Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 21:27:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrosão de placas com vinagre  (Lida 77717 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #60 : 01 de Outubro de 2011, as 16:51:00 »

Oi Cesar

Acho que não. Os sais de ferro 3 precisam estar concentrados e oxidados para funcionar. Leva tempo para oxidar. Concentrar então leva semanas.

Tente! De repente você pode descobrir um novo método!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #61 : 14 de Outubro de 2011, as 10:29:35 »

Olá, volto aqui para dizer que fiz o teste da corrosão com Vinagre + Água Oxigenada! Palmas
Contarei o processo todo que eu pude observar:

No começo coloquei em um pote de sorvete a água oxigenada e o vinagre, logo em seguida joguei minhas duas plaquinhas, uma do RAT e outra do Small Clone Chorus, nos primeiros 10 minutos não percebia nada, quando deu 20 minutos já havia começado a corrosão, depois de 1 hora ainda estava com a mesma aparência dos 20 minutos, não estava sendo corroída em todas as partes, estava mais centralizado, foi quando me lembrei do sal, coloquei sal, dei uma misturada e Voilà, começou a corroer por igual, depois disso o cobre ficou com uma aparência verde escuro e depois de mais tempo foi ficando preto até que eu não conseguia identificar mais nada, não me esquecendo de falar que a água foi ficando azul antes do sal e depois do sal foi ficando mais esverdeada com bolinhas para todos os lados, depois de 4 horas e meia, comecei observar o fenolite aparecendo, mas foi em torno de 5 horas a corrosão completa, eu adorei o método tirando o tempo é claro, mas como eu não tenho pressa e gosto de soluções ecológicas. Não me interessava guardar a fórmula, só não sei se fiz certo misturar água e jogar no ralo, se isso foi errado gostaria que me corrigissem!

Bom, é isso pessoal, espero que mais pessoas usem esse método que o Eduardo postou aqui, além de valer a pena no bolso, vale a pena na saúde, na sujeira e para o planeta.  Legal!

Abraços.  Bravo
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #62 : 14 de Abril de 2012, as 23:13:44 »

Olá, eu pretendo começar a confeccionar placas e vi isso aqui, me interessei bastante, já que percloreto não tem na minha cidade e teria que comprar pela internet, a minha dúvida é a seguinte:
Eu posso fazer a solução e usar fios de cobre pra serem corroidos e depois usar o bombril para transformar em peracetato de ferro?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #63 : 15 de Abril de 2012, as 01:30:34 »

O correto é fazê-la e já corroer a placa, após esta prática você recupera com bombril conforme o Eduardo explicou!

Abraço
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #64 : 19 de Abril de 2012, as 23:50:48 »

Tem algum meio de concentar o ácido do vinagre?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #65 : 20 de Abril de 2012, as 08:21:10 »

Tem algum meio de concentar o ácido do vinagre?

Eu já tentei vários. Concentrar ácido acético é bem complicado. Industrialmente isso é feito com destilação a vácuo. Se você tentar ferver numa panela, o ácido evapora junto com a água.

Também tentei congelamento fracionado. Sem resultados. O vinagre não congela no freeser.

O que dá certo é depois de usar a mistura, deixar esposto ao ar em uma bandeja por uns dias. O acetato de cobre que se forma não evapora, mas a água sim. Daí você dilui a gosma que sobra com mais vinagre quando for corroer uma nova placa e repete o processo. Desta forma a solução se concentra com o tempo e aos poucos você consegue cada vez mais solução concentrada.

Outra saída é comprar ácido acético concentrado em lojas que vendem material para revelação fotográfica. Mas como pouca gente ainda usa filme fotográfico, esse mercado está sumindo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #66 : 20 de Abril de 2012, as 10:22:51 »

Pessoal, já tentaram adicionar Água Oxigenada 200 volume? quem sabe a concentração da mais força na ação de corrosão sei lá é só uma sugestão. Legal!
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #67 : 20 de Abril de 2012, as 15:59:29 »

Pelo o que já foi dito pelos nossos colegas aqui, sim colocar maior concentração de H2O2 ajuda na velocidade de reação, o problema é que a solução acaba se tornando cara...

-----
Eu corroí uns fios de cobre finos e ficou exatamente como mostrado na primeira imagem, deixei até o momento em que o cobre subiu e começou a soltar um líquido amarelado.
Bem fiz a parte de usar o bom bril também e ocorreu tudo como mostrado na imagem mais a baixo.
O problema que a solução esta de um tom de barro bem forte, um marrom bem forte puxando pra vermelho.
Isso é normal?
« Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 18:11:41 por vitorwolff » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #68 : 20 de Abril de 2012, as 21:19:41 »

O problema que a solução esta de um tom de barro bem forte, um marrom bem forte puxando pra vermelho.
Isso é normal?

Sim, é normal!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
vitorwolff
Visitante
« Responder #69 : 20 de Abril de 2012, as 22:16:12 »

Olá Eduardo, agora me surgiu uma dúvida, o outro acetato que eu tinha feito antes parecia um barro, como se fosse uma transição de liquido pra sólido.
Mas o que eu fiz agora ficou bem líquido e também ficou bem escuro.
A dúvida é a seguinte, o acetato férrico precisa de um tempo de "cura" para poder oxidar o cobre?
Eu precisaria deixa-lo exposto para que a atmosfera o enriqueça com O2?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #70 : 21 de Abril de 2012, as 13:20:27 »

o acetato férrico precisa de um tempo de "cura" para poder oxidar o cobre?
Eu precisaria deixa-lo exposto para que a atmosfera o enriqueça com O2?

Sim.  que se forma naturalmente é o acetato ferroso. Para virar acetato férrico precisa oxidar. Nesse processo ele ir;a ficar escuro e formará um lodo marrom no fundo. Acrescentando mais vinagre, o lodo se torna acetatp férrico também.

O certo é deixar em um recipiente aberto até o volume total cair para 1/4 do original e dai ir acrescentando vinagre para manter em 1/4 do original. Vá usando a solução e quando ficar fraca, linpe o cobre com bombil. O cobre sai todo no bombril, formando um barro metálico cor de cobre.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
vitorwolff
Visitante
« Responder #71 : 21 de Abril de 2012, as 14:58:52 »

Pois é, obrigado pelos esclarecimento, eu fiz mais ou menos 400ml de solução ontem e deixei ela concentrando hoje, quero ver o resultado, estqa um belo dia ensolarado aqui com uma temperatura de uns 23°C.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #72 : 12 de Maio de 2012, as 16:31:19 »

Testei... e funciona...
Demorou umas 2 hrs pra corroer a placa, mas foi na boa.
De alteração, coloquei 2 pitadas de sal, e aqueci levemente a solução (no microondas) por 15segs.
O mais legal que achei é não precisar ir numa loja de artigos eletronicos para comprar percloreto... Farmacia tenho a 1 quadra e 24hrs, vinagre e sal na cozinha.
Demora um pouco mais, mas o resultado é mais que satisfatorio.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
vitorwolff
Visitante
« Responder #73 : 12 de Maio de 2012, as 17:36:01 »

Eu to corroendo aqui uma placa pra um TDA2030 e tá ocorrendo tudo bem, vou aquecer a solução pra ver se acelara um pouco as coisas.
Daqui a um pouco mais posto os resultado, até agora tive 35mins de corrosão e esta parecendo ser um bom resultado até então.


EDIT:
Com os 35 minutos já estava começando a deixar a placa no fenolite nas bordas, agora que eu aqueci a solução esta muito mais acelerado.
Processo completo com 1 hora de 15 minutos, detalhe que a temperatura aqui estava na casa dos 18°C.




« Última modificação: 13 de Maio de 2012, as 21:46:13 por vitorwolff » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #74 : 12 de Maio de 2012, as 18:03:14 »

Eu usei vinagre tinto... hehehe
Não ficou azul assim....
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal