Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Maio de 2024, as 20:16:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 19 20 [21] 22 23 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 159482 vezes)
pit.du
Visitante
« Responder #300 : 07 de Julho de 2012, as 19:57:26 »

Kem
poderia sitar os fornecedores que vocês foram, pois estou para começar meu projeto e vou montar 4 falantes vou importar alguns cones da kurt muller, porem o problema vai ser a centragem, se você puder me enformar acho que vou tentar encontrar algo o mais próximo possível do que eu preciso.


Só para deixar mais uma informação os cones kurt muller usados pela Celestion, Eminencee e Jensen , tem um peso de 13,5g com uma tolerância de 7% para mais ou para menos.

como gostaria de achar um cone assim aqui no brasil.....(sonhar nunca é demais) Roll Eyes Roll Eyes
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, as 20:04:21 por pit.du » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #301 : 07 de Julho de 2012, as 20:04:57 »

pit.du... veja minha resposta pro a.sim...
Não existe centragem macia aqui no Brasil (não a venda no varejo - pelo menos não encontramos... se você quiser mandar fazer umas 1.000, eles fazem do jeito que você quiser, mas se prepara para fornecer TODAS as especificações tecnicas - e são muitas). E vou dizer que ja desmontei um EHX e estudei bem alguns celestions... Não achei a centragem deles mais macia do que as que tem a venda por ai.
Veja na Ramos. Eles tem controle da secagem das centragem (não penduram no varal). Ligue na SPO Ramos, que é representante. Fale com o Seu Zé Maria, e diga  que o foi o Ricardo e o Romildo que te indicaram, e que você também quer montar falantes para guitarra. Mas experimente os cones deles antes de importar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
pit.du
Visitante
« Responder #302 : 07 de Julho de 2012, as 20:22:31 »

obrigado kem vou ligar la sim

-----
quanto a bobina sera que o fator que estamos procurando não seja o fio, os celestions pelo menos a informação que tenho, é que utilizam fio de seção retangular, o que teoricamente deixaria a bobina menor e mais sensível o único fornecedor que encontrei foi esse (11)4822-1749

to até pensando em enrolar umas com fios de bitolas diferentes, só para ver a diferença no som.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, as 20:53:06 por pit.du » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #303 : 07 de Julho de 2012, as 23:51:54 »

Olá.

O problema só pode ser na centragem dura, pois a borda do cone é de espuma e não tem como limitar a resposta em frequência do alto-falante. Com relação à bobina, não há muito o que ela ser diferente pois para o mesmo diâmetro da forma, a bitola do fio e o número de espiras têm de ser mais ou menos os mesmos senão não dá os 8 ohms.
Se existe gente que fabrica centragens e pendura no varal para secar, então também posso fazer as minhas...

Do site da Selenium :

Em junho de 2010 a empresa foi comprada pela americana Harman International que transformou a Selenium na marca JBL Selenium agregando seus produtos no portfólio mundial.

Socorro...
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, as 23:55:45 por a.sim » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #304 : 08 de Julho de 2012, as 05:40:10 »

Não é bem por ai não A.sim, pelo que andei lendo o problema parece ser mesmo o cone e a espessura do gap, o cone tem um papel importante nas respostas de frequência e a espessura do gap na sensibilidade do alto-falante.      
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #305 : 08 de Julho de 2012, as 14:07:18 »

outra coisa que influencia m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) na resposta de frequencia, é a altura da bobina em relação ao fundo do GAP. se na hora de reformar ele colou a bobina muito alto aumenta a resposta de frequencia, muito baixa diminui a resposta de frequencia.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #306 : 08 de Julho de 2012, as 14:22:26 »

Olá.

Respeito a opinião dos colegas, mas a frequência de ressonância do cone, que determina a menor frequência que o alto-falante pode reproduzir, é determinada apenas pelos parâmetros massa-mola do sistema do cone. Assim, o que entra em jogo basicamente é a massa do cone e da bobina, juntamente com a elasticidade da borda e da centragem.

Todo o resto é secundário no tocante à f_ress. Sem uma centragem macia, a f_ress do alto-falante vai continuar alta.
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, as 14:27:32 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #307 : 08 de Julho de 2012, as 16:12:28 »

... Com relação à bobina, não há muito o que ela ser diferente pois para o mesmo diâmetro da forma, a bitola do fio e o número de espiras têm de ser mais ou menos os mesmos senão não dá os 8 ohms.
Po a.sim... você trabalha com fios...  Roll Eyes
Existem 3 configurações na relação altura enrolamento da bobina / altura (espessura) arruela superior... Enrolamento menor que a arruela superior, enrolamento do mesmo tamanho que a arruela superior e enrolamento maior que a arruela superior. Esse ultimo é o que você vai encontrar em lojas para falantes (enrolamento BEM maior). É o utilizado em sub woofers automotivos (bate estaca), pois permitem um maior deslocamento da bobina.
E claro, fios mais finos, menor o comprimento do fio necessario para atingir, por exemplo, 8R, e menor a altura do enrolamento. Fio mais grosso, maior o comprimento necessario para atingir a resistencia necessaria, maior a altura do enrolamento. Em ambos os casos, a propria espessura do fio também ajuda.

Se existe gente que fabrica centragens e pendura no varal para secar, então também posso fazer as minhas...
Pode sim... mas é disso que você tem que fugir...
Se você dependurar no varal pra "secar", a resina vai escorrer pra baixo, deixando a centragem sem uniformidade.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
pit.du
Visitante
« Responder #308 : 08 de Julho de 2012, as 16:17:48 »

A.sim repeito sua opinião mas estou me baseando em resposta de um antigo engenheiro da Celestions, ele mesmo afirma que se a aranha for muito mole ela acaba comprometendo o Xmax, ou seja a bobina sai de sua posição ideal, saindo demais do imã e tende a esquentar demais podendo até incendiar, isso pode ser observado em falantes com muitas horas de uso  a aranha vai ficando mole e muitas vezes esse deslocamento acontece.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #309 : 08 de Julho de 2012, as 17:06:11 »

A.sim repeito sua opinião mas estou me baseando em resposta de um antigo engenheiro da Celestions, ele mesmo afirma que se a aranha for muito mole ela acaba comprometendo o Xmax, ou seja a bobina sai de sua posição ideal, saindo demais do imã e tende a esquentar demais podendo até incendiar, isso pode ser observado em falantes com muitas horas de uso  a aranha vai ficando mole e muitas vezes esse deslocamento acontece.

Ok, está correto. Mas a frequência de ressonância continua dependendo apenas das massas e das elasticidades envolvidas; nenhum parâmetro elétrico ou modo de montagem pode alterar a f_ress.

O rendimento do alto-falante, por outro lado, é influenciado pelos parâmetros elétricos e físicos da bobina, bem como de sua montagem, além dos parâmetros do conjunto magnético - fluxo total e comprimento do entreferro.

Mas, como estou interessado na menor f_ress possível, a fim de obter a f_ress nominal do alto-falante original ( 30 Hz ), esses parâmetros são secundários. Até porque alguns eu nem posso mexer ( conjunto magnético ) e a bobina eu poderia fazer uma nova com o material que tenho na fábrica.

A questão, enfim, é a elasticidade da CENTRAGEM !

-----
Existem 3 configurações na relação altura enrolamento da bobina / altura (espessura) arruela superior... Enrolamento menor que a arruela superior, enrolamento do mesmo tamanho que a arruela superior e enrolamento maior que a arruela superior.

Que arruela é essa, Kem ?

Esses alto-falantes antigos têm bobinas simples. A largura da bobina é definida pela largura do entreferro, mais uma folga para a excursão do cone. E como a bobina pode ser feita na Schatz ( afinal, eu tenho as formas das bobinas que o "proficional" usou ) elas seriam um problema menor.

Por fim, informo que tenho dois alto-falantes também com borda de espuma mas com centragem macia, que são de 8" e com f_ress = 60 Hz.
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, as 17:39:32 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #310 : 08 de Julho de 2012, as 17:34:55 »

Arruela superior, arruela aberta, anel, etc... varios nomes, mesma peça.








Tenho certeza de que você pode fazer as bobinas, e não duvido que fiquem otimas... mas você precisaria da original para fazer uma igual.

« Última modificação: 08 de Julho de 2012, as 17:38:16 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #311 : 08 de Julho de 2012, as 17:37:56 »

Ok, agora faz sentido. É a peça polar superior, que determina a largura do entreferro. Nesses alto-falantes, a bobina tem a mesma largura do entreferro.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #312 : 08 de Julho de 2012, as 17:43:01 »

a.sim, não sei se estamos falando a mesma coisa.
Estou falando da altura do enrolamento da bobina (B na imagem abaixo), e vemos ele sempre em referencia a espessura da arruela superior (A na figura abaixo).
Se é disso que você esta falando, pode ter certeza de que hoje o que você tem é algo igual a figura abaixo... B>A (bem maior...)


« Última modificação: 08 de Julho de 2012, as 18:08:21 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
pit.du
Visitante
« Responder #313 : 08 de Julho de 2012, as 17:43:23 »

Ok, está correto. Mas a frequência de ressonância continua dependendo apenas das massas e das elasticidades envolvidas; nenhum parâmetro elétrico ou modo de montagem pode alterar a f_ress.

O rendimento do alto-falante, por outro lado, é influenciado pelos parâmetros elétricos e físicos da bobina, bem como de sua montagem, além dos parâmetros do conjunto magnético - fluxo total e comprimento do entreferro.

Mas, como estou interessado na menor f_ress possível, a fim de obter a f_ress nominal do alto-falante original ( 30 Hz ), esses parâmetros são secundários. Até porque alguns eu nem posso mexer ( conjunto magnético ) e a bobina eu poderia fazer uma nova com o material que tenho na fábrica.

A questão, enfim, é a elasticidade da CENTRAGEM !

Por fim, informo que tenho dois alto-falantes também com borda de espuma mas com centragem macia, que são de 8" e com f_ress = 60 Hz.

O que posso te aconselhar e tentar usar uma borda bem mole para tentar chegar ao 30Hz de F_ress

Agora uma pergunta esse falante você esta querendo para que fim?
30Hz de frequência de ressonância acredito que não seja para guitarra
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #314 : 08 de Julho de 2012, as 17:48:40 »

pit.du... definitivamente não... hehehe
o lance do a.sim é HI-FI...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 19 20 [21] 22 23 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal