Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 14:54:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alimentaçao marshallizer + power  (Lida 4239 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 18 de Agosto de 2020, as 03:49:03 »

Saudações a todos:
Terminei a montagem do marshallizer aqui do fórum e já testei e esta funcionando. Testei com uma fonte simétrica do amplificador clean aqui do fórum que montei anteriormente( simetrica 12v) e com esse Power (Placa Amplificador Digital 60 W Rms 12v A 24v Tpa3118 Mono) e esta tudo certo e funcionando. Minha duvida seria como montar uma placa de  alimentação para os dois sem ter de usar a fonte de notebook para alimentar o tpa3118 e outra para alimentar o marshallizer. Seriam alimentações separadas ou existe como montar uma para usar com os dois?. no caso do tpa3118 a alimentação sugerida seria uma fonte de notebook  nessa configuração 24v 3A 8 ohms: 30w Rms( a qual eu quero eliminar, mais coisa para carregar)para o marshallizer uma simétrica de 12v já e o suficiente. Como citado acima, precisaria de alimentação separadas ou tem como montar uma só para alimentar os dois?. Desde já agradeço a todos.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #1 : 18 de Agosto de 2020, as 04:53:24 »

O melhor que você pode fazer é uma fonte dupla, com 0; 24v @ 3A para o power, e uma para o pré +12; 0; -12 @ 300mA (ou mais). Essa é a maneira mais correta de se ter o aterramento único para os 2 módulos, e ter menos problemas com ruídos. Não conheço esse módulo classe D, mas tenho certeza que deve ser saída em ponte, então nada de aterrar o negativo do falante.

 Smiley
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 18 de Agosto de 2020, as 09:42:29 »

Já fiz isto algumas vezes. Uso um circuito para reduzir a tensão de 24 para 12 Volts e um inversor para produzir a tensão negativa. Antes, para fazer o inversor, eu usava um 7660. Agora uso um LM2575-adj, tanto para reduzir a tensão quanto para produzir a tensão negativa. O datasheet do LM2575-adj (olha o datasheet da Texas) tem os dois circuitos. Fica muito bom.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #3 : 18 de Agosto de 2020, as 15:30:10 »

hgamal era mais ou menos isso que eu estava pensando aqui, montar uma placa com duas saídas uma com 24v e outra 12v, você teria um esquemático dessa para doação?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 18 de Agosto de 2020, as 18:09:38 »

Paulo, como o hgamal disse, o esquema tá no datasheet da Texas (página 21).
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.ti.com/lit/gpn/lm2575-n&ved=2ahUKEwjeko_PgqXrAhXUF7kGHapwABYQFjABegQIBRAB&usg=AOvVaw1PUwMuXgnsJ_6jdYbG_LJi

Pode usar um 7812 ou 15 pra tensão positiva e o esquema acima pra tensão negativa.
E pode usar a fonte de notebook mesmo (ou qualquer outra de 24V 3A).
« Última modificação: 19 de Agosto de 2020, as 00:20:39 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 18 de Agosto de 2020, as 19:03:39 »

Apesar da contagem de componentes ser maior, ando usando esse CI direto. Sendo ele chaveado há uma economia de energia.

Além disso, é sempre bom lembrar que o 78XX da vida tem limitações de tensão de entrada (no caso do 7812 é 19V). Por isso que é costumeiro fazer é colocar resistores em sua entrada.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 18 de Agosto de 2020, as 19:09:26 »

Apesar da contagem de componentes ser maior, ando usando esse CI direto. Sendo ele chaveado há uma economia de energia.

Além disso, é sempre bom lembrar que o 78XX da vida tem limitações de tensão de entrada (no caso do 7812 é 19V). Por isso que é costumeiro fazer é colocar resistores em sua entrada.
Pelo datasheet, os LM78xx de 05 a 18V tem tensão máxima de entrada de 35V. Onde você achou esse valor de 19V?
Mas a vantagem de ser chaveado, e ter uma eficiência muito maior, é realmente indiscutível.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #7 : 18 de Agosto de 2020, as 19:22:57 »

Kem, eu vi o datasheet da Texas , mas como eu não domino o inglês vou levar um tempo para traduzir e entender o que esta lá. Ate poderia ligar com a fonte de notebook, mas a ideia e reduzir as coisas para carregar, fonte de notebook e fácil de se esquecer em algum lugar.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 18 de Agosto de 2020, as 20:07:50 »

Pelo datasheet, os LM78xx de 05 a 18V tem tensão máxima de entrada de 35V. Onde você achou esse valor de 19V?
Mas a vantagem de ser chaveado, e ter uma eficiência muito maior, é realmente indiscutível.

Você está absolutamente certo, o mais engraçado é que sempre usei este valor de 19V. Coisa de velho mesmo!

Por outro lado, se você alimentar com 24V ele vai ter que dissipar 12V em cima dele. Se for a 1A, são 12 Watts de dissipação (focei a barra, o marshalizer deve consumir miliamps)

É, dá para usar o 7812 com certeza sem grandes problemas. Só não ultrapassa muito o limite de 300 mA!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 19 de Agosto de 2020, as 00:17:58 »

Kem, eu vi o datasheet da Texas , mas como eu não domino o inglês vou levar um tempo para traduzir e entender o que esta lá.
Página 21... É só seguir o esquema, não precisa ler nada. Você vai ter o -12V. O +12V você consegue com o 7812.
Pode usar também o LM2575-15 e o LM7815 para conseguir +/-15V.

Ate poderia ligar com a fonte de notebook, mas a ideia e reduzir as coisas para carregar, fonte de notebook e fácil de se esquecer em algum lugar.
Ué?!? Qual a diferença entre usar um transformador ou a fonte de notebook (além do peso menor da fonte)? Não pode deixar a fonte interna?
« Última modificação: 19 de Agosto de 2020, as 00:38:49 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #10 : 19 de Agosto de 2020, as 15:04:32 »

Kem, eu estou fazendo alguns testes em montar um cabeçote com gabinetes de estabilizadores de computador, o espaço interno e pequeno tem de ser bem aproveitado e não cabe uma fonte de notebook dentro, nesse primeiro teste que estou fazendo a solução para isso seria fazer um furo para ligar o transformador para alimentar o pré-amplificador e outro furo com o conector da fonte de notebook para alimentar o Power, se tiver como fazer uma fonte que tenha as duas saídas acabo economizando espaço e utilizo um só transformador.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal