Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 00:21:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: braço de baixo empenado  (Lida 11986 vezes)
flaviobei
Visitante
« : 19 de Maio de 2011, as 15:22:54 »

senhores, tenho um baixo modelo jazz bass, genérico, não tem nenhuma marca em lugar algum, bem antigo (tem um adesivo com uma assinatura x e o ano de 1974 dentro da cavidade de elétrica), pesadão, tá com um timbre lindo, adoro ele, mas de uns meses pra cá, sem motivo aparente, o braço começou empenar pra frente, percebi por causa de um leve trastejado... mas em coisa de 2 meses já ta quase impossível de tocar, o grande problema é que o braço não tem tensor... ele está condenado?

muito estranho empenar assim, não mudei nenhum hábito, as cordas estão a uns meses já, na mesma medida das que sempre usei, ele continua sendo guardado ou no case em pé ou no suporte de parede, não caiu, não molhou, o que pode ser?

Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #1 : 19 de Maio de 2011, as 16:41:24 »

O baixo se encontrava com as cordas "afinadas"?
Você tem certeza que ele não caiu ?


Concerto tem , dependendo da construção do baixo .
sera necessário substituir a escala , troca de trastes . Se for braço colado e bem mais caro, mas dai voce ja pode pedir para colocar um tensor , mesmo que seja parafusado.
 Ele deve ter sofrido variação de temperatura e umidade. Se não foi queda , a umidade que deu essa elasticidade a uma madeira ja seca.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #2 : 19 de Maio de 2011, as 16:46:16 »

Tem certeza que não tem tensor? nem mesmo fixo? Fico me perguntando como isso não aconteceu antes.

NO meu caso, não quero dizer que o seu seja igual, um violão sem tensor funcionou bem por 5 anos. De repente, começou a subir a ação e o maledetto estava empenado.

Tirei o verniz, umedeci lentamente e fiz múltiplas aplicações de calor e umidade alternadas. FIcou retinho de novo, uma beleza! Deixei um mês parado, sem cordas, para secar completamente e estabilizar.

Encordoado, voltou ao mesmo ponto de empenamento anterior em apenas uma tarde.

Virou cabong.
Registrado
bec2010
Visitante
« Responder #3 : 19 de Maio de 2011, as 17:13:55 »

Baixo sem tensor? Impossível!
A não ser que o braço seja da grossura de um pinheiro...
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 19 de Maio de 2011, as 17:24:05 »

certeza que ele não caiu, só eu uso ele, e quando não está no case comigo, está na parede sozinho em casa.. então se ele caiu ele conseguiu voltar pro suporte sozinho...

falaram em umidade, eu lembrei que outro dia tomei uma chuva com ele, e o case ficou úmido, será que seria suficiente pra empenar?

Baixo sem tensor? Impossível!
A não ser que o braço seja da grossura de um pinheiro...


meu, já olhei ele de todo lado e não tem tensor, pelo menos aparente, a foto anexa é um close dele...
e não aparece nada.. tem escala colada, será que tá embaixo da escala



Mensagem Mesclada
O baixo se encontrava com as cordas "afinadas"?

sim, ficam sempre afinadas, saio com ele duas ou três vezes na semana, e em casa sempre estou tocando
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, as 17:25:42 por flaviobei » Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #5 : 19 de Maio de 2011, as 17:28:21 »

case molhado !!!!! Huh?
Voce não esperou o case secar? Huh?
Ele ficou secando com o baixo no interior ;
Se for braço colado realmente ele não tem, pela photo do head , a não ser que esteja em um lugar nenhum pouco acessivel.
Registrado
bec2010
Visitante
« Responder #6 : 19 de Maio de 2011, as 19:34:35 »

Em muitos jazz bass o acesso ao tensor fica na junção entre o braço e o corpo, daí tem que ser desparafusado o braço do corpo...

Mas se vc está com dificuldades de averiguar se seu baixo tem ou não tem tensor, vc também não está pronto para fazer ajustes no tensor, melhor levar o baixo para alguém que entenda...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 19 de Maio de 2011, as 21:11:00 »

Certamente o tensor está visível na parte do braço que encaixa no corpo, se não tirou o braço para averiguar, está perdendo tempo...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 20 de Maio de 2011, as 09:07:12 »

case molhado !!!!! Huh?
Voce não esperou o case secar? Huh?
Ele ficou secando com o baixo no interior ;
Se for braço colado realmente ele não tem, pela photo do head , a não ser que esteja em um lugar nenhum pouco acessivel.

então, o que aconteceu é que tomei a maior chuva do mundo a caminho do estúdio, chegando no estúdio já tirei o baixo do bag, sequei o pouco de umidade que estava nele e toquei normalmente, na volta pra não carregar ele no case molhado, deixei ele no carro do camarada da banda, fora do case e só peguei na outra semana..

Em muitos jazz bass o acesso ao tensor fica na junção entre o braço e o corpo, daí tem que ser desparafusado o braço do corpo...

Mas se vc está com dificuldades de averiguar se seu baixo tem ou não tem tensor, vc também não está pronto para fazer ajustes no tensor, melhor levar o baixo para alguém que entenda...

Certamente o tensor está visível na parte do braço que encaixa no corpo, se não tirou o braço para averiguar, está perdendo tempo...rs

vacilo total, não tireo o braço ainda, vou tirar hoje a noite... eu tava procurando o tensor em cima, igual no meu outro baixo  Toma na Cabeça
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #9 : 20 de Maio de 2011, as 09:24:42 »

Tenho uma guitarra, essa dá minha fotinha, que o ajuste do tensor fica exatamente onde o Alex citou.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #10 : 20 de Maio de 2011, as 09:39:39 »

eu nunca tinha visto tensor embaixo... a noite eu dou uma olhada nele
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 20 de Maio de 2011, as 11:04:48 »

Era comum esse tipo de tensor em instrumentos mais baratos e há mais tempo em instrumentos mais caros também, ao menos é o que via mais.

Porém, como é muito mais fácil ajustar sem ter que tirar o braço, passou-se acolocar o acesso pela parte superior, no headstock. Mas tenho uma Parker chinoca que o acesso é no encontro do braço com o corpo, só que deram um jeito dele ficar acessível e visível. Um violão que tenho aqui tem acesso ao tensor por dentro da abertura do tampo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
DARKSEK
Visitante
« Responder #12 : 20 de Maio de 2011, as 11:52:25 »

Aproveitando o embalo, alguém tem algum material sobre a atuação do tensor?
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #13 : 20 de Maio de 2011, as 12:20:05 »


O "Tensor" é uma espécie de barra de ferro que, localizando-se no interior do braço da guitarra, mais especificamente entre a escala e a parte de trás do braço, tem a função de tensioná-lo. A ponta do tensor (bucha) geralmente fica no "head stock" da guitarra, mas em algumas delas, pode localizar-se no começo do braço. Nesse caso, é preciso tirar o braço, para que se possa regular. Apertando (sentido horário) corrige-se a "empenada" para frente, enquanto que ao soltar está se corrigindo a "empenada" para trás. A "empenada" para frente dá aquela sensação que as cordas estão muito altas, a "empenada" para trás faz com que a guitarra "trasteje" muito (aquele som de lata). É importante checar se esse problema existe, pois se o braço estiver "empenado" ou "torcido" e assim permanecer por muito tempo, será difícil consertá-lo, porque ele poderá se estabilizar nessa situação.

o Resto Tio  Procure responde.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 20 de Maio de 2011, as 16:18:26 »

Aqui no fórum já li algumas vezes que "madeira é madeira", mas uma amdeira tratada corretamente e sendo adequada ao uso pode fazer a diferença. O tensor mesmo tem seus limites de atuaçào, isso quando é feito de maneira eficaz!

Boa sorte aí! Talvez um ajuste e ele volte a ficar bem, vamos cruzar os dedos!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal