Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 01:02:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa de metal para protoboard  (Lida 4320 vezes)
Eduardo13
Visitante
« : 18 de Setembro de 2012, as 11:11:46 »

Bom dia!

Estou com o seguinte problema:

Costumo montar meus circuitos em uma protoboard, pois costumo testá-los antes de fazer a pci, já que fica muito mais fácil corrigir erros e experimentar modificações na proboard, etc. Porém aqui onde moro tem muita interferência de ondas de rádio e internet, que atrapalham muito os testes.

Para resolver o problema estou pensando em fazer uma caixa metálica grande o suficiente para que três protoboards possam ficar dentro dela, assim o circuito ficaria livre de interferências. A caixa teria uma tampa na parte da frente, que fique bem lacrada ao fechar. Também teria que fazer adaptação para pôr os jacks na parte externa da caixa (jacks P4, jacks p\ fonte de alimentação, etc), assim todas as conexões com o circuito são feitas externamente. Internamente a caixa teria conexões preparadas para ligar os jacks à protoboard e conectar aos circuitos.

Como não sei se esta de fato é a melhor solução para o problema, compartilho a ideia com vocês para avaliarem e   sugerirem outras possibilidades.

Obrigado

Eduardo
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 18 de Setembro de 2012, as 14:14:02 »

A rigor, para criar uma blindagem contra interferências, nem precisaria ser uma caixa totalmente fechada. Um invólucro de tela metálica, por exemplo, já daria resultado, DESDE QUE DEVIDAMENTE ATERRADO (a caixa também precisaria ser). Também vale usar uma caixa de papelão revestida de papel alumínio, novamente, desde que aterrada.

E mais importante do que manter as "tampas" lacradas, é mantê-las CONECTADAS. Não adianta nada o assentamento ser perfeito do ponto de vista físico, se as partes estiverem eletricamente isoladas entre sí (por uma camada de tinta, por exemplo).

E, por ATERRAR, entenda "colocar tudo no potencial de terra/referência do circuito", ou seja, a "blindagem" tem que estar conectada ao "ground". Por sua vez, este ponto pode ou não ser conectado ao terra da sua rede elétrica (às vezes o terra da rede é tão ineficiente que introduz ruídos ao invés de eliminá-los).

No mais, dá uma olhada nisso aí em baixo, pode te dar uma idéia...

http://www.geofex.com/FX_images/protofx6.gif
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo13
Visitante
« Responder #2 : 18 de Setembro de 2012, as 14:50:49 »

Olá Finck!

A caixa estaria aterrada ligada aos terminais dos jacks.

Pensei em fazer a caixa de material metálico rígido em vez de caixas de papel metálico ou tela pois ficaria mais conveniente para trabalhar com protoboards grandes (uso essas protoboards que são na verdade 3 protos conectadas), e já fiz montagens onde precisei usar 3 protoboards pra manter o circuito organizado. Sem falar que um material metálico rígido fica mais fácil adaptar jacks fixos e etc.

Para a tampa frontal, pensei em fazer uma tampa deslizante onde eu só puxe ela pra cima, assim a tampa tem bastante contato com a caixa e ainda tenho a opção de colocar algum tipo de trava na tampa para mantê-la aberta enquanto trabalho nas protos.

Pensei em adaptar uma desses desumidificadores de papeis e utilizá-los como caixa. Ou até um gabinete de computador desses pequenos com apenas 3 baias frontais, assim seria só remover a parte frontal do gabinete e colocar chapas metálicas onde tiver furos, assim o gabinete seria utilizado na horizontal, porém ainda acho que utilizar um desumidificador de papel que não funcione mais como caixa seria melhor:

http://www.etec.com.br/drypaper1500g.jpg
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 18 de Setembro de 2012, as 15:19:41 »

Este tipo de idéia é uma mão na roda. Afinal de contas, levar um protoboard para o ensaio é uma loucura. O pessoal da banda já está até acostumado com meus projetos. Mas sem uma caixa ou apoio, os pots ficam caindo pelos lados, o jack é arrancado...

Acho que este tipo de aparato é algo muito importante para quem quer levar a sério montar idéias de verdade!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 18 de Setembro de 2012, as 19:44:57 »

Já vi para vender na Santa Efigênia umas maletas metálicas. Ficaria bem legal para levar de um lado para o outro!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 19 de Setembro de 2012, as 08:20:45 »

É verdade, tem umas maletinhas de ferramentas de alumínio be bacanas, parecem umas pastas 007. Já ví em 3 tamanhos, me lembro que na menor cabiam 3 pedais em "tamanho Boss", e custava uns R$ 50 (acho que se encontra por menos). A tampa poderia ser preparada como na foto do link que eu postei, deixando furos para os potenciômetros (que podem ser trocados a cada experiência) e jacks...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 19 de Setembro de 2012, as 08:25:58 »

Já vi para vender na Santa Efigênia umas maletas metálicas. Ficaria bem legal para levar de um lado para o outro!

Comprei uma lá outro dia, que mede uns 46X33X15, por pouco mais de R$80,00, numa promoção.



Essa seria um pouco grande demais para tal aplicação, mas poderia ser útil como uma pedaleira experimental, com protoboard ou não.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2012, as 08:29:25 por Adiel » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal