Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 11:57:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Baixar impedância de alto-falante  (Lida 11496 vezes)
MAKS
Visitante
« : 25 de Setembro de 2015, as 07:11:01 »

Bom dia meu amigos, estou com a seguinte duvida, eu tendo um alto-falante 12'' de 8 Ohms, se eu colocar somente uma bobina de 8 Ohms em paralelo eu consigo baixar a impedância para 4 Ohms ? como ficaria o funcionamento desse alto-falante.Ele seria ligado em um amp valvulado de 15w em 4 Ohms.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 25 de Setembro de 2015, as 08:44:35 »

Você quer ligar uma bobina "seca" de outro falante em paralelo com o seu como um recurso para baixar a impedância, é isso?
Haverá desperdício de potência, e creio que a resposta do falante "de verdade" será afetada.
Seu amplificador não tem saída para 8ohms? Estranho isso...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #2 : 25 de Setembro de 2015, as 09:20:09 »

Olá,
eu tive esse problema com um transformador de saída também, o padrão dos champs era 3,2 ohms se não estou enganado.

A resposta vai mudar, ideal seria usar dois falantes iguais não? Imagino que como os dois atuam nas frequencias de forma similar a resposta seria similar, com a vantagem de uma caixa com dois alto-falantes.

Essa bobina a qual você se refere é fácil de encontrar? Porque no momento estou usando só um resistor mesmo...

Além disso, tenho uma dúvida :
Considerando esse transformador SE de 5w, a diferença de voltas no secundário de 4 para 8 ohms é bem pequena, da ordem de umas 30 voltas, bem fácil de enrolar.

Estava pensando em adicionar as voltas que faltam, mas o secundário é enrolado antes do primário, assim sendo, tem umas 2600 voltas de fio do primário antes do secundário.
Como não tenho ferramenta adequada, e não rpetendo desenrolar o transformador, quais os problemas que posso esperar se adicionar as voltas sobre o primário?

Eu li algo sobre indutância de fuga, isso resultaria na perda de agudos?

Abraços
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 25 de Setembro de 2015, as 09:42:15 »

Thomas, o secundario é enrolado antes do primario ou são varias camadas (que seria o correto)?
O problema de adicionar mais espiras é que você precisa ter acesso aos calculos do transformador. Acrescentar espiras a olho não vai funcionar. Fora que você vai precisar remover toda a laminação, contar que ainda exista espaço para mais espiras...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 25 de Setembro de 2015, as 11:50:17 »

Lembro de já ter lido que o amplificador valvulado não sente tanto a alteração da impedância do falante quanto os solid state.

Quero dizer, ligando a carga de 8 ohms na saída de 4 ohms, algum tipo de perda deve ocorrer, mas será que coisas muito ruins acontecem?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Dexter
Visitante
« Responder #5 : 25 de Setembro de 2015, as 14:52:31 »

A impedância do alto-falante é determinada com ele montado, o conjunto magnético atua como núcleo, com permeabilidade magnética definida, a bobina seca é um indutor com núcleo de ar, portanto, haverá mudança na impedância na frequência de trabalho.

Ligar o alto-falante de 8 em uma saída de 4 ohms significa que o amplificador não trabalhará no melhor aproveitamento de potência, mas sem sobrecarga do transformador. Além disso, "colocar uma bobina" em paralelo proporcionaria efeito semelhante pois haveria perda de potência nessa bobina adicionada.

Dito pelos colegas anteriormente, se possível, altere o transformador para trabalhar na eficiência máxima do amp.

informações adicionais:(editado)
http://www.talkbass.com/threads/running-8-ohm-speakers-with-a-4-ohm-amp.783241/
« Última modificação: 25 de Setembro de 2015, as 15:03:50 por Dexter » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 25 de Setembro de 2015, as 19:06:06 »

Bom dia meu amigos, estou com a seguinte duvida, eu tendo um alto-falante 12'' de 8 Ohms, se eu colocar somente uma bobina de 8 Ohms em paralelo eu consigo baixar a impedância para 4 Ohms ? como ficaria o funcionamento desse alto-falante.Ele seria ligado em um amp valvulado de 15w em 4 Ohms.

Não existe bobina de 8 ohms. O que pode ter é uma bobina com resistência do fio com 8 ohms e mais uma indutância associada (com valor em henries) que vai resultar em uma impedância de bobina (resistência mais a reatância indutiva) que vai variar com a frequência.

Como curiosidade, o Hgamal ontem postou uma indicação para um livro muito bom, com um capítulo sobre alto-falantes, no qual há um modelo elétrico equivalente para um alto-falante:



Esse modelo considera os elementos resistivos e indutivos da bobina do alto-falante bem como os equivalentes elétricos do sistema eletromecânico do cone (amortecimento, mola, etc) - mais detalhes no livro.  Pode-se perceber que um alto-falante é um componente um tanto complexo.
Assim lá tem a fórmula para calcular a impedância total de um alto-falante:



E alguns valores típicos dos componentes de um alto-falante.

Com base nessa fórmula e fazendo a associação que o amigo quer fazer (e a sugestão de outros), plotei as curvas de módulo da impedância simples do alto-falante e dele em paralelo com um resistor de 8 ohms, com uma bobina de 10mH e resistência de 8 ohms e com outro falante igual:



A linha vermelha grossa é o módulo da impedância do alto-falante sozinho. A linha vermelha fina é o módulo de dois alto-falantes iguais em paralelo. Veja que a curva segue o mesmo comportamento do alto-falante único, só que com valor menor.
A curva tracejada vermelha é a do falante com o resistor em paralelo e por fim a curva vermelha pontilhada é do falante com a bobina fictícia em paralelo.
As curvas azuis são das fases da impedância, seguindo o mesmo critério de linhas para identificar a associação do alto-falante, sendo que no caso de dois alto-falantes iguais em paralelo, a curva de fases é igual a de um falante único.

Por aí dá pra perceber que somente com dois falantes em paralelo o comportamento vai ser mais parecido com a ligação de um só falante. Usar um resistor de 8 ohms, achata a curva, atenuando o pico de impedância que ocorre  na frequência de ressonância do alto-falante, além de mudar totalmente o comportamento da curva de fases. No caso da bobina, se ela for de um valor baixo de indutância (menos de 1mH), no fim é como se fosse apenas um resistor puro de 8 ohms em paralelo com o falante.

Obs: na fórmula, no terceiro termo está calculado com R1, eu acho que deveria ser R2. Em todo caso, usando R2, as curvas dos módulos das impedâncias tendem a subir um pouco mais em altas frequências.

« Última modificação: 25 de Setembro de 2015, as 22:37:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 25 de Setembro de 2015, as 19:19:42 »

Essa "contarada" toda que nosso amigo fez traduz tudo de forma complicada a seguinet frase simples: ligar qualquer coisa em paralelo que não seja outro falante é uma ideia #&$&!#$ de ruim!

(como eu queria poder colocar um palavrão de verdade)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal