Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Maio de 2024, as 19:37:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 159481 vezes)
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #60 : 26 de Novembro de 2011, as 22:33:35 »

Eu tenho um falante nacional, é da HR tubeamp, do Hugo, ele é de Porto Alegre, gostei muito do falante, é um de 40W de 12", to começando a montar uns gabinetes aqui, 1x12" e 2x12", e com certeza comprarei os falantes dele.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #61 : 26 de Novembro de 2011, as 23:17:35 »

Ok foi mal.....era apenas uma maneira de agradecimento nao estava visando o lado religioso da coisa.
então........long live rock n roll
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #62 : 27 de Novembro de 2011, as 10:03:26 »

Oi Alex

Sempre me parece que quando experimento um falante que suporta alta potência, ele fala feio com o volume baixinho. É só uma impressão, não sei se isso realmente procede...


[achismo]
Sua impressão tem justificativa. Se o falante é para maior potência, a bobina tem de ser maior e por conseguinte mais pesada. Quanto mais pesado o conjunto móvel, mais propenso a ressonância. Reproduzindo grande potência, a força aplicada pela bobina suplanta a inércia, atrito, amortecimento, etc. Em baixa potência, a força da bobina será pequena e os outros fatores tomam monta.

Acho que é por aí!
[/achismo]

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #63 : 27 de Novembro de 2011, as 11:50:46 »

Isso no é citado no site da Weber... bobinas mais sensiveis são as menos potentes...
Esse é um problema com os insumos para falantes aqui no Brasil.
Semana passada por coincidencia eu passei numa loja de insumos para falantes em SP.
Para falantes de 12", a bobina mais fraca é para 150W... Se quiser com menor potencia, tem que pegar uma carcaça menor...
Isso com certeza diminui a sensibilidade do falante, e pro nosso uso, vai ser MUITO ruim.
Se bem que no site da oversound (o gubterra me falou bem deles) tem falantes de 12" 400W com 101dB/W. Mas é um falante de uns R$350,00.
Uma duvida... alguém sabe se essa sensibilidade é a mesma em qualquer potencia? Ele vai ter 101dB/W reproduzindo 1W ou perde eficiencia com menor potencia?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #64 : 27 de Novembro de 2011, as 12:42:10 »

Uma duvida... alguém sabe se essa sensibilidade é a mesma em qualquer potencia? Ele vai ter 101dB/W reproduzindo 1W ou perde eficiencia com menor potencia?

Oi Kem

Para começar, dB não se soma linearmente. Colocar 10W não vai te dar 1010dB! A sensibilidade é medida em quantos dB o falante dá reproduzindo um som rosa de 1W a 1m de distância em uma sala anecoica. Uns colegas faziam este tipo de medida no laboratório de vibrações da FEM na Unicamp.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #65 : 27 de Novembro de 2011, as 13:03:29 »

Eduardo... você não entendeu o que eu quis dizer..
Como o falante é de 400W, será que em baixas potencias, como o cone é pesado e a bobina também, a sensibilidade sera a mesma?
Se o teste foi feito realmente com 1W, ai sim... Mas sera que foi mesmo? Ou foi feito com uma potencia maior e estrapolado para 1W?
São confiaveis esses valores divulgados pelos fabricantes?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #66 : 27 de Novembro de 2011, as 14:02:39 »

sobre o comentario do Eduardo que dizia sobre o GAP

Li algumas coisas sobre o GAP e ele é determinante na configuração da qualidade do falante. Talvez esteja ai o limiar entre bons falantes e falantes meia boca, por que o principio de construção de alto falantes são sempre os mesmos; campo eletromagnético, a bobina que faz a interação elétrica entre ela e o campo e por fim o cone que faz a vibração do ar.

Quando eu reformava alto falantes meus amigos diziam pra deixar a bobina um pouco afastada do fundo do imã, senão a mesma bateria no fundo do imã quando os graves fossem emitidos. Muito bem. Pelo que li, ha um limite pra isso e essa distancia não é tão aleatória assim. Os falantes que emitem muitos graves, essa diferença do fundo é maior, pois a pancada é maior em falantes graves. Essa diferença é chamada de Xmax

No nosso caso nao ocorre tanta emissão de graves fortes, portanto devemos nos concentrar calculo do Xmax para nosso projeto.

Conjunto Magnético:
O conjunto magnético é formado por:
• Placas Polares: arruela aberta na entrada da bobina e arruela fechada na parte inferior do conjunto
• Entre-ferro (Miolo do conjunto Magnético - feito de ferro)
• Ímã.
• Peça Polar (entre-ferro+ arruela fechada)

As arruelas fechada e aberta, o entre-ferro, assim como a peça polar é de ferro doce, não podem ser de alumínio
O ímã geralmente é de ferrite de bário (Chamado de Ferrite), um material que depois de magnetizado, forma um campo magnético em volta de si mesmo.
É este campo que atrai metais ferrosos para junto do imã.
Todas as partes são coladas.

O que viria a ser esse Gap?

GAP é o espaço entre o Polo e a Placa Superior e a carcaça (ou arruela superior).
A altura do GAP é igual a espessura da arruela.

Xmax é a diferença da altura da bobina e a medida do GAP dividido por 2

Um exemplo:
O enrolamento da bobina tem 1 cm de altura, ou seja, 10mm.
A altura do GAP (arruela superior entre o ímã e a carcaça) é de 6mm.
Pelo cálculo que me passaram: 10mm - 6mm = 4 mm
Esse valor dividido por 2 é igual a 2mm (4mm/2= 2mm)

Portanto a distancia de Xmax será de 2mm

Se eu estiver errado, por favor me corrijam

-----
Espanhol, você comentou que possui um falante meteoro antigo pra testar?
Em que cidade voce está?
Podemos trabalhar juntos nesse projeto.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 14:28:01 por romildoromildo » Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #67 : 27 de Novembro de 2011, as 15:52:33 »

romildoromildo...  primeiro parabéns pelo topico. Eu tinha vontade de abrir um com esse assunto, mas não criei coragem por achar o assunto polemico demais (e por estar as voltas aprendendo outros assuntos).
Qual sua ideia quando abriu o topico? Criar o melhor falante possivel usando insumos nacionais ou um falante ao nivel dos melhores, importando os insumos?
Sera que conseguimos achar insumos compativeis aqui no Brasil???
Como eu disse em um post anterior, o que se acha aqui é pra falante de carro. Fui em 2 lojas na região da Sta Ifigenia, e pra falante de 12" a bobina mais fraca era de 150W, com um imã minusculo. Pra imãs maiores, a potencia aumenta muito (300~400W).
O que vejo nos falantes de guitarra, são imãs maiores, mas com bobinas de menor potencia (entre 50~70W pra um falante de 12"). Será que achamos isso?
No ML tem uns vendedores que fazem bobinas sob encomenda... mas não tenho ideia das caracteristicas que devo pedir.

-----
...
Um exemplo:
O enrolamento da bobina tem 1 cm de altura, ou seja, 10mm.
A altura do GAP (arruela superior entre o ímã e a carcaça) é de 6mm.
Pelo cálculo que me passaram: 10mm - 6mm = 4 mm
Esse valor dividido por 2 é igual a 2mm (4mm/2= 2mm)

Portanto a distancia de Xmax será de 2mm

Se eu entendi direito, se o gap tem 6mm e a bobina vai ficar afastada 2mm do fundo, então 6mm da bobina ficariam "pra fora" ??
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 15:57:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #68 : 27 de Novembro de 2011, as 16:26:55 »

Oi Romildo,

    Moro em Santa Barbara d'Oeste, mas ifelizmente não posso participar pessoalmente do projeto, pois não tenho tempo pra mais nada. Pra contribuir com o projeto cederei o falante pros testes ok!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #69 : 27 de Novembro de 2011, as 16:29:22 »

Kem, obrigado, mas os meritos aqui são pra todos que tem compartilhado com boas sujestões e opiniões, incluo voce nisso.

Muito bem. respondendo a suas perguntas:

A minha ideia é criar um bom falante com insumos nacionais. Acho o nivel dos falantes de nivel melhor uma consequencia de nossas pesquisas
e a ideia nao é fazer isso a nivel comercial, e sim obter o conhecimento, até mesmo pra compar um falante de boa qualidade tenhamos condições de decidir entre essa ou aquela marca ou modelo.

A questão de onde encontrar: Bom, isso é realmente um problema, mas acredito que fazendo uma busca poderemos encontrar. Eu citei tres lugares que comercializam esses insumos, da uma olhadinha na pagina 2 ou 3 do forum que estarão lá. Inclusive fiz um contado com o pessoal da casa do alto falante e foram muito claros. semana que vem quero fazer uma compra pra iniciar nos testes.

O pessoal da Casa do Altofalante me ofereceram uma carcaça funda, um conjunto magnetico de Alnico, cone fundo de papel frisado e bobina de kapton. Tudo muito barato. Então vale a pena pagar pra ver.

Quanto a relação imã/potencia ainda nao sei como resolver essa questão. O conjunto dá uns 120W. Confesso que fiquei meio duvidoso dessa potencia, mas ...

Eu comprei um falante ACE do Ronaldo pra comparar com o falante que irei testar.

Acho que nem compensa mandar fazer a bobina se ja tem pronta. Dá uma olhada no site do Mundo do alto falante que alem de fazer bobinas de Kapton tem umas carcaças muito legais, inclusive carcaça funda.

Um abraço.
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #70 : 27 de Novembro de 2011, as 16:32:25 »

Romildo,

Eu tenho o cone e duas calotas, uma de papel e uma de tecido.


Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #71 : 27 de Novembro de 2011, as 16:34:36 »

kem

A bobina tm 10mm e o GAP tem 6mm

10-6 = 4 / 2 = 2mm

Ou seja, 2mm para cima e dois para baixo.

-----
Romildo,

Eu tenho o cone e duas calotas, uma de papel e uma de tecido.




Espanhol, vou compar os materiais na semana que vem, e na semana seguinte saio de ferias (sou professor de Quimica), ai fica mais tranquilo na questão de tempo pra trabalharmos isso. Se for o caso eu dou um pulinho em SBO para falar com voce, ja que tenho que ir até ai pr ver um amigo que trabalha com silk pra fazermos umas placas de circuito impresso.

-----
Achei a empresa que fornece conjunto magnéticos para os fabricantes de falantes brasileiros...
http://www.koimas.com.br/clientes.php
acredito que os Warm, meteoro, entre outros nacionais devam proceder da mesma forma.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 20:33:53 por romildoromildo » Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #72 : 27 de Novembro de 2011, as 23:17:30 »

romildoromildo, que dia você vai na Sta?
Eu olhei todos os sites, e também como disse antes ja tinha ido uma semana antes de você ter aberto esse topico olhar algumas lojas.
Bobinas de 120W em geral são pesadas, com pouca sensibilidade... Precisamos de bobinas com menos potencia e mais leves, a não ser, claro, que o objetivo seja fazer falantes pra amplis de 100W.
Isso é uma coisa que notei de cara, mesmo sem entende muito... Não tem bobina pra falante de 12" com menos de 100 e poucos watts nessas lojas. Ai você pega os falantes comerciais (bons) e ve a potencia... 40W... 75W no maximo... acho que é uma das maiores diferenças...
Mas as peças nessas lojas são muito baratas mesmo... todas as peças para um falante de 10" sai R$35,00.

-----
Otima pergunta Eduardo.

Eu penso o seginte. No mercado brasileiro encontramos carcaça, conjunto magnetico, cones, ou seja, tudo pra montar falantes. Logico, tudo nacional e alguns de boa qualidade.

Podemos montar as carcaças, conjunto magneticos prontos e bobinas prontas. O restante a gente acha facil no mercado.

Encontrei na net alguns fornecedores
...
http://www.videosomsp.com.br/index3.htm
Acrescenta esse também...
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 23:58:40 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #73 : 28 de Novembro de 2011, as 12:56:54 »

Fazer eu mesmo refazer uma bobina seria viável?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #74 : 28 de Novembro de 2011, as 13:52:29 »

Acho que a bobina não é o maior problema. Inclusive é muito fácil fazer uma. O cone é o problema! Acho que qualquer tentativa usando cones nacionais será inútil!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal