Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 12:55:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído em Cabeçote valvulado handmade - 4 x KT88  (Lida 16140 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« : 12 de Maio de 2021, as 21:47:19 »

Boa tarde a todos, já montei vários cabeçotes valvulados para meu uso, desfiz um modelo para fazer outro, já vendi alguns que amigos se interessaram e até já fiz para algumas pessoas por encomenda. Todos para guitarra.
Recentemente o baixista de minha banda plugou o baixo dele em um JCM800 com um par de 6550 e adorou o resultado, me pedindo então que fabricasse para ele um com um quateto de KT88. Aceitei a empreita e comecei a construção, me baseei em um pré de JCM 800 e usei uma 12AX7 a mais para um canal limpo no estilo do fender twin (que eu gosto muito).
O resultado sonoro ficou muito bom, o amplificador responde muito bem aos controles de tonalidade tanto no canal limpo quanto no JCM800, e o volume é realmente muito considerável, alto mesmo.
O que está incomodando muito é um humm constante (não sei de de 60 ou 120 Hz) e um tanto alto que não consigo descobrir a origem e nem como dominuir a um nível aceitável.
Em todos os amplificadores que montei havia um humm, mas bem baixo, de fundo, quase imperceptível. Já neste o humm apresenta um volume inaceitável.

Já troquei o quarteto de válvulas ( válvulas JJ tesla importadas da Antique Eletronics no EUA), já melhorei a arrumação de cabeamentos interna do amplificador, verifiquei erros de ligação inumeras vezes e nada, modifiquei a posição da chave de seleção 110/220V que estava perto da última válvula de potência (deixei mais longe).

Estou usando transformadores da TRL Transformadores, as válvulas são um quarteto de KT88 da JJ tesla, capacitores da JJ tesla em configuração de ligação igual do JCM 800 2203 na fonte (como o layout da ceriatone).

Se puderem me ajudar a imaginar de onde pode vir este ruído, agradeço muito.

OBS: nunca havia usado antes os tranformadores da TRL, mas não entendo como apenas eu seria o sortudo de ter problemas. Poderiam ser os transformadores? De saída ou de força???
O transformador de força tem uma configuração de filamento com 4 fios, mas dois pars são comuns entre sí, então creio que sejam apenas dois fios
 que saem de cada extremidade do enrolamento, com o tap central tendo 1 fio e que está ligado ao chassis.

Em algumas fotos em anexo vocês podem ver as ligações internas e o layout dos componentes.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 12 de Maio de 2021, as 22:07:27 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #1 : 12 de Maio de 2021, as 22:42:45 »

Olá

Já tentou desconectar do terra, o fio do center tap dos filamentos e fazer um center tap artificial com dois resistrores de 100 ohms ?



-----
Já usei um transformador com dois taps separados de 6,3v e um center tap para cada um.
Foi usado um para a retificadora E81 e outro para as outras válvulas.
Não tive problema.

« Última modificação: 12 de Maio de 2021, as 23:01:42 por JB.Santos » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 12 de Maio de 2021, as 23:47:47 »

Já tentou testar no modo Jack estripador ? Isto é, por partes ?  Cheesy Testar somente a seção de potência com outro pré e vice versa assim você isola em que parte está o problema.

A V1 costuma ser uma válvula problemática, vá trocando entre elas pra ver ser com alguma diminui o hum
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #3 : 13 de Maio de 2021, as 01:38:16 »


Já tentou desconectar do terra, o fio do center tap dos filamentos e fazer um center tap artificial com dois resistores de 100 ohms ?


É uma ótima sugestão. Analogamente, pode-se usar um trimpot de 220 ohms fazendo esse papel de divisor resistivo, com o cursor ligado ao terra e as extremidades aos extremos do enrolamento de 6,3 V. Ajusta-se para o ponto de menor ruído. Vi essa sugestão aqui mesmo no site, e implementei em um amp meu, melhorou perceptivelmente.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #4 : 13 de Maio de 2021, as 02:01:21 »

É uma ótima sugestão. Analogamente, pode-se usar um trimpot de 220 ohms fazendo esse papel de divisor resistivo, com o cursor ligado ao terra e as extremidades aos extremos do enrolamento de 6,3 V. Ajusta-se para o ponto de menor ruído. Vi essa sugestão aqui mesmo no site, e implementei em um amp meu, melhorou perceptivelmente.


Sim, ajuda bastante quando o enrolamento de 6,3 V não tem o c.t. bem balanceado.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #5 : 13 de Maio de 2021, as 03:14:29 »

Sim, ajuda bastante quando o enrolamento de 6,3 V não tem o c.t. bem balanceado.

Alexandre, e um CT bem balanceado (na prática) faria diferença?
Pergunto isso pois como já pude comprovar e lembro de ler que o senhor também, o próprio "CT virtual" com resistores nem sempre é mais eficiente, se fosse, não faria sentido algum usar um trimpot. Na verdade na maioria das vezes o cursor não fica no meio. Por outro lado eu só me recordo agora de um amplificador que usei um trimpot, mas era um amplificador estéreo. Em amplificadores de instrumentos, eu sempre uso o CT virtual com resistores, o CT no enrolamento eu não uso tem muito tempo.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #6 : 13 de Maio de 2021, as 03:25:29 »

Olá.

Como fabricante, se o enrolamento tem c.t., eu sou "obrigado" a entregar um transformador com o c.t. perfeitamente balanceado. Mesmo assim, devido às assimetrias inevitáveis no roteamento do filamento e no layout, pode ser necessário aplicar alguma compensação. Isso só é possível fazendo-se o centro virtual com trimpot, razão pela qual nós estamos promovendo permanentemente a "campanha" do "Use o Centro Virtual".

Mas, é claro, se o c.t. estiver desbalanceado, aí é mesmo que o ronco aparece.
« Última modificação: 13 de Maio de 2021, as 18:12:09 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #7 : 13 de Maio de 2021, as 19:35:17 »

Boa tarde, agradeço a todas as idéias, o uso do CT dos filamentos com resistores ainda não foi tentado, irei usart o trimpot como mecionado para fazer essa tentativa.

Quanto ao teste por partes, eu fiz e verifiquei que o humm está presente no power mesmo sem o pré.

Vou também inverter as válvulas de poqer entre elas, já tinha visto isso como forma de solução, mas não me lembrei de tentar.
Obrigado.

Registrado

...money for nothing!!!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 13 de Maio de 2021, as 19:44:55 »

Não esqueça de desconectar o CT do enrolamento.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #9 : 13 de Maio de 2021, as 19:49:08 »

Quanto ao teste por partes, eu fiz e verifiquei que o humm está presente no power mesmo sem o pré.

Hummmmmm.... mau sinal.

Não sendo:

a) mau layout;
b) capacitores de filtro com problema;
c) válvulas descasadas;

o problema pode estar no transformador de saída.
« Última modificação: 13 de Maio de 2021, as 19:53:55 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #10 : 13 de Maio de 2021, as 22:07:32 »

Ainda vou fazer mais testes no amplificador antes de continuar avançando nas hipoteses. Já fiz alguns testes com o CT e ainda não obtive melhora na diminuição do humm...
Como mencionou o A.sim, o que poderia ser no transformador de saída?

Eu nunca havia usado os transformadores da TRL antes e por coincidência também nunca tive um problema de humm como esse.
O que vocês podem me dizer sobre esses transformadores dessa marca?

Não gosto de culpar logo de cara o material fabricado por alguém,mas começo a ficar preocupado.

A. Sim, como posso te solicitar o orçamento para um transformador de saída para 4 x KT88 desse tipo?


Obrigado a todos.
Registrado

...money for nothing!!!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #11 : 13 de Maio de 2021, as 22:13:59 »

Só por "descargo de consciência", tu inverteu os fios primários do transformador de saída?

-----
Olá.

Como fabricante, se o enrolamento tem c.t., eu sou "obrigado" a entregar um transformador com o c.t. perfeitamente balanceado. Mesmo assim, devido às assimetrias inevitáveis no roteamento do filamento e no layout, pode ser necessário aplicar alguma compensação. Isso só é possível fazendo-se o centro virtual com trimpot, razão pela qual nós estamos promovendo permanentemente a "campanha" do "Use o Centro Virtual".

Mas, é claro, se o c.t. estiver desbalanceado, aí é mesmo que o ronco aparece.

Sempre achei o enrolamento para os filamentos o mais simples de ser perfeitamente balanceado, já que normalmente é o de menor número de espiras e de maior calibre. Porém também sou adepto a campanha "Use o CT virtual" e a campanha "Retifique em Ponte".
« Última modificação: 13 de Maio de 2021, as 22:17:45 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 13 de Maio de 2021, as 22:23:45 »

Eu nunca havia usado os transformadores da TRL antes e por coincidência também nunca tive um problema de humm como esse.
O que vocês podem me dizer sobre esses transformadores dessa marca?

Não gosto de culpar logo de cara o material fabricado por alguém,mas começo a ficar preocupado.

Antes de sair dando nome aos bois teste o transformador de saída. Faça o teste aplicando uma tensão conhecida no secundário e medindo do center tap para as pontas no primário pra ver se está balanceado.

Sempre ouvi falar muito bem dos transformadores fabricados pelo Roberto mas, nunca os utilizei. Recomendo também entrar em contato com ele pra conversar sobre o assunto
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #13 : 13 de Maio de 2021, as 22:39:33 »

Sempre achei o enrolamento para os filamentos o mais simples de ser perfeitamente balanceado, já que normalmente é o de menor número de espiras e de maior calibre. Porém também sou adepto a campanha "Use o CT virtual" e a campanha "Retifique em Ponte".

Fabricar transformador é só enrolar o fio certinho no carretel. O difícil é saber fazer o "certinho".

É mesmo, tem a campanha "Retifique Em Ponte" também... bem lembrado !

-----
Ainda vou fazer mais testes no amplificador antes de continuar avançando nas hipoteses. Já fiz alguns testes com o CT e ainda não obtive melhora na diminuição do humm...
Como mencionou o A.sim, o que poderia ser no transformador de saída?
Eu nunca havia usado os transformadores da TRL antes e por coincidência também nunca tive um problema de humm como esse.
O que vocês podem me dizer sobre esses transformadores dessa marca?

Parece, pelas fotos na "loja" dele, que ele não usa verniz na bobina, pois os carretéis aparecem limpos como se saídos de fábrica.

Para solicitar um orçamento envie um email para a Schatz. Mas antes de condenar o transformador ( é tão bonitinho! E eles agora têm até QR code... ) é possível fazer um teste de balanceamento: desligue os fios do primário que vão às placas das KT88. Junte os dois fios e ligue-os à terra através de um resistor que permita passar uma corrente de cerca de 100 mA (para simular as válvulas em repouso). Se aparecer ronco no alto-falante... bem, as metades não estão balanceadas.

« Última modificação: 14 de Maio de 2021, as 01:17:21 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 58

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 15


João Ronconi


WWW
« Responder #14 : 14 de Maio de 2021, as 16:11:54 »

Os transformadores do Roberto Leme são EXCELENTES, à nível dos importados. Eventualmente uso eles em projetos aqui da Ronconi Amps, jamais tive problemas e, mesmo que tivesse, o Roberto não nega ajuda. Ele é muito solícito. Recomendo à todos

https://ibb.co/s1JvmWJ
Registrado

.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal