Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 06:16:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador 100w valvulado, apresentando problemas ao regular bias.(Resolvido)  (Lida 2926 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« : 11 de Outubro de 2010, as 17:13:12 »

Bom pessoal, acho que devo postar este tópico bem aqui, pois tenho um tópico da montagem deste amplificador aberto em andamento em "Lançamento de novos projetos", porém o amplificador está apresentando alguns problemas e como já realizei inumeras tentativas de solucionar o problema então resolvi pedir ajuda, pois minhas idéias se esgotaram...

O amp em questão é o Marshall plexi 100W, ou um mod dele chamado plexi brown 100w, o layout que utilizei foi o do Ceriatone e pelo que pude comparar com o plexi original, exixtem mudanças na parte de pré-amplificador, e também de fonte e alguns valores de componentes no power, segue para vocês poderem ver a figura.

O que aconteceu foi o seguinte:

Eu montei a fonte original do layout, e os transformadores que estou usando são do Hélcio da Valvestate, imaginem que quando terminei de montar eu liguei tudo sem as válvulas para fazer medições e o que encontrei foi uma alta tensão DC de 1000v!!!Bom até aí tudo bem, entrei em contato com o Hélcio e ele me falou que o transformador dele era para uma fonte simples, que a fonte do desenho original tinha um dobrador de tensão por isso os 1000V, bom beleza, modifiquei a fonte montada e fiz uma fonte normal sem o dobrador, e medi 500v (que é o que o Hélcio havia me dito que deveria chegar), segui com o procedimento para regular o bias e testar o amp, regulei a tensão negativa em -60v, tudo pronto liguei o stand by, nada anormal, nenhum som estranho, nenhuma fumaça...fui baixando a tensão negativa e acompanhando a tensão no pino 3 das E34L, a corrente sobre o resistor shunt de 1ohm de pinos 1 e 8 para terra...
mas...quando surgiu o primeiro miliampere (no caso milivolts convertido em miliamperes, a queda de tensão em 1ohm) o amplificador deu um urro!!!, como se estivesse no último volume, um som estilo ultramicrofonia....muito alto e eu desliguei o stand by, imaginando que tivesse torrado tudo....desliguei tudo ,,,,me refiz do susto....rsrsrrs...que vergonha!!!Verifiquei se havian curtos, mal contatos, alguma ligação sem fazer, ...nada, absolutamente nada que pudesse estar errado,,,pelo menos visivelmente,,,e ainda fui notar que o multímetro que media o pino 3 da válvula (onde ele estava ligado) tinha pifado, o multímetro ficou doidão.....igual quando agente mede uma alta tensão com escala baixa ....e pifa, e ele estava na escala correta, mais essa......depois de checar e rechacar tudo novamente, tentei de novo, e o resultado foi o mesmo.....e outro multímetro morreu (só que agora era um daqueles amarelinhos mais porcaria)....!!!!!!!!e o que notei foi que quando o amp fez aquele urro de novo, a medida de tensão que o multímetro fez foi absurda...foi pro fim de escala e ele ficou marcando 1, e ficou assim pra sempre....

Pessoal, Help!!!! I need some help!!!

Não estou entendendo o que pode estar acontecendo, gostaria de uma ajuda pra pelo mesnos tentar saber o que foi que eu pifei,....se foram as válvulas, se foi o transformador de saída.....

O que noto é que se não tiver nehuma corrente de repouso da válvula, tudo fica quieto...porém bastou as válvulas começarem a conduzir um pouquinho (1 miliampere é o bastante!!!) e o amp faz isso.....

A impressão que tive é que o transformador de saída esta tipo invertido, como se o secundário está ligado como primário e vice versa (como que a tensão no pino três da aquele salto que queima o multímetro!!??), ou sei lá a isolação do transformador de saída está vazando tensão, pelo verniz, não sei foi o que me veio á cabeça....mas tudo sem certezas...

Por isso estou pedindo uma ajuda á v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum), que podem ter tido uma experiência igual, ou aqueles que tem muitos anos de bagagem.....por favor galerinha,,,,fiquei no mato sem cachorro...

obrigado.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, as 14:14:44 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 11 de Outubro de 2010, as 17:26:29 »

OK, mas a descrição do problema é um tando genérica! Você pode especificar melhor?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 11 de Outubro de 2010, as 18:00:10 »

Oi Tufoeffect

Está fácil. Já perdi a conta de quantas vezes tive este problema. Você está com feedback positivo. Você precisa inverter os fios do primário do transformador de saída. O que está ligado no pino três das válvulas da direita vai para as da esquerda e vice-versa.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #3 : 11 de Outubro de 2010, as 19:14:28 »

Poxa Eduardo, tomara que seja só este o problema e depois a amp funcione, pois foi como tentar a primeira vez com uma garota...e levar um xute no......ui!!!!!fiquei muito chateado mesmo....
mas muito obrigado pela ajuda......estou errando pra aprender....obrigado...ao Gamal também...vou fazer um teste e comento o resultado...

abraços mestres... Grin

Mensagem Mesclada
Beleza Eduardo!!!!!

Bem na mosca, inverti as fios de placa do transformador de saída(primário) do pino 3 das válvulas da esquerda com as da direita e ...pimba!!!Regulei o amp no maior silêncio, e depois toquei por meia-hora, e posso dizer que ele ficou bem legal!!!!

Muito obrigado pessoal!!!

Só uma coisa me intrigou,,,,porque os dois multimetros que estavam medindo a tensão DC no pino 3 quando das vezes que deu errado pifaram?? Eles foram pro espaço mesmo, já era, dois bons multímetros da minipa!!!

O que houve que causou isto????Gostaria de saber...

Abraços....

Ah!!!Sim pode trancar este tópico, como resolvido....
obrigado.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, as 23:01:52 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #4 : 12 de Outubro de 2010, as 05:51:28 »

Tuffo fica tranquilo que isso já conteceu aqui comigo também e tomei o memso sustão huauhauhauh.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 12 de Outubro de 2010, as 09:15:13 »

Oi Tuffo

Que pena pelos teus multímetros. O problema é que eles deveriam estar na escala de volts em corrente contínua e quando entrou em oscilação apareceram vários volts de corrente alternada (pode passar de 1000VAC fácil). Frita mesmo. Quando se faz a regulagem do bias como você procedeu, O amplificador sai do corte passando pela classe C até chegar na B. Em classe C oscilando a potência desenvolvida é enorme. Esse tipo de configuração é usada em transmissores.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, as 09:21:33 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #6 : 12 de Outubro de 2010, as 14:12:06 »

Obrigado pela explicação Eduardo, e obrigado pela força Bossman...por não me deixar sozinho nessa.....ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pessoal.....eu vou trancar o tópico então né, já foi solucionado, daí quando alguém tiver esse tipo de problema pode encontrar uma resposta na busca de tópicos...

Abraços á todos...
Registrado

...money for nothing!!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal