Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 03:17:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de baterias para vários pedais  (Lida 5364 vezes)
designermx2
Visitante
« : 28 de Março de 2012, as 21:33:24 »

Pessoal, queria pedir a ajuda de vocês!

Tenho aqui 6 baterias de 3.6 volts de lithium ion, 3 de 3.7 de lithium polímero, mas não sei como fazer um carregador de 12v.

Meu objetivo, seria montar uma caixinha tipo pedal com um pack de bateria, sendo que teria uma regulagem (parte fácil) onde saísse 9v, mas que precisaria ser carregado e ai que está o problema. Como andei lendo, as de polímero são leves e moldáveis, mas são mais fáceis de incendiar. Não lembro a fonte, mas qualquer hora que achar, coloco aqui. As de Ion, são mais resistentes em certas coisas, mas são mais pesadas e ocupam mais espaço. Para meus testes, estarei usando as de ion. A questão é: Temos projetos de carregadores para uma ou duas baterias dessas de lithium ion usando até usb ai pela net, pois a usb tem 5v e ele carrega com 3.7 no máximo. Mas o que fazer com 3 destas em série? Seria legal um sistema com um led. Alguém tem alguma sugestão ou projeto para carregador desse tipo?

A vantagem disso é que nos locais que temos energia ruim, podemos evitar ruídos nas distorções e afins vindas da rede ac. Por mais que eu filtre, coloque indutores, reguladores, cerâmicos, ainda consigo captar alguns ruídos e olha que os pedais agora que testei foram os da line6 e todos apresentaram ruídos com o noise gate no máximo(2).

 
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 28 de Março de 2012, as 23:22:06 »

Um carregador simples, e funcional, é apenas uma fonte com retificação meia-onda, um resistor para limitar a corrente (e absorver um pouco o aquecimento).

Ja uns carregadores melhores, usaria um monitoramento de corrente e tal...  na internet encontra esses carregadores.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #2 : 28 de Março de 2012, as 23:28:38 »

PIor que não encontrei nenhum para lithium ion de 12v. Eu preferiria com monitoramento. Um simples led apagado e corte de carga ja ajudava. Com multimetro, pode ser? Como seria? Terei a disposição um display que Mede voltagem já incluso no pacote. Seria sem serie?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 29 de Março de 2012, as 00:42:05 »

Ja que menciona display, tem uns carregadores que usa PIC.
Da uma procurada por PIC charger no google que voce vai achar uns projetos.
Faz tempo que vi, nao vou lembrar direito os lugares, mas voui dar uma olhada e posto.
Registrado

diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #4 : 29 de Março de 2012, as 09:11:54 »

Tem uns carregadores daquelas motocas elétricas de criança, são 12V, só que para carregar aquelas baterias pequenas seladas que se usa em alarmes, aquelas pretas em gel.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
designermx2
Visitante
« Responder #5 : 29 de Março de 2012, as 09:54:00 »

Diego, conta mais desse carregador.

Essas de "gel" que você falou são as de polímero.

vi esse aqui http://cpf.djpark.name/li-charger/LTC4054-Basic-2.gif e esse:

http://www.instructables.com/id/How-to-make-Lithium-charger/

Mas é muito básico, não carrega 12v e nem tem indicador de carga. Como não manjo de eletrônica (só o básico do básico do básico e olhe lá), fica impossível eu conseguir desenvolver um pra tal. Seria melhor pegar um e montar ou modificar (com instruções e ajuda dos feras daqui).
No segundo, vi que sai 8.6v isso para não dar sobrecarga nas baterias de 9v. Se conseguisse 11.6v, já carregaria as de 12v, mas qual o resistor que é o responsável por isso? O de 470R ?

Para inserir um corte após carga?
« Última modificação: 29 de Março de 2012, as 10:01:02 por designermx2 » Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #6 : 29 de Março de 2012, as 13:52:32 »

É simples, somente uma fonte e pluga direto na bateria, dá uma olhada:



Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Vandermann
Visitante
« Responder #7 : 29 de Março de 2012, as 14:53:16 »

Para carregar baterias sem problemas e sem diminuir sua vida útil, o ideal e ter um corrente constante de carga da ordem de 1/10 ou 10% da corrente nominal da bateria.i.e. Se sua bateria possui 1A de corrente nominal a corrente de carga recomendável é de 100mA.

Para isto você pode utilizar um regulador LM317 como fonte de corrente constante. Abaixo está o link para o datasheet e algumas informações adicionais:

http://www.ti.com/general/docs/lit/getliterature.tsp?genericPartNumber=lm117&reg=en&fileType=pdf

http://www.national.com/ms/LB/LB-35.pdf

Procure também por "LM317 charger" no Google.

Abs!


Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 29 de Março de 2012, as 16:38:07 »

No segundo, vi que sai 8.6v isso para não dar sobrecarga nas baterias de 9v. Se conseguisse 11.6v, já carregaria as de 12v, mas qual o resistor que é o responsável por isso? O de 470R ?
R4 serve para ajustar a voltagem.
Não é nescessario mudar nada do projeto, apenas ajustar o trimpot mencionado.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #9 : 29 de Março de 2012, as 21:02:43 »

No segundo, vi que sai 8.6v isso para não dar sobrecarga nas baterias de 9v. Se conseguisse 11.6v, já carregaria as de 12v, mas qual o resistor que é o responsável por isso? O de 470R ?
R4 serve para ajustar a voltagem.
Não é nescessario mudar nada do projeto, apenas ajustar o trimpot mencionado.

Então, o lance é saber quando a carga estaria completa. Com multímetro, como seria? uma vez vi um cara usando um e ficava sempre de olho pra desligar!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 29 de Março de 2012, as 22:10:24 »

Então, o lance é saber quando a carga estaria completa. Com multímetro, como seria? uma vez vi um cara usando um e ficava sempre de olho pra desligar!

Cuidado, com carregador de bateria que fornece corrente indefinidamente para a bateria mesmo quando está com a sua tensão de plena carga.  A bateria pode aquecer muito e até explodir.

Estragar nem se fala.

T+
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 29 de Março de 2012, as 22:53:30 »

Por isso a nescessiadade de um resistor bem dimensionado.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #12 : 29 de Março de 2012, as 23:09:09 »

Então patines, essa é minha única preocupação. Falar a verdade nem é de estragar, mas de queimar. Já vi uma bateria de lithium pegando fogo e garanto que se tiver perto de madeiras, armários ou plástico (materiais inflamáveis não citados tmb), vira uma fogueira literalmente. Só a bateria de notebook que vi, fez um palmo de altura de fogo intenso, fora a fumaceira que com certeza é tóxica. Minha preocupação é ele interromper carga após finalizar. Queria deixar a carga sempre menos do máximo. Se ele chega a 12v, quero colocar em 11.6v , mas queria que finalizasse a carga, já que somos humanos e erramos mais cedo ou mais tarde. Estou quase adquirindo um outro pacote que já vem com carregador inteligente (o dobro do preço). No ML tá de R$135,00 , acho que vou arriscar trazer de fora $25.00 + frete só por conta do risco.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 29 de Março de 2012, as 23:39:07 »

Por isso a nescessiadade de um resistor bem dimensionado.
Resistor limita a corrente...  e neste caso a corrente pode ser fornecida indefinidamente..  como falei que é perigoso.

É necessário limitar também a tensão.  Pode ser desligando carregador quando chegar à tensão de trabalho ou então permanecer em flutuação, fornecendo somente a corrente necessária para manter a tensão de trabalho.

Abraços, T+
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #14 : 29 de Março de 2012, as 23:57:45 »

Patines, agora fiquei confuso. Se mantiver em flutuação, significa que continuará mantendo o fornecimento de corrente, mas isso também é perigoso?


Supondo o seguinte. Tensão máxima 12v e amperagem do material é 1.8A , se eu fornecer 11,6v a 100mah constante (estabilizado), como seria seguro e como seria perigoso? Ou de qualquer forma, tanto fornecendo só a corrente sem chegar à tensão máxima ficaria perigoso também?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal