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Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 159536 vezes)
Romildo
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« Responder #120 : 04 de Dezembro de 2011, as 12:42:55 »

O topico morreu???

Nao acho que o topico morreu. Ainda estamos em fases de experimentação. Essa semana vou fazer contato com algumas empresas de cones, carcaças, bobinas e carcaças pra fazer pedido de algumas peças.

Acho que tem opção de aranha mais dura e mais flexivel...

Voce nao teria os fabricantes de cones e aranha pra fazermos contato, pra sabermos as especificações desses cones e dessas aranhas?

Alguem conhece a empresa Ramos ? Eles fazem cones ....
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« Responder #121 : 04 de Dezembro de 2011, as 13:00:54 »

Romildo...
Você (ou alguém aqui no forum) sabe o que é um "cone exponencial"??

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Alguem conhece a empresa Ramos ? Eles fazem cones ....
http://www.ramoscomp.com.br/
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, as 13:08:55 por kem » Registrado

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« Responder #122 : 04 de Dezembro de 2011, as 15:40:31 »

Oi Kem

Romildo...
Você (ou alguém aqui no forum) sabe o que é um "cone exponencial"??

O cone exponencial é simplesmente você pegar a curva exponencial e girar em torno de um eixo. O cone padrão é uma reta que gira em torno de um eixo. Se em lugar da reta você usar outra curva matemática terá cones exponenciais, cúbicos, hiperbólicos, etc.

A vantagem em se usar uma ou outra curva é a distribuição melhor das forças geradas pela bobina ao longo do cone. O cone reto é o que apresenta a maior rigidez, mas também tem o maior peso. Os cones exponenciais concentram a curvatura no centro, onde a força é mais intensa, e ficam mais planos nas bordas, onde a força é menor. Com isso se obtem um cone mais leve e razo.

O difícil é conformar este cone. No caso do cone reto, se precesar encaixar uma bobina maior, é só cortar um pedaço dele. Os cones curvos precisam ser conformados especificamente para a bobina que vão atender.

Abraços

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« Responder #123 : 04 de Dezembro de 2011, as 20:55:43 »

Seria isso ai?!?

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« Responder #124 : 04 de Dezembro de 2011, as 21:40:59 »

De lado nào seria algo assim?

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« Responder #125 : 04 de Dezembro de 2011, as 21:42:58 »

Alex, não sei...
Tem cone de papel liso e tem cone com essas estrias que coloquei nas fotos. Quase tudo que é falante de guitarra que vi foto tem essas estrias...
Não sei qual o nome delas, nem do formato que voce citou... Sad
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« Responder #126 : 04 de Dezembro de 2011, as 21:45:47 »

Pelo que li na Weber, esses frisos são pra reduzir umas ondas estacionárias que se formam.

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Andei olhando: no Celestion V30 não senti os frisos pelo tato, já no Eminence de Alnico dá pra perceber os frisos.

Nunca vi falante com cone exponencial p guitarra, só de cone reto. Pra som de carro já vi exponenciais. E acho que um subwoofer pra PA de 18" também.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, as 21:52:22 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #127 : 04 de Dezembro de 2011, as 22:01:49 »

Olha, cones fundos voce pode até assuumar no Brasil, agora cones exponencias já outro capitulo da historia.

Só pra informar, o falante que comprei, Do Ronaldo da ACE, é reto e com estrias.
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« Responder #128 : 04 de Dezembro de 2011, as 22:02:19 »

Alex... por acaso, a foto que postei é de um V30...   Roll Eyes
Tem mais fotos aqui...
http://acapella.harmony-central.com/showthread.php?1826400-FS-Celestion-V30-s-amp-G12T75-s
Mas bom saber que exponencial é uma coisa e esses frisos são outra...
[]s.
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« Responder #129 : 05 de Dezembro de 2011, as 08:14:05 »

Oi Pessoal

O cone exponencial é o que o Alex postou na foto.

O maior problema em sistemas móveis é a inercia. Por conta disso, quanto maior a frequência, maior a força que deve ser aplicada no cone para move-lo. Por isso que não se envia altas frequências para um wolfer. A força que a bobina teria que fazer para mover o cone é tal que torna-se impossível o movimento. Daí ele se comporta como um falante travado e queima a bobina.

Disso tiramos que cada tamanho de cone, e portanto massa, será adequado para uma faixa de frequências. Mas ninguém deve ter visto por aí amplificador de guitarra com caixa de três vias. O segredo é o falante dito Full-Range. Os frisos no cone criam molejos intermediários que cortam a inércia do cone em partes, permitindo que a bobina comande uma grande faixa de frequências.

No falante que o Kem postou, a parte do cone que vai até o primeiro friso trabalha como um tweeter. Para que o trecho no segundo friso seja ativado, a amplitude do movimento deverá ser maior, para ultrapassar o deslocamento absorvido pelo friso. Amplitudes maiores correspondem a frequências menores.

Assim, com os frisos, cria-se um falante que se comporta de forma diferente para cada frequência, colocando mais massa nas frequências baixas e menos nas altas. Por esta versatilidade paga-se o preço da eficiência. Falantes tipo full-range costumam ser menos sensíveis que falantes específicos. No entanto existem perdas nos filtros necessários para as caixas de três vias e uma coisa meio que compensa a outra.

Eu já vi falantes com curva exponencial e frisos, mas são mais raros hoje. Com o aparecimento de novos materiais e barateamento da potência dos amplificadores, o cone reto reina soberano. No entanto o timbre do cone exponencial é diferente.

Deu para pegar a idéia?

Abraços

Eduardo

P.S. Achei a revista que fala sobre Alto-Falantes. Vou escanear e postar.
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« Responder #130 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:46:32 »

...
P.S. Achei a revista que fala sobre Alto-Falantes. Vou escanear e postar.
Otima noticia...
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« Responder #131 : 05 de Dezembro de 2011, as 10:42:26 »

Eu diria que o falante de guitarra começou com a idéia de um full-range sim, mas hoje em dia se assemelha mais a um woofer com a resposta de altas estendida até uns 4 ou 5K. Seria um "not-so-full-range" ...rs
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« Responder #132 : 05 de Dezembro de 2011, as 10:50:10 »

Ótima explicação Eduardo... Estamos no caminho.
Eu comprei duas peças de cones da Ramos... (para testar) Eles são retos, mas frisados.

Traduzindo... Os frisos funcionam como uma especie de molas para a bobina se movimentar. Daí, a razão pela a qual o cone nao pode ter muita massa, pois mesmo tendo os frisos (molas) estas seriam muito densas e duras. O que faz a bobina forçar da mesma forma.
Devemos pensar em uma aranha bem flexìvel também.

Mas os frisos são fundamentais nesse tipo de falante.
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« Responder #133 : 05 de Dezembro de 2011, as 11:04:54 »

Como os primeiros amps de guitarra vinham com falantes feitos para rádios, que certamente era a idéia de full-range da época, pois a resposta do rádio AM era, digamos assim, um pouco limitada.
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« Responder #134 : 05 de Dezembro de 2011, as 11:39:33 »

Oi Alex

Não é só o AM o problema. Como os rádios tinham potência baixa, normalmente os falantes que vinham eram tipo mid-range. A maioria dos agudos era cortada por conta da estática. Se deixassem o agudo aberto, o som fica irritante.

Abraços

Eduardo
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