Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 16:49:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microcontrolador  (Lida 5537 vezes)
marcosjr007
Visitante
« : 27 de Outubro de 2010, as 20:52:00 »

Pessoal estou com um projeto da faculdade que tenho que programar um micro controlador porem nao tenho muito conhecimento, mas o que estou realmente precisando eh de um projeto que ensine a fazer a gravador(assim como os projetos dos pedais que sao muito bons e detalhados ja com a circuito desenhado) alguem tem algum link para me passar??/ como sei que a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) se pessoas que entendem muito de eletronica resolvi postar a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) me desculpem se por um acaso estiver no lugar errado desde agradeço
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #1 : 27 de Outubro de 2010, as 22:56:16 »

Marcos, você quer gravar tipo um PIC ou um ATMEGA?

Se for é bem complicado "escrever sem saber o alfabeto".

Programar o básico como fazer um led piscar em uma determinada sequência, tudo bem, nada que uma apostila e algumas horas de estudo não resolvam... Mas para um projeto de faculdade tipo um TCC, é meio complicado, pois como explicar que você chegou a tal resultado envolve um certo conhecimento em linguagem C ou ASM, como compilar, como gravar, etc...

Explique certinho o que você precisa pra gente tentar te ajudar ok?

Um abraço.
Registrado
marcosjr007
Visitante
« Responder #2 : 27 de Outubro de 2010, as 23:22:48 »

Opa primeiramente obrigado pelo ajuda hehe e desculpa por nao postar direito

Bom tenho algum conhecimento em C, porem o que esta pegando mesmo é para gravar o programa no microcontrolador pois nunk fiz isso
pelo o que andei lendo o chip e do tipo PIC, eh um projeto de 2° semetre ainda apesar de estar parecendo bem complicado para mim, o projeto eh o seguinte: O pessoal de Engenharia Eletrônica ficou responsavel por criar um cubo com LED RGBs e nos de Software ficamos com o de criar um programa e colocar-mos no microcontrolador para que assim tenhamos controle do mesmo. Como faço parte das duas materias (Engenharia Eletronica com enfase em Software) me interessa saber os dois lados, com relação ao programa ate que esta tranquilo mas nos nao fazemos a menor idea de como gravar o programa no chip, ai andei lendo um pouco aqui e acola e vi alguns gravadores que as pessoas mesmo fazem assim como os pedais(coisa que eu ja faço) e por isso resolvi pedir ajuda a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) pois nao encontrei nada detalhado como encontro a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) para os pedais.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) mesmo fovb
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #3 : 28 de Outubro de 2010, as 08:12:26 »

Opa, imagina Marcos, estamos aqui para nos ajudar mesmo...

Só toma cuidado com internetês no fórum, é contra as regras  Wink

Eu uso como gravador o Pic-Burner:

http://www.4shared.com/get/sMzLdh9V/PICBurner_-_Placas_Escala_11.html

Quanto aos softwares, eu uso o PonyProg ou o Ic-Prog, todos free... Aqui tem algumas coisinhas:

http://www.4shared.com/file/-sFIXFD7/PICBurner__Softwares_.htm

Qualquer dúvida, estamos na área...
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #4 : 30 de Outubro de 2010, as 00:23:27 »

Cara programinha bom, é o MPLAB IDE programa desenvolvido pela Microchip a "fabriquinha" que faz os PIC's com alguns plugs (que se acham no google) pode-se programar em C nesse programa, eu utilizo o assembly, acho melhor.
No mercado tem dois gravadores compatíveis com esse programa o multiprog (senão me engano é esse o nome se acha no ML, por uns 140 pilas fora o frete) e t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem um outro que é mais em conta o tal do PKBurner me parece que é uns 60 ou 70 pila com o frete, algo assim o site do PkBurner é o seguinte: http://www.carelle.com.br já utilizei ambos os gravadores e não apontaram problemas!
Sobre o programa explica melhor como ele é/faz, de repente da pra usar um pic16f690 e fazer uma matriz pra acesar os led's, colunas por linhas.
Abraço, Augusto.
Registrado
marcosjr007
Visitante
« Responder #5 : 30 de Outubro de 2010, as 21:44:07 »

Bom galera novamente obrigado pela ajuda, estou tendo mais respostas aqui do que horas no google....

fovb Kara você me passou o que eu estava procurando muito obrigado mesmo!!!!

Bom ja que o agtsouza sugeriu, pergunto a vocês se um programa para controlar o cubo com LEDs RGBs  http://www.youtube.com/watch?v=Pq0dPLPeQpY&feature=related seria muito mais dificil do que eu por exemplo colocar com LEDs de uma cor só porem misturando entre eles http://www.youtube.com/watch?v=RVGeW05Qns4 , de qualquer maneira seria um 4x4x4 pois maior que isso complica um pouco.

O que eu mais estou precisando é de ideias então se voces tiverem algumas que possa me ajudar/simplificar nosso trabalho.

Muito Obrigado



Mensagem Mesclada
Bom galera novamente obrigado pela ajuda, estou tendo mais respostas aqui do que horas no google....

fovb Kara você me passou o que eu estava procurando muito obrigado mesmo!!!!

Bom ja que o agtsouza sugeriu, pergunto a vocês se um programa para controlar o cubo com LEDs RGBs  http://www.youtube.com/watch?v=Pq0dPLPeQpY&feature=related seria muito mais dificil do que eu por exemplo colocar com LEDs de uma cor só porem misturando entre eles http://www.youtube.com/watch?v=RVGeW05Qns4 , de qualquer maneira seria um 4x4x4 pois maior que isso complica um pouco.

O que eu mais estou precisando é de ideias então se voces tiverem algumas que possa me ajudar/simplificar nosso trabalho.

Muito Obrigado



Acabei esquecendo, qual PIC vocês recomendam para esse controle do cubo?
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, as 21:46:16 por marcosjr007 » Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #6 : 31 de Outubro de 2010, as 00:49:39 »

 Aproveitando o tópico, fovb esse gravador do primeiro link funciona direitinho? tem alguma configuração que deve ser feita no Winpic800? montei uma variação do JDM com fonte externa e não grava de jeito nenhum. Esse me parece ser também uma variação dele mas usando 12Vcc da porta serial ao invés de fonte externa.
 Tentei achar no google e na comunidade de pic do orkut como configurar o winpic, tentei o que sugeriram e da erro quando vai gravar/ler no endereço 0000h ou 0001h, não lembro agora de cabeça.
 Peguei emprestado com um amigo o SmartPICProg e nos programas que testei aparece que o pic foi gravado, mas coloco no circuito e ligo a alimentação e não acontece nada, parece que o pic ainda está sem programa.
 Até mais, abraços.
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #7 : 01 de Novembro de 2010, as 01:04:27 »

te liga pic é alimentado com 5Volts! não esquece!

cara, vi os vídeos, muito fera! se eu tivesse tempo até pensaria numa lógica pra fazer algo parecido (menos profissional hehehe), sobre o programa depende muito da lógica que tu desenvolver, pensando em usar qual pic? eu ando fazendo um com pic que tem 22 botoes e em cada botão liga uma sequencia de 5 leds, fiz minha lógica multiplicando as saidas, tipo S1 x S2 = led1(s1 até s15 ou 16, até fexar os 90 leds) e ai por diante, ao todo vou ligar 90 leds hehehe to usando o pic 16f877, 33 pinos como I/O (da pra ligar um montão de led assim!)

tem alguma lógica bolada já, ou ta bem naquelas, que sabe o que tem que fazer e nem sabe por onde começar?

abraço, augusto
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, as 01:18:59 por agtsouza » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal