Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 17:06:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 158841 vezes)
mganzer
Visitante
« Responder #255 : 05 de Março de 2012, as 18:27:17 »

Talvez eu não tenha sido claro KEM... a idéia é manter a mesma carcaça para os falantes de 10" pro projeto baixo e guitarra mudando apenas o conjunto magnético, cone, etc...a não ser que a carcaça adequada à guitarra não seja adequada ao baixo pela profundidade... pelo que ví por aí os falantes de baixo tem uma profundidade maior do cone...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #256 : 05 de Março de 2012, as 18:31:32 »

mganzer, desculpe, não tinha entendido a pergunta
a carcaça sim... pode manter
Mas 10" para baixo não da...
No de 12", teria que mudar pelo menos a bobina... Mas acho dificil a gente se enveredar em falantes pra baixo... Só se o Romildo tiver afim de encarar... Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #257 : 06 de Março de 2012, as 00:17:55 »

Que legal!!! Já começaram os testes! Parabens pelo empenho pessoal!

Abraço!
Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #258 : 06 de Março de 2012, as 10:17:37 »

KEM, penso que os falantes de 10" são muito utilizados para baixo e dificilmente se vê um ampeg utilizando um 12", por exemplo... Ao meu ver os 12" pra baixo são uma "doença" da meteoro e staner, que aparentemente sofrem com os insumos para alto falantes do mesmo jeito que vocês sofreram nesta empreitada...
Talvez se você e o Romildo encararem preparar um material nos termos do IALL do hgamal o pessoal se anime a estudar mais e desenvolver pro baixo...


Abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #259 : 06 de Março de 2012, as 10:52:07 »

KEM, penso que os falantes de 10" são muito utilizados para baixo e dificilmente se vê um ampeg utilizando um 12", por exemplo... Ao meu ver os 12" pra baixo são uma "doença" da meteoro e staner, que aparentemente sofrem com os insumos para alto falantes do mesmo jeito que vocês sofreram nesta empreitada...
Talvez se você e o Romildo encararem preparar um material nos termos do IALL do hgamal o pessoal se anime a estudar mais e desenvolver pro baixo...


Abraço
Acho que vc tem razão... Mas são utilizados em geral mais que um, certo???
Vamos esperar a opinião do Romildo...
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
mganzer
Visitante
« Responder #260 : 06 de Março de 2012, as 11:01:59 »

A tradicional dupla dinâmica do baixo é 1x15" e 4x10". A Ampeg tem uma linha que fabrica caixa de 2x10 que ficam na vertical, http://www.ampeg.com/products/classic/microvr/ que penso que é muito legal para jam e estudo...
Uma coisa interessante nesse conjunto é que o head gera 200w@4ohms e os falantes suportam 200w@8ohms, ou seja, vai trabalhar abaixo do limite já que o amp deve render 120~150w@8ohms...
Agora... pra fazer um de 15" já é bem mais complicado... acho que um projeto de 10" fica bem em conta pra uma caixa 2x10".

Pra guitarra geralmente quando usam 10" é no conjunto 2x10" combo..quase todos os combos da dr z oferecem a flexibilidade 1x12, 2x10, 2x12...

Falantes de 8" não servem nem guitarra nem baixo na minha opinião.. e a industria nacional que teima nisso...
Ops.. 6" e 8" são muito legais em amps de harmônica (vide alguns fender champ midificados.. http://www.youtube.com/watch?v=f_WJYPAImh4)mas os nacionais não são adequados para essa aplicação...
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 11:12:06 por mganzer » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #261 : 06 de Março de 2012, as 11:42:51 »

Deixando de lado a idéia de que existem várias concepções de sons de baixo por alguns instantes, acho que existem boas possibilidades de se obter um bom som mesmo com um ou dois falantes de 10'. Um exemplo interessante é o Eminence Delta Demon que tenho. Ele é um falante para guitarra um tanto "dark", mas possui uma frequência de ressonância bem baixa, o que lhe confere um grave inesperado para seu tamanho. Eu o experimentei com o baixo Squier Precision 50's, o do meu avatar aqui do lado, e gostei do resultado.

Quanto ao teste do novo falante, apesar de estar muito longe de um teste ideal, achei a surpresa muito boa!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #262 : 06 de Março de 2012, as 14:05:13 »

Ola Senhores. Ideias são sempre bem vindas.

Acho necessário o desenvolvimento de falantes de 10'', até por que teremos a flexibilização de potencias. Se fizermos apenas de 12'', teremos sempre uma base de potencia de falantes. Nosso proximo passo é fazer falantes de 10'' pra guitarra. Pretendo começar o quento antes. Nesse caso, com uma potencia entre 30, 40 ou 50 watts.

Quanto aos falantes de baixo, esses são mais simples na contrução. Enquanto os de guitarra vão trabalhar em faixas de frequencias medias os de baixo trabalharão nas frequencias mais graves, ou seja, mais para woofers. Mas tem um detalhe. Quanto maior o falante mais aveludado o som ficará e mais potencia o mesmo poderá trabalhar. E falantes menores nao terão altas potencias e o som será mais medio.
fui baixista por 10 anos e um bom amp de baixo deve ter graves fortes, mas aveludados e medios nao agressivos (ardidos)

Então, como fariamos isso?
Poderiamos fazer os de 10'' com cones de aluminio e com uma potencia media (entre 150 e 200W) O que daria pra trabalhar nos medios
e um de 12'' com cone seco de papel e suspensão de tecido. Com potencia entre 250 e 350w. Esse seria apenas pra graves (forte e aveludado)
e ai um power legal pra empurrar tudo isso. Um Power de pelo menos 500w.

Acho que ai ja começa a ficar legal Embarrassed
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #263 : 06 de Março de 2012, as 14:40:39 »

Muito bom o trabalho! Estamos todos acompanhando e torcendo.
Parabéns!

...e ai um power legal pra empurrar tudo isso. Um Power de pelo menos 500w.

Acho que você quiz dzer 50W.
Acho que a potência poderia ser menor que os 250 e 350W.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #264 : 06 de Março de 2012, as 14:56:09 »

Bom gente... pro proximo teste eu vou montar um falante bem parecido ao que o Romildo montou. Vou alterar levemente a bobina e o cone, pra podermos comparar.
O resto das peças sera identico.
O duro vai ser fazer um teste com os 2 falantes ao mesmo tempo, visto eu estar em São Paulo e o Romildo em Sumaré...  Sad
Mas vamos ver se damos um jeito. Quem sabe convenço o Romildo a vir pra SP de novo...  Roll Eyes
O teste vai demorar umas 2 a 3 semanas. Como varios aqui, trabalhamos em outros ramos e não da pra priorizar isso por enquanto.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #265 : 06 de Março de 2012, as 15:03:21 »

Muito bom o trabalho! Estamos todos acompanhando e torcendo.
Parabéns!

...e ai um power legal pra empurrar tudo isso. Um Power de pelo menos 500w.

Acho que você quiz dzer 50W.
Acho que a potência poderia ser menor que os 250 e 350W.

Acho que foi 500W mesmo, pois olha toda a potência dos falantes!
Abraço!
Registrado
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #266 : 06 de Março de 2012, as 17:58:50 »

Muito bom o trabalho! Estamos todos acompanhando e torcendo.
Parabéns!

...e ai um power legal pra empurrar tudo isso. Um Power de pelo menos 500w.

Acho que você quiz dzer 50W.
Acho que a potência poderia ser menor que os 250 e 350W.

Acho que foi 500W mesmo, pois olha toda a potência dos falantes!
Abraço!


Eu disse 500w mesmo. Um amp de baixo fraquinho de um falante só tem 200w.
Se voce quiser uma boa definição sem distorções (ja que no baixo a distorção é indesejada) tem que ser pelo menos 400w.
Quando disse 500W estou levando em conta a potencia de todos os falantes juntos.
Falantes de baixo são outras concepções.
Nao adianta ter um Jumbo e colocar um motor 1.000.
ELE NÂO VAI VOAR !
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 18:01:22 por Romildo » Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #267 : 07 de Março de 2012, as 03:14:07 »

Se voce quiser uma boa definição sem distorções (ja que no baixo a distorção é indesejada) tem que ser pelo menos 400w.

Nem sempre:

http://www.youtube.com/watch?v=wKe-oqJVgZI
http://www.youtube.com/watch?v=RwsltwhTugU
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 03:20:34 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #268 : 07 de Março de 2012, as 08:15:13 »

Se voce quiser uma boa definição sem distorções (ja que no baixo a distorção é indesejada) tem que ser pelo menos 400w.

Nem sempre:

http://www.youtube.com/watch?v=wKe-oqJVgZI
http://www.youtube.com/watch?v=RwsltwhTugU

Ai são casos isolados. Em 99,99% dos casos Baixo nao distorce.
Quanto distorce o baixista usa algo pra isso. Mas o power permanece o mesmo.
Power pra baixo deve ser potente e definido.
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
Jupterra
Visitante
« Responder #269 : 07 de Março de 2012, as 08:19:48 »

mganzer

Outro detalhe importante à frisar (quanto à falantes para baixo) é a suspensão.
O cone pode até ser diferenciado; mas; a suspensão de tecido ou espuma é que permite a mobilidade do cone, nas respostas.

E outro detalhe: com 100Watts o amplificador de baixo já é uma porrada... tendo um jogo de falantes que correspondam à isso; já teremos o resultado esperado.
Registrado
Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal