Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 01:32:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrosão de placas com vinagre  (Lida 77723 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #90 : 27 de Julho de 2012, as 07:01:34 »

vc poderia postar um video n you tube par min ver como e este proceso apenas mostrando os passos.obrigado

1-Joga 100ml de água oxigenada em uma bandeja plástica.
2-Joga 100ml de vinagre na mesma bandeja plástica.
3-Joga a placa na bandeja.
4-Espera.

Escrevendo mal dessa forma e pedindo video para uma coisa simples dessas... Embarrassed

Que triste!

Mais um fruto do ensino público do Brasil.

Metallover: Escova de dentes, carro, mulher e identidade do fórum são coisas que não se empresta!!!
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, as 07:03:52 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #91 : 27 de Julho de 2012, as 13:23:27 »


Opa, perdão meu caro mas não foi eu que postei, foi meu primo, e eu não vi, se tivesse visto tinha o avisado que aqui não é rede social.


Ainda assim, meu amigo, faça a gentileza de corrigir aquele post.
Registrado

Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #92 : 30 de Julho de 2012, as 17:03:26 »

Fiz o processo, coloquei uma tampinha a mais de alcool só de curiosidade, a placa demorou a corroer e só correu mais porque eu coloquei no banho maria. Bem, no processo de recuperação eu coloquei depois um bombril que deixou a solução marrom e com um pouco de corpo de fundo devido ao ferro oxidado. Depois de umas 3 horas eu cuei a solução e coloquei no ar livre, o problema é que depois de 3 dias pensei que já estivesse sido oxigenada como descrito no processo... Mas ela nao oxida mais nada. Faltou oxigenação? E agora?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #93 : 30 de Julho de 2012, as 20:52:00 »

Eu acho que não pode coar, o lodo verde é justamente o principal da mistura!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #94 : 31 de Julho de 2012, as 06:59:07 »

Eu acho que não pode coar, o lodo verde é justamente o principal da mistura!

Pode coar sim! O lodo verde é só sugeira mesmo. Se não oxidou mais, é porque havia sobrado água oxigenada suficiente na solução original para oxidar todo o ferro.

Agora deixe evaporar a água, até chegar nuns 50ml, e quando for fazer outra placa, coloque esse caldo junto. Repetindo o processo várias vezes, você fica com uma solução cada vez mais forte.

Abraços

Eduardo

PS: Álcool não ajuda em nada no processo, mas banho maria ajuda muito!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #95 : 31 de Julho de 2012, as 09:29:00 »

Não juntou lodo não,
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
mas ela ainda está amarronzada e com poder de corrosão zero, deixei de um dia pro outro e nada... mas dos 200 ml da solução inicial e lenta, sobrou ainda uns 140 ml, aqui em casa não bate muito sol ficando mais difícil evaporar da próxima vez não vou por alcool e nem comprar vinagre barato.  Azn
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #96 : 31 de Julho de 2012, as 14:13:52 »

Pensei que fosse importante para a mistura!
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #97 : 18 de Agosto de 2012, as 22:36:12 »

Fiz a minha primeira placa hoje, pelo metodo do vinagre, foram 9 horas e alguns pontos a destacar:

Primeiro, semana passada havia feito com agua oxigenada para cabelo, não serve, tem que ser a 10 volumes para curativo e higienização de machucado,
Segundo, vinagre tem que ser novo, ou guardado em recipiente hermeticamente lacrado, semana passada usei um ja aberto a algusn dias e não corroeu, mesmo sendo da mesma marca,
Terceiro, aquecer em banho maria acelera a mistura, e acelera muito mesmo, mais cuidado com o vapor e pra não derreter nada,
Quarto, um pouquinho de limpa aluminio tambem ajudou, mais bem pouco pra não correr riscos,
Quinto, sal a vontade, coloquei mais de uma colher e toda vez que ele batia na mistura dava aquela fervida e era nitida a aceleração do processo, mais fui colocando aos poucos e "salpicando" por cima da placa,

no mais, usei papel glossy de gramatura 90, impresso em grafica com toner( minha irma fez na faixa pra mim).
Vou colocar fotos da plaquinha na segunda a noite e devo prosseguir com a montagem durante a semana, estou montando um Microamp do Amorin, projeto bem simples pra começar, no mais gostei, só tenho que ver o verniz pra proteção da placa, verniz em spray serve??
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #98 : 19 de Agosto de 2012, as 01:27:53 »

Existe vernizes específicos para PCI, porém uma mistura de breu com alcool pode ser usada! Quanto aos seus procedimentos, a maioria já foi testados e discutidos aqui... mas mesmo assim obrigado pelo feedback.

Abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #99 : 19 de Agosto de 2012, as 09:03:44 »

Alexandre

Colocar sal não acelera. Apenas decompõem a mistura. A efervecência é a água oxigenada librerando o oxigênio na atmosfera. A prova disso é que com banho maria você levou 9 horas para corroer. Eu corroo em 3 horas sem aquecer e usando só o vinagre e a água oxigeneda.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #100 : 19 de Agosto de 2012, as 17:48:01 »

Alexandre

Colocar sal não acelera. Apenas decompõem a mistura. A efervecência é a água oxigenada librerando o oxigênio na atmosfera. A prova disso é que com banho maria você levou 9 horas para corroer. Eu corroo em 3 horas sem aquecer e usando só o vinagre e a água oxigeneda.

Abraços

Eduardo

Bem que eu vi que demorou, mais quando jogava o sal escurecia a placa e borbulhava  Roll Eyes , posso jogar o caldo fora então e partir pra uma nova na proxima certo.  Toma na Cabeça

vou continuar com esse metodo, essa semana ainda vou tentar só com agua oxigenada e vinagre.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #101 : 19 de Agosto de 2012, as 21:07:09 »

O escurecimento é pela formação de óxido de cobre. A liberação massiva de oxigênio forma esta película sobre a placa. Se você colocar a placa na água oxigenada sem vinagre e expor à luz, ela fica preta.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #102 : 08 de Abril de 2013, as 13:53:34 »

Tenho usado este método para corroer minhas placas. Deixei a mistura (elaborada conforme as instruções do amigo Eduardo) aberta durante uns dois meses, esperando que a água evaporasse.

O nível na garrafa diminuiu em aproximadamente 1/6. Quando fui corroer uma placa recentemente, a mistura perdeu o efeito.

Adicionei mais uma parte de água oxigenada e outra de vinagre e funcionou (demorou umas 28 horas para concluir).

Duas semanas depois, fui usar novamente e a nada de corrosão (a placa está mergulhada a 2 dias).

Alguém tem alguma hipótese do que está ocorrendo?

Obrigado.
Registrado

Guitar Craft
felixmeirelles
Visitante
« Responder #103 : 08 de Abril de 2013, as 15:55:08 »

Chega uma hora que tem tanto cobre oxidado livre na mistura que se perde o poder corrosivo.
Acontece com percloreto também.

Por exemplo com 1 colher de percloreto forte em 2 copos de água limpa dá para corroer bem 4 placas.

Depois disso se você quiser dar um gás na mistura terá que usar 3 colheres de uma vez para chegar ao resultado da água limpa + 1 colher.

No final depois de corroer umas 15 placas nos 2 copos de água nem se jogar o pote inteiro de percloreto corroí.

O ideal, economicamente falando, é misturar correr até onde der de preferência sem parar, depois descartar.
Já o ideal ecologicamente falando é seguir as dicas do mestre Eduardo:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1192.0
« Última modificação: 08 de Abril de 2013, as 16:04:23 por felixmeirelles » Registrado
Hajime
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1



« Responder #104 : 18 de Abril de 2013, as 18:27:15 »

Alguém que usa o método fotográfico(com tinta de serigrafia mesmo) obteve bons resultados com essa mistura ou a tinta descola da placa?
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal