Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 01:22:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como alimentar relé sem causar ruído no amp?  (Lida 17402 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 06 de Dezembro de 2011, as 22:29:56 »

Eae pessoal beleza?
Gostaria que me esclarecessem como alimentar um ou mais relés para chavear canais num amplificador sem inserir ruído no audio.
Estou com uma Staner Kute 205 e ela possui dois canais que funcionam como três, são dois canais limpos mas ao ligar o foot um dos canais é acrescentado de mais estagios de ganho. Bom, mas o que me interessa é usar um canal limpo e um sujo. Já consegui seguindo o esquema do amp, eliminar o chaveamento por transistores que por sinal é bem fraco pois quando acionada a distorção ainda vazava som limpo e fiz com que um dos canais ficasse somente "sujo" com mods baseadas no marshalizer.
Aí vem o problema: ao tentar fazer o chaveamento por relé, este inseriu um ruído terrivel no amp, somente quando acionado. O transformador do amp é de 40+40VAC então retirei a alimentação para os relés (são três) retificando em onda completa e usando o center tap como terra e um capacitor de 220nF e consegui 37VDC com os relés ligados. A ligação ficou assim: três relés de 12V 40mA cada em série, um resistor de 68ohms em serie com a alimentaçao e um diodo 1N4007 em paralelo com os relés. Os relés estão funcionando perfeitamente.
A alimentação deles tem de ser regulada por um 7812? Tem algum erro na montagem descrita?

Agradeço antecipadamente.
Abraços!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, as 22:19:01 por Rikrdo » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #1 : 07 de Dezembro de 2011, as 01:16:26 »

hum, qual transistor ele usa?

uma idéia seria usar mosfets... pois a resistencia é brutalmente alta e muito baixa..

relé nem sempre é uma boa opção..... =[

um dos jeitos q eu faria.. é fazer uma alimentação separada do relé, regulado, e aterra-lo no terra do jack in do amp
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 07 de Dezembro de 2011, as 04:53:29 »

Você disse que usou um capacitor de 220nF para filtrar um retificador de meia onda? Deveria estar usando algo como 1000uF.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Rikrdo
Visitante
« Responder #3 : 07 de Dezembro de 2011, as 08:38:02 »

visioncb
Os transistores que faziam o chaveamento eram dois BC549 e dois BF245. A amplificação do sinal é por CI 4558 daí troquei todos por TL062.
Você sugere algum esquema de chaveamento com mosfets?
O esquema do amp: http://www.4shared.com/document/KsN-dJdI/STANER_Kute205S.html?

Eduardo
Usei um capacitor de valor baixo pois já fiz assim num amp semelhante para alimentar três coolers também em série  e não houveram ruídos.
Somente usando um capacitor de alto valor após a retificação resolveria?

Abraços!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, as 08:40:11 por Rikrdo » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 07 de Dezembro de 2011, as 08:48:06 »

Oi Rikrdo

Usei um capacitor de valor baixo pois já fiz assim num amp semelhante para alimentar três coolers também em série  e não houveram ruídos.

Os coolers não entram em contanto com o áudio! Só ficam assoprando!

Se vai resolver, não posso dar certeza, mas é um bom começo!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 07 de Dezembro de 2011, as 09:36:53 »

Se o ruído acontece somente quando o relé é acionado,  o problema é o ruído causado pelos contatos. Precisa usar um circuito snubber (uma rede RC) pra atenuar os picos de energia da trepidação dos contatos e dos arcos elétricos.  O snubber vai ligado em paralelo com os terminais dos contatos. Veja nesse link um componente snubber que engloba o capacitor e o resistor (mas que podem ser comuns mesmo) com diversos valores.

http://www.paktron.com/pdf/Quencharc_QRL.pdf
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #6 : 07 de Dezembro de 2011, as 10:06:14 »

Eu já acho que podem ser os benditos capacitores de valor muito baixo mesmo
Provavelmente a corrente pulsante (capacitores de valor baixo não filtram como seria o apropriado) quando passa pela bobina do relé está gerando uma tensão induzida na parte do audio que passa na parte móvel de relé. E no caso = ruído
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, as 12:52:27 por leehfreire » Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #7 : 07 de Dezembro de 2011, as 10:47:06 »

xformer
O ruído aparece enquanto os relés estão acionados e não somente no momento do acionamento. Vou dar uma lida no pdf e tentar entender o circuito. Obrigado pela idéia.

Eduardo
leehfreire

Vou tentar colocar um capacitor de valor alto e posto resultados.

Abraços!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 07 de Dezembro de 2011, as 11:54:51 »

Oi Xformer

O problema aqui é que o relê alimentado com corrente pulsante fica abrindo e fechando o tempo todo. Um snubber aqui não faria nada.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
harckan
Visitante
« Responder #9 : 07 de Dezembro de 2011, as 11:58:38 »

Desculpem a pergunta de noob, mas o fato de estar alimentando o relé com uma voltagem muito a cima (37VDC) do valor projeto para ele (12VDC) não pode cousar problema no mecanismo de acionamento magnético do mesmo podendo gerar tal ruído?

Essa é uma dúvida que tenho, pois é sempre complicado retirar a alimentação correta somente para os relés, eu nunca alimentei nenhum com voltagem a cima da alimentação nominal do mesmo, não tem problema de alimentá-los com valores a cima do especificado?

Abraço
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 07 de Dezembro de 2011, as 12:38:37 »

Oi Harckan

Sim, alimentar um relê de 12V com 37V vai fazer ele queimar imediatamente. Mas nosso amigo ligou as em série as três bobinas dos relês, criando um relê para 36V. Assim fica tudo certo!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #11 : 07 de Dezembro de 2011, as 12:56:35 »

Olá harckan, ele também poderia fazer a ligação com um lm7812 e colocar os relés em paralelo. Mas se assim ficou mais cômodo, deixe assim mesmo, o único problema seria se algum dos relés queimasse, pois os outros também não iriam mais chavear até que o defeituoso fosse trocado.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 07 de Dezembro de 2011, as 13:36:37 »

Olá harckan, ele também poderia fazer a ligação com um lm7812 e colocar os relés em paralelo. Mas se assim ficou mais cômodo, deixe assim mesmo, o único problema seria se algum dos relés queimasse, pois os outros também não iriam mais chavear até que o defeituoso fosse trocado.

Na verdade é melhor que seja assim. Ou chaveia todo mundo ou não chaveia ninguém. Chavear metade pode trazer consequências estranhas.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
harckan
Visitante
« Responder #13 : 07 de Dezembro de 2011, as 13:58:06 »

Eduardo, ops, eu não atentei a esse detalhe da ligação em série, obrigado pela resposta. Se eu tivesse que chutar alguma coisa concordaria com vc, pois acho que o capacitor utilizado está baixo sim, talvez o de 1000uF, Ricardo porque vc não faz um teste? é só substituir um pelo outro, pelo menos já elimina uma possibilidade.

leehfreire, é o que faço quando preciso usar relé, utilizar os reguladores para alimentá-los.

Valeu
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, as 14:22:11 por harckan » Registrado
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #14 : 07 de Dezembro de 2011, as 14:13:22 »

Eduardo
Consequências estranhas são legais as vezes, pelo menos em pedais às vezes é com  Cheesy

harchan
Esse é o tipo de coisa que sempre se acha jogado em alguma gaveta em casa mesmo e geralmente se poupa bastante trabalhoo
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal