Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 23:00:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Resistor limitador de tensão.  (Lida 9985 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 09 de Dezembro de 2011, as 12:17:14 »

Amigos Handmakers, estou montando hoje um amplificador simples (com TDA) e um tube Reamer (runoffgroove) na entrada, chaveado. Tá tudo 'certin', tudo menos um componente: o regulador!
Como o amplificador é pra ontem, e não tenho por aqui como conseguir um, quero saber se existe a possibilidade de reduzir a tensão da fonte do amplificador para 9V por meio de um resistor.
O amplificador é alimentado com 12V de uma fonte externa (não é mais do que isso não, é 12V mesmo!)
Em caso afirmativo, como consigo saber qual o resistor adequado? Existe alguma fórmula pra saber isso? Alguém faz isso? É viável?

Desde já agradeço a atenção de todos!
Rafael Albuquerque.
Registrado
ricardo rk
Visitante
« Responder #1 : 09 de Dezembro de 2011, as 12:29:02 »

pode alimentar o tube reamer com os 12V, sem problema.
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #2 : 09 de Dezembro de 2011, as 12:38:54 »

pode alimentar o tube reamer com os 12V, sem problema.

Mesmo??? Que ótimo, boa notícia! Mas... Existem aqueles dois resistores de 12K ligados ao 9V que junto com o capacitor de 22µF formam o 'Vref' (ainda não sei o que significa a abreviação Vref  Cheesy). Não iria alterar nada se alimentasse com 12V?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 09 de Dezembro de 2011, as 12:47:24 »

Vref= voltagem de referencia.
É tambem conhecido por Bias, ou terra virtual.

Como dito pelo Ricardo pode alimentar tube reamer com os 12 sem problemas.
Isso pode fazer ele ter um pouco mais de ganho, devido a alimentacao ser maior.

Caso quiser baixar a tensao, sem usar regulador do tipo 78xx, tem que usar zener.
Neste caso, para 9V o resistor para o zener devera ser na faixa de 100 OHMs x 1W.
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #4 : 09 de Dezembro de 2011, as 13:10:34 »

Vref= voltagem de referencia.
É tambem conhecido por Bias, ou terra virtual.

Como dito pelo Ricardo pode alimentar tube reamer com os 12 sem problemas.
Isso pode fazer ele ter um pouco mais de ganho, devido a alimentacao ser maior.

Caso quiser baixar a tensao, sem usar regulador do tipo 78xx, tem que usar zener.
Neste caso, para 9V o resistor para o zener devera ser na faixa de 100 OHMs x 1W.

Ótimo, ótimo, ótimo! Que beleza!!!  Legal! Minhas dúvidas foram sanadas. Obrigado Ricardo e Grandizoli. (Barão Grandizoli, hehehe   Cheesy)
No Tube Reamer tem o pot de volume no final. No meu power já existe o volume geral. Posso retirar esse pot e colocar um trimpot apenas para ajustar um volume uniforme? Ou é melhor deixar o pot de volume? Minha idéia é colocar o mínimo de potenciômetros. Que existe essa possibilidade, sim. Mas, fica bom?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 09 de Dezembro de 2011, as 14:42:54 »

Barao do cafe  Cheesy

O volume do tube reamer teria a finalidade de limitar a intensidade que entraria no pre do amp.
Pode montar sem ele, mas dependendo a regulagem de ganho que estiver no pedal, ou ate o que se toca mesmo,  pode ser desejavel que tivesse o volume do pedal.

Porque o volume master do amp, geralmente esta depois do pre e eq. Neste caso pode saturar o pré, ou "faltar" um pouco de algo...

Ai fica um criterio que voce deve decidir.
Particularmente eu colocaria.

Isso acabara sendo ate uma questao de gosto tambem.
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #6 : 09 de Dezembro de 2011, as 15:41:47 »

Verdade!
Neste caso vou continuar com ele, não deixa de ser uma opção a mais!  Smiley
Muito obrigado, assim que terminá-lo, posto as fotos.

Abraços,
Rafael Albuquerque.

-----
Caso quiser baixar a tensao, sem usar regulador do tipo 78xx, tem que usar zener.
Neste caso, para 9V o resistor para o zener devera ser na faixa de 100 OHMs x 1W.

Não querendo ser 'pé no saco' (mas já sendo), como ficaria essa ligação? Tipo, o zener em série com o 12v? Em paralelo? E o resistor?

Agradeço a atenção.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2011, as 23:41:54 por Albuquerque » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #7 : 11 de Dezembro de 2011, as 01:25:13 »

Saudações,

GrAmorim, o fato de alimentar com 12v não influenciará no headroom e consequentemente diminuir o ganho ao contrário do que você afirmou? Há muito tenho essa dúvida, mas pelo que eu andei lendo e não entendi muita coisa 9v fornecem 4.5v em cada pico de onda antes de haver distorção. O fato de aumentar para 12v não aumentaria para 6v fazendo com que o sinal tivesse que ser mais forte até atingir o mesmo nível de distorção? Na prática uma vez alimentei um dist+ com 12v e o resultado foi péssimo. Há também relatos que baterias “velhas“ fazem com que alguns pedais de distorção soem melhor. Enfim, talvez eu tenha bagunçado o que eu li pois sou leigo em eletrônica. O que acha?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 11 de Dezembro de 2011, as 09:23:57 »

Oi Pessoal

Quando eu preciso reduzir a tensão de uma fonte, uso diodos 1N4007. Cada diodo derruba a tensão em 0,7V, independentemente da corrente. Se você tem 12V e precisa de 9, coloque 4 diodos em série e terá uma queda de 2,8V sem muita vairação devido a oscilação de corrente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Albuquerque
Visitante
« Responder #9 : 11 de Dezembro de 2011, as 11:30:21 »

Oi Pessoal

Quando eu preciso reduzir a tensão de uma fonte, uso diodos 1N4007. Cada diodo derruba a tensão em 0,7V, independentemente da corrente. Se você tem 12V e precisa de 9, coloque 4 diodos em série e terá uma queda de 2,8V sem muita vairação devido a oscilação de corrente.

Abraços

Eduardo

Legal!!! Esse dado ajuda bastante para a aplicação que quero. Mas, quando a tenão é maior, se faz necessário o uso de zeners, correto? Neste caso, como seria a forma correta de ligá-los da fonte para o circuito?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 11 de Dezembro de 2011, as 16:51:03 »

Oi Albuquerque

Caso você precise derubar a tensão mais que 6V, coisa que demanda 8 diodos em série, é melhor usar um regulador 78XX ou trocar a fonte. O zener só deve ser usado como referência de tensão para um regulador transistorizado. Usar zener para derrubar tensão é procurar por problemas. O componente é frágil e um dano ao zener pode trazer ruína catastrófica ao circuito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 13 de Dezembro de 2011, as 09:15:16 »

Saudações,

GrAmorim, o fato de alimentar com 12v não influenciará no headroom e consequentemente diminuir o ganho ao contrário do que você afirmou?

Fico um pouco em duvida!
O CE-2 tem uma mod que aumenta o headroom. Esta mod consiste em aumentar o valor de um resistor, o de 22R que vai para os MNs.

No caso do reamer, tem a clipagem...

Penso que se aumentar a voltagem de alimentacao, aumentara o ganho, posso estar errado.
Assim que possivel farei um teste para tirar estas duvidas.

O fato da bateria fraca, tive um caso uma vez que foi interessante.
Nao costumo muito usar baterias, mas nesta ocasiao foi nescessario.
Usei em um DS-1, a bateria estava meio fraca, e a distorcao era meio diferente de uma distorcao produzida por clip.
Era uma distorcao meio cortada, tipo uma saturacao.
Talvez tenha faltado uma "carga" para o circuito se manter, e por isso de uma distorcao diferente.

Costumo usar uma fonte de 12V em meus pedais, nao é estabilizada.
Ela entrega em torno de 18V (um pouco menos). Nao notei diferenca em quando usa uma de 9V estabilizada, senao por conta do ruido de fundo, ser um pouquinho maior com a fonte de 12V.
Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #12 : 13 de Dezembro de 2011, as 09:28:46 »

Saudações,

Tem um livro do Craig Anderton que o Jairo postou aqui e foi nele que vi uma explicação sobre uma ou duas baterias. Mas lá a alimentação é simétrica(?) e não sei se também se aplica a assimétrica. Pra falar a verdade está uma bagunça na minha cabeça. )>|Você tem esse livro? Se você puder dar uma olhada e traduzir será bem legal.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 13 de Dezembro de 2011, as 10:10:48 »

O livro eu tenho, baixei daqui mesmo.
Vou dar uma olhada...
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal