Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 16:41:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Dúvida] Quem deve ter mais potência ? Amplificador ou Falante ?  (Lida 7952 vezes)
Deef182
Visitante
« : 25 de Setembro de 2010, as 14:38:51 »

Li diversos fóruns :S Mas um contradizia o outro, no fim acabei não entendendo nada...E infelizmente não encontrei nada aqui...
Enfim..

Quem deve ter mais potência, meu amplificador, ou meu alto falante ?
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #1 : 25 de Setembro de 2010, as 15:21:04 »

O falante deve ter mais potencia do que o amplificador. Caso contrario pode-se queimar o Falante, com o falante de mais potencia do que o amplificador não haverá problema. Ex: Um amp de 50W caso use-se falante de 80W o que acontece é que o falante suportaria até 80W.

Acho que fico meio confuso, qualquer coisa eu tento explicar melhor. Espero que ajude.

Abraços!
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #2 : 25 de Setembro de 2010, as 16:02:29 »

O falante deve ter mais potencia do que o amplificador. Caso contrario pode-se queimar o Falante, com o falante de mais potencia do que o amplificador não haverá problema. Ex: Um amp de 50W caso use-se falante de 80W o que acontece é que o falante suportaria até 80W.

Acho que fico meio confuso, qualquer coisa eu tento explicar melhor. Espero que ajude.

Abraços!

ao contrario tambem não tem problema,, basta ter bom censo na hora de ajustar o volume
Registrado
Deef182
Visitante
« Responder #3 : 25 de Setembro de 2010, as 17:59:02 »

Não sei o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas li que com um falante com maior potência do que o amplificador acabaria gerando distorção e diminuindo a vida útil do falante.. :s  é verdade?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #4 : 25 de Setembro de 2010, as 18:06:48 »

Não sei o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas li que com um falante com maior potência do que o amplificador acabaria gerando distorção e diminuindo a vida útil do falante.. :s  é verdade?

pra mim isso é bullshit
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rafammbass
Visitante
« Responder #5 : 25 de Setembro de 2010, as 18:23:55 »

pra mim isso é bullshit

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 25 de Setembro de 2010, as 18:54:36 »

Certamente podemos dizer com certeza:

- Se o power fornecer mais potência que o altofalante puder aceitar, o alto falante irá queimar.

- Usar um altofalante muito maior que o power me parece disperdício.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 25 de Setembro de 2010, as 18:57:54 »

Deef.

Na real, para não ter duvidas ao usar o aparelho, basta seguir uma regrinha simples:

Procure dar uma folga de + ou - 10% à mais na potência do falante e aí poderá usar "até" o volume total.

Ex: Saída de 30 Watts = Falante de 35 Watts.
Nunca se esquecendo de "casar" a impedância (8 ohms - 4 ohms - etc.)

Espero ter completado a idéia dos colegas.

Abraços.
Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #8 : 26 de Setembro de 2010, as 02:21:15 »

Acho que sei do que ele está falando...
Já vi isso em algum lugar, se não foram os "tiozões" do Cifra Club, foram os da Audiolist...
Falavam sobre o perigo de se usar um falante de potência muito maior e como a vida útil dele diminuia...

Mas são casos extremos, por exemplo: Usar falante de 200W em um power de 100W ou menos...  Procure

Se leu em vários lugares, poste aí as dúvidas que surgiram e o que foi dito em cada um deles... já é um grande passo!


Abraço!!!
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #9 : 26 de Setembro de 2010, as 11:02:50 »

A primeira coisa é saber se estamos falando de AMPLIFICADOR ou amplificador e de FALANTE ou falante.

Se vamos falar de um selenium em um amp SS, o falante tem que ter uma potência nominal maior que a do power.

Se estamos falando de um valvulado em um celestion ou eminence, por exemplo, pode ser igual (vc tem certeza que o falante realmente suporta a potência declarada). Há quem diga que nesse caso, a potência do falante pode ser a metade da do power, ou seja, que o falante deve ser dimensionado pela potência musical ou IHF.
Registrado
Deef182
Visitante
« Responder #10 : 26 de Setembro de 2010, as 15:15:38 »

Segue os Links onde diziam que o ampli deveria ter mais potência que o falante...
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=215
http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

No meu caso , quero usar um SELENIUM 75W para um LM3886 (65W) +-
Registrado
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« Responder #11 : 27 de Setembro de 2010, as 12:33:34 »

Galera, minha opnião.

Na prática depende do tipo de alto falante e de qual é a aplicação. Quando falamos de amplificador de guitarra, estamos falando de alto falantes de altissima sensibilidade e que trabalham muitas vezes com sinal clipado. por conta disso não é realmente necessário que o amplificador tenha maior potencia que o alto falante, mas se tem, tambem não tem problema, mas tem que saber lhe dar com isso.

Em diversos sistemas é muito importante que tenha um amplificador mais potente que o falante, isso é o chamado headroom, muito falado em sistemas PA e sistemas de som de carro.

Eu por exemplo tenho um subwoofer em casa de 120w nominais e o amplificador dele é de 215w nominais. isso me dá a oportunidade de chegar ao maximo desempenho do auto falante sem clipar o sinal do amplificador.

deem uma lida, vale a pena: http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=4420

tem muitos outros topicos falando disso.  Smiley
Registrado
Deef182
Visitante
« Responder #12 : 27 de Setembro de 2010, as 21:24:08 »

Dei uma lida, pelo que eu entendi....

Se eu usar um alto falante com folga (amp : 60w falante : 75w) Eu posso deixar no máximo o volume...
Posso usar um amp de maior potencia que o falante (usando o máximo do amp e do falante, porém cuidando o volume para não saturar nem estourar o falante...)

Isso Huh?

Dúvida : Usando um falante de maior potencia que o falante (com folga no caso), eu teria só o disperdício de grana ou geraria alguma saturação no falante? Como diz em alguns tópicos ai....
Registrado
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« Responder #13 : 27 de Setembro de 2010, as 22:12:06 »

um falante mais potente que o amp nem sempre é desperdicio de grana, tudo depende. exemplo: amplificador de 100w e 2 opções de falante, sendo 1 de 75w meia boca por 100 reais e um de 150w ótimo por 150 reais. o de 150 vale mais a pena, essa regra só serveria para alto falantes semelhantes em desempenho, ai sim vc estaria jogando dinheiro fora ao escolher o mais caro.

como eu disse, para ampli de guitarra a regra do headroom não é tão importante pois o ampli já trabalha clipando o sinal sempre que satura as valvulas ou mesmo saturação com diodo. nao faz sentido ter um ótimo headroom se nao pode desfrutar de um sinal limpo. nao que isso seja ruim, é a caracteristica de amplis de guitarra.

a minha ideia de postar aqui foi simplesmente pra dizer que "depende". tudo depende do tipo de ampli, do tipo de alto falante, da aplicação.. nao adianta fazer regrinhas gerais de porcentagem, de dobro de potencia. mas fica a minha dica, pra guitarra não compre falante pela potencia, compre pela qualidade do som. é facil ver amplificadores valvulados de 5w empurrando caixas 2x12 de 150w. tambem é facil ver amplis de 200w empurrando a mesma caixa de 150w... achar o falante ideal pra um ampli de guitarra definitivamente passa longe de ser estabelecido apenas pela potencia.

abraço.
Registrado
Deef182
Visitante
« Responder #14 : 29 de Setembro de 2010, as 15:58:10 »

É que na realidade eu já tenho esse alto falante SELENIUM 75w/8ohms... Por isso usaria ele, a idéia não é ter um ampli profissional perfeito, a idéia é fazer um amp pra estudo, no caso eu usaria ele, pois não tenho cubo :S (ligo direto no meu receiver gradiente e 2 caixas de 12" 150w cada...) mas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) quero fazer mais pra ter uma certa experiência com amps para até no futuro fazer um valvulado bem planejado...Mas obrigado pelas dicas cara, sabendo disso fico mais tranquilo...no caso uso entao com uma certa folga que não é tantaaaa, sendo assim vai ficar quase proporcional amp/falante...
O outro falante que eu tenho é um BOSCH 35W / 4Ohms

Dúvida 1: O Amp com LM3886 posso usar ele tanto em 4ohms como em 8 ohms, correto ?
Dúvida 2: Qual a vantagem de usar alto falantes de maior impedância (8 ohms no caso)?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal