Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 19:27:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador easa (off topic)  (Lida 10050 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #15 : 12 de Junho de 2015, as 19:40:58 »

Não poderia estar usando retificação solid state?


Não é o caso desse amplificador:





Abs
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #16 : 12 de Junho de 2015, as 19:48:33 »

Verdade, eu não havia visto as fotos internas. Mas, nesse caso, qual a válvula retificadora?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #17 : 12 de Junho de 2015, as 19:51:14 »

Verdade, eu não havia visto as fotos internas. Mas, nesse caso, qual a válvula retificadora?

O soquete marrom de 8 pinos, à esquerda na foto.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #18 : 12 de Junho de 2015, as 20:43:19 »

Talvez não seja este easa-delux 15 pois no esquema há 3 x 12ax7, 2 x el84 e 1 x EZ81..e olhando as fotos, falta espaço para 1 valvula, provavelmente a EZ81...

Ainda assim, se houver tres 12ax7 e duas EL84... eu montaria o pre-amp do JCM800 (parece ser esse que voce quer...) e manteria o power original...ainda haveria de confirmar o esquema original...

Não há como não ter a EZ81. É a retificadora, sem ela, o circuito não funcionaria. No caso, eu vejo 1 válvula retificadora, 2 EL84 e duas de pré.

Esses amplis vinham como um Kit para você montar. Você escolhia algumas das configurações. Não precisa ser exatamente o circuito sugerido.

Abs

Legal esta opção de customização....

Em teoria então, o transformador de força suportaria as 3 valvulas de preamp....juntamente com a retificadora e as valvulas de power....

outra coisa estranha são os resistores de 125ohm entre o transformador de força e a EZ81, haveria alguma função específica ou apenas limitar corrente/queda de tensão...
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #19 : 12 de Junho de 2015, as 20:53:02 »

Uma retificação por diodos seria uma opção para se ter mais potência disponível no transformador, já que é um filamento a menos para alimentar, e filamento de retificadora consome muita corrente.
Para simular a queda de tensão que ocorre em válvulas retificadoras, poderia-se usar um zener em série?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #20 : 12 de Junho de 2015, as 21:04:15 »


Legal esta opção de customização....

Em teoria então, o transformador de força suportaria as 3 valvulas de preamp....juntamente com a retificadora e as valvulas de power....

outra coisa estranha são os resistores de 125ohm entre o transformador de força e a EZ81, haveria alguma função específica ou apenas limitar corrente/queda de tensão...


O caso seria mesmo limitar a corrente na hora que a retificadora começa a conduzir e o capacitor de filtragem está descarregado. A corrente nesse instante é bem alta.


Retificadoras como essas EZ81 / 5Y3 não suportam capacitores maiores que 20uF logo após, no primeiro estágio de filtragem.

Veja no esquema que o xformer publicou, que logo após a retificadora existe um capacitor de 50uF, o indutor , e mais um capacitor de 50uF.

Isso danificaria a retificadora em pouco tempo se não fosse essa "técnica".


Uma retificação por diodos seria uma opção para se ter mais potência disponível no transformador, já que é um filamento a menos para alimentar, e filamento de retificadora consome muita corrente.
Para simular a queda de tensão que ocorre em válvulas retificadoras, poderia-se usar um zener em série?

Só se fosse um zener de uns 10W ou mais.

Mas você não conhece os puristas, eles odeiam qualquer coisa que cheire à Solid State...

(Mas pagam bem se o amplificador for 100% Valvulado...)  Anjo


Abs
« Última modificação: 12 de Junho de 2015, as 21:23:50 por Matec » Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #21 : 12 de Junho de 2015, as 21:38:19 »

Obrigado pela dica do resistor MATEC.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #22 : 12 de Junho de 2015, as 21:51:09 »

Eu vi no site do Rob Robinette que ele usa zeners de 10v por 10w em série, me parece que diminui a tensão em 10v por diodo.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #23 : 12 de Junho de 2015, as 22:06:42 »

A vantagem de se usar zeners no lugar de resistores para diminuir a voltagem é que evita o enorme desperdício de potência dos resistores
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #24 : 12 de Junho de 2015, as 22:07:24 »

Eu vi no site do Rob Robinette que ele usa zeners de 10v por 10w em série, me parece que diminui a tensão em 10v por diodo.

No final, não sei o que é mais vantajoso.

Utilizar a retificadora que consome 10w no filamento e talvez outro tanto na retificação, ou dissipar o excedente de tensão em calor com resistores, zeners ou transístores.

Depende de quem for fazer isso.
A vantagem de se usar zeners no lugar de resistores para diminuir a voltagem é que evita o enorme desperdício de potência dos resistores

A potência dissipada por zeners ou resistores é a mesma. Potência é potência

 

Abs
« Última modificação: 12 de Junho de 2015, as 22:10:29 por Matec » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal