Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 00:29:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte ATX modificada para 700V/125W  (Lida 8864 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 22 de Abril de 2015, as 19:01:35 »

Olá pessoal, fuçando na internet, encontrei um cara que ao que parece, modificou uma Fonte ATX comum, para que entregue até 700v e 125W.



O mais incrível é que de acordo com um outro site, ao qual o link está disponível na página divulgada, esta fonte alimentaria válvulas EL34 ou KT88, como o meu inglês é péssimo e o tradutor do Google não ajuda muito, resolvi trazer esta novidade para os mais experientes e ver se isso realmente é possível ou não passa de magia.

No link que passei no fim da página, existe um link para download do material, contém o circuito e valores de peças, mas não encontrei como deve ser feito as modificações nos indutores ou transformadores da fonte.

Me lembro que alguns membros mais experientes aqui do site, tentaram criar uma fonte assim, quem sabe este link ajuda?

http://320volt.com/en/valve-lambali-anfiler-icin-700v-125w-pc-smps-modifiye/

Aqui tem um circuito bem interessante também, que parece entregar até 250v/300ma.

http://klausmobile.narod.ru/projects/pr_05_carpower_e.htm

Neste site abaixo, encontrei para venda uma fonte smps, que é capaz de fornecer 280v/300ma para o HT e até 6.3v/2A, para os filamentos das válvulas.

http://www.siliconray.com/rtp-15-switching-mode-power-supply-smps-for-tube-amplifier.html

De acordo com o site que vende esta fonte, ela é indicada para aplicações que usem as seguintes válvulas:

6V6 SE, EL34 SE, 6P3P SE, EL84 PP.

Ou seja, com uma fonte dessa, pelo que ví, seria possível fazer um Fender 5f1 ou um vox ac4, e quem sabe um pré do jcm800 com uma 6v6 ou el84 na saída,o que já daria um bom e alto som.
 
Gente, é possível sim!

E aqui embaixo, um amplificador de 60w com duas el34 usando uma fonte smps:

https://www.youtube.com/watch?v=wafI5iZhUM4
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 19:53:31 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Abril de 2015, as 20:25:16 »

Maller, o problema da modificação da fonte ATX é que tem muito modelo dessa fonte por aí, o que deixa a gente perdido em fazer a modificação se não for o mesmo modelo do artigo.

No segundo caso (o de 250V 300mA), na verdade não é uma fonte, mas um conversor DC-DC de 12V para essa alta tensão, indicada para usar no carro. Se for pra alimentar da rede, precisaria de uma fonte de 12V @ 10A aproximadamente.

O terceiro caso realmente é de uma fonte de alta tensão alimentada a partir da tomada, projetada especificamente para esse propósito.  Mas é um produto comercial e sem o projeto disponível.

Mas obviamente que é possível alimentar um valvulado com fonte chaveada, mas projetar fonte chaveada não é bolinho. Pesquise no fórum que tem vários tópicos sobre esse assunto.

Entra nesse fórum aqui (vai encontrar muita gente conhecida daqui, eu não   Smiley ):
http://eletronicasilveira.forumeiros.com/f11-projetos-de-fontes

Com mais projetos sobre isso.
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 20:36:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 22 de Abril de 2015, as 20:40:38 »

Maller, o problema da modificação da fonte ATX é que tem muito modelo dessa fonte por aí, o que deixa a gente perdido em fazer a modificação se não for o mesmo modelo do artigo.

No segundo caso (o de 250V 300mA), na verdade não é uma fonte, mas um conversor DC-DC de 12V para essa alta tensão, indicada para usar no carro. Se for pra alimentar da rede, precisaria de uma fonte de 12V @ 10A aproximadamente.

O terceiro caso realmente é de uma fonte de alta tensão alimentada a partir da tomada, projetada especificamente para esse propósito.  Mas é um produto comercial e sem o projeto disponível.

Mas obviamente que é possível alimentar um valvulado com fonte chaveada, mas projetar fonte chaveada não é bolinho. Pesquise no fórum que tem vários tópicos sobre esse assunto.

Entra nesse fórum aqui (vai encontrar muita gente conhecida daqui, eu não   Smiley ):
http://eletronicasilveira.forumeiros.com/f11-projetos-de-fontes

Com mais projetos sobre isso.

xformer, no caso da fonte que necessita de uma outra fonte de 12v/10A, seria possível usar uma outra fonte atx, já que uma fonte atx fornece muito mais de 10A em 12v, ou não serviria para isso?

Não sei se reparou, mas no link que passei, no primeiro link, tem para download os arquivos com o esquemático da fonte e do controlador, só não postei aqui por medo de violar alguma regra, e pelo que ví, os arquivos estão disponíveis apenas para assinantes, mas por algum motivo, consegui fazer o download através do primeiro link.

Eu acompanhava os membros aqui do site, tentando construir uma fonte desse tipo, realmente não é nada fácil, mas ao mesmo tempo é algo maravilhoso.

Assista o vídeo que postei, um cara conseguiu colocar duas el34 e 60w com uma fonte dessas, dá para ver a fonte no vídeo, parece que ele usou mosfets.

De qualquer forma, não entendo nada de fontes como essas, postei para que os mais entendidos dessem uma olhada e que pudessem coletar alguma outra informação que sirva para o desenvolvimento das fontes chaveadas ou smps que já estavam em andamento por aqui.

Se tiver interesse nos arquivos do primeiro link, e não conseguir baixar, me avisa.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 22 de Abril de 2015, as 20:54:07 »

xformer, no caso da fonte que necessita de uma outra fonte de 12v/10A, seria possível usar uma outra fonte atx, já que uma fonte atx fornece muito mais de 10A em 12v, ou não serviria para isso?

Eu acho que funcionaria. Mas o tamanho da fonte também não ajuda, pois vai continuar ocupando espaço da fonte e mais o conversor fora, quando no primeiro caso, ficaria tudo dentro da própria fonte.

Citar
Não sei se reparou, mas no link que passei, no primeiro link, tem para download os arquivos com o esquemático da fonte e do controlador, só não postei aqui por medo de violar alguma regra, e pelo que ví, os arquivos estão disponíveis apenas para assinantes, mas por algum motivo, consegui fazer o download através do primeiro link.
É melhor não postar mesmo, pelo que entendi é de uma revista.

Citar
Eu acompanhava os membros aqui do site, tentando construir uma fonte desse tipo, realmente não é nada fácil, mas ao mesmo tempo é algo maravilhoso.

Assista o vídeo que postei, um cara conseguiu colocar duas el34 e 60w com uma fonte dessas, dá para ver a fonte no vídeo, parece que ele usou mosfets.

De qualquer forma, não entendo nada de fontes como essas, postei para que os mais entendidos dessem uma olhada e que pudessem coletar alguma outra informação que sirva para o desenvolvimento das fontes chaveadas ou smps que já estavam em andamento por aqui.

Como eu disse, alguns amigos daqui fizeram alguns projetos (Ledod, Eduardo, Asim, e outros que não me recordo) de fontes chaveadas pra valvulado. Eu só cheguei a montar alguns conversores DC-DC (o maior com 250V e 80mA de saída, a partir de 12Vdc - tá num tópico por aqui - eu alimentei duas ECL82 num amplificador estéreo).


Citar
Se tiver interesse nos arquivos do primeiro link, e não conseguir baixar, me avisa.
Não precisa não, pelo motivo que descrevi antes. Depois é meio gambiarra   Cheesy (essas coisas explodem).
Valeu.

« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 20:55:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 22 de Abril de 2015, as 21:05:14 »


Como eu disse, alguns amigos daqui fizeram alguns projetos (Ledod, Eduardo, Asim, e outros que não me recordo) de fontes chaveadas pra valvulado. Eu só cheguei a montar alguns conversores DC-DC (o maior com 250V e 80mA de saída, a partir de 12Vdc - tá num tópico por aqui - eu alimentei duas ECL82 num amplificador estéreo).


250V / 80mA? isso não dá para uma 6v6 e uma 12ax7? o fender 5f1 que fiz, utilizei um transformador com 80mA no HT.

Enfim, obrigado pela atenção, grande abraço!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 22 de Abril de 2015, as 21:19:10 »

250V / 80mA? isso não dá para uma 6v6 e uma 12ax7? o fender 5f1 que fiz, utilizei um transformador com 80mA no HT.

Enfim, obrigado pela atenção, grande abraço!

Eu não sei qual a tensão HT no 5F1, mas olhando só pela corrente eu acho que dá, pois uma 6V6 em SE precisa de bem menos do que 80mA. A tensão de saída depende de como montar o transformadorzinho toroidal (número de espiras) que eu usei, portanto pode ser aumentada (mas a corrente cai, pois a potência permanece mais ou menos igual = 20W).

Abraço.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 22 de Abril de 2015, as 21:28:43 »


Eu não sei qual a tensão HT no 5F1, mas olhando só pela corrente eu acho que dá, pois uma 6V6 em SE precisa de bem menos do que 80mA. A tensão de saída depende de como montar o transformadorzinho toroidal (número de espiras) que eu usei, portanto pode ser aumentada (mas a corrente cai, pois a potência permanece mais ou menos igual = 20W).

Abraço.

Vou pesquisar no fórum sobre a sua fonte, se estiver dentro da minha capacidade em construir, enfrentarei sem medos, abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #7 : 22 de Abril de 2015, as 21:31:52 »



Neste site abaixo, encontrei para venda uma fonte smps, que é capaz de fornecer 280v/300ma para o HT e até 6.3v/2A, para os filamentos das válvulas.

http://www.siliconray.com/rtp-15-switching-mode-power-supply-smps-for-tube-amplifier.html

De acordo com o site que vende esta fonte, ela é indicada para aplicações que usem as seguintes válvulas:

6V6 SE, EL34 SE, 6P3P SE, EL84 PP.


A especificação da fonte:

Features
RTP-15 is designed for integrated amplifiers has output power of 15Wx2 (PP) or 8Wx2(SE).
- Input voltage: 100V-240V AC
- Output DC HV: 280V 300mA
- Output DC LV: 6.3V*1A, 6.3V*2A, 6.3V*2A, regulated seperately
- Switching frequency: >80KHz
- Dimension: 158mm x 100mm x 38mm
- Weight: 480g


Pelo pouco que entendo, acredito que a fonte tem uma saida de alta tensão (HV) de 280Vcc/300mA, e tres saidas de baixa tensão (LV) sendo duas de 2A e uma de 1A... reguladas separadamente, portanto da pra ligar muita válvula aí... são praticamente 5A na tensão de 6,3V devem ter separado em tres saidas separadas para diminuir o tamanho dos componentes, para baratear o projeto e para ser mais versátil.

Se duvidar seja possivel montar um amp de 100W com pré simples...
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 22 de Abril de 2015, as 21:41:16 »


Pelo pouco que entendo, acredito que a fonte tem uma saida de alta tensão (HV) de 280Vcc/300mA, e tres saidas de baixa tensão (LV) sendo duas de 2A e uma de 1A... reguladas separadamente, portanto da pra ligar muita válvula aí... são praticamente 5A na tensão de 6,3V devem ter separado em tres saidas separadas para diminuir o tamanho dos componentes, para baratear o projeto e para ser mais versátil.

Se duvidar seja possivel montar um amp de 100W com pré simples...

Minha nossa! tem razão, são três saídas, dá para fazer um pré super completo, mas se fosse aumentar esta tensão para um ht da etapa de potência, a corrente iria cair consideravelmente também, mesmo assim, mesmo que sobrasse uns 120mA para o ht da etapa de potência, daria para fazer muita coisa.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #9 : 22 de Abril de 2015, as 21:43:42 »

100W não vai dar.... 280Vcc a 300mA vai no máximo a 84W, sendo que a eficiencia do amplificador é baixa... no máximo um de 30W mesmo.....

O preço é meio salgado... mas se for considerar que não se tem mais diodos, indutor e capacitores de retificação já diminui muita coisa.... e propicia a montagem de um amplificador compacto.
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 21:45:48 por betoknigth » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 22 de Abril de 2015, as 21:50:51 »

100W não vai dar.... 280Vcc a 300mA vai no máximo a 84W, sendo que a eficiencia do amplificador é baixa... no máximo um de 30W mesmo.....

O preço é meio salgado... mas se for considerar que não se tem mais diodos, indutor e capacitores de retificação já diminui muita coisa.... e propicia a montagem de um amplificador compacto.

Percebi outra coisa também, se é 6,3v, ao alimentar os filamentos de uma 12ax7, o consumo fica um pouco salgado, se fosse 12v as possibilidades seriam muito maiores, consumiria apenas 150mA por válvula. De qualquer forma, já é uma coisa maravilhosa, logo logo, teremos algo assim para substituir um Transformador de saída, quem sabe, tudo é possível.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #11 : 22 de Abril de 2015, as 21:54:13 »

100W não vai dar.... 280Vcc a 300mA vai no máximo a 84W, sendo que a eficiencia do amplificador é baixa... no máximo um de 30W mesmo.....

O preço é meio salgado... mas se for considerar que não se tem mais diodos, indutor e capacitores de retificação já diminui muita coisa.... e propicia a montagem de um amplificador compacto.

Percebi outra coisa também, se é 6,3v, ao alimentar os filamentos de uma 12ax7, o consumo fica um pouco salgado, se fosse 12v as possibilidades seriam muito maiores, consumiria apenas 150mA por válvula. De qualquer forma, já é uma coisa maravilhosa, logo logo, teremos algo assim para substituir um Transformador de saída, quem sabe, tudo é possível.

De saida? voce tem certeza que pode haver algum substituto transistorizado de alta frequencia que substitua o transformador de saida? lembre, ele conver AC em AC....

e outra coisa, essa fonte esta com "out of stock"....

Uma fonte chaveada de 280Vcc 300mA já seria muiiiiito interessante, as tensões baixas temos a disposição nas prateleiras de eletronicas e sites da internet, da pra fazer qualquer gambiarra.
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 21:58:25 por betoknigth » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 22 de Abril de 2015, as 22:01:18 »


De saida? voce tem certeza que pode haver algum substituto transistorizado de alta frequencia que substitua o transformador de saida? lembre, ele conver AC em AC....

e outra coisa, essa fonte esta com "out of stock"....

Uma fonte chaveada de 280Vcc 300mA já seria muiiiiito interessante, as tensões baixas temos a disposição nas prateleiras de eletronicas e sites da internet, da pra fazer qualquer gambiarra.

Calma, falei que meus conhecimentos não são lá estas coisas "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ".

De qualquer forma, encontrei uma coisa que parece ser muito mais promissora e simples, contendo todos os arquivos, como não entendo muito desse tipo de fonte, vocês podem gostar, dá uma olhadinha, está em inglês, mas contém tudo, desde a placa até o esquemático.

http://www.audiohobbyist.com/projects/smps.htm
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #13 : 22 de Abril de 2015, as 22:31:20 »


De saida? voce tem certeza que pode haver algum substituto transistorizado de alta frequencia que substitua o transformador de saida? lembre, ele conver AC em AC....

e outra coisa, essa fonte esta com "out of stock"....

Uma fonte chaveada de 280Vcc 300mA já seria muiiiiito interessante, as tensões baixas temos a disposição nas prateleiras de eletronicas e sites da internet, da pra fazer qualquer gambiarra.

Calma, falei que meus conhecimentos não são lá estas coisas "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ".

De qualquer forma, encontrei uma coisa que parece ser muito mais promissora e simples, contendo todos os arquivos, como não entendo muito desse tipo de fonte, vocês podem gostar, dá uma olhadinha, está em inglês, mas contém tudo, desde a placa até o esquemático.

http://www.audiohobbyist.com/projects/smps.htm

Esta é uma versão "automotiva" para ser alimentada com 12Vcc. Além de ter que converter de 220Vca para 12Vcc, não se sabe a especificação do indutor..

outra coisa, da postagem original da fonte de 700V, faltam arquivos para abrir o projeto.

Pelo que entendi, ele utilizada a infra estrutura lógica de uma fonte comum para chavear a parte de potencia para obter uma tensão mais alta, seria interessante conseguir controlar para 300~350Vcc ajustavel....
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 22 de Abril de 2015, as 22:51:03 »


Esta é uma versão "automotiva" para ser alimentada com 12Vcc. Além de ter que converter de 220Vca para 12Vcc, não se sabe a especificação do indutor..


outra coisa, da postagem original da fonte de 700V, faltam arquivos para abrir o projeto.

Pelo que entendi, ele utilizada a infra estrutura lógica de uma fonte comum para chavear a parte de potencia para obter uma tensão mais alta, seria interessante conseguir controlar para 300~350Vcc ajustavel....




Sim, ela é uma versão automotiva por ser alimentada pela bateria de 12v do carro, nada impede de ser alimentada por uma fonte atx, mas foi desenvolvida para válvulas como el84 e 6v6 que podem ser incorporadas ao som automotivo. Quanto ao indutor, ele utilizou dois tipos de núcleos para os testes, sendo eles os seguintes: ETD29 / ETD34, pelo que entendi, o 29 aqueceu demasiado e o 34 se mostrou eficiente e ideal.

Ajustável seria ideal, os arquivos não abriram? no arquivo em compactação .rar, contém algumas fotos e duas imagens sendo uma do esquema e outra do controlador, estranho, deve ter ocorrido algum problema na hora que você fez o download. De qualquer forma, não fornece nenhuma informação sobre os indutores.
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, as 22:52:58 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal