alcançados os parâmetros do manual, desfazer as mods, regular, recolocar as mods e rezar pra se manter regulado.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #117 : 06 de Setembro de 2013, as 14:37:21 »

A regulagem é a regulagem, não é bem mod, é só o mesmo valor de speed do PT9.
Regule como no service manual, mesmo com as mods, o resultado irá ser fiel ao vídeo.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #118 : 06 de Setembro de 2013, as 17:12:31 »

Se nao me engano a velocidade do PT9 é menor (mais lenta) que o PT909.
Os ajustes em ambos sao diferentes, como podem ser visto nos manuais de serviço.
O circuito da modulaçao é diferente tambem.
Inverter os polos dos capacitoes creio que nao fara diferença.

Fico em duvida sobre o que opinar.
A regulagem pode mudar caso altere a velocidade.
O ajuste de bias permanecera, ja o feedback podera ter que ser alterado.
Digo isso porque o ressonance de um flanger (que no lado eletronico tem semelahança ao feedback do phaser) tem que ser reajustado se a frequencia alterar.

As vezes parece que a velocidade nao esta de acordo. Isso pode ser o ajuste que esta incorreto.

Vou explicar algo que talvez sera mal compreendido, mas explicarei de forma simples.
Eletronicamente falando, o phaser funciona da seguinte forma: Os FETs recebem o pulso do oscilador e alteram sua resistencia OHMica sobre a entrada do op.amp, o que vai gerar o efeito do phaser.
Conforme esse pulso, a resistencia mudara gradativamente.
Se este pulso estiver fora do parametro, a mudaça OHMica nao tera o curso completo (o que pode dar impressao de velocidade mais lenta), ou tera uma mudança forte, para por um instante, e tem a queda bruscamente. Isso estara em ma funcionamento.
Para corrigir isto tem o ajuste de Bias.

Nao é bem assim, mas é por ai.
Sem um grafico fica dificil explicar certo.
Para entender melhor o funcionamento do phaser, sugiro estudar o esquema de um phaser baseado em sistema óptico que use LDR.

Resolvo opinar em fazer os ajustes corretos e com os componentes corretos, e depois disso fazer as mods.
As vezes pode estar tentando corrigir ou alterar uma coisa quando é apenas um ajuste que esta fora.
Registrado

Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #119 : 06 de Setembro de 2013, as 21:11:07 »


Muito obrigado Félix, gostei do programa, a primeira coisa que fiz foi disputar os graves com meu colega de quarto _ acho que ele ganhou... Vou adaptar uns fios, esse programa vai ser útil na debuggação do meu Flanger, e conto com a ajuda do Amorin  Grin. Abraços.
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal