Handmades

Fórum Geral => Eletrônica => Tópico iniciado por: emanuelneto em 14 de Junho de 2017, as 18:17:46



Título: Capacitores - indicação de marcas/tipo
Enviado por: emanuelneto em 14 de Junho de 2017, as 18:17:46
Olá todos,

Primeiramente se houver um tópico igual eu peço desculpas, mas não encontrei um para sanar minhas dúvidas.

Estou querendo montar alguns pedais e gostaria de indicação de melhores marcas de capacitores eletrolíticos comuns, eletrolíticos tântalos, poliesters, e cerâmicos. Em outras pesquisas aqui pelo fórum e outros lugares eu observei algumas indicações abaixo (me corrijam se eu estiver errado)

1 - Eletrolítico comum da Panasonic é melhor em custo benefício;
2 - Eletrolítico tântalum os usuários dizem ser melhor que os eletrolíticos comum e menor;
3 - Poliesters da marca WIMA são melhores;
4 - Cerâmico multicamada é melhor que o cerâmico disco.

Gostaria de escolher bons componentes para fabricar pedais, mas se isso for apenas efeito placebo eu aceito críticas

Obrigado


Título: Re: Capacitores - indicação de marcas/tipo
Enviado por: bossman em 14 de Junho de 2017, as 18:53:43
Essa questão de serem melhores é subjetiva no meu ponto de vista (ou seria no meu ponto de audição?). O que é melhor para mim pode não necessariamente ser pra você.


Título: Re: Capacitores - indicação de marcas/tipo
Enviado por: Finck em 14 de Junho de 2017, as 20:17:33
Eu acho que tem efeito placebo nesta estória de "capacitor tipo A soa melhor que tipo B". Ou sorte. Ou habilidade. Ou é inevitável. Ou...

Explico meu ponto:

Componentes (não só capacitores) de qualidade duvidosa podem por um bom projeto a perder. Tolerâncias mais altas, incidência de  defeitos... Ao escolher um fabricante reconhecidamente idôneo e/ou um "tipo" de componente aprovado por muitos, tentamos minimizar isso. Mas...

Às vezes nem é questão de falta de qualidade,  mas de característica intrínseca do componente. Por exemplo, dizem que as tolerâncias dos capacitores cerâmicos são muito altas. Então, ao usá-los ficamos à mercê disso. Pode ocorrer de dar uma sorte e pegar um componente com um certo valor real que faça o circuito  soar maravilhoso, ou pode ocorrer o contrário. E  se "der ruim" para mim e bem para você?  Quem estará certo ao defender ou criticar o capacitor cerâmico?

Também já li que cerâmicos são suscetíveis ao calor na soldagem, o que pode provocar alterações no valor antes e depois da montagem, com as mesmas consequências, para o bem ou para o mal. Culpa da peça ou do montador?



SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal