Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 15:09:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 158835 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #45 : 26 de Novembro de 2011, as 14:22:36 »

Oi Pessoal

Não pensei que ainda houvesse que tentasse colocar no mercado um alto-falante insano com eletro-imã! Tem louco para tudo!

Eu tenho um par de Wharfedale de 12 polegadas com imã cerâmico e bobina de seção quadrada de 14000 espiras. Estão aguardando eu terminar as caixas de 100 litros, que não vão caber no apartamento!  Sad

Eu e um amigo, que tinha várias caixas com falantes de AlNiCo, FeNeB e cerâmico, certa vez resolvemos comparar o som de cada um deles. O resultado a que chegamos é que não importa do que o imã é feito. O que importa é como o alto falante em si é feito.

Em última instância, quem produz o som realmente é o alto-falante. Esta parte do equipamento está na mesma categoria do instrumento musical. Afinal, queremos que um cone feito de papel tenha o mesmo som de um violino, gaita, reco-reco e sanfona! Tudo ao mesmo tempo! Pensem bem, no fundo é um disparate! Por isso é difícil fazer um bom.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #46 : 26 de Novembro de 2011, as 14:51:07 »

pessoal, assim como prometido aqui está o link da primeira parte do video sobre recuperação de falantes, lembrando que eu retirei o video de um dvd de uma escola aqui de SP. Tentei codificar o video de uma maneira que ficasse com boa resolução, mas o tamanho é muito grande. Dividi em 4 partes o link da primeira está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=h0k8FVr69lw   aproveitem. Espero ter colaborado com a equipe.
As outras partes já estão sendo enviadas para o youtube, assim que forem concluidas eu passo os outros links......se a minha internet ajudasse ja taria tudo pronto.
Espero que gostem.
Fiquem com Deus
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #47 : 26 de Novembro de 2011, as 14:56:26 »

...Quanto à questão do papel, você está se referindo ao material da bobina ou do cone?
Agora você me pegou... Li rapido e não percebi que era sobre a bobina... Smiley
Li um pouco mais e não achei referencias ao material do cone... pulei alguma coisa?
Quase no fim eles falam mais sobre as bobinas... Diz que as bobinas com enrolamento mais curto são mais sensiveis... Mas se o falante receber um sinal bem grave e forte que movimente demais o cone para frente, ela sai da linha do imã, e para de funcionar por uma fração de segundo, dando um som esquisito... Tem que equalizar tudo isso ai...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 15:07:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #48 : 26 de Novembro de 2011, as 16:03:51 »

Eu e um amigo, que tinha várias caixas com falantes de AlNiCo, FeNeB e cerâmico, certa vez resolvemos comparar o som de cada um deles. O resultado a que chegamos é que não importa do que o imã é feito. O que importa é como o alto falante em si é feito.

Em última instância, quem produz o som realmente é o alto-falante. Esta parte do equipamento está na mesma categoria do instrumento musical. Afinal, queremos que um cone feito de papel tenha o mesmo som de um violino, gaita, reco-reco e sanfona! Tudo ao mesmo tempo! Pensem bem, no fundo é um disparate! Por isso é difícil fazer um bom.

Vamulá!

Tenho que concordar que o resultado de reprodução está no falante como um todo, até me pergunto se, pela peculiaridade do uso de Alnico como magneto (pode-se perceber que o tamanho e a colocação dele é diferente da do cerâmico, por exemplo) a costrução do restante passa a ser de um tipo peculiar e isso acaba levando a um falante com um som diferenciado. Mas realmente, Eduardo, entre seu empirismo com os falantes e o do pessoal da Weber, eu estou preferindo ficar com este último...rs

Como o assunto aqui é falante para guitarra, onde colorir é mais importante que alta-fidelidade, pois falantes de guitarra tem resposta acidentada e limitada, creio que o que procuramos seja algo um pouco diferente do que você procura com seu sistema de som.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 16:12:37 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #49 : 26 de Novembro de 2011, as 16:42:46 »

Oi Alex

Eu também fico com o pessoal da Weber. Mesmo porque o que pudemos averiguar foi uma quantidade muito pequena de falantes e montados em caixas diferentes. E todos soavam muito bem!

O ponto que eu quis levantar é que o que diferencia a qualidade do alto-falante não é obrigatoriamente o imã, embora ele também seja importante.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #50 : 26 de Novembro de 2011, as 16:44:00 »

http://www.youtube.com/watch?v=u-jD_8xEQSE
http://www.youtube.com/watch?v=CYTl8ysA2n4
sÓ FALTA MAIS UMA
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 26 de Novembro de 2011, as 16:48:11 »

Alex, você sugere então que seja focado o uso do alnico5?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #52 : 26 de Novembro de 2011, as 16:55:19 »

Não...rs !!!! Roll Eyes

Eu sugiro que se trabalhe com um imã cerãmico, ferrite, creio eu. Mais barato, mais fácil de encontrar e oferece resultados que agradam à grande maioria.

Apesar de gostar bastante de falantes de Alnico, ao menos os que conheci, eu não montaria uma caixa de 4x12' com falantes desse tipo, usaria os cerâmicos, como um bom Celestion V30. Pena que só tenho um...rs

Não vejo necessidade também de potências altas, acho que um falante entre 25 e 40 Watts já seria ótimo.

-----
Eu penso que um bom exemplo é o RK. Fez um primeiro falante com imã cerâmico, mas gostaria de ver um outro com um voicing um pouco menos agudo e de menos potência.

Sempre me parecwe que quando experimento um falante que suporta alta potência, ele fala feio com o volume baixinho. É só uma impressão, não sei se isso realmente procede...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 17:01:08 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #53 : 26 de Novembro de 2011, as 17:01:11 »

Não vejo necessidade também de potências altas, acho que um falante entre 25 e 40 Watts já seria ótimo.
Hummm... eu achava melhor uns 75W... ou 2 modelos, um mais forte e outro mais fraco. Ou 3, se fosse facil a customização.
Os amplis valvulados mais comuns são de 18W, 30~35W, 50W e 100W. Precisamos focar neles...
Talvez um modelo de 75W e outro de 120W... Se desse pra 3 modelos, 40W, 75W e 120W.

Ps. Na verdade sendo 2 modelos, 40W e 75W... amplis de 100W normalmente tem 2 falantes ou mais...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 17:11:30 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #54 : 26 de Novembro de 2011, as 17:19:39 »

Entra um outro fator: falantes usados em amps de dois falantes tendem a ser de 16 Ohms para serem usados em paralelo. Muitos amps valvulados oferecem a possibilidade de usar uma carga de 8 ou 4 Ohms na saída. Mas a maioria dos SS que tenho visto vem com saída para 8 Ohms.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #55 : 26 de Novembro de 2011, as 17:23:52 »

Entra um outro fator: falantes usados em amps de dois falantes tendem a ser de 16 Ohms para serem usados em paralelo. Muitos amps valvulados oferecem a possibilidade de usar uma carga de 8 ou 4 Ohms na saída. Mas a maioria dos SS que tenho visto vem com saída para 8 Ohms.
Sim, mas nada impede 2 de 8 Ohms ligados em paralelo na saida de 4 Ohms nos valvulados... Ja nos SS...
Não da pra abraçar tudo...
Não vamos montar uma linha completa, só um ou 2 modelos que nos sirvam bem.
Mas também... sera que muda muito a bobina de 8 para 16 Ohms? Será que o projeto não é o mesmo, apenas mudando a impedancia da bobina???
Eu realmente não tenho ideia...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #56 : 26 de Novembro de 2011, as 17:32:45 »

http://www.youtube.com/watch?v=bkp91E1n7vs
aCABOU, QUEM ASSISTIR DEPOIS POR FAVOR DIGA SE FOI DE ALGUM PROVEITO.
FIQUEM COM DEUS
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #57 : 26 de Novembro de 2011, as 17:33:35 »

Cris... v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)... Vou baixar logo e te digo...
Tem um cara no ML que faz bobinas...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210410807-bobinas-para-alto-falntes-99x30-em-fibra-_JM
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #58 : 26 de Novembro de 2011, as 20:23:49 »

GuitarCris,

Achei os vídeos muito interessantes. Pelos vídeos dá para perceber que a montagem é um processo bem detalhado, mas perfeitamente exequível. A postagem foi uma excelente contribuição.

Uma coisa que me incomoda um pouco é o "fique com deus" - por favor leia as regras e evitemos comentários religiosos aqui. Para você é uma saudação comum, mas para muitos - e me inclua neste último grupo - uma ofensa e absurdo.

Pessoal,

Acho a ideia super legal, mas depois de ter contato com o falante da RK - que foi o primeiro falante nacional que eu não quis defenestrar, percebi que o caminho das pedras começa no cone. A dica do Ricardo sobre a Kurt-Mueller foi muito importante. O problema começa na escolha do cone que se adapte as carcaças e bobinas que temos aqui. O catálogo da Kurt-Mueller pode ser encontrado aqui:

                http://www.kurtmueller.com/fileadmin/user_upload/Katalog/all.zip

O problema é entender este material e encomendar alguns para fazer a experiências. Evitemos de pedir ao Ricardo informações, afinal de contas este é o negócio dele e com o sustento de um homem não se brinca. Claro que já agradeço a ele a grande dica.

Há algum tempo atrás, lendo sobre as desculpas da equipe de marketing da Celestion, quando eles foram comprados por uma empresa de Hong-Kong e tiveram grande parte de sua produção movida para a asia, eles diziam que, embora produzidos na asia, os cones ainda eram fornecidos pelo mesmo tradicional fornecedor inglês. Há quem diga que este fornecedor é a Kurt-Mueller.

Não pretendo montar falantes, mas estou aqui para ajudar e testar se for o caso.

Fiquem com o "handmades" em suas vidas!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #59 : 26 de Novembro de 2011, as 22:22:40 »

Até que emfim um que viu que o mais difícil são os cones! Sobre os Kurt Mueller eu tenho certeza de que a Eminence os usa agora a Celestion não tenho certeza.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal