Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 16:10:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pojetando Captadores  (Lida 18207 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #30 : 09 de Abril de 2014, as 19:35:33 »

Mas, assim como no pêndulo, para amplitudes não muito altas, a frequência permanece a mesma. Caso mudasse, toda vez que déssemos uma palhetada, notaríamos a corda desafinar brevemente. Experimente afrouxar a 6ª corda e dar uma palhetada bem forte com ela solta,e você verá como ela desafina.

O que o Félix disse é que para uma palhetada mais forte, a corda irá, no mesmo tempo, percorrer uma distância maior que numa palhetada fraca. Por isso, a velocidade com que a corda se movimenta é maior, embora a frequência seja a mesma.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
007
Visitante
« Responder #31 : 09 de Abril de 2014, as 23:01:19 »

Acabo de sanar minha dúvida com um dos meus professores. Devo usar o diametro do fio como base de cállculo, obrigado.
Registrado
007
Visitante
« Responder #32 : 13 de Abril de 2014, as 18:27:58 »

Como faço para magnetizar as barras de lanico em casa?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #33 : 13 de Abril de 2014, as 20:38:46 »

Eu uso imãs rare earth de Neodímio, mas imagino que um bom eletroimã também resolva...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
007
Visitante
« Responder #34 : 13 de Abril de 2014, as 21:21:46 »

É fácil encontrar esses imãs?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #35 : 14 de Abril de 2014, as 01:05:23 »

Pergunte ao Félix!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Guilherme
Visitante
« Responder #36 : 14 de Abril de 2014, as 18:36:37 »

Para magnetizar alnico ou qualquer outro tipo de magneto, o bom mesmo ter uma magnetizadora, mas isso está fora do alcance da maioria dos diy'ers porque, mesmo para uma magnetizadora simples, é necessário retificadores de potencia, bancos de capacitores trabalhando em alta tensão, transformadores capazes de operar com altos surtos de corrente e etc.

A solução do neodímio ou samário-cobalto que o Felix usa eu desconheço, mas gostaria e conhecer.

Tem o método que a Fender usava nos '50 para magnetizar alnico, mas é preciso cuidado para não se ter prejuízos financeiros grandes.

Esse método usa uma bateria automotiva de 6 ou 12V de alta capacidade, tipo 150...200A/h, e um solenoide de cordoalha de cobre realmente grossa. Uma bussola também faz parte do esquema, assim como a "regra da mão direita".

Conforme o andar da carruagem eu posto detalhes aqui.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #37 : 14 de Abril de 2014, as 21:57:39 »

Guilherme, a utilização de Neodímio (rare earth) tem sido uma solução simples e eficaz.

E para esmigalhar mais alguns mitos:

https://www.youtube.com/watch?v=b6I9IZe4Elc
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felix
Visitante
« Responder #38 : 14 de Abril de 2014, as 23:49:55 »

Os Neodímios atuais são tão fortes que dá para magnetizar bem até Ferro puro.
Com uma barrinha de algumas poucas gramas é possível magnetizar uma barra de alnico com 30x mais massa.
Eu tenho só dois tipos, o absurdo N48 e o insano N52.
Por segurança eu mantenho eles isolados, e escondidos, tenho medo de atrair alienígenas.
Afinal 14300 Gauss é coisa de outro mundo.

http://www.ndfeb-info.com/neodymium_grades.aspx

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #39 : 15 de Abril de 2014, as 01:54:54 »

Carregando captadores:

https://www.youtube.com/watch?v=L8zrCPyoYq0
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Guilherme
Visitante
« Responder #40 : 15 de Abril de 2014, as 18:30:32 »

Grato pela info, Felix.

Eu tenho um par de pequenos cilindros, de neodímio ou samário-cobalto, enviados por um eng. da Koimas há uns dez anos junto com algumas amostras de alnico.

Certamente não são tão intensos quanto aos N48 e N52 que você usa.

Frias, em um mundo onde tem de tudo e todo mundo quer tudo, não é estranho haver pendengas sobre alnico chinês e alnico norte-americano, ainda mais sabendo que esses alnicos podem terminar no captador de uma Les Paul.

O que eu já sei faz muito tempo é que o Alcomax, nome comercial do verdadeiro alnico 5, não é mais produzido segundo sua metalurgia original. Parece que esse vídeo confirma essa info.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #41 : 15 de Abril de 2014, as 20:04:00 »

Aqui tem as graduações de várias ligas de Alnico:
http://www.alnico-info.com/alnico_grades.aspx

Vale notar como os Alnico V mais modernos chegam a 13000 Gauss, enquanto os antigos Alnico II chegavam no máximo a 7500 Gauss.
Registrado
007
Visitante
« Responder #42 : 01 de Maio de 2014, as 15:35:30 »

Voltando ao assunto da bobina, penso em fazer experiência usando fios mais grossos. Sei que que eles tem menos resistência, mas a corrente que passa por eles é maior. Logicamente isso deve exigir uma readequação no tamanho da bobina. Mas como ainda estou na fase de projeto, não há problema.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal