Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Maio de 2024, as 14:50:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida boba sobre tone stack  (Lida 8252 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #15 : 24 de Abril de 2015, as 20:51:07 »



Na verdade eu vi que eu errei de novo... Roll Eyes

A ideia de todos os pinos 3 (Máximo) na mesma direção é sempre correta. Porém existe uma situação em que o pino 3 pode ser ligado em qualquer posição.

É quando o pot funciona sómente como resistência variável, como por exemplo no controle bass de quase todos os tonestacks tipo Fender/Marshall que conhecemos. Para isso acontecer corretamente o pino 3 tem que estar jumpeado ao pino 2.

No caso do pot trabalhar como divisor de tensão, como o volume, o treble e o mid desse esquema que o Mallermb mostrou, aí não pode haver mudança; Pino 3 como Máximo e na posição "para cima" do esquema.

A ligação do mid, tanto do potenciômetro como do capacitor variam de um modelo para outro, dependendo do projetista. No caso desse esquema ele não está incorreto, e deve funcionar, do jeito dele.

Abs

Começa a clarear as coisas Matec, está vendo como tone stack bagunça a Cabeça da gente? para não errar, coloquei no layout que estou fazendo, todos os potenciômetros no sentido padrão, a única coisa que vi que seria necessário adicionar seria uma ligação entre o pino 1 do bass e pino 2 do mid, como você mesmo citou, de resto ficará correto. Bom, acho que chegamos em um consenso, obrigado Matec e a todos.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #16 : 24 de Abril de 2015, as 20:58:26 »

Coloque aqui o layout que vai ficar mesmo mais fácil de corrigir, caso seja necessário.
Abs
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #17 : 24 de Abril de 2015, as 21:06:59 »

Bom, postarei o esquemático para ficar mais fácil de entender, vou explicar o que estou tentando fazer, até porque tenho as peças para fazer este amplificador.

Desde que fiz o amplificador 100buck, imaginei se seria possível colocar um tone stack completo nele, me disseram que não, pois iria comer muito do sinal e volume, não seria viável, mas sabe quando somos teimosos, chatos, e temos de fazer? mesmo que não dê certo? pois bem é isso que quero fazer.

Estou fazendo o projeto da seguinte forma, se eu quero o 100buck, basta não adicionar alguns componentes e jumpear outros, e vice versa, posso ter um 100buck com ou sem tone stack completo, por favor, não reparem na falta de experiência, a maior parte das coisas que já fiz, foi assim, aprendendo fazendo ou não besteiras, "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ".



-----
Coloque aqui o layout que vai ficar mesmo mais fácil de corrigir, caso seja necessário.
Abs

Coloquei Matec, dá uma olhada.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 24 de Abril de 2015, as 21:17:55 »

No caso do pot trabalhar como divisor de tensão, como o volume, o treble e o mid desse esquema que o Mallermb mostrou, aí não pode haver mudança; Pino 3 como Máximo e na posição "para cima" do esquema.

Não necessariamente. Já vi muitos esquemas onde os potenciômetros foram girados e/ou espelhados. Vai de quem desenha o esquema. E ai precisamos de um certo conhecimento para interpretar qual é o pino 1, caso ele não esteja indicado no esquema.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #19 : 24 de Abril de 2015, as 21:21:31 »

Quem quiser conferir qual o correto, basta comparar com esse layout abaixo...

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/TMBEFceriatone.jpg
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 02:17:19 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #20 : 24 de Abril de 2015, as 21:23:23 »

Mallermb

Falando apenas sobre o tonestack, e está tudo correto nele .
Aquela ligação entre os pinos 3 e 2  do mid, é uma opção sua, e eu tentaria com e sem essa ligação. Com certeza a resposta dos médios vai ser diferente.

Boa sorte.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #21 : 24 de Abril de 2015, as 21:28:31 »

Mallermb

Falando apenas sobre o tonestack, e está tudo correto nele .
Aquela ligação entre os pinos 3 e 2  do mid, é uma opção sua, e eu tentaria com e sem essa ligação. Com certeza a resposta dos médios vai ser diferente.

Boa sorte.

Obrigado Matec, deixei a ligação do middle daquela forma, como exemplo da ligação, mas é só tirar as ligações e usar jumpers testando várias possibilidades, até para o bass.

-----
Analisando a imagem que o Kem postou, as dúvidas ficam ainda mais sanadas, pois pelo que vi, todos os controles seguem o sentido horário mesmo.
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 08:51:04 por xformer » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #22 : 24 de Abril de 2015, as 22:37:11 »

Mallermb

Pela imagem do esquemático dá pra ver claramente os terminais 1, 2 e 3 dos potenciômetros, e está tudo certo.

Mas, você só pode utilizar esse tone stack num amplificador que tenha um pentodo pré-amplificador antes do tone stack.
Porque se for pra usar com triodos, tipo 12AX7, esquece, porque os controles de tone não vão funcionar a contento e vão dar uma curva de resposta totalmente diferente e pra pior.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #23 : 24 de Abril de 2015, as 22:55:50 »

Mallermb

Pela imagem do esquemático dá pra ver claramente os terminais 1, 2 e 3 dos potenciômetros, e está tudo certo.

Mas, você só pode utilizar esse tone stack num amplificador que tenha um pentodo pré-amplificador antes do tone stack.
Porque se for pra usar com triodos, tipo 12AX7, esquece, porque os controles de tone não vão funcionar a contento e vão dar uma curva de resposta totalmente diferente e pra pior.


Olá Ramsay, no caso, estarei usando uma EF184 mesmo, que é um pentodo.
Agora com relação a 12ax7, já testei um tone stack com um fender 5f1, que possui apenas uma 12ax7 no pré e ficou muito bom, pelo menos para mim, não notei nada estranho, inclusive aqui mesmo no site existe o pré do fender twin, que utiliza uma 12ax7 apenas, mas sei lá, as vezes o que acho ter ficado bom em um osciloscópio pode ser bem diferente.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #24 : 24 de Abril de 2015, as 23:11:59 »

Se vai usar com pentodo, então tudo bem.
Mas, eu falei isso, porque, normalmente os pentodos tem uma impedância de saída mais alta que os triodos, então se você fosse usar esse tone stack com um triodo teria que recalcular o valor dos capacitores e dos potenciômetros.
« Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 23:14:13 por Ramsay » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #25 : 24 de Abril de 2015, as 23:24:57 »

Se vai usar com pentodo, então tudo bem.
Mas, eu falei isso, porque, normalmente os pentodos tem uma impedância de saída mais alta que os triodos, então se você fosse usar esse tone stack com um triodo teria que recalcular o valor dos capacitores e dos potenciômetros.

Na verdade vou dar um tiro no escuro "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ", sempre tive vontade de colocar um tone stack completo no 100buck, e que desse para eu escolher entre o completo e o básico, nem faço ideia se vai funcionar, mas vou tentar, e deixarei tudo meio que sobressalente para ir testando valores de resistores e capacitores.

Obrigado pela dica.
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 08:50:08 por xformer » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #26 : 25 de Abril de 2015, as 02:25:13 »

Mallermb, você não pretende montar o seu esquema completo e jumpear para alterar os controles de tom né?!?
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 08:49:42 por xformer » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #27 : 25 de Abril de 2015, as 10:21:05 »

Mallermb, você não pretende montar o seu esquema completo e jumpear para alterar os controles de tom né?!?

Na verdade é uma placa de testes, ao qual servirá para dois testes, um para o 100buck normal e outro para o 100buck com tone stack completo, tudo na mesma placa, para isso, basta adicionar componentes ou não na placa.
Para transformar de um para o outro, basta não colocar os componentes referentes ao tone stack completo e jumpear em dois lugares e alterar um valor de capacitor.
Eu sei que eu poderia fazer o layout de uma forma muito diferente e bem mais conexa, mas já era tarde da noite e estava sem ideias.


-----
Analisando um pouco mais o circuito, uma dpdt já resolveria o chaveamento para trocar de tone stack, sem precisar de jumpers, mas só poderia acionar a chave com o amplificador desligado.
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 10:32:30 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #28 : 25 de Abril de 2015, as 13:21:34 »

Mallermb... por isso minha pergunta. Do jeito que esta seu esquema, não da pra só jumpear (ou usar dpdt). Tem que remover mesmo os componentes...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #29 : 25 de Abril de 2015, as 14:16:05 »

Mallermb... por isso minha pergunta. Do jeito que esta seu esquema, não da pra só jumpear (ou usar dpdt). Tem que remover mesmo os componentes...

Olhando com mais atenção, percebi que este sistema mantendo o potenciômetro de ganho além do potenciômetro de tone, é uma má ideia, as chances de criar oscilações e ruídos são enormes, optei por manter apenas o tone stack completo, retirando o tone e o ganho do 100buck original, deixei fixo com resistor de 1m na entrada junto com um poliéster que testarei valores entre 10n e 100n, ou seja, o que seria o pré estará como se fosse no máximo, enquanto o volume se dará pelo volume master que controla o ganho da 25L6.

Acabei de terminar o layout, falta coragem para imprimir e fazer a placa, por hoje encerro, amanhã coloco a mão na massa, incrível como o tempo passa e nem percebemos.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal