Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 02:17:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender 5E1, o melhor circuito SE ?  (Lida 20251 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #15 : 03 de Maio de 2013, as 20:25:06 »

Sag de retificadora em um ampzinho SE de 3...6W só se o dono for muito intimo dele. Em um clone Bassman com 5U4 é facilmente percebido com GZ34 nem tanto.

Eu gosto de retificadora por tradição, em particular em Hi-Fi, mas se colocar na balança criteriosamente, a retificação SS é melhor.

Alex, e acho que o ganho típico  de uma EF86, umas 250x, se casa muito melhor com um estagio final onde o bias está alí por volta de 6,5...8V, caso dos estágios com EL84 em classe A. Ganhos de tensão que podem chegar a 700...800x se casam muito melhor com válvulas de potencia que operam com Bias acima de 15V e cargas de placa convencionais, 4500..7000ohms, como as octais mais comuns.

Acho que EL84 precedida por ganhos altos racha muito cedo. Veja que os europeus tradicionais, Vox, Selmer etc. só usavam EF86 com EL84 e os americanos 12AX7 com 6V6-GT. Atualmente, sendo uma válvula barata, usam a 12AX7 em qualquer aplicação.

O melhor par que habitou no meu 5E1 foi uma 12AX7 RCA, de placas grandona/pretona, e uma 6F6-GT Toshiba. Creio que você, Fred, com uma penca de válvulas à sua disposição, não vai ter dificuldades em descobrir um par ideal, vai ter, isso sim, muito trabalho espetando/desespetando válvulas....

Existe um erro no esquema 5E1 acima, na verdade o OPT tem primário de 7k para poder funcionar bem tanto com 6F6 como com 6V6, mas não com 6L6/5881/KT66. A potencia medida sobre carga resistiva, um pouco antes do clipping se tornar evidente visualmente em uma senoide de 1kHz, foi de 3,8W com as válvulas indicadas no circuito.

Notem, também, que as tensões nos estágios de amplificação de tensão estão mais altas do que aquelas do circuito 5E1 original. No 5E1, a tensão de alimentação de placa é 250...260V, no máximo.

O choque utilizado tem, como consta no circuito, Rdc de 175 ohms e indutância desconhecida, provavelmente 4...5H por ser construído com núcleo GO. O original Fender tem Rdc em torno de 250 ohms. Na verdade qualquer chokezinho cai bem alí, desde que suporte 45...50mA.

Um aspecto curioso em amplificadores SE com pêntodos, é que produzem um som muito mais "rico/complexo" quando a screen está em um potencial DC um pouco superior ao potencial de placa. Não me perguntem porque, eu também gostaria de saber......
Nessa configuração, é essencial a utilização de um choque, tal como está no esquema.

Um circuito que eu acho fantástico é esse aqui: http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/xtreme.jpg

Quem quiser ouvir o Valco 510, é só ouvir a Lap Steel tocada nas gravações de Willie Dixon. Esse amp é fantástico Huh?

Kem, é bem provável que você possa operar uma 25L6 "a la" 6V6. Vou dar uma olhada nos manuais.

abraços

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 03 de Maio de 2013, as 20:35:20 »

....Um aspecto curioso em amplificadores SE com pêntodos, é que produzem um som muito mais "rico/complexo" quando a screen está em um potencial DC um pouco superior ao potencial de placa. Não me perguntem porque, eu também gostaria de saber......
Nessa configuração, é essencial a utilização de um choque, tal como está no esquema.
Essa fiquei intrigado...

Kem, é bem provável que você possa operar uma 25L6 "a la" 6V6. Vou dar uma olhada nos manuais.
Da sim... meu problema no 100Buck é o HT baixo... mas vamos ver se chega perto...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
FRED
Visitante
« Responder #17 : 03 de Maio de 2013, as 21:51:43 »

 Bacana, tenho uma 6V6GT da Toshiba aqui, e foi medida num TV-7 A/U, marcou 110%, ela tem a placa grandinha, quase não cabendo no invólucro. E acho que tenho duas 12AX7 da RCA por aqui, e uma 5751 que acho que é nova. Já estão separadas. Quando eu montar faço uns samples dele. Obrigado pelas dicas. Falando em EF86, será que sai algo bacana com uma dessas e uma EL84, pra guitarra?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #18 : 04 de Maio de 2013, as 01:34:38 »

Bacana, tenho uma 6V6GT da Toshiba aqui, e foi medida num TV-7 A/U, marcou 110%, ela tem a placa grandinha, quase não cabendo no invólucro. E acho que tenho duas 12AX7 da RCA por aqui, e uma 5751 que acho que é nova. Já estão separadas. Quando eu montar faço uns samples dele. Obrigado pelas dicas. Falando em EF86, será que sai algo bacana com uma dessas e uma EL84, pra guitarra?

Procura pelo Vox AC4 (não o que lançaram recentemente, mas o antigo). Ele usa exatamente essas duas válvulas, e mais uma 12AX7 num circuito oscillador pra um efeito trêmolo. Se só quiser o amp sem o efeito trêmolo, é só trocar os valores dos resistores da EF86 pelos de qualquer circuito que quiser (Vox AC15/30, Matchless DC30, etc).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
gubterra
Visitante
« Responder #19 : 04 de Maio de 2013, as 06:20:25 »

Ola amigos o hammond 125dse pode ser usado satisfatoriamente na saída deste amp?

Por que dai ja serviria como transformador de saída para vários projetos como P1eX e etc... abraço!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 04 de Maio de 2013, as 12:20:03 »

O melhor par que habitou no meu 5E1 foi uma 12AX7 RCA, de placas grandona/pretona, e uma 6F6-GT Toshiba.

Ahhh... a 6F6-GT tenho uma "filha única" aqui acho que da GE se não me engano. Parece que chegou o circuito certo pra ela ser utilizada e testada!  Smiley
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #21 : 04 de Maio de 2013, as 12:46:14 »

Sempre fico em dúvida de qual montar, 5F1 ou 5E1.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #22 : 05 de Maio de 2013, as 22:49:33 »

Guilherme, você tem o kit de transformadores + choke pra esse projeto que postou?

Tenho muita vontade de montar ele.
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #23 : 05 de Maio de 2013, as 23:53:35 »

Guilherme, você tem o kit de transformadores + choke pra esse projeto que postou?

Quero começar com o mais simples, o 5E1... o famoso Champ...

Desistiu do 5E1, biglouis? Dia desses o gubterra perguntou se existe o layout em pcb... Eu sugeri a placa do TubeDepot pra compra ou referência. O que acha? Parece existir vários interessados nesse amp! De repente é hora de fazer uma placa, correr atrás dos componentes...
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
gubterra
Visitante
« Responder #24 : 06 de Maio de 2013, as 00:02:02 »

Oi Zas, agradeço a indicação... eu ja conhecia a placa da tube depots... mas pra compensar montar em placa tem que ter as valvulas on-board, se não ptp é menos trabalhoso....

A minha maior duvida ta sendo em relação ao transformador de saida.... quero usar um hammond 125ESE.... por que ai da pra usar valvulas de saida diferentes.... e serve para projeos até 15w.... dai ja da pra mntat o P1xe o hi-octane etc... usando o mesmo transformador de saida.... 

To esperando o guilherme me dizer se haverá perda de qualidade sonora usando este transformador.... eu creio que nao muito, pois ele(o transformador) me parece bem coringa!!!

Abraço!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #25 : 06 de Maio de 2013, as 11:30:06 »

Desisti não... ta tudo na fila aqui _
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #26 : 06 de Maio de 2013, as 19:13:28 »

Citar
Ahhh... a 6F6-GT tenho uma "filha única" aqui acho que da GE se não me engano. Parece que chegou o circuito certo pra ela ser utilizada e testada

Então use tudo octal ! 6SL7-6F6-5Y3 !!! O pré com 6SL7 é aquele do Valco 510. Amp para a vida toda...

Citar
Sempre fico em dúvida de qual montar, 5F1 ou 5E1

Em termos de circuito são bem parecidos. Eu prefiro o 5E1 por causa do filtro CLC com o +B extraído da saída do choque e a screen, sem desacoplamento DC, em potencial superior à placa.

Mas os dois caps de 8uF devem ser substituídos por dois de 32uF ou próximo a isso. O choque qualquer um serve, desde que suporte no mínimo 45mA e a Rdc não seja muito maior do que 250...300 ohms.

Citar
Guilherme, você tem o kit de transformadores + choke pra esse projeto que postou?

Big, estamos só na linha de 25W para cima.
Fornecemos para a ALTANA, em lotes grandes, um modelo de 5k:0-4-8 ohms.
A Schatz também tem em linha modelos adequados para esses amps.

Para 6V6-GT cargas de placa entre 5k...7kohms está bem mas, para 6F6, 7000 ohms é melhor com acerto do R de catodo. Os modelos de OPT Fender 022905 e 022913 eram 7000 ohms primário mas o 265, do Princeton 5F2, era 5000 ohms, mas não tenho confirmação dessa info.
Esses OPT foram muito usados nas series Champ e Princeton e não eram muito grandes.

Eu acho também que os OPT Hammond SE, inclusive aqueles com multi-taps no primário, se casam bem com os Champ.
De qualquer forma, deve-se evitar OPTs muito pequenos, tipo aqueles do Champ 5C1, e algums modelos miniaturas da Hammond, que pesam umas 150g.

abraços

Guilherme
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #27 : 06 de Junho de 2013, as 11:38:21 »

Ola amigos... uma dúvida no 5e1 ou 5f1...   existe um trimpot que regula ganho que é ligado a saida de 4 ohms do transformador de saida.... posso ligar esse trimpot na saida de 8 ohms?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 07 de Junho de 2013, as 17:43:44 »

Ola amigos... uma dúvida no 5e1 ou 5f1...   existe um trimpot que regula ganho que é ligado a saida de 4 ohms do transformador de saida.... posso ligar esse trimpot na saida de 8 ohms?

Posta o esquema onde isso aparece. Não me lembro de trimpot no 5E1.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gubterra
Visitante
« Responder #29 : 08 de Junho de 2013, as 07:50:56 »

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/57_Champ_schematic_Rev-B.pdf

R12 - 22k  porem vou usar um trimpot de 100k em série com R12 como sugerido pela tubedepot para maior controle de resposta.....  posso ligar na saida de 8 ohms?
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 08:11:10 por gubterra » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal