Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 22:39:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 158773 vezes)
pit.du
Visitante
« Responder #285 : 29 de Junho de 2012, as 13:41:36 »

Romildo se a sua ideia é ter uma cópia fiel fica complicado, insumos nacionais não tem todas as características dos importados, o que dá para fazer e chegar o mais próximo possível, como falei no post anterior os modelos que se consegue chegar o mais próximo possível são Celestion  G12t100 hot o Rocket 50, e os Eminence Legend 1218 1258.

Alias pergunte a seus fornecedores se eles sabem qual a ressonância dos cones que eles te vendem, te garanto que dificilmente algum deles sabe te informar isso.
« Última modificação: 29 de Junho de 2012, as 13:46:58 por pit.du » Registrado
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #286 : 29 de Junho de 2012, as 17:19:19 »

Então. A ideia não é copia. é referencia.

Vejm esse video. São todos de "marca". No entanto, nem todos me agradaram, assim com nem todos agradam a todos os ouvidos.
Com base nisso, ai vem a pergunta:
São todos de qualidade? Sim ou nao?
Levando-se em conta que até a montagem influi, nao é garantido que todos serão iguais ou terão a mesma qualidade.
Devemos buscar alguns itens que são fundamentais nos falantes de guitarra. Um deles é a sensibilidade.

Valeu pelo comentário.
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
pit.du
Visitante
« Responder #287 : 29 de Junho de 2012, as 20:33:08 »

Eduardo você estava querendo livros com mais informações sobre os alto-falantes, vou te indicar a fonte: Notes on the Development of a New Type of Hornless Loudspeaker de Rice, Chester W. and Edward W. Kellogg ano 1925, eles foram os responsáveis pelo sistema de bobina móvel

-----
Romildo estava dando uma pesquisada sobre o assunto pelo que li, a sensibilidade é  uma relação entre o comprimento do fio da bobina, o fluxo magnético do imã, a área do cone, e a massa do conjunto móvel do auto falante (aqui conta também a massa do ar),   

Basicamente só no empirismo, vai ser difícil. 
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, as 01:21:47 por pit.du » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #288 : 30 de Junho de 2012, as 07:28:55 »

Basicamente só no empirismo, vai ser difícil. 

Eu alertei sobre isso lá no começo. Será que alguém chegou a fazer o teste das moedas?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #289 : 30 de Junho de 2012, as 18:49:37 »

Antes de mais nada. Agradecimentos a todos.

O "empirismo" na busca de uma teoria plausível sobre qualquer pesquisa cientifica é parte do processo.
La no inicio do topico mencionei sobre as etapas do metodo cientifico.
O empirismo faz parte. Realizar o mesmo nao quer dizer que está certo ou errado.
Estamos na busca de uma sensibilidade melhor. Pra isso são necessários os testes (empirismo)
Pra falar a verdade queremos montar uns 20 falantes todos de forma diferente. Pra termos os parâmetros.
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
pit.du
Visitante
« Responder #290 : 30 de Junho de 2012, as 21:38:06 »

Romildo me desculpe mas falante tem variáveis de mais, para que você possa entender o por que este ficou melhor que aquele,
só na base do empirismo, sei que este faz parte de qualquer método cientifico, mas sem teoria dificilmente você chegara a conclusões plausíveis,
não estou querendo te desanimar mas para chegar a essas conclusões somente no empirismo, acho que você teria no minimo que ter uma sala anecoica e com um microfone calibrado e com a faixa bem ampla esqueci o nome desses microfones.

e sinceramente acho que iria ter de montar bem mais que vinte falantes.

Alguém que tenha um Celestion poderia por favor medir a altura da arruela que fica entre o imã e a carcaça
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, as 23:02:48 por pit.du » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #291 : 30 de Junho de 2012, as 21:56:10 »

pit.du, não vamos ter que montar tantos porque não temos tantas variáveis.
Não da por enquanto pra mandar fazer o conjunto magnetico. Então nossa altura da arruela superior vai ser limitada ao que temos no mercado.
Vamos variar a bobina em cima da medida dela. Diminui bem as opções.
Eduardo, não usamos o teste da moeda por 3 motivos. Porque não temos tantos falantes assim pra testar e porque descobrimos algumas informações necessarias sem preciar faze-lo e porque nossas opções são poucas.
Mas vou falar... é ruim o mercado de insumos pra falantes por aqui.
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, as 21:57:52 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
pit.du
Visitante
« Responder #292 : 30 de Junho de 2012, as 22:07:58 »

Kem poderia compartilhar essas informações?

-----
Pedi para medirem a arruela para poder calcular a perda de "potencia" causa pela discrepância entre a original e a que encontramos aqui

Alias vocês estão usando qual conjunto magnético os da Koimã?

-----
Hgamal... sera que é facil fazer uma boa bobina?
E ao seu ver, qual o problema dos cones nacionais?!? Pergunto porque realmente não sei... É peso, qualidade do papel, são irregulares?!?

Na verdade para um bom cone entram nos cálculos: angulação, profundidade, espessura do material, frequência de ressonância, diâmetro de ambas as estremidades, area total do cone, peso, elasticidade do material, entre outras coisas, todos esses fatores interagem entre sí.

O que me deixa chateado é nem a ressonância é informada quando compramos um cone aqui no brasil

Só para você ter uma ideia o cálculo de um cone mesmo que seja de papel, é mais complexo que o de um transformador.   
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 15:25:14 por Plautz » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #293 : 06 de Julho de 2012, as 21:59:29 »

kem e Romildo descobri a frequência de ressonância dos cones usados nos celestions, normalmente  são de 55Hz e 75Hz   
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #294 : 06 de Julho de 2012, as 23:42:22 »

pit.du, essa informação esta nas paginas das especificações tecnicas dos falantes. Mas obrigado pela dica e pela ajuda até agora.
Mas temos uma boa e duas más noticias.
A boa é que é realmente possivel se fazer um falante para guitarras, com bom nivel, aqui no Brasil e utilizando apenas insumos nacionais.
A primeira má é que infelizmente um bom falante só se consegue com peças customizadas. Cone, bobina, conjunto magnetico, centragem... as que são vendidas nas lojas de insumos para falantes dificilmente darão um produto excelente.
A segunda má é que, também infelizmente, o custo do projeto que o Romildo e eu estamos desenvolvendo passou do aceitavel... e sendo assim, não vai ser possivel passar todas as informações para livre uso.
Sobre o que o pit.du falou sobre a frequencia de ressonancia dos cones da celestion, eu e o Romildo estivemos hoje em uma fabrica de cones. O gerente nos mostrou um cone de 8", que foi feito com as especificações de um grande fabricante de falantes nacional, para uso em amplificadores de guitarra de um grande fabricante nacional. Bom, resumindo, sai muito caro esse desenvolvimento, impraticavel para meros mortais como nós.
O que temos que fazer é encontrar cones desses fabricantes, testa-los e ver quais se adequam ao nosso falante. Mesma coisa com as centragens.
Mas conjuntos magneticos e bobinas não tem jeito. Tem que fazer projeto proprio.
Mas não vamos deixar o pessoal que nos acompanhou e ajudou, e que quer montar um falante em casa, na mão.
Ainda quando tentavamos fechar um falante com peças que se encontra em qualquer loja, chegamos a uma receita de um falante que se mostrou razoavel. Não tem condições de competir com nenhum falante gringo, mas quebra um bom galho.
Mas as peças também não chegam a ser encontradas em qualquer loja, e não estão livres de customizações.
Vamos la:

- Conjunto magnetico: 147 x 18 para bobinas de 51,6mm

- Carcaça 12" de aço estampado funda

- Cone de papel com borda seca 12" fundo (eu e o Romildo recomendamos fortemente que se use o da Ramos... os que encontramos nas lojas na Sta Ifigenia eram de dar dó)

- Bobina... ai começa a complicar... Compre uma de 51,6mm 8ohms, e meça a resistencia dela (não se esqueça de descontar a resistencia do fio do multimetro). Normalmente tem um pouco mais de 8ohms... você vai precisar desenrolar a bobina até chegar em aproximadamente 7,2ohms e depois remonta-la.

- Centragem... como existem diferenças nas carcaças das varias marcas encontradas, peça ajuda para o vendedor da loja para achar a que melhor de adapta com as peças acima. O ideal é que ela fique o mais proximo possivel ao cone na hora de montar o falante, sem pressiona-lo para cima.

- Protetor de tecido

É isso. Quem seguir essas "dicas", vai ter um falante razoavel, barato, e que vai quebrar um bom galho. Mas não vai substituir um falante de primeira linha.
Novamente, muito obrigado e todos que seguiram esse topico e que ajudaram.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, as 00:26:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #295 : 07 de Julho de 2012, as 14:20:17 »

Aproveitando o tópico, solicito uma pequena ajuda .

Eu ganhei dois alto-falantes Selenium nunca usados, daqueles de alto rendimento que eram fabricados na década de 80 : 725W, 10", 50 W, fress = 30 Hz. O problema é que a borda de espuma se desfez com o tempo, e o dono anterior levou UM deles para reformar, " para ver se ficava bom ". Muitos anos depois, ele os deu a mim, que contactei o reformador perguntando se ele poderia fazer o outro exatamente igual ao primeiro.

O reformador disse que seria impossível; se eu quisesse os dois iguais teria de refazer ambos novamente. Como o profissional fica em Porto Alegre, resolvi levar no " profissional " local aqui da vila, que fez um serviço aquém do ordinário, deixando um dos alto-falantes com fress = 60 Hz e o outro com fress = 70 Hz.

Sem alongar muito a história, vou ter de arcar com o prejuízo e refazeros alto-falantes EU MESMO. Aparentemente, o problema da frequência de ressonância aumentada deve-se à centragem muito dura ( uma de fibra amarela ) já que a centragem original era bem macia. Assim, vem a pergunta :

" Onde posso obter os materiais que necessito - cone, bobina, centragem MACIA e borda ? "

Obrigado.
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, as 17:17:35 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #296 : 07 de Julho de 2012, as 14:31:34 »

a.sim...
Igual ao original, não vai achar... E uma vez desmontado, o falante dificilmente vai ser igual ao original, a não ser que você adquira um kit de reposição do fabricante.
O "profissional" ai só reparou a borda de borracha ou trocou tudo?
Se trocou tudo (o que imagino, ja que trocou a centragem), mais um problema. A não ser que você tenha as especificações tecnicas (a Selenium costuma disponibiliza-las), você não vai ter como saber qual eram as especificações originais da bobina...
O problema é esse. A maioria desses profissionais compra os insumos nas lojas do ramo, e as lojas do ramo só tem insumos para falantes de carro.
Se conseguir as especificações, tem que mandar fazer uma bobina igual, e tentar arrumar um cone de qualidade (cone não tem como mandar fazer igual).
Centragem também é outra coisa dificil. Poucas fabricas fazem com o cuidado necessario. Descobrimos que fora poucas, a maioria põe a centragem para "secar" no varal. Ou seja, a resina acaba concentrando um uma area, não ficando uniforme.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #297 : 07 de Julho de 2012, as 15:07:19 »

Olá.

O fabricante Selenium virou " Harmann ". Embora a fábrica fique perto ( Nova Santa Rita ), não consegui falar com ninguém lá.

Eu tenho o folheto original do alto-falante, que só dá a potência e a frequência de ressonância. Eu gostaria pelo menos de obter a fress original. O " proficional " trocou tudo, aproveitando apenas a carcaça, e não é possível resgatar os restos do alto-falante original.

Eu acredito que obtendo uma centragem macia, talvez seja possível restaurar os 30 Hz originais.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #298 : 07 de Julho de 2012, as 18:48:17 »

Oi A.sim

Imagino o tamanho do seu desgosto quando recebeu de volta os falantes de volta do tal "profissional".

É a esse tipo de "profissional" que me refiro quando digo que cabe mais ignorância no gap do magneto do que supõem sua vã filosofia!

Quando você acha que não tem como o cara estragar sua peça, ele te surpreende!

Esta semana mandei uma impressora pro conserto.  Embarrassed

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #299 : 07 de Julho de 2012, as 19:41:07 »

O fabricante Selenium virou " Harmann ". Embora a fábrica fique perto ( Nova Santa Rita ), não consegui falar com ninguém lá.
...
Eu acredito que obtendo uma centragem macia, talvez seja possível restaurar os 30 Hz originais.
Não virou "JBL Selenium"?!?
a.sim... eu e o Romildo estavamos em busca da centragem macia, achando que ia ser melhor pro nosso falante...
Foi uma busca em vão. Acho que no final, ou isso não existe  Cheesy ou ela fica mais macia com a idade...
Mas não é só a centragem que vai te fazer diferença. Cone e bobina também.
Se você comprar dessas bobinas que vendem em loja para falante de carro, seu falante vai continuar ruim (a não ser que você de MUITA sorte).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal