Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 09:13:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construir osciloscópios em casa  (Lida 42085 vezes)
a.sim
Visitante
« Responder #30 : 11 de Abril de 2012, as 10:56:09 »

Instrumentos de medição precisam ter confiabilidade. Quando você testa um amplificador com o osciloscópio, não pode ficar na dúvida se o problema está no amplificador o no osciloscópio! Neste sentido, um osciloscópio analógico feito em casa vai ficar mais caro que um digital.

Abraços

Eduardo

Concordo, mas...

a) O pior osciloscópio é aquele que não se tem...

b) Mais vale 1 MHz feito em casa do que 100 MHz comprado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 11 de Abril de 2012, as 11:06:47 »

Prof. Alexandre, uma dúvida:

Se caso de fazer um upgrade num scope de 10MHz dos antigos como foi citado e queremos que ele tenha resposta de 20MHz ou mesmo 40MHz, bastaria melhorar o circuito de varredura horizontal (base de tempo mais rápida) ou o TRC tem limitações de velocidade na deflexão do feixe (sei lá, carga e descarga das placas de deflexão) e portanto existe uma limitação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #32 : 11 de Abril de 2012, as 11:21:04 »

Prof. Alexandre, uma dúvida:

Se caso de fazer um upgrade num scope de 10MHz dos antigos como foi citado e queremos que ele tenha resposta de 20MHz ou mesmo 40MHz, bastaria melhorar o circuito de varredura horizontal (base de tempo mais rápida) ou o TRC tem limitações de velocidade na deflexão do feixe (sei lá, carga e descarga das placas de deflexão) e portanto existe uma limitação.

Boa pergunta.

Os TRC têm limitações quanto à frequência máxima de trabalho, inerente ao tempo de trânsito dos elétrons ao atravessar as placas defletoras verticais. Essa frequência é bastante elevada ( 100 MHz ou mais ) mesmo para os tubos mais simples.

A verdadeira limitação é dada pelo amplificador vertical, mas associada ao tubo. A carga imposta pelo tubo ao amplificador vertical é capacitiva, assim, o amplificador vertical precisa entregar mais corrente à medida que a frequência aumenta. Para uma dada capacitância de carga ( um dado tubo ) , há um ponto em que não se consegue mais fornecer a corrente necessária para a deflexão, com os componentes existentes, devido à dissipação de potência nos transistores de saída.

A solução é utilizar um outro tubo - com mais sensibilidade, menor capacitância entre placas, etc - a fim de reduzir os requisitos de potência necessária para a deflexão em alta frequência.

Fazer um upgrade de resposta num osciloscópio comercial só é válido se a largura de banda original é menor do que 10 MHz. Esse parece ser o limite para um osciloscópio feito em casa, dada a disponibilidade normal de componentes no mercado.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #33 : 29 de Abril de 2012, as 17:55:41 »

Olá, colegas :

Tem um osciloscópio baratinho no ML, R$ 150,00 : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236502760-ociloscopio-labo-modelo-c134-c-usado-vendotroco-_JM

Esse osciloscópio é ideal para reformar, sendo que os seus circuitos estão servindo de base para a reforma do Labo 325 de outro colega.

Quem quiser participar do grupo e reformar o seu é só mandar um email em pvt.
Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #34 : 11 de Fevereiro de 2013, as 10:03:35 »

Fugindo um pôuco e ao mesmo tempo ficando no assunto,alguem saberia me dizer p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu ICEL de 20 mhz no canal um reproduz a forma de onda quadrada com canto arredondados,ficando completamente diferente do canal 2,não é ponta de prova pois uso a mesma em outro tektronix de 60 mhz e fica perfeito,sem falar que no canal 2 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dele, fica t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),tenho o esquema se alguem poder dar uma força agradeço.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #35 : 11 de Fevereiro de 2013, as 11:22:08 »

Fugindo um pôuco e ao mesmo tempo ficando no assunto,alguem saberia me dizer p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu ICEL de 20 mhz no canal um reproduz a forma de onda quadrada com canto arredondados,ficando completamente diferente do canal 2,não é ponta de prova pois uso a mesma em outro tektronix de 60 mhz e fica perfeito,sem falar que no canal 2 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dele, fica t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),tenho o esquema se alguem poder dar uma força agradeço.


Olá.

Entre em contato comigo em pvt usando o email*********** . Solicito que envies junto a documentação que possuis.

para sua segurança, não divulgue e-mails na internet
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, as 08:59:23 por Eduardo » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #36 : 11 de Fevereiro de 2013, as 12:54:36 »

Fugindo um pôuco e ao mesmo tempo ficando no assunto,alguem saberia me dizer p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu ICEL de 20 mhz no canal um reproduz a forma de onda quadrada com canto arredondados,ficando completamente diferente do canal 2,não é ponta de prova pois uso a mesma em outro tektronix de 60 mhz e fica perfeito,sem falar que no canal 2 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dele, fica t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),tenho o esquema se alguem poder dar uma força agradeço.


Olá.

Entre em contato comigo em pvt usando o email *************. Solicito que envies junto a documentação que possuis.


Ok amigo mandarei agora.

-----
a.sim>>> To querendo mandare a menssagem aqui de dentro do site com arquivo do ICEL anexada mas nao sei como fazer... _.

Perdão se infrinjo alguma regra do site,alguem me oriente por favor.

-----
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,20627/

quem precisar do esquema do ICEL os 2010


« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, as 08:59:43 por Eduardo » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #37 : 11 de Fevereiro de 2013, as 13:24:43 »

OI :

Por favor, siga fazendo contato pelo email *************

para sua segurança, não divulgue e-mails na internet
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, as 08:59:56 por Eduardo » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #38 : 11 de Fevereiro de 2013, as 13:27:45 »

Ok a.sim ja fiz contato com vc pelo hotmail,inclusive te mandei esquema em PDF do scope,só não esta muito legivel pois achei num site que postei o link ai. obg pela atenção.

Att Saul Britto.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #39 : 11 de Fevereiro de 2013, as 13:55:06 »

Porque o problema não pode ser esclarecido aqui no tópico Alexandre ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
a.sim
Visitante
« Responder #40 : 11 de Fevereiro de 2013, as 14:06:57 »

Olá.

A discussão do problema aqui no forum vai sobrecarregar o tópico de mensagens, que praticamente só farão sentido para mim e para o Saul.

Se o pessoal tiver interesse, eu posso descrever todo o diagnóstico no final. Acho que faz mais sentido.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #41 : 11 de Fevereiro de 2013, as 14:47:12 »

Se o pessoal tiver interesse, eu posso descrever todo o diagnóstico no final. Acho que faz mais sentido.

Entendido
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
saul britto
Visitante
« Responder #42 : 11 de Fevereiro de 2013, as 15:49:30 »

t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) faço questão de postar todo o desenrrolar da coisa!
Valeu galera!
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #43 : 11 de Fevereiro de 2013, as 17:35:26 »

Nem me fale se eu tivesse um de 1mhz eu tava felizão com meus flangers regulados e etc... faz muita falta um osciloscópio!
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #44 : 11 de Fevereiro de 2013, as 17:53:03 »

Nem me fale se eu tivesse um de 1mhz eu tava felizão com meus flangers regulados e etc... faz muita falta um osciloscópio!

Tem um osciloscópio no ML por 200,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454966472-osciloscopio-leader-lbo-510-a-p-tecnico-eletronico-radio-tv-_JM. O único problema é que ele não tem varredura gatilhada, o que poderia ser resolvido com o implante de um pequeno circuitinho. Eu tenho o manual com esquemático, que é bem simples.

Dá para esperar mais um pouco e oferecer menos ainda pelo aparelho; dificilmente ele irá ser vendido mesmo por R$ 200,00 .
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal