Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 18:57:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa - Tipos de madeiras  (Lida 24477 vezes)
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« : 15 de Julho de 2010, as 18:48:40 »

Estou a construir meu 1º amplificador, agora vem a parte de caixa, já sei que a melhor madeira para isso é o compensado naval.

Não achei para comprar em minha cidade, só por encomenda e vai levar uns certos dias para chegar.

Quero saber métodos alternativos de madeira.

Compensado e MDF, Terá muita diferença em construção e na qualidade sonora?

qual a melhor alternativa?

Obrigado
Registrado

Thiago Lira
Visitante
« Responder #1 : 15 de Julho de 2010, as 19:35:39 »

Compra compensado normal, é a mais utilizada. Montei a minha com esse tipo, usei 15mm.

Até mais.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #2 : 15 de Julho de 2010, as 22:25:23 »

o mdf tambem é bom,,, a diferença é que no mdf o melhor é parafusar, ja no comprensado voce pode colar e pregar

na qualidade sonora não vai mudar nada perseptivel,,, já no bouso muda um pouco

boa sorte
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 16 de Julho de 2010, as 01:24:01 »

Eu uso compensado para a caixa e mdf para os baffles!

Compensado com cola!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
maioli
Visitante
« Responder #4 : 16 de Julho de 2010, as 15:22:13 »

Eu não usaria MDF só pelo detalhe de ser pesado demais. Do ponto de vista da teoria da caixa, seria um dos melhores materiais. O compensado comum funciona também, mas geralmente tem camadas mais grossas e de madeiras mais moles, o que o faz um tanto frágil.

O meu material de escolha tem sido madeiras maciças, 1 - por serem bonitas, permitindo acabamento natural, 2 - por serem resistentes e leves, 3 - por permitirem tábuas mais finas e 4 - interagem no timbre de um modo que eu gosto.

Tem um cara, o serrano amps, que usa angelim (!!!!!) para fazer seus gabinetes. Um marceneiro me explicou que há o angelim-pedra, que é fácil de encontrar, se usa em esquadrias externas e outras peças que ficam expostas à intempérie, mas ruim de trabalhar e pesa uma tonelada. Também existe uma espécie de angelim leve e bom de trabalhar. Mas há muitas madeiras melhores, como cedro, pinho, louro, imbuia... eu usei mogno no meu, mas já não consigo mais dessa madeira... 
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #5 : 16 de Julho de 2010, as 17:28:28 »

o problema de trabalhar com madeira é o preço, claro que o acabamento na madeira nem se compara, mais se a intenção é revestir a caixa... eu acho mais viavel o compensado
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #6 : 16 de Julho de 2010, as 17:58:59 »

Como este é minha 1º caixa, e de acordo com os comentários tanto MDF quanto compensado da pra fazer uma caixa legal eu vou optar pelo MDF por ser mais barato, que na verdade não é nada barato

Me tirem outra duvida, uma chapa de compensado 2600 x 800 x 15mm ta valendo  R$120,00 ??

desconfio que a madeireira esta querendo me passar a perna
Registrado

mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #7 : 16 de Julho de 2010, as 22:03:22 »

Como este é minha 1º caixa, e de acordo com os comentários tanto MDF quanto compensado da pra fazer uma caixa legal eu vou optar pelo MDF por ser mais barato, que na verdade não é nada barato

Me tirem outra duvida, uma chapa de compensado 2600 x 800 x 15mm ta valendo  R$120,00 ??

desconfio que a madeireira esta querendo me passar a perna

Precisa ver certinho existem compensado laminado, sarrafeado, naval etc. Acho que o mais barato é o laminado (R$ 80,00) e o tamanho é padrão (2200 x 1600 x 15mm)
Fiz uma caixa para um falante de 12" compensado laminado e ficou boa!
Registrado

Americana-SP
maioli
Visitante
« Responder #8 : 16 de Julho de 2010, as 23:18:42 »

Bem lembrado Magoo, só os compensados laminados servem, o sarrafeado não serve. Os tamanhos padrão de chapa mais comuns são 2750 x 1830 e 220 x 1210. Esse preço aí é pra uma chapa naval de primeiríssima, não é uma chapa inteira. Aqui na minha terra dá pra fazer uma caixa de cedro com 80,00 de madeira.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #9 : 17 de Julho de 2010, as 09:39:32 »

Bem lembrado Magoo, só os compensados laminados servem, o sarrafeado não serve. Os tamanhos padrão de chapa mais comuns são 2750 x 1830 e 220 x 1210. Esse preço aí é pra uma chapa naval de primeiríssima, não é uma chapa inteira. Aqui na minha terra dá pra fazer uma caixa de cedro com 80,00 de madeira.

cara onde tu mora? no amazonas? ou em alguma cidade rota de trafico de madeira? Cheesy
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #10 : 17 de Julho de 2010, as 16:30:47 »

Se optar por MDF, lembre-se que o mesmo não aceita pregos, só parafusos! Boa Sorte!!!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
maioli
Visitante
« Responder #11 : 17 de Julho de 2010, as 23:10:34 »


cara onde tu mora? no amazonas? ou em alguma cidade rota de trafico de madeira? Cheesy

Infelizmente não... mas os caras das madeireiras me conhecem e sabem que não dá pra passar gato por lebre nem vender banana a preço de ouro, hehehe. Fora de brincadeira, ter conhecimento em madeireiras sempre ajuda a conseguir as melhores coisas pelos melhores preços e às vezes até na faixa.
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #12 : 18 de Julho de 2010, as 10:45:14 »

Caraca, acho que vou comprar as madeiras com o Maioli, se eu pagar o frete e optar pelo naval, sai bem mais barato que comprar compensado aqui na minha cidade.  rsssss

Eu acho que esta faltando concorrência em Jaboticabal
Registrado

viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #13 : 07 de Janeiro de 2011, as 09:53:31 »

Reativando o tópico! Dica para quem tem paciência: se vocês rodarem por aí (em São Paulo), os marceneiros jogam muitas peças de mdf totalmente aproveitáveis para uma 1x12. Já recolhi o suficiente para a construção, mas ando sem tempo/vontade/ferramentas para me dedicar a tal projeto.
Registrado

Guitar Craft
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #14 : 07 de Janeiro de 2011, as 23:40:39 »

To pensando em fazer com compensado naval mesmo, ta 100 pilla a folha de 18mm se eu for buscar
o preço ta bom?
as outras medidas nem sei direito, sei que é bem grande a folha
eu quero fazer a caixa(2x12") mais quero ela bem resistente, 18mm é exagero ou é assim que tem que ser mesmo?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal