Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 17:05:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 507615 vezes)
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #75 : 20 de Junho de 2011, as 11:43:17 »

as valvulas e o transformador já foram encomendadas com o Eduardo

acho que agora sai o meu primeiro valvulado,,, estou ancioso!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #76 : 20 de Junho de 2011, as 13:20:07 »

Oi Pessoal

o video postado foi com EL90?
e as sonoridades? variam de acordo com a válvula?

Sim, no vídeo foi usada uma 6AQ5/EL90 e uma EF94/6AU6 ambas da Miniwatt.

Mudando a marca da válvula a sonoridade muda. Mudando o tipo, muda ainda mais. Cada uma tem sua assinatura.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #77 : 21 de Junho de 2011, as 19:14:55 »


Sem dúvida. Passando a tensão para 250V a potência vai para 4,5W, mas a sonoridade muda, distanciando-se do Harmony original. O circuito original usava a 50C5 que dá no máximo 1,5W. Alterei para usar a EL90 no mesmo ponto de operação por ser uma válvula mais barata e fácil de encontrar.


Eduardo, como aqui a voltagem é de 220v, qual a configuração de transformador você me recomendaria?
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #78 : 21 de Junho de 2011, as 20:00:27 »

os produtos que comprei do Eduardo chegaram 100%

comprei 2 transformadores e saida e 2 valvulas de cada  Evil

já pensando em uma produção em série  Azn



-----


Para quem tiver um transformador de primário 110+110 e saída 12V 3A sobrando em casa, pode usar no projeto. Ligue na força apenas um enrolamento 110. O outro use como saída para o +B. Use as válvulas 12AU6 e 12AQ5 no lugar, que trabalham com filamento em 12V.

para usar as valvulas originais, posso usar um transformador desses com só que de 6V?
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, as 20:49:34 por Scorpion » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 178
-Recebido: 169



WWW
« Responder #79 : 21 de Junho de 2011, as 21:40:25 »

Para quem tiver um transformador de primário 110+110 e saída 12V 3A sobrando em casa, pode usar no projeto. Ligue na força apenas um enrolamento 110. O outro use como saída para o +B. Use as válvulas 12AU6 e 12AQ5 no lugar, que trabalham com filamento em 12V.

Será que um reator pra lâmpada halógena num pode ser usado? ele tem 2 primários de 110v, e a saída é de 12v.

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=5&idsublinha=330&codigo=

Se alguém morar onde tem Leroy Merlin ou outro estabelecimento que trabalhe com materias pra contrução e reforma, dêem uma olhada na seção de elétrica. Eu comprei um por uns 13 reais, pelo que me lembro.
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, as 21:44:56 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #80 : 21 de Junho de 2011, as 22:11:40 »

Será que um reator pra lâmpada halógena num pode ser usado? ele tem 2 primários de 110v, e a saída é de 12v.

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=5&idsublinha=330&codigo=


Analisando o reator em questão pude perceber que, os primários são utilizados em paralelo para 127W, fornecendo assim 50W para a carga...

Na minha opinião, ele não dá para ser utilizado no Baby Wonder, pois  a potência fornecida estaria abaixo da recomendada.

Abraços!

-----
Pessoal eu estava relendo este tópico desde o inicio... e me deparei com algumas perguntas e respostas sobre o transformador de alimentação.
Isto me levou a refletir sobre este tema... finalizando em uma hipótese.
Pode parecer ridículas as perguntas.... mas irá sanar a dúvida de vários handmackers, principalmente as minhas.

1-Qual a finalidade do primeiro transformador, sendo que na rede elétrica já tenho 127V?
- Seria para estabilizar a tensão?

Se esta for a finalidade do transformador de alimentação, poderia substitui-lo por um estabilizador (no caso específico do Baby Wonder, baseado no circuito que o Eduardo postou)?

Abraços


« Última modificação: 21 de Junho de 2011, as 22:35:30 por Lamer » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 178
-Recebido: 169



WWW
« Responder #81 : 21 de Junho de 2011, as 23:36:51 »

Será que um reator pra lâmpada halógena num pode ser usado? ele tem 2 primários de 110v, e a saída é de 12v.

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=5&idsublinha=330&codigo=


Analisando o reator em questão pude perceber que, os primários são utilizados em paralelo para 127W, fornecendo assim 50W para a carga...

Na minha opinião, ele não dá para ser utilizado no Baby Wonder, pois  a potência fornecida estaria abaixo da recomendada.

Na verdade, os dois primários JUNTOS são pra 50w (em série pra 220v, e em paralelo pra 127v). Se usar só um deles, ele fornece 25w.
Isso pro Baby Wonder é mais do que suficiente, pois ele não chega a consumir nem 10w.

Pra fontes, potência de sobra é bom, pois garante que haverá energia suficiente pra suprir seu circuito. O que não pode é potência faltando, senão você pode queimar seu transformador, e até mesmo estragar seu circuito.

Respondendo suas perguntas...

1 - A finalidade do tranformador é isolar o circuito da rede. Existem grandes riscos em se fazer uma fonte sem isolamento da rede, como choques ao tocar pontos aterrados, que é causado por ligação inversa do fase e neutro na tomada, sobretensão que pode fazer os capacitores da fonte explodir (ainda mais aqui no Brasil, onde a rede vive flutuando), entre outras coisas... se não me engano, é até ilegal fazer esse tipo de ligação sem tranformador ou outro sistema isolador!

2 - O que estabiliza a tensão são os filtros na fonte (capacitores).

Acredito que a minha dica pode ser usada sem problemas. Agora mesmo tenho um circuito com 2x 6AW8 em push-pull e um pré com uma 12AX7 (finalmente consegui fazer ela soar direito, e nem sei o que eu fiz!), e ele está ligado nesse tranformador.
No total (contando os filamentos), esse circuito deve consumir algo em torno de 15w, o que está dentro dos 25w que meu transformador pode fornecer.
Dá até pra alimentar o IALL 3.5, simplesmente retificando os 12v e usando um regulador pra baixar eles pra 6v... ou pode pegar um modelo semelhante à ECL82 (PCL, UCL, não sei qual deles), com tensão de filamento maior.
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, as 23:45:29 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 178
-Recebido: 169



WWW
« Responder #82 : 22 de Junho de 2011, as 00:23:11 »

Opa, pequena correção... o transformador ao qual eu me referia é esse aqui:
http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=5&idsublinha=330&codigo=&idproduto=3196

Mesmo assim, pelas especificações que eles passam na página, acredito que pode usar mesmo o transformador do link que eu passei anteriormente, pois parece ser o mesmo transformador, mas com o suporte pra fixar ele na carcaça (o meu veio sem esse suporte).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #83 : 22 de Junho de 2011, as 08:32:39 »

no esquema do Eduardo,, diz que os filamentos consomem 800mA

então eu posso colocar somente um 7806 que dá conta! pois o mesmo suporta 1A!

isso na teoria,, será que na pratica funciona?

HEHE acho que meu primeiro valvulado vai sair  Palmas Palmas
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #84 : 22 de Junho de 2011, as 08:44:22 »

Por preguiça de refazer as ligações dos filamentos no Valve Jr da Epiphone, preferi experimentar converter a alimentação para AC DC. Usei apenas uma ponte retificadora e um cap de 4700uF. Acabou o ruído causado pelo layout mal roteado da PCB.
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, as 10:03:48 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #85 : 22 de Junho de 2011, as 08:59:25 »

Oi Pessoal

no esquema do Eduardo,, diz que os filamentos consomem 800mA

então eu posso colocar somente um 7806 que dá conta! pois o mesmo suporta 1A!

isso na teoria,, será que na pratica funciona?

HEHE acho que meu primeiro valvulado vai sair  Palmas Palmas

Funciona! E você pode usar o chassis como dissipador. Na verdade existe uma técnica que permite passar até 3A pelo 7806 quando usado para filamento de válvulas. Você coloca um resistor em paralelo com o integrado de modo que parte da corrente escape pelo resistor. Digamos que você tem na entrada do integrado 13,4V e quer sair com 6V 3A. Vamos deixar 300mA por conta do 7806 e os outros 2,7A para o resistor. Pela lei de Ohm temos 7,4V para queimar com 2,7A. Isso dá um resistor de 2,7Ohms para 10W!

Esta técnica só funciona com cargas resistivas como os filamentos das válvulas, entendido?!?!

1-Qual a finalidade do primeiro transformador, sendo que na rede elétrica já tenho 127V?
- Seria para estabilizar a tensão?

O Blackcorvo já explicou muito bem. É um transformador isolador. Sua função é apenas evitar que o usuário tome choque. Há outras formas de se fazer isso, mas o transformador é a única a prova de falhas.

O transformador para lâmpadas alogenas deve funcionar bem. O máximo que pode acontecer é esquetar um pouco, mas acho que vai dar conta. Para quem tem rede 220V, pode procurar um enrolador e mandar fazer um segundo a especificação do esquema.

Dá até pra alimentar o IALL 3.5, simplesmente retificando os 12v e usando um regulador pra baixar eles pra 6v... ou pode pegar um modelo semelhante à ECL82 (PCL, UCL, não sei qual deles), com tensão de filamento maior.

Não precisa do regulador! Apenas coloque os dois filamentos em série e ligue direto no 12V! As válvulas da série da ECL82 foram feitas para funcionar com os filamentos em série ou em paralelo. Infelizmente isso não vale pro Baby Wonder pois a EF94 e a EL90 tem filamentos diferentes.

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, as 11:38:47 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 450



« Responder #86 : 22 de Junho de 2011, as 09:49:33 »

Por preguiça de refazer as ligações dos filamentos no Valve Jr da Epiphone, preferi experimentar converter a alimentação para AC. Usei apenas uma ponte retificadora e um cap de 4700uF. Acabou o ruído causado pelo layout mal roteado da PCB.

Você quiz dizer DC né Frias ??
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #87 : 22 de Junho de 2011, as 10:03:17 »

Perdão, claro, você me corrigiu felizmente, obrigado! Porém o meu post nem teve muito a ver, pois como a idéia é a de usar um transformador de 12v para o filamento haveria a necessidade de usar o 7806.

Só entendi isso lendo as dicas preciosas do Eduardo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #88 : 22 de Junho de 2011, as 11:48:31 »


...Para quem tem rede 220V, pode procurar um enrolador e mandar fazer um segundo a especificação do esquema.

Eduardo

trocando em miúdos, sereia um transformador 220/110 (comum) e outro como manda o esquema, né isso?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #89 : 22 de Junho de 2011, as 12:27:22 »

Pode ser! Ou você manda enrolar um com primário 127/220 e secundários 127V e 6,3V.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal