Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 22:10:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conferindo impedância na saída de valvulados  (Lida 2532 vezes)
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« : 15 de Outubro de 2023, as 22:29:10 »

Prezados, boa noite. Após um longo tempo sem utilizar meus amplificadores por absoluta falta de tempo, voltei a tocar guitarra.
Peguei umas caixas antigas para utilizar com os cabeçotes Tremendão e o Duovox, mas depois de tanto tempo sem mexer com eles, não me lembro mais qual é a impedância que tem nos jacks de saída dos falantes, qual tap do transformador liguei, etc. Os Tremendões tem duas saídas cada, o Duovox tem uma só.
Queria saber se há uma forma rápida para conferir essas impedâncias sem precisar abrir o gabinete ou mesmo dessoldar alguma coisa. Na base do multímetro mesmo ali no jack, consigo conferir? Da mesma forma, dá para confiar ao medir também os falantes? Alguns deles não tem mais nenhuma indicação de impedância.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 16 de Outubro de 2023, as 10:01:07 »

Você não vai conseguir descobrir qual a impedância a ser ligada nas saídas, apenas usando um multímetro. Dá pra descobrir qual saída é para uma impedância maior ou menor medindo a resistência do enrolamento secundário de cada saída. O que tiver resistência maior (porque tem mais enrolamento e espiras) é para uma impedância maior de alto-falante.

Se o Tremendão tem 2 saídas, provavelmente são para ligar falantes de 8 e 16 ohms. A saída que tiver maior resistência, é a de 16 ohms.

Já o Duovox com uma saída, eu não sei se é de 8 ou 16 ohms (não deve ser de 4 ohms), provavelmente alguém aqui saiba (precisa do modelo).  Para descobrir fazendo medição, precisaria saber também a impedância do primário e fazer medições com voltímetros AC e um gerador de sinal e cargas resistivas de 8 e 16 ohms, pra descobrir a relação de espiras e por tabela, a de impedâncias.

Da mesma forma, só com o multímetro, é possível ter uma ideia da impedância do alto-falante medindo a resistência da bobina. A resistência vai ter um valor um pouco abaixo da impedância nominal do alto-falante. 
« Última modificação: 16 de Outubro de 2023, as 10:05:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 19 de Outubro de 2023, as 19:57:24 »

Vai precisar abrir e ver qual cor de fio está soldado em qual jack e de preferência postar uma foto. O transformador de saida é o original da Wilkason ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #3 : 20 de Outubro de 2023, as 20:47:47 »

Vai precisar abrir e ver qual cor de fio está soldado em qual jack e de preferência postar uma foto. O transformador de saida é o original da Wilkason ?
Era justamente o que eu queria evitar. De qualquer forma, vou dar uma vasculhada no Google Photos e tentar encontrar as fotos que eu tirei durante a reforma.
Os transformadores de força e saída são os originais Wilkason, de todos os três. O único transformador que substituí foram os de reverb dos Tremendões.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal