Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 15:28:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 158836 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #165 : 23 de Dezembro de 2011, as 12:49:03 »

Mas é possível sim ter uma ideia da impedância do falante com o multímetro nqa escala de resistência, não é o correto mas, quem não tem cão...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #166 : 23 de Dezembro de 2011, as 13:31:04 »

Bom... mas me bateu essa duvida...
Qual a relação fio/potencia das bobinas? Até quantos watts aguenta uma bobina com, por exemplo, o fio 29AWG que o "querido do Eduardo  Cheesy " usou?
Tem como calcular isso?
Num link que o Alex Frias postou aqui nesse topico, o cara fala numa relação media de 80% sobre a impedancia/resistencia do falante.
Resumindo, na media, uma bobina de 8Ohms tem 6.4R.
Ai me surgiu outra duvida. Quando usamos carga fantasma para fazer testes nos amplis, qual resistencia devemos usar? Pra 8ohms, o certo é usar 8R ou 6,4R?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2011, as 14:02:07 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #167 : 23 de Dezembro de 2011, as 14:20:02 »

Oi Pessoal

Vamos por partes. Primeiro, me perdoem pelo post intempestivo, mas ver alguém ensinar coisa errada me tira do sério. Quem não sabe deve calar a boca! Ou vocês acham legal quando perguntam onde fica tal coisa e o sujeito te manda pro outro lado da cidade? Ensinar errado é pior que não ensinar. Daí o povo vê isso na Internet e fica achando que é certo. Eu sempre digo para tomarem cuidado com o que encontram na internet. O fato do cara ter um site não faz dele uma sumidade! Lembrem do:

http://www.trepanationguide.com/

Quem quer fazer buracos na cabeça? (Adoro esse site! É um exemplo para minha vida!)

Medir a resistência de uma bobina para "ter uma ideia" da impedância só vai te dizer quanto ela NÃO é! A impedância é a composição vetorial das reatâncias resistiva (XR), indutiva (XL) e capacitiva (XC). Assim:

Z^2= XR^2 + XL^2 + XC^2

Então, se você mediu 6 Ohms resistivos no falante, a impedância será maior que este valor. O quanto maior dependerá do valor das outras reatâncias. A capacitiva em alto-falantes costuma ser quase nula. Então só resta a indutiva. Eu tenho um falante de 16 Ohms de impedância que dá pouco mais de 7 Ohms resistivos no multímetro. Então, se o nosso amigo mediu 4R de resistência, o falante do "bonito" vai ter mais que isso de impedância. Quanto mais, sem medir da forma como está naquele artigo que postei, só Deus sabe.

Em bobinas de fio esmaltado, é aconselhável manter a corrente menor que 4A/mm2 de fio. Então para o fio 29 o limite de corrente é de 260mA. Se passar mais que isso o fio vai aquecer e queimar o isolante. Como música não é um sinal contínuo, o fio pode suportar picos de corrente mais fortes.

Sobre cargas fantasmas, usa-se o valor da resistência como o valor total da impedância que se quer produzir. Como XL e XC serão zero ou perto disso, todo o Z virá de XR. Mas a impedância dos falantes não é constante. XL é dependente da frequência pela própria natureza da carga indutiva. Nos falantes ela também depende da amplitude do movimento, já que a bobina entra e sai do núcleo de ferro (peça polar) alterando ainda mais XL. A carga fantasma, portanto, representa muito mal o falante, mas é o melhor que a gente tem para poder fazer alguma medição útil e ter com o que comparar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #168 : 23 de Dezembro de 2011, as 14:32:43 »

...Em bobinas de fio esmaltado, é aconselhável manter a corrente menor que 4A/mm2 de fio. Então para o fio 29 o limite de corrente é de 260mA. Se passar mais que isso o fio vai aquecer e queimar o isolante. Como música não é um sinal contínuo, o fio pode suportar picos de corrente mais fortes...
Eduardo... 260mA em 8ohms da perto de 0,54W... Isso?
Essa corrente de pico deve ser bem maior então e deve ser a usada pra calcular a potencia suportada né?

Ps. Muito doido esse http://www.trepanationguide.com/ ... será que alguém cai numa maluquice dessas??? hahaha Faltaram só algumas fotos no site explicando o processo, mas duvido que os autores do site tenham se aventurado...
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2011, as 14:49:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #169 : 23 de Dezembro de 2011, as 14:36:33 »

   Corrente de pico é aproximadamente 10 vezes maior que a corrente nominal.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #170 : 23 de Dezembro de 2011, as 14:40:49 »

Oi Kem

O energúmeno, retardado, ignorante e despreparado que escreveu o monte de besteiras que você leu fez a bobina enrolando 4 ohms resistivos de fio. Ele nem sabe o que é impedância. Qualquer um sabe que não se mede impedância de alto-falante pela resistência da bobina. Depois dessa, fio 29 aguenta até 50A.

Abraços

Eduardo


Calma, Eduardo! O post é de 2007, de lá pra cá a teoria deve ter mudado. O mundo mudou. Vários ditadores já caíram nesse meio tempo. Quem sabe naquela época longínqua, impedância era igual à resistência!!!  Cheesy

Tem-se que levar em conta que o site espelha um relatório de um trabalho de estudantes, no qual eles mesmos dizem que os resultados práticos não batem com os "calculados".  Não dizem depois qual foi a nota que conseguiram. Não é um artigo de um livro ou escrito por um projetista do ramo. São apenas estudantes aprendendo ainda.  
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2011, as 14:42:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #171 : 23 de Dezembro de 2011, as 14:43:02 »

Espanhol... 10 x 0,5W = 5W...
Uma bobina com fio 29AWG na pratica é usada em falantes de 50W ou mais...
E isso potencia RMS... não PMPO...

xformer... O problema é que quem é do ramo não escreve sobre o assunto... guarda a 7 chaves...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #172 : 23 de Dezembro de 2011, as 15:20:07 »

Oi Kem

Sim, tem quem ache trepanação uma coisa legal e que deveria ser feita em todos! Veja esse:

http://www.trepan.com/

Eu até concordo com os argumentos que isso pode melhorar a circulação do sangue no cérebro dos dementes que queriam abrir buracos na cabeça. É bem provável que uma vez aberto o buraco, a pessoa veja a luz e se convença que nunca deveria te-lo aberto! A função do crânio é protegar o cérebro, que tem uma consistência parecida com uma gelatina dura. Você abre um buraco nele forçando com o dedo!

Quando eu vir um ganhador do prêmio Nobel afirmar que só chegou lá por causa da trepanação, abro um buraco na cabeça no mesmo dia. Até lá, vou fazer chacota desse povo e usar a crença deles com exemplo de absurdo tratado seriamente na internet.

Com relação a potência dos falantes, não vale a fórmula P=U*I neste caso. Quando se trata de reatâncias indutívas e capacitivas, existe uma defasagem entre a tensão e a corrente que devem ser consideradas. Então a formula fica:

P=U*I*Cos(Fi)

Onde Fi é o angulo de atrazo da corrente em relação a tensão. Lembre que no caso do indutor, a corrente só se estabelece depois de um tempo que a tensão for aplicada e continua correndo após a tensão ter zerado. Por isso a dissipação de calor no falante é mais baixa que em um fio submetido a corrente contínua. A maior parte da energia se dissipa no colapso do campo magnético da bobina quando o cone se move.

Alto-falantes são as coisas mais não-lineares que existem. Nada do que você sabe sobre potência de corrente contínua serve nele. Um pouco do que você sabe sobre corrente alternada pode ser aplicado, mas não muito. O grosso do que se aprende por aí em corrente alternada aplica-se a rede de força, que tem uma única frequência de 60Hz constante e ininterrupta. No caso do falante, tudo se altera o tempo todo e de forma não linear.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #173 : 23 de Dezembro de 2011, as 15:41:00 »

Citar
P=U*I*Cos(Fi)

Onde Fi é o angulo de atrazo da corrente em relação a tensão.

Phi pode ser atrasado ou adiantado. Melhor seria dizer ângulo de defasagem.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #174 : 23 de Dezembro de 2011, as 16:27:45 »

Citar
P=U*I*Cos(Fi)

Onde Fi é o angulo de atrazo da corrente em relação a tensão.

Phi pode ser atrasado ou adiantado. Melhor seria dizer ângulo de defasagem.

Correto!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #175 : 24 de Dezembro de 2011, as 11:18:32 »

Quando eu vir um ganhador do prêmio Nobel afirmar que só chegou lá por causa da trepanação, abro um buraco na cabeça no mesmo dia

 Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Não faça isso jamais então.
Nobels são como grammys e oscars.

Até mais.
Registrado
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #176 : 25 de Dezembro de 2011, as 23:34:12 »

Muito bem senhores, conforme combinado estou aqui postando os resultados de nossa visita a Ramos que produz insumos para alto falantes em geral.

Na ultima quarta feira, dia 21 de dezembro, estivemos, eu e o Kem, na SPO Ramos (que distribui os produtos da Ramos Eletronicos) para conhecer e saber o que seria possivel adquirir para elaboração de um falante com caracteristicas para guitarra.

A empresa ja fabrica um falante pra guitarra, com o cone exponencial (conforme comentado aqui no forum), mas nao vimos o som do "bicho". Este nao possui uma aparencia muito agradavel e a potencia, diz o fabricante, ser de 200W, o que, na minha opinião, nao é nossa realidade.

Partimos então para o que nos interessa, carcaça, cone, conjunto magnetico e bobina.

As carcaças são feitas em aço estampado com uma boa aparencia e boa pintura preta, que pode ser recoberta posteriormente com outra cor. Possui os modelos fundos e medios.

Sobre os cones, a empresa possui um cone estriado em celulose, bem contruido e com uma aparencia muito boa e possui os modelos fundo e medio, o que no nosso caso fica mais para o cone fundo, que ajuda nas frequencias medias.

Os conjuntos magneticos tem um probleminha. Eles possuem dois modelos: para bobina de 38.50 e para bobina 51.60. A bobina de 38.50 pode chegar a 40W com o respectivo conjunto magnetico e a outra chega a 100W. No nosso caso a bobina ideal seria de 45.50 que nos daria entre 60w e 70w, que na grande maioria dos falantes especificos é esta a potencia ideal.

A empresa fornece essa bobina de 45.50 em Kapton, que dá uma melhor qualidade de som, mas nao fornece o conjunto magnetico para ela.
(todas as bobinas usadas serão de Kapton)

O conjunto magnetico é a parte mais cara, chega a 60 reais (achei muito caro) as peças restantes são baratas (exemplo das bobinas 38.50 e 51.60 custam $4,50 4 $8,50 respectivamente)

Os componentes como colas, aranha, guarnição e outros são encontrados facilmente nas lojas de peças de reformas de altofalantes.

Compramos insumos para montar os dois modelos, 38.50 e 51.60, ambos de 12", com cone estriado.

Levei o falante ACE pra nos referenciarmos por ele. Conjunto magnetico e cone são muito parecidos, inclusive nas medidas do conjunto.
Verificamos a textura do cone e pareciam ser similares e da mesma marca.

Quanto a bobina do ACE, parece ser de 45.50, portanto a nossa montagem será de uma superior e outra inferior. Fazendo uma analise teremos parametro para chegar a potencia do 45.50

Vamos ver os resultados que serão obtidos

Por hora é só.
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #177 : 26 de Dezembro de 2011, as 07:26:42 »

Grande Romildo,

Exelente trabalho! Desejo sucesso à vocês no projeto!  Legal!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Rikrdo
Visitante
« Responder #178 : 26 de Dezembro de 2011, as 11:00:16 »

E quanto a borda do cone, será de papel ou tecido? E o domo que protege a bobina, será de papelão, tecido ou alumínio?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #179 : 26 de Dezembro de 2011, as 12:26:06 »

E quanto a borda do cone, será de papel ou tecido? E o domo que protege a bobina, será de papelão, tecido ou alumínio?

Como estamos vendo um alto falante de guitarra acredito que essas partes que vc perguntou serao de papelão mesmo...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal