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Autor Tópico: Os watts e eu  (Lida 22207 vezes)
felixmeirelles
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« Responder #30 : 18 de Julho de 2013, as 23:23:02 »

Mas quem disse pra você que a saturação em power valvulados vira onda quadrada ou clipada ?

Ninguém me disse, é questão de lógica, uma vez que diversos overtones são clipados, tão logo produzem sim ondas "quadradas".
Veja:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=l1DdsSOeeY8

Imagina esse sinal com um HG-1 antes da válvula.   Cheesy

Não precisamos ir muito longe, veja os mestres:
Eric Johnson Amps 50W - falantes 4x 25W (100W)
Malmsteen Amps 50W - falantes 4x 25W (100W)
Steve Vai Amps 100W - falantes 4x 60W (240W)
Satriani Amps 100W - falantes 8x 25W (200W)
Zakk Wylde Amps 100W - falantes 4x 70W (280W)
Randy Rhoads Amps 100W - falantes 8x 100W (800W)  Bufando

« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 23:27:23 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #31 : 18 de Julho de 2013, as 23:28:15 »

Estou começando a entender xformer!
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E esse sinal clipado e distorcido do amplificador de menor potência é audível ? Ou é aquele tipo de coisa que só se "ouve" no osciloscópio?

Sim é audível, desde que na faixa de frequência de áudio. Se os harmônicos gerados pela clipagem forem acima da resposta do alto-falante, só vai servir pra gerar calor na bobina do falante, nesse caso apesar de poderem ser audíveis, não serão reproduzidos.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 23:30:42 por xformer » Registrado

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« Responder #32 : 18 de Julho de 2013, as 23:49:57 »

Não vamos esquecer que o autor não esta falando sobre falantes de guitarra, e sim PAs.
São abordagens diferentes... Não da pra misturar a coisa...
Num PA (ou num equipamento de som) você não quer que o som distorça, ou seja clipado. Por isso tem gente aqui não conseguindo entender o que o autor falou.
Realmente num amplificador de guitarra, quase que em qualquer volume, o som vai estar clipado (mesmo no clean, amplificadores de guitarra introduzem uma distorção, mesmo que pequena). Isso sem falar que som bom de amplificador, principalmente valvulado, é no maximo e distorcendo... Ou seja, som clipado vai ter toda hora.
Por isso a recomendação para amplificadores de guitarra é diferente.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 23:58:49 por kem » Registrado

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« Responder #33 : 18 de Julho de 2013, as 23:57:06 »

Claramente esse artigo do Homero Sette Silva trata de amplificadores de áudio de uso normal profissional, e o combate a "clippagem" como forma de compensar o ganho perdido por um falante alto demais.
Coisa linda em um microfone, mas impensável em uma guitarra.

Como eu falei, eu já vi e já fiz, todo guitarrista que toca rock pesado ou metal sabe como é fácil QUEIMAR  Bufando um falante.
Assim como o Bossman falou, digo basta 1 DS-1 a 50% para torrar um falante de 100W em um AMP 100% de 100W, isso é a lógica da vida.

Falantes de guitarra tem que ter margem de no minimo 1.5x em ralação ao AMP para "caber" todas as distorções de fundamentais e overtones que podem surgir.
Se você toca com bastante distorção pode jogar para 2x ou mais.

Se for um Randy Rhoads pode jogar para 8x ou mais.



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« Responder #34 : 19 de Julho de 2013, as 00:06:12 »


Ninguém me disse, é questão de lógica, uma vez que diversos overtones são clipados, tão logo produzem sim ondas "quadradas".
Veja:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=l1DdsSOeeY8

Eu peguei uns trechos onde tem a distorção, mas nenhuma é clipada ou quadrada. A válvula não deixa isso acontecer e as bordas ficam suavizadas.  Clipar é deixar reto, cortar.  



Segundo o autor não há problema em se usar as potências dessas listagens, desde que não ocorra a clipagem. Nesses casos, eles vão apenas obter um volume menor. Agora se forçarem o sinal para a clipagem, pode acontecer o que o autor diz.

Kem, no pdf, tem tabela onde ele coloca também o som de guitarra. O conceito serve pra isso também, não só pra Public Address (PA).



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« Responder #35 : 19 de Julho de 2013, as 00:20:07 »

...Kem, no pdf, tem tabela onde ele coloca também o som de guitarra. O conceito serve pra isso também, não só pra Public Address (PA)....
Posso estar enganado, mas tem diferença entre reproduzir o som de uma guitarra (que é o que o PDF mostra) e "produzi-lo"...
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« Responder #36 : 19 de Julho de 2013, as 00:25:41 »

Posso estar enganado, mas tem diferença entre reproduzir o som de uma guitarra (que é o que o PDF mostra) e "produzi-lo"...

O que ele quer dizer com a tabela, é que você poderia usar uma amplificador de 100W com um falante de 20W pra tocar guitarra que não teria problema, pois o sinal não consegue fazer com que o amplificador entregue toda sua potência. Esse é o conceito dele. Que o pessoal fica com medo de queimar o falante e fica casando ou subdimensionando a potência do amplificador.
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« Responder #37 : 19 de Julho de 2013, as 00:29:09 »

Xformer esse Rock ai na tabela é para reprodução nos PAs, ninguém vai saturar o já saturado né?

Como podemos ver no vídeo mesmo com sinal LIMPO da guitarra temos distorção:


Você está interpretando uma coisa que é sobre PAs e pressupondo que funcione com guitarras.
Assim você está liberando uma informação perigosa, porque bota os falantes da galera sob o risco de queima.

É convencionado no MINIMO um falante de 1.5x em relação aos amps de guitarra.
Se for para ROCK PESADO ou METAL  o falante precisa ser de 2X no minimo.

O que ele quer dizer com a tabela, é que você poderia usar uma amplificador de 100W com um falante de 20W pra tocar guitarra que não teria problema, pois o sinal não consegue fazer com que o amplificador entregue toda sua potência. Esse é o conceito dele. Que o pessoal fica com medo de queimar o falante e fica casando ou subdimensionando a potência do amplificador.

Cara isso é surreal, posso garantir muito fogo saindo em breve...

« Última modificação: 19 de Julho de 2013, as 00:31:04 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #38 : 19 de Julho de 2013, as 00:31:14 »

xformer... eu li e não entendi isso.
Quando você reproduz o som de uma guitarra num som domestico, num PA ou qualquer outro equipamento de som, não existe distorção ou clipagem se você não levar o amplificador ao maximo, como diz o autor. Você esta apenas reproduzindo som.
Já quando você utiliza um amplificador de guitarra, esses componentes estão presentes, e as vezes MUITO presentes. As vezes amplificador é levado a extremos, com distorção, saturação, clipagem, e tudo mais que se tem direito...
Não acredito que seja desses casos que o autor esteja falando, e sim da reprodução em equipamentos de som ou PAs.
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« Responder #39 : 19 de Julho de 2013, as 00:43:33 »

Felix e Kem, eu na verdade não consigo ver diferença entre tocar o instrumento e reproduzir o som desse instrumento. No alto-falante não tem que sair o mesmo som ? Então o que sai do amplificador e vai pro alto-falante não seria igual nos dois casos ?
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« Responder #40 : 19 de Julho de 2013, as 00:45:42 »

Acredito que não...
Reproduzir o som em um amplificador, sem leva-lo a distorcer, não é a mesma coisa que produzi-lo em um levado a extremos...
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« Responder #41 : 19 de Julho de 2013, as 00:52:00 »

Mas não é o que acontece dentro do amplificador que está em questão, mas o que se entrega ao alto-falante, e minha pergunta é se os dois sinais amplificados não seriam iguais.  Se não forem, então o que se toca, vai ficar diferente ao reproduzir depois.
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« Responder #42 : 19 de Julho de 2013, as 00:54:35 »

Não, por uma questão de energia, no PA você reproduz o efeito sonoro da "clippagem", mas não reproduz o efeito físico direto dela no sistema.

Boa parte da energia acaba não convertida, pela perda natural no falante, depois vem a captura onde temos mais perdas e mais perdas ainda na reprodução.

Um exemplo lúdico....
Bata uma foto do SOL, para olhar para a foto você precisa de óculos de sol?



« Última modificação: 19 de Julho de 2013, as 01:00:19 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #43 : 19 de Julho de 2013, as 01:08:57 »


Um exemplo lúdico....
Bata uma foto do SOL, para olhar para a foto você precisa de óculos de sol?

He he he, esse exemplo da foto não foi bom Felix, tirar foto ao por (ou nascer) do Sol, também dá pra ver sem óculos escuros. E tirar foto ao meio-dia, a foto não sai (se não usar filtro).

Mas eu concordo que no processo de gravação, pode haver uma perda e uma modificação no som ao vivo. Mas não a ponto de ficar tão diferente para o alto-falante tocando uma reprodução de som de guitarra e outro alto-falante tocando com o ampli ligado com a guitarra direto.  Essa é a pergunta pra filosofar.  Senão qual a vantagem do pessoal ficar gravando vídeos e samples pro pessoal ouvir reproduzido e dizer: que timbre legal  !!! Quando na verdade não tem muito a ver com a realidade.  
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« Responder #44 : 19 de Julho de 2013, as 01:22:00 »

É... ambas as colocações fazem sentido..
O negocio é filosofar mesmo...
Dados:
PA tem muito mais potencia que um amplificador de guitarra...
No PA o power esta trabalhando sem distorcer, sem estar no maximo... no amplificador de guitarra esta no talo e distorcendo...
Passagens do texto onde da pra pescar subsidios para o que tento falar:

"Os valores de potência aqui sugeridos são válidos desde que o programa não seja excessivamente comprimido (baixo fator de crista) e o sistema não apresente distorção elevada."

"Resumindo: se o programa musical for típico (fator de crista igual a 10 ou maior) e não houver distorção significativa no sistema (mesa, equalizador, crossover, amplificador), a potência média (RMS) correspondente será muito baixa (tipicamente um décimo da potência máxima que o amplificador poderá aplicar em cada falante) e não haverá risco de danificar a bobina por excesso de temperatura, mesmo trabalhando com amplificadores capazes de fornecer o dobro da potência media especificada para cada falante.
Então, sempre deveremos usar amplificadores com o dobro da potência do falante, certo ? Errado !
Os conceitos acima enunciados precisam ser perfeitamente entendidos para evitar o uso inadequado dos mesmos.
Em primeiro lugar, o importante é evitar o clipamento do sinal, ou seja, não trabalhar com elevados valores de distorção."

"Mas, se o amplificador tiver potência igual ou menor que a do falante, mas não houver distorção elevada no sistema, não há motivo para que os falantes sofram dano."

Acho que distorcer e reproduzir o som distorcido não é a mesma coisa...
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