Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 17:52:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como adaptar transformadores para pré valvulado  (Lida 43981 vezes)
Rikrdo
Visitante
« Responder #45 : 21 de Agosto de 2011, as 20:06:06 »

Eduardo
Obrigado pelos esclarecimentos...Novamente uma aula importantíssima sobre cálculo de fontes...
Realmente os calculos são validos até pra "baratear" o projeto pois nao se desperdiça "uF"s atoa.

Só pra constar, a grosso modo meu raciocinio estaria correto?

Abraço!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, as 20:12:59 por Rikrdo » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #46 : 21 de Agosto de 2011, as 22:13:17 »

Depois destas aulas do Eduardo, só falta encomendar as válvulas.

O esquema do pré EF184 + tonestack + fonte ficou assim:

http://www.4shared.com/photo/XeG49Zu0/Pre_EF184.html

Vou alterar a wattagem do R2 e do R3, pois como a corrente é baixa, não faz sentido usar 2W.

Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #47 : 22 de Agosto de 2011, as 10:27:59 »

Eduardo, existe alguma diferença marcante se a alta tensão para as valvulas vier de um transformador com CT e retificação em meiia onda ou um transformador sem CT e retificação em onda completa (calculando-se a voltagem final claro)?
Por exemplo, qual diferença faz alimentar um PP de EL84 com um transformador de 275+275 e retificação de meia onda ou um transformador de 250V com retificação de onda completa?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #48 : 22 de Agosto de 2011, as 11:02:44 »

Oi Pessoal

Só pra constar, a grosso modo meu raciocinio estaria correto?

O raciocínio está correto, mas 1V é ripple demais para um pré. Você teria que filtrar mais de qualquer forma.

Depois destas aulas do Eduardo, só falta encomendar as válvulas.

O esquema do pré EF184 + tonestack + fonte ficou assim:

http://www.4shared.com/photo/XeG49Zu0/Pre_EF184.html

Vou alterar a wattagem do R2 e do R3, pois como a corrente é baixa, não faz sentido usar 2W.



Oi Viagem! O esquema está ótimo. Só tenho algumas recomendações de ordem prática para fazer que irão facilitar o projeto.

1- Tire R6 e R7 e ligue o terra dos filamentos junto com o terra do HT diretamente. Como vai usar corrente contínua, não há porque usar os resistores. Só vai gastar VAs a toa.

2- Eu usaria todos os capacitores da fonte como 10uF. Tudo bem que o calculo indicou que 6,8uF é o suficiente no dobrador, mas 6,8uF é um valor difícil de encontrar no comércio. Eu poria 10uF em tudo, mas é uma opção do projetista. Você pode fazer o que achar melhor!

De resto, parabéns pelo projeto!

Eduardo, existe alguma diferença marcante se a alta tensão para as valvulas vier de um transformador com CT e retificação em meiia onda ou um transformador sem CT e retificação em onda completa (calculando-se a voltagem final claro)?
Por exemplo, qual diferença faz alimentar um PP de EL84 com um transformador de 275+275 e retificação de meia onda ou um transformador de 250V com retificação de onda completa?

Você está confundindo as coisas. As duas formas de retificação que você mensionou são de onda completa! Quando se faz a retificação com ponte, o pedágio a se pagar é de duas vezes a queda de tensão nos diodos. Com o CT você paga só uma queda de tensão. Com silício, nem se pensa muito a respeito, mas se for retificar com válvula, o CT é obrigatório.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #49 : 23 de Agosto de 2011, as 09:02:16 »

Eduardo, você tem razão... ambos são onda completa...
Então não faz muita diferença pegar um transformador 275+275 e retificar com 2 diodos ou um de 250V e retificar com 4 diodos!?!
Nem pro ruido?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #50 : 23 de Agosto de 2011, as 10:24:51 »

Oi Kem

Em termos de coisas que se pode medir, a ponte come 1,4V e o retificador por CT come 0,7V. Isso é fato e não há discussão.

Sobre o ruído existe muita coisa dita, mas nunca consegui comprovar nada. Já vi circuitos com capacitores de 1nF em paralelo com os diodos para reduzir o "ruído de chaveamento". Francamente, com dezenas de uF logo a frente filtrando tudo, não vejo como 1nF vá fazer alguma diferença. Já construí retificadores onde eu punha e tirava componentes e tentava obter alguma mudança na leitura de ruído do osciloscópio. Nunca achei nada. Também nunca achei alguém que me mostrasse em seu osciloscópio a diferença, mas vi muita gente que não sabe usar um multímetro dizendo que a diferença é óbvia e só não ouve quem não quer.

Você conhece a fábula do Rei Nú? http://www.clubedobebe.com.br/homepage/fabulas/aroupanovadorei.htm Existem pessoas que encontram sutilezas que só podem ser percebidas por aqueles esclarecidos! Os ignorantes, como eu, não podem apreciá-las.

Existe também o mau uso de informações corretas. Há poucos dias aqui no fórum foi dito que tocar com os dedos no vidro da válvula pode fazer com que trinque. Isso é um fenômeno que ocorre com lâmpadas para holofote. Não ocorre com válvulas.

Outro mau uso de informação correta é o tal mito de se colocar capacitores pequenos na fonte. Quando há um capacitor de valor alto no caminho do áudio, como 2,2uF por exemplo, usar um capacitor de poliéster faz a montagem ficar cara e volumosa. Mas capacitores eletrolíticos, que são pequenos e baratos, apresentam uma não linearidade mensurável em frequências altas. Por isso, quando se coloca um eletrolítico no caminho do áudio, coloca-se também um capacitor de poliéster pequeno em paralelo para dar fuga para as frequências altas. Usei isso no projeto do Otávio. Aí você vê um monte de gente colocando esses capacitores de poliéster em paralelo com os da fonte.

Tem muita bobagem escrita sobre áudio por aí. Tenha cuidado com informações sem comprovação.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 23 de Agosto de 2011, as 10:45:04 »

Eduardo... a fabula do rei nu eu conhecia de criança (ja faz MUITO tempo Smiley )...
Nessa dos vidros das valvulas eu participei, com um comentario ironico (ta bom, não devia mas não resisti)... Mas aviso novamente, nada de dedos nas janelas... Ainda mais se elas ficarem expostas ao sol.
Eu sempre me perguntei porque nos valvulados se usa transformador com CT, e nunca consegui descobrir.
A Hammond vende um transformador de força com e saidas simples (6.3V e 250V) para PP de EL84, mas vende como um modelo mais simples, como se fosse um sacrilegio utilizar um transformador sem CT para valvulados.
Obrigado pelas explicações (e por mais uma aula).


Ps. Sem querer abusar, mas ja abusando, você tem algum esquema bom de EL84 SE com feedback?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #52 : 23 de Agosto de 2011, as 11:29:35 »

Oi Kem

Se você for usar retificação valvulada, tem que ser com CT. Dá para fazer um hibrido e usar dois diodos e uma válvula 5U4 para compor uma ponte e cair for do CT. Mas de fato não faz difereça alguma em HT. Se você for fazer um retificador para 3V, o CT ajuda bem, há que o custo do 1,4V da ponte vai ser significativo.

Ps. Sem querer abusar, mas ja abusando, você tem algum esquema bom de EL84 SE com feedback?

Tenho! Está na minha cabeça e parado na bancada faz muito tempo!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1263.0

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #53 : 23 de Agosto de 2011, as 14:39:38 »

Professor Eduardo! Muito obrigado pela ajuda!

Eu tinha esquecido mesmo de mudar os capacitores de 6,8 para 10uf.

Hoje vou comprar as válvular na excelente loja que os colegas do fórum me recomendaram: Altana Tubes!

Esse soquete serve nela http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=26&categoria=105&subcategoria=0&id=2477  ??

Grande abraço!
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, as 14:47:13 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #54 : 23 de Agosto de 2011, as 14:43:45 »

Ps. Sem querer abusar, mas ja abusando, você tem algum esquema bom de EL84 SE com feedback?

Tenho! Está na minha cabeça e parado na bancada faz muito tempo!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1263.0

Abraços

Eduardo
Bom... É facil adaptar ele para um pré com uma 12AX7?
Vou ficar na espera de você postar o esquema.
[]s e muito obrigado pelas dicas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #55 : 23 de Agosto de 2011, as 15:17:20 »

Oi Viagem


Foi este que eu usei para fazer a biblioteca do Eagle!

Abraços

Eduardo

-----
Bom... É facil adaptar ele para um pré com uma 12AX7?

É fácil, mas perde a graça! Triodo no pré tem às pencas na internet!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, as 15:19:38 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #56 : 23 de Agosto de 2011, as 15:55:13 »

Eduardo vc é meio bravo de vez em quando ;)mas é muito jóia conosco. Legal! Legal! Legal!

Muito boa essa modificação no transformador ...... vai ser muito útil

 Bravo

Grande Abraço

João Américo  Roqueiro Roqueiro Roqueiro
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #57 : 23 de Agosto de 2011, as 17:50:51 »

Eduardo vc é meio bravo de vez em quando ;)mas é muito jóia conosco. Legal! Legal! Legal!

São ossos do ofício!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #58 : 24 de Agosto de 2011, as 00:31:39 »

[off topic]


Quando há um capacitor de valor alto no caminho do áudio, como 2,2uF por exemplo, usar um capacitor de poliéster faz a montagem ficar cara e volumosa. Mas capacitores eletrolíticos, que são pequenos e baratos, apresentam uma não linearidade mensurável em frequências altas. Por isso, quando se coloca um eletrolítico no caminho do áudio, coloca-se também um capacitor de poliéster pequeno em paralelo para dar fuga para as frequências altas. Usei isso no projeto do Otávio.


Eduardo
tem alguma regra na escolha do valor do capacitor poliester ou é a gosto do fregues?

Abraço!
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, as 00:34:25 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #59 : 24 de Agosto de 2011, as 06:31:01 »

Oi Chris

Ele deve ser calculado para dar passagem nas frequências acima de 500Hz. As abaixo disso vão pelo eletrolítico sem problemas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal