Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 02:12:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: preamp TL072  (Lida 3744 vezes)
marioyee
Visitante
« : 19 de Setembro de 2010, as 19:48:56 »

Galera, o circuito abaixo foi apresentado aqui no HM ha algum tempo atras para ser usado como canal super limpo preferencialmente para instrumentos acusticos - neste caso meu violao folk.
Alguem saberia dizer se as alteracoes a seguir funcionariam?
1- Trocar o  tl062 pelo tl072 (esse sei que basta apenas substituir)
2- Acrescentar um pot no lugar da chave.
3- Trabalhar com fonte simetrica 15+15V, neste caso ligar o -15v no pino 4 do TL072.

Quero usar fonte simetrica p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tenho um transformador 18+18V 2A + retificaçao gerando 25+25V pro power LM1875 e zener 15v 1w regulando o pre em 15+15V para o TL072.

grato a todos.

Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #1 : 19 de Setembro de 2010, as 21:07:42 »

marioyee

tem o esquema completo ai com os valores?

1-da pra trocar
2-preciso ver os valores dos resistores da chave
3-não da pra usar fonte simetrica sem alterar o circuito!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
marioyee
Visitante
« Responder #2 : 19 de Setembro de 2010, as 21:31:07 »

marioyee

tem o esquema completo ai com os valores?

1-da pra trocar
2-preciso ver os valores dos resistores da chave
3-não da pra usar fonte simetrica sem alterar o circuito!

Valeu a força Chris!
Segue abaixo valores dos componentes:
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #3 : 20 de Setembro de 2010, as 00:25:27 »

da pra por um potenciometro de 500k
retire o R2,R3 e R4
dai você coloca o pot no lugar do R4
o terminal 3 e 2 são ligados juntos, para esquerda e o 1 para a direita
sobre a fonte
eu acho que aterrando o pino 3 e 5 do CI e retirando R12 R13 e C7
e adicionando um cap do mesmo valor do C9 ligado do V- ao terra e seguindo pro pino 4
só que o positivo do capacitor vai pro terra é o contrário do C9
mas não sei não se da pra ligar com 15v já que na lista ai ta dizendo 9v

repito: Eu Acho!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, as 00:36:36 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #4 : 20 de Setembro de 2010, as 04:54:13 »

Com todo o respeito.. Acho  besteira substituir por um pot... O controle de volume já serve para isso, você teria um controle de ganho, acabando como um segundo controle de volume... Tentando explicar melhor: A Chave seleciona um range de ganho bem diferente, em 3 posições, e depois você "dosa" o volume.Dois Pots só tornariam a regulagem mais chata, como não é um circuito onde a saturação é desejada, e dificilmente vai ser obtida (haja sinal para clipar rails de +-15V), se for faze-lo feliz usar o pot de ganho, não precisa usar o pot de volume, embora na minha honesta opinião, o circuito vá trabalhar melhor da forma como foi apresentado inicialmente.

Ex. Vozes e instrumentos com captação de piezo (basicamente capacitiva), o sinal chega "fraco" ao pré e é necessario um ganho alto (chave no ganho alto)
     Instrumentos com sinal mais forte podem usar um ganho médio, caso de guitarras com captação passiva
     Instrumentos com captação ativa, sinais de linha vindo de outros prés, usam ganho baixo...
     
     Você tem 3 situações... 3 posições de "ganho" e um controle "fino" de volume... complicar pra que? certo?
Registrado
marioyee
Visitante
« Responder #5 : 20 de Setembro de 2010, as 11:37:16 »

Com todo o respeito.. Acho  besteira substituir por um pot... O controle de volume já serve para isso, você teria um controle de ganho, acabando como um segundo controle de volume... Tentando explicar melhor: A Chave seleciona um range de ganho bem diferente, em 3 posições, e depois você "dosa" o volume.Dois Pots só tornariam a regulagem mais chata, como não é um circuito onde a saturação é desejada, e dificilmente vai ser obtida (haja sinal para clipar rails de +-15V), se for faze-lo feliz usar o pot de ganho, não precisa usar o pot de volume, embora na minha honesta opinião, o circuito vá trabalhar melhor da forma como foi apresentado inicialmente.

Ex. Vozes e instrumentos com captação de piezo (basicamente capacitiva), o sinal chega "fraco" ao pré e é necessario um ganho alto (chave no ganho alto)
     Instrumentos com sinal mais forte podem usar um ganho médio, caso de guitarras com captação passiva
     Instrumentos com captação ativa, sinais de linha vindo de outros prés, usam ganho baixo...
     
     Você tem 3 situações... 3 posições de "ganho" e um controle "fino" de volume... complicar pra que? certo?

Entendi. Entao deixo de lado o lance do pot no lugar da chave.
E q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) a sugestao do Chris pra colocar o -15V no circuito?
Grato
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #6 : 22 de Setembro de 2010, as 00:44:54 »

Inumeras possibilidades.. a mais simples seria um regulador com 7815 e um 7915, o 7815 regula a voltagem postitiva em relação ao GND, e o 7915, a negativa, Exagere um pouco no capacitor de filtro... Isso é praticamente o pré do handmades... na verdade, creio que isso SEJA DE FATO o pré handmades canal limpo, dê uma olhada no tópico. A ferramenta busca pode poupar um bom tempo dos outros usuarios, sobrando tempo para responder tópicos "novos".
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal